São João do Rio do Peixe

São João do Rio do Peixe-PB
banner

Bem-vindo a São João do Rio do Peixe!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em São João do Rio do Peixe, informações atualizadas sobre a cidade São João do Rio do Peixe, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de São João do Rio do Peixe.

Informações de São João do Rio do Peixe

Roteiros do Brasil

Região Turística do Sertão

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No começo do século XVII, Luís Quaresma Dourado da Paraíba e a casa da Torre da Bahia adquiriram várias sesmarias na ribeira do rio do Peixe. 
Em 1961, o capitão Mor Antônio José da Cunha, da Capitania de Pernambuco, conseguindo a amizade dos índios Incos pequenos, estabeleceu-se às margens do Rio do Peixe, com uma fazenda de criação a qual, segundo documento da época, reunia mais de 1,5 mil cabeças de gado. 
Porém, até 1765 o local onde se ergue a cidade era uma fazenda de criação, pertencente ao capitão João Dantas Rothea, morador do distrito de Piancó. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

08 de Dezembro 

Gentílico

são-joanense

População

18.201 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São João do Rio do Peixe, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 17.838 habitantes. Área territorial de 474 km². A agropecuária constitui a principal atividade de ordem econômica da comunidade.

Clima 

Tropical semí-árido 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sertão Paraibano

Limites

Com os municípios de Santa Helena(22km), Cajazeiras(21km), Nazarezinho(25km), Marizópolis(17,5km), Sousa(24km), Vieirópolis(27km), Uiraúna(24km), Poço de José de Moura(16km) e Triunfo(25km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

397 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Parque dos Dinossauros     
 
O Parque dos Dinossauros, localizado na Bacia do Rio do Peixe e abrangendo terras dos municípios de Sousa, São João do Rio do Peixe e Uiraúna, foi descoberto há cerca de 80 anos, no início da década de 1920, quando Luciano Jacques de Moraes, um engenheiro de minas brasileiro, desempenhava trabalho de pesquisa de solo, no Sertão paraibano, para o Departamento Nacional de Obras contra as Secas - DNOCS. 

Estação Ferroviária

Rede de Viação Cearense (1923-1975)
RFFSA (1975-1997) 
ANTENOR NAVARRO (SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE)
Município de São João do Rio do Peixe, PB
Ramal da Paraíba - km 549,017 (1960)   CE-3480
Inauguração: 05.08.1923
Uso atual: estação da CFN   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1923? 
 
Histórico da Linha: O ramal da Paraíba foi aberto ao tráfego entre 1923 e 1926, partindo da estação de Arrojado, na linha da antiga E. F. Baturité, construída em 1922 especialmente para dar partida para os trens do ramal. Entrava pela Paraíba e parava na cidade de Souza. Nesta cidade, a partir de 1933, encontrou-se também a linha Mossoró-Souza, vinda do Rio Grande do Norte. O ramal da Paraíba ainda foi prolongado até Patos, em 1944, e em 1958, com a união desta cidade com Campina Grande, foi definitivamente incorporado pela Rede Ferroviária do Nordeste, completando a ligação do Ceará com o resto do Brasil, via Paraíba e Pernambuco. 
 
A Estação: A estação de São João do Rio do Peixe foi inaugurada em 1923. Em 1932 passou a se chamar Antenor Navarro. De 1926 a 1971 dali também saíam os trens para o ramal de Cajazeiras. Em 1989, a cidade voltou a se chamar São João do Rio do Peixe. A estação está de pé até hoje (2006). É estação utilizada pela CFN, atual concessionária do trecho. (Fontes: Adriano Perazzo; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980; João Carlos Reis Pinto; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE

E-mail:

Telefones: (83) 3535-2299

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (83) 3535-2631

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de São João do Rio do Peixe

"Cidade Cultural", esta é São João do Rio do Peixe-PB; temos talentos diversos na música, dança, teatro,artesanato,etc.Costumo dizer que SJRP, ensinou a Paraíba a Pensar! (IRISLENE FERNANDES)
Por: IRISLENE FERNANDES

Tive ai a pouco tempo,mando um forte abraço a todos de minha cidade ,especialmente a minha familia Bandeira
Por: Fancinaldo S. Bandeira

Sou fã de minha cidade,pois foi onde teve o principio da minha vida familiar, cultural...um forte abraço a todos.
Por: francisco gabriel alves

eu só lembro do sitio que nasci, pois eu sai dá com cinco anos de idade. mais com vinte anos depois eu estivo na minha cidade natal, obs. eu nasci no sitia baixio dos gilas proximo ao sitio cabra-assada. meu nome antonio Ferreira de sousa ( boinho) filho do Sr.Joaquim Ferreira de Sousa e Antnia Rita da Conceição.lembro também do meu padrinho o Sr. Antonio Severino da Silva e maria de Jesus cosmo, do sitio Livramento. esto por valta dos anos sessenta. Abracos do conterraneo do pssado.
Por: Antonio Ferreira de Sousa

CONHEÇO À CIDADE, PASSEI ALGUNS ANOS DA MINHA INFANCIA NELA, FIZ GRANDES AMIZADES, TENHO TODOS MEUS ANTEPAÇADOS SEPULTADO EM SEU SOLO, GOSTARIA DE MATER CONTACTO COM O PESSOAL DA MINHA ÉPOCA, QUEM CONHECEU AGOSTINHO-NETO DE AUGUSTO DANTAS-/mariquinha estrela-HOJE RESIDO EM SALVADOR-BA, MAS, MEU CORAÇÃO AINDA ESTAR EM SÃO JOAO(ANTENOR NAVARRO). aguardo e-mail-abraços, agostinho dantas.
Por: AGOSTINHO WILLIAM LACERDA DANTAS

claro que conheço a minha cidade de SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE afinal sou filha natural dair e tenho orgulho de ser sertaneja. moro em CAMPINA GRANDE mas não esqueço nunca essa cidade maravilhosa sempre estou visitando meus parentes air por parte de minha mãe e meu pai. amo minha cidade........
Por: FRANCY EVANGELISTA BRILHANTE

eu morava ai, hoje moro em curitiba. mas amo meu torrâo.meu maior desejo é sem dúvidas voltar a morar na minha linda s.joaõ.estou há 22 anos em curitiba mas não quero morrer aqui.para melhor entendimento sou neide nora de peroba.que deseja muito voltar a morar em sua terra natal.morar aqui é muito bom,aprendi muito inclusive a valorizar as pequenas coisas,assim como minha cidade s. joão. ue ti amo antenor navarro
Por: valdeneide barbosa pinheiro de melo

Tudo em s.joão é muito bom,que saudade da minha terrinha,amigos parentes;o sol,gente moro há 22 anos em curitiba,gosto paca daqui,mas amo mesmo é o sertão,ai tudo é muito bom,inclusive o sol,aqui fica-se até 18 dias sem sol que até a gente cria lodo,por essas e outras adoro s.joão para mim é uma linda e maravilhosa cidade hê minha terra.amo você...........
Por: valdeneide....(neide de gutinho de peroba)

adoro são joão,cidade onde nasci e vivo ate hoje é uma cidade tranquila sem tanta violencia como tantas outras. tem seus problemas afinal qual cidade q ñ tem? venha conhecer uma cidade simples mais q lhe receberá com muito carinho..
Por: marcia

eu nascie..nessa regiao de sao joao do rio do peixe..no sitio cabra assada..mas vivi meus momento de escola nessa cidade..ate meus 14 anos..e sinto muita saudades dai..pos ja fazem 12 anos que nao vivo por ai..mas tenho boas lenbraças dessa cidade linda.espero voltar por ai um dia....beijos a todos..dessa cidade e principalmete para todo o meu ligarzinho lindo cabra assada...tenho uma grande saudades.dessa gente.forte e guereira. da paraiba..erilanea maciel..
Por: erilanea maciel de albuquerque

ah ,eu amo minha Sao Joao...ela me adotou sou Saojoanense de coraçao.
Por: lucima Araujo de Sa

morei nesta cidade adoro ela, atualmente moro em goias mas nao esqueço bons momentos vividos em sao joao
Por: gilberto abrantes

eu amo muito minha cidade pois é isso mesmo de são jõao do rio do peixe com muito orgulho sou nascida é criada lar mais hoje moro em são paulo mais núnca esqueser minha cidade natal pois la mora parte de mim claro minha familha meu povo gente maravilhosa, humilde de coração pessoas de coração grande que abraça a todos , gente simples mais digna, de respeito ... eu ama essa minha cidade ... sou filha de lar ama muito a todos é deixou aqui meu abraço pra todos....
Por: luciana

meus pais sao dessa linda cidade nasci em solonópole ce mais amo essa cidade como se fosse minha terra natal.
Por: edinaldo gonçalves dantas

Sim..Sao Joao e uma cidadezinha pitoresca a 490 km da Capital Joao pessoa, fica na regiao do Vale dos Dinossauros, la existe uma Estancia Termal chamada Hotel Fazenda e termal Brejo das Freiras, um oass no sertao paraibano...lindo. alem de que o municipio esta cercado de atrativos naturais e fatos historicos de relevante interesse para o Pais..Banhado pelo rio do Peixe a cidade e ao maior produtor de arro do Estado, na bacia sedimentar existe varios sitios paleontologicos compegadas de dinossauros de mais 100 milhoes de ano, catalogado mais de 60 espeies diferentes desses animais extintos em todo o municipio.
Por: Junior Dantas

Sou dessa cidade e amo de coraçao.Desejo que ela cresça a cada dia.bjcassssssssss
Por: Fatima vicente de sousa

Já morei em são João do Rio do Peixe quando se chamava Antenor Navarro, amo esta cidade é linda e as pessoas também tenho boas lembraças da mesma um dia irei visita-la para matar a saudade. Resido em são Paulo.
Por: Maria Alacoque de Freitas

Eita Cidadezinha SAUDOSA! Quantas férias gostosas passei por ai. Lembranças à TODOS meus familiares e LOGO, LOGO estarei indo visita-los. Abraços meu Pai TOMÉ DA GUERRA FILHO e a Zuca, Nininha, Edilson, Suzana, Silvana e Silvinha e a TODOS mais, da FAMÍLIA, que AMO.
Por: Tomé da Guerra Júnior

cidade bos demais o povo tudo e muito bom ainda volto para passear ai .
Por: ALEXANDRE

amo está cidade pois foi onde nasci e morei até os 17 anos , agora moro em são paulo a 11 anos mais tenho vontade de um dia quem sabe ir passear ai ...
Por: CLEIDE

sou filha natural de São João do Rio do Peixe, hj resido em Campina Grande, mas não esqueço o meu torrão e sempre que posso estou indo para visitar minha família e rever amigos. amo de paixão essa cidade.
Por: Francy Evangelista Brilhante

ainda não conheço essa cidade tão maravilhosa,acho que vou conheçer no fim do ano pois mim apaixonei por uma pessoa dai sou de recife agente ta vendo si eu vou mais estou querendo muito principalmente porque vai ser a primeira vez qua agente vai si encontra espeo ir e nunca mais volta quero viver essa paixão de são jose do rio do peixe
Por: gisele frança dos passos

conheco, eu nasci ai em são jõao rio do peixe. cidade maravilhosa.
Por: cicero

esta cidade é do meu coração, é uma delicia de cidade é tudo bom! Um abraço à todos fiquem com Deus.
Por: Flavio Mateus da Silva

ESTOU EMCAMPINAS SP MAIS ESTOU MORENDO DE SAUDADES DAI LEMBRANCAS A TODOS SAOJONECES
Por: FRANCISCOELTONDEMOAIS

nesta epoca do ano belza pura, clima ameno, cidade limpa povo hospitaleiro e simples, uma cidadizinha otima, gostei muito, vou voltar outras vezes se DEUS quizer, um abraço a todos.......
Por: Ramundo Alencar

Olá Gente amiga de São João do Rio do Peixe - PB, estive visitando esta cidade em maio de 2009. Moro em São Bernardo do Campo/SP. Um fraternal abraço a todos os conterrâneos.
Por: Linhares Nóbrega

minha pequena e bela são joão,quantas saudades de: vc,dos meus amigos,dos antigos amores...em breve,muito preve irei matar minhas saudades.e visitar meus familares se Deus quiser.fui muito feliz na minha maravilhosa paraiba. beijoss a todos os paraibanos.
Por: leda de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São João do Rio do Peixe

Envie seu comentário sobre São João do Rio do Peixe