Serra Branca

Serra Branca-PB
banner

Bem-vindo a Serra Branca!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Serra Branca, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Serra Branca

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística do Cariri

"Rainha do Cariri"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A região foi habitada pelos índios Cariris e ficava próxima a Campina Grande. O desenvolvimento na qualidade de vila comercial atraiu habitantes de outros lugares interessados em adquirir terras férteis. 
No ano de 1825 chegou ao local José Pequeno e instalou-se numa propriedade às margens do rio Porção, que tinha o nome de Serra Branca. Em 1889, Francisco José Limeira doou terras para a construção da capela. 

Significado do Nome:

Serra Branca também se chamou Itamorotinga, que, em tupi, quer dizer pedra-mó-toda-branca, ou simplesmente pedra branca, alusão à serra Jatobá.  

Aniversário da Cidade:

27 de Abril

Gentílico:

serrabranquense

População:

13.409 habitantes - CENSO ibge/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Quem ainda não conhece, precisa conhecer a pequena cidade de Serra Branca. Emoldura pela linda Serra do Jatobá, também conhecida por Pedra Esbranquiçada (origem do nome da cidade), com suas pedras e areias brancas, seus lagos e açude. Seus habitantes são orgulhosos e os turistas ficam deslumbrados com tanta beleza do lugar. Agende suas férias para Serra Branca!

Clima:

semi-árido

Temperatura Média:

32ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia BR-412

Localização:

Microrregião Cariri Ocidental - Borborema

Limites:

Sumé, São João do Cariri,Coxixola,São José dos Cordeiros, Parari e Congo.    

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.019 km

-João Pessoa/PB - 232 km

-Rio de Janeiro/RJ - 2.229 km

-São Paulo/SP - 2.586 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Serra do Jatobá

  -Uma atração turística é a Serra do Jatobá, também conhecida por Pedra Esbranquiçada (origem do nome da cidade), grande rocha de cor branca (que pode ser vista até do espaço), predominando sobre a caatinga e que forma em seu redor área permanentemente verde em função do solo arenoso e a presença de umidade, mesmo nos períodos de seca. O local tem tudo para o turismo, possibilitando vôos de asa delta. A pedra tem inclinação adequada, os ventos são fortes e constantes, a luz do Sol é abundante e a paisagem, vista de cima é deslumbrante! Na serra do Jatobá existe um conjunto de pinturas rupestres em um grande lajedo e caverna. O local é muito interessante para realização de "trekking". A Serra Branca ou Serra do Jatobá é considerada o maior batólito da América do Sul, um local perfeito para trilhas, rapel, escaladas, e várias outras modalidades de esportes de aventura.

-Santuário do Menino Jesus de Praga

  -Situado no Bairro dos Pereiros

-Lagoa da Serra

  -Localizada na Serra do Jatobá

-Riacho

  -Localizada na Serra do Jatobá

-Lagoa Refúgio da Serra

  -Localizada aos pés da Serra do Jatobá

-Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

-Pedra do Sapo

-Santuário na Praça da Saudade

-Santuário no topo da Serra do Jatobá

-Santuário Açude Serra Branca

-Santa Cruz

-Matriz de Nossa Senhora da Conceição

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Abril

-Dia 27 - Festa de aniversário da cidade

-Junho

  -Festas juninas, com destaque para São João

-Dezembro

  -Dia 08 - Festa da Padroeira da cidade Nossa Senhora da Conceição

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA BRANCA

E-mail: www.serrabranca.pb.gov.br

Telefones: (83) 3354-1014 / 1142

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3354-1067

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Serra Branca

Ja morei em Serra Branca algum tempo, depois retornei a São Paulo , gostria de ver fotos do bairro onde morei na internt, mas não consigo o bairro é os Pereiros
Por: Betania

moro em sidrolandia-ms, desde agosto de 2005, mas nunca esqueci a minha terra natal com sua belissima serra do jatobá e outras coisas mais que existem la.
Por: ueliton marques de souza

Eu sou de Serra Branca,mais estou distante ha 20 anos pretendo voltar em breve,Serra Branca é ótima seu povo são ótimos mais Serra Branca estar precizando de políticos que lutem porela,políticos de vergônha que pence no crescimento da cidade e não no volume dos bolços deles,estou em São Paulo mais voltarei em breve, beijos a todos que lutam por uma Serra Branca do futuro.
Por: Francivaldo

ESTOU MUITO CURIOSA EM RELAÇÃO A CIDADE, HÁ MUITOS ANOS NÃO VEJO UM AMIGO QUE ME FALOU SOBRE ELA, E AGORA MORANDO TÃO PERTO ESTOU PLANEJANDO VISITA-LA, ESPERO QUE SEJA TUDO O QUE ELE DIZIA.
Por: maria betania da silva oliveira

ola boa noite pr todos da minha querida cidade serra branca.eu estou morando no rio de janeiro mais não esqueço minha amada cidade.um forte abraço pr todos.
Por: adriano oliveira

Sou de Serra Branca já morei lá e hoje estou em São Paulo,eu queria ver o bairro dos Pereiros que foi lá onde eu morei e tenho muita saúdade. Um abraço a todos deste site.
Por: Francivaldo de Sousa

Essa cidade e mara....... Morei muito tempo nela .........tenho muitas recordações boas.....
Por: Tiago Barreto

Mando meu abraço ao povo de Serra Branca em especial o bairro dos Pereiros,Pílão,Haú,Alto da Conceição,Vertente e centro beijo a todos.
Por: Francivaldo de Sousa (Nêguinho)

Olá!! Meu nome é Júnior, nasci em João Pessoa e morei 16 anos em Serra Branca, já morei fora e atualmente resido em João Pessoa, tenho muitas saudades de serra branca, principalmente das pessoas do meu convivio, das festas juninas e da festa de São Vicente de Paula, sinto saudades da minha infância, dos banhos de açude, enfim de tudo e de todos, certamente são 220km, mas não é a distância e sim o tempo que disponibilizo que é muito curto. Um dia irei a cidade e matarei as saudades desse povo tão querido e guerreiro que é o meu o nosso povo SERRAMBRANQUENSE. Abraços....até lá.
Por: junior braz

so deixo o meu cariri no ultimi pau-de-arara eu amo esta terra e sua gente
Por: emerson aleixo xavier

HOJE ME DEPAREI COM O SIT DE SERRA BRANCA,E QDO VI AS FOTOS ME DEU UMA SAUDADE ENORME,POIS FAZ 4 ANOS QUE ESTIVE AI,ATUALMENTE MORO EM AMAMBAI-MS,A DISTÃNCIA É GRANDE.BEIJOS EM TODOS SERRABRANQUENSES!!
Por: DALNANY PEREIRA SILVA[DALVA]

Essa cidade é imperdível,tem uma gente maravilhosa,hospitaleira.Tem um bode que é uma delícia e ainda uma boa cana de cabeça.
Por: vanessa

SERRA BRANCA,RAINHA DO CARIRI,AMO MUITO VOU TE VISITA O ANO Q VEM SE DÉUS QUESER,SERRA BRANCA VOCÊ MINHA CIDADE DO CORAÇÂO.
Por: JOMARY AZEVÊDO.

Serra Branca uma cidade de pessoas acolhedoras.tem uma brisa no final da tarde que parece nào existir em lugar nenhum do mundo.um calor maravilhoso parece até calor humano. tem também ar puro. e muita paz.
Por: rosineide queiroz(neide)

Eu amo essa cidade pois meu pai nasceu aí, tenho lembranças maravilhosa da minha infancia qdo eu ia passar férias aí. Cidade linnnda amo todo esse lugar a e sua gente!
Por: Oligiane Oliveira Santos

cidade liinda ammmooo de paixão. em julho estarei aí.
Por: Oligiane Oliveira Santos

Em Serra Branca está localizada a maior e mais linda pedranua da América Latina "SERRA DO JATOBÁ", cantada pelo poeta paraibano e caririzeiro Josias na sua obra RARA BELEZA. Cordialmente, Clóvis inventor da "aguardente de algaroba" - Disponível na galeria dos inventores Brasileiros - INPI
Por: CLÓVIS GOUVEIA DA SILVA

Já visitei Serra Branca e tenho familiares que residem lá. É uma cidade maravilhosa, de um povo hospitaleiro!
Por: Ademauro Moreira

eu vivo a nice frança e visitei essa maravilhasa cidades fiz muitas amizades, e gosti muito espero quando terei outra oportunidade voltarei de novo p comer cachorro quente de carne de bode amei ok avoir a tous merci beaucoup
Por: da silva maria celeste

PASSEI AS FERIAS DE JANEIRO DE 2010 E ADOREI A CONHECER A CIDAE ACHEI UM LUGAR MARAVILHOSO DE SE VIVER, MORO NO RIO E FIQUEI MARAVILHADA COM ESTE LUGAR E SINTO SAUDADES DE TODOS INCLUSIVE DO MEUS AVOS E MEUS TIOS E PRIMOSQUE AI RESIDEM UM BEIJO PARA TODOS ! ALYNNE RODRIGUES DE LUCAS FILHA DE "LUNGA" MARIZELIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Por: Marizelia Rodrigues

adorei esta cidade , um povo muito elegante e simpatico .
Por: fernando

Não moro na cidade, sou simplismente filho dela com muito orgulho. É sem duvida uma das cidade mais linda do cariri, um dia vou voltar e morar na querida SERRA BRANCA...
Por: José Salviano de Lima Filho

Se vc procura um lugar tranquilo e lindo para passear, vá à Serra Branca e não se arrependerá. Sempre que podemos vamos para lá, dançar um bom forró, rever os amigos, comer na barraca do bode e passear na Serra do Jatobá. Pense nisso e aproveite! Bjs! Malu e família.
Por: Malu Rique

Amei ver as fotos de Serra Branca no site, deu até para matar um pouquinho a saudade que sinto, pois sou de João Pessoa e por causa do trabalho, estou impossibilitada no momento, de rever essa região que amo tanto e que conheço desde criança. Bjs! Malu e família.
Por: Malu Rique

cidade linda, maravilhosa sempre que me lembro me da saudades
Por: junior

Francivaldo:Sou Serrabranquence e estou em São Paulo mais em breve estarei em Serra Branca e desta vez pra ficar,O nosso Cariri Paraíbano tem muitos pontos turisticos alem da Serra do Jatobá mais precisa ser mais explorado e descoberto,vamos descobrir e divulgar mais a nossa cidade que é a Rainha do Cariri.
Por: Francivaldo Sousa

sou de campina grandemais gosto muito de visitar serra branca onde tenho familiares gosto muito dai parabens serra branca.thiago
Por: thiago de lima gomes

saudades de serra branca,onde nasci e onde estão as pessoas que mais amo:meu filho e minha mãe
Por: christiane

oi eu nacin em serra branca no sitio lagoinha filha dede galdino e maria jose tenho 3 filhos que mora em serra branca eu morrol em sao paulo e si deus quiser estarei de volta para minha serra qeu eu amo tanto eu estava pequisando na interneti e gostei muito das fotos da igreja da praça da serra de jotoba das ruas eistorica da cidade parabeniso todos voceis fotos tao lindas
Por: maria do socorro galdino feitosa

oi todo bem com voceis air serra branca eu sol de serra branca do sitio lagoinha filha dede galdino e maria jose eu estava pequisando na internete e vi unas votos da igreja da praça da serra de jotoba das ruas instoricas da cidade eu morror em sao paulo mais se deus quiser setarei de volta um abraço
Por: maria do socorro galdino feitosa

uMA BELA CIDADE,BOM CLIMA TERRA DE PESSOAS SIPLES E INTELIGENTE ONDE SE PRATICA ESPORTE ,ONDE OLEMA E VIVER,QUE SER FELIZ? VISITE A RAINHA DA PAZ NO CARIRI.
Por: FRANCISCO DE ASSIS MARINHO DA SILVA

Estou com saudades da minha terra natal.um beijos para todos.PB
Por: jose roberto costa dos santos

Em Serra Branca nasceu o inventor da aguardente de algaroba. Ver mais detalhes na GALERIA DE INVENTORES BRASILEIROS
Por: CLOVIS GOUVEIA DA SILVA

Terra em que minha mãe Terezinha bezerra nasceu, terra que amo, respeito e tenho uma saudade arretada. Em breve estarei matando essa saudade. Primos e primas, me aguarde. Bjos atidos de serra branca.
Por: Orelana bezerra Sturaro

Os rios e as festas as casas antigas as comidas caseiras,os costumes,as tradiçoes as mulheradas la é tdo de bom
Por: Jovane mendes oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra Branca

Envie seu comentário sobre Serra Branca