Caraiva

Caraiva-BA
banner

Bem-vindo a Caraiva!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Caraiva, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.


Tirou uns dias de férias e quer aproveitar para descansar e recarregar as energias? Caraíva é o local perfeito para você! Uma tranquila comunidade ribeirinha que pertence a Porto Seguro, na Bahia. Embora seja um local pequeno e com pouquíssimos habitantes, tem muitos atrativos turísticos que merecem uma vista. Você não vai se arrepender.

Se for para Caraíva e não dançar forró pelo menos uma vez, metade da viagem terá sido perdida! Brincadeiras à parte, o forró dessa cidade é reconhecido em toda a região sul da Bahia, principalmente nas casas Ouriço e Pelé. Se você for até lá durante o verão ou no mês de julho, vai perceber que a dança é ainda mais frequente e intensa. Se você não dança, vale ir até uma das casas de forró pelo menos para se contagiar com o clima de animação que predomina por lá!

A maioria das praias de Caraíva está longe da agitação, elas são perfeitas mesmo é para uma boa caminhada ao amanhecer ou entardecer, apenas para relaxar a apreciar a linda paisagem que está ao redor. Mas, se você quiser algo mais movimentado, visite a praia de Caraíva, que recebe muitos mergulhadores e tem vários bares, por isso, é mais animada.

Na praia de Barra Velha, vive uma aldeia de índios Pataxós, que sobrevivem da venda do artesanato. Você pode conhecer uma cultura bem diferente e, ainda, levar uma peça exclusiva na viagem de volta para casa. Os turistas podem chegar até a aldeia caminhando, de buggy ou a cavalo.

O passeio mais tradicional para quem vai até essa comunidade é feito pelo rio Caraíva, que pode ser tanto em uma lancha quanto em um barco de pescadores. A trajetória passa por vários manguezais e a dica é escolher o horário do pôr-do-sol para realizar o percurso, pois, assim, você pode aproveitar uma das paisagens mais belas que vai ver em toda a viagem.

Descanso e sossego combinam com locais pequenos, mais retirados e marcados pelo contato com a natureza. É isso que faz com que Caraíva seja uma cidade tão especial do ponto de vista turístico.

Informações de Caraiva

Roteiros do Brasil

Região Costa do Descobrimento

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Caraíva sempre teve como principal atividade econômica a exploração de madeira. Isso até 1948, quando a explosão de uma caldeira destruiu a Serraria. Atualmente o turismo é a principal renda da cidade. Não há luz elétrica na cidade. Estar em Caraíva é viver a natureza. Lindas praias intocadas, em contraste com o verde da Mata Atlântica. Um povoado que desafia o turismo predatório e surpreende com sua beleza quase primitiva.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

24 de Fevereiro  

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Paraíso da paz e tranqüilidade, envolta pela rica diversidade de belezas naturais, Caraíva oferece uma boa infra-estrutura com pousadas aconchegantes e toda a privacidade para quem busca sossego ao sol da Costa do Descobrimento. Os nativos vivem da pesca e do turismo, oferecem hospitalidade e serviços. Os mais velhos têm histórias interessantes para contar, fazem festas tradicionais, como a de São Sebastião (padroeiro local) e dominam a sabedoria popular sobre plantas, ervas e marés. Há somente dois telefones públicos e não há sinal para celulares comuns.

Clima:

Quente e Úmido  

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Saindo de Salvador pela BR- 101, passa por Itamaraju e depois de Monte Pascoal, no km 753, entra à direita. Abastecer o carro antes de entrar na estrada de terra. Com tempo bom são duas horas. É mais seguro chegar com o dia ainda claro, devido a estrada quase deserta. Chegando em Caraíva, guardar o carro no estacionamento e atravessar o rio de canoa.

Localização:

Região Sul do Estado da Bahia  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

BR-101  

Distâncias:

Da Capital:

805 Km  

Outras: 

* Belo Horizonte 880 Km
* Brasília 1.740 Km
* Curitiba 1.989 Km
* Florianópolis 2.286 Km
* Goiânia 1.925 Km
* Porto Alegre 2.675 Km
* Recife 1.419 Km
* Rio de Janeiro 1.195 Km
* Salvador 805 Km
* São Paulo 1.451 Km
* Vitória 697 Km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Caraíva 
 
Margeado por uma exuberância de florestas e manguezais, o Rio Caraíva é pedida certa na rota de passeios ecológicos. Novas paisagens se abrem ao longo do percurso: Mata Atlântica intacta na margem esquerda e fazendas de gado à direita; um presente para os olhos do visitante. Em uma autêntica canoa indígena, o passeio começa no cais da pequena Vila de Caraíva, situado entre a praia de rio e o manguezal, rodeado de matas preservadas. Vale chegar até a ponte do Boi e conhecer a Reserva Pataxó de Barra Velha, no Parque Nacional de Monte Pascoal. Além de um mergulho refrescante, o rio Caraíva é propício para a pesca de robalo.   

Praia de Barra Velha

Praia que recebe as águas do Rio da Barra na divisa entre outros dois paraísos da Costa do Descobrimento; Prado e Porto Seguro. Com cerca de 6 km de extensão, a praia, durante a maré baixa, apresenta piscinas naturais quentes e cristalinas, perfeitas para o mergulho livre. O rio é uma ótima opção para banho e prática de esportes náuticos, incluindo passeios de caiaque e bons pegas de jet-ski.

Praia de Caraíva

Cercada de falésias, coqueiros, Mata Atlântica e águas cristalinas, esta praia possui algumas belas peculiaridades. Na direção sul, suas areias encontram-se com a aldeia Pataxó, onde há um comercio de artesanatos indígenas. O mar apresenta boas condições para banho durante todas as fases da maré. Os Recifes de Tatuaçu são a grande atração para os mergulhadores que, seguindo de barco por 20 min, a partir da costa, encontrarão uma grande biodiversidade em suas águas mornas. O rio de mesmo nome, que deságua no local, também é considerado um ótimo pesqueiro, com robalos, tainhas e carapebas.

Praia de Jucema

Situada na foz do Rio Caraíva, esta praia agrega as mesmas características de suas vizinhas, trazendo, em suas paisagens, falésias, Mata Atlântica e piscinas naturais. No povoado que abrange, existem opções de razoável conforto, tanto para hospedagem, quanto para refeições. 

Praia de Outeiro

Esta bela praia de águas mansas apresenta vários riachos em sua extensão, ótimos para banhos refrescantes. Uma outra característica do local é o seu potencial para a pesca, estimulada pela ocorrência de bons peixes. Outeiro ainda conta com restaurante e acomodações em um condomínio. 

Ponta do Corumbau

Uma vila de pescadores composta por um farol e cercada por coqueiros e manguezais. Beirando a costa num passeio de barco, o visitante poderá contemplar, durante quase 1 hora e meia, todos os encantos deste local. As águas cristalinas são perfeitas para o mergulho, realizado aqui em condições parecidas com as de Abrolhos.

Praia do Satu ou Juacema

Seu nome se atribui a um morador antigo do local. No Satu, você pode aproveitar para se refrescar de duas formas bem gostosas: tomando água de coco na beira da praia ou banhando-se nas lagoas de água doce, situadas bem próximas à orla. No local, ainda há a produção de um óleo natural muito saudável, facilmente encontrado no povoado. 

Praia do Curuípe

Praia selvagem, ideal para descansar a sombra das amendoeiras após fazer boas caminhadas. A outra grande pedida do local tem cheirinho de peixe frito e pode ser encontrada em um dos bares, na praia. Hotéis e restaurantes dão, ao local, uma boa infra-estrutura. 

Aldeia de Barra Velha

6 km ao sul a pé ou de buggy. Na praia de Barra Velha, fica a aldeia dos pataxós. Os índios conservam tradições como o artesanato em madeira (gamelas, garfos, colheres) pentes, colares e cestos. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Noites de lua cheia na temporada: forrós na beira do rio e luaus na praia

 Janeiro

06 - Dia de Reis
 
20 - São Sebastião

 Fevereiro

02 - Festa de Iemanjá

- Carnaval

 Abril

19 - Dia do Indio

 Maio

- Mês de Maria

 Junho

23 - Santo Antônio

24 - São João 

25 - São Pedro

 Outubro

12 - Nossa Senhora Aparecida 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAIVA

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.caraiva.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Caraiva

É um lugar lindo,tranquilho,rola sempre um pagode e um forrozinho pé-de-serra,a praia é uma delicia,vale a pena conhecer!
Por: Maryna

É um verdadeiro PARAÍSO! COM CERTEZA UM POLINÉSIA BRASILEIRA!
Por: Martha Lapa leão

É UM LUGAR MÁGICO... NÃO TENHO PALAVRAS PRA DESCREVER O QUANTO ESE LUGAR É ESPECIAL .. AMOOOOOOOOOO
Por: GESSICA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caraiva

Envie seu comentário sobre Caraiva

banner