Pombal

Pombal-PB
banner

Bem-vindo a Pombal!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Pombal e muitas outras opções de hospedagem na cidade Pombal. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Pombal.

A cidade de Pombal, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1766. A localidade está em uma altitude de 184m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.779 habitantes. A área total de Pombal é de 669,6km², e sua densidade demográfica é de 44,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pombal-PB é 58840-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pombal

Roteiros do Brasil

Região Turística do Sertão

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1695, o capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo, se encontrava no sertão das Piranhas, no lugar conhecido como Arraial do Pinhancó, na tentativa de fundar uma povoação. O grande impedimento eram os índios tapuias, tribos Tarairiús - Curemas e Panatis, que habitavam a região. 
Teodósio, em 1697, viajou a capital da Província e solicitou ao governador Manoel Soares de Albergaria, soldados, mantimentos, armas e munições para expulsar os índios do lugar. Atendido, Oliveira Ledo retor-nou e consegue “bom sucesso” frente aos indígenas, e funda em 27 de julho de 1698, a Povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó (Pombal); há 309 anos.
Em 04 de maio de 1772, foi à Povoação do Pinhancó elevada à categoria de vila, com a denominação de Vila Nova de Pombal. Na mesma data ocorreu a criação da Câmara de Vereadores e sua Emancipação Política, sendo indicado para administrar a vila o capitão-mor, Francisco de Arruda Câmara. O nome Vila Nova de Pombal, diz respeito à Carta Régia de 22 de julho de 1766, que orientava os administradores de vilas a denominá-las com nomes de localidades e cidades de Portugal. É engano pensar que o nome Pombal é em homenagem ao Marquês de Pombal, inclusive, no século XVIII, ainda não estava em moda esse tipo de homenagem aos governantes. O ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, foi quem orientou El-Rei Dom José I assinar a Carta Régia autorizando o governador de Pernambuco a erigir novas Vilas nas áreas de sua jurisdição, que incluía a Capitania da Parahyba. Foram criadas várias vilas, a de Pombal veio primeiro que todas outras, porque era a mais importante, estando sobre extensíssimo território; há 235 anos. Em 21 de julho de 1862, a vila foi elevada à categoria de cidade, com a denominação de Cidade de Pombal, por sugestão do Dr. Augusto Carlos de Almeida e Albuquerque, a redação e leitura final na Assembléia Legislativa foi apresentada por Dr. Manuel Tertuliano Thomas Henriques. O projeto de lei foi sancionado pelo Presidente da Paraíba, Francisco de Araújo Lima. Na época, as edificações residências não passavam de cem casas, formando três ruas: a do Comercio (hoje Cel. João Leite), a Rua do Rio (hoje Cel. José Fernandes) e a de São Benedito, situada ao sul, dando formação ao antigo largo do Bom Sucesso. Pombal tinha ainda: A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, depois denominada de Nossa Senhora do Rosário, Casa do Mercado, um Cemitério, a Casa da Câmara e a Cadeia; há 145 anos. 

Portanto, em 2007 Pombal comemora: 

309 anos de Fundação. 

235 anos de Vila e Emancipação Política. 

145 anos do seu aniversário como Cidade.

Gentílico

Pombalense

Significado do Nome

Em homenagem a cidade portuguesa de mesmo nome.

Aniversário da Cidade


População

32.111 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Toda cidade tem uma personalidade, pois cidade é como gente, leva-nos a afeição ou a antipatia. E tal como as pessoas, há cidades abertas, alegres, entregando-se ao dialogo e transformando cada habitante ou simples visitante um amigo cordial. POMBAL é assim, sem fazer alardes. Vive de fazer amigos, por sua beleza natural, pela quietude nas ruas, pelo leito do Rio Piancó que a tantos tem matado a sede, como também pelos seus banhos aos domingos e feriados.
Por encontrar e ver em cada Pombalense um amigo sincero. E embora pequena, POMBAL a todos acolhe, sem distinção de cor, ficando assim lembrada para sempre a lembrança imorredoura a todos que aqui passam, levando sempre aquele desejo imenso de voltar a esta cidade cordial e sempre aberta a todos que aqui vem. A Esta cidade do sertão Paraibano que é POMBAL.
Eis, em traços ligeiros o retrato vivo de sua personalidade. Da risonha, e luminosa POMBAL onde há tantas coisas esplendidas espalhadas a nossa espera, a espera de quantos aqui vierem.

Clima 

Semi-árido 

Temperatura Média

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão Paraibano 

Limites

Com os municípios de São Domingos de Pombal (8km), São José da Lagoa Tapada (43km), Coremas (32km), Cajazeirinhas (22,5km), São Bentinho (8km), Condado (27km), Paulista (27,5km), Lagoa (26km), Santa Cruz (40km) e São Francisco (37km).

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

371 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE POMBAL

E-mail:

Telefones: (83) 3431-2229

Sites: http://www.pombal.pb.gov.br/portal/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - VÁRZEA COMPRIDA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3431-3235

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Pombal

eu sou filho de pombal, sai de pombal em 77 para sao paulo, dai pra car nunca mais voltei a minha linda e maravilhosa pombal, sei que minha cidade e muito bonita, cidade plana magiando o rio pianco, rio limpo e puro, praca centenario muito sinda, nossas maravilhosas igrejas, e muitas mulheres bonitas, vou aproveitar para mandar um beijo para todas minhas conterranas, beijao.
Por: francisco de assis fidelis

pombal, uma cidade muito bonita, com muito verde e limpa, vai ficar muito melhor com a nossa futura prefeita, e querida polyana. desejo muito sucesso no seu governo polyana felicidade, fidelis.
Por: francisco de assis fidelis

sou de pombal sai desta maravilosa cidade mas jamais esquecerei dos boms momentos p/ da festa do rosario e o aniversario da cidade um abraço p/todos os filhos desta cidade encantadoura
Por: gilmara

sou nascido nesta cidade atualmente moro em são paulo a 22 anos nas sempre vou a minha cidade natal eu amo pombal.
Por: edivaldo jose de moura

Nasci em Pombal.Vendo as fotos, quanta saudade!Pena que o maior patrimônio da cidade - O CINE LUX _já não mais existe.Tá na memória de todo Pombalense,que viveu a infância até déc 70.Que pena...UM abraço
Por: Genilvan Torres Dantas

ola, minha querida pombal, sou seu filho, estou em sao paulo a 32 anos, e ti amo muito. beijo para todos, fidelis.
Por: francsco de assis fidelis

POMBAL TERRA ABENÇOADA, AQUI EU NASCI, APESAR DE DISTANTE NUNCA TE ESQUECI!!!!!!!! POEMA POR EU LYLYANNY E MINHA QUERIDA IRMÃ LÚCIA!!!!!!!
Por: Lylyanny

ESSA CIDADE ESTA AINDA MAIS BELA E MUITO DESENVOLVIDA.TENHO ORGULHO DE SER POMBALENSE UM ABRAÇO PARA TODOS,TAXINHA LUSCIDALVA E DAVIS MINHA FAMILHA AMO MUITO.SU
Por: suelengloria

pombal cidade maravilhosa gostaria muito de voltar ainda tenho familiares morando ai em pombal gostaria muito de revelos meus familiares que morão ai no bairros dos pereiros na rua da igreja o meu tio severino mora proximo
Por: fabio favela

Pombal, minha querida e amada terra Natal. Apesar de não morar mais em Pombal, sinto uma saudade imensa da minha linda cidade. Mas sempre que posso, faço uma visita. Porque eu amo a minha cidade!
Por: Cilene

gosto muito dessa cidadeeu nasci e me criei mais o tempo mudou e agora esto em campina grande mais que sabe em
Por: dayane pereira de oliveira

sou universitária, assisti ao vídeo "o rio (con)vida" e fiquei admirada como um trabalho escolar por projeto transpôs os limites da escola e conscientizou toda a população da cidade.Parabéns, Escola Mons. Vicente Freitas.
Por: maria conceição da silva

Sou pombalense, amo e adoro a minha terra querida, ha 24 anos trabalho no Estado do Piauí, mais precisamente na cidade de Curimatá, que também amo muito, mas munca esqueci da minha querida Pombal. Sempre que posso vou visitar meus pais, irmão e parentes que residem na Paraíba e em Pombal. Um grande abraço. Assis
Por: Francisco de Assis Soares

Minha cidade natal, gosto de visitar essa linda cidade ,matar saudades dos meus familiares , dos banhos de rio, do cheiro de terra molhada no inverno,da comida da mamãe, das festas, e do calor amigavel que só tem aí.
Por: Erotides Nunes

sou natural de pombal e adoro a minha querida cidade,moro em sao paulo ha oito anos mas eu sempre lembro da minha vida na minha cidade querida pomba pb um grande abraço para todos os meus amigos que ai deixei.ate mais.
Por: marinaldo f caminha

sou natural de pombal e adoro a minha querida cidade,moro em sao paulo ha oito anos mas eu sempre lembro da minha vida na minha cidade querida pomba pb um grande abraço para todos os meus amigos que ai deixei.ate mais.
Por: marinaldo f caminha

sou de pombal, moro em sao paulo, gostaria de ver nesse site pelo menos uma biografia de trovao (ednaldo francisco de sousa) foi um homem de nome e ninguém lembra?
Por: fatima

Nasci em Pombal,amo de paixão essa cidade...sinto muitas saudades..
Por: Gilda Lacerda

A mais linda cidade ki ja conhecii pombalense com muitoo orgulhoo amo de mais ....
Por: mylenna

Tenho um grande amigo e amor que mora em Pombal. Visito sempre q posso... E a cidade tem locais de visitas belissimos....Ainda moro ai!!!
Por: Ana Lúcia Calllou

Não conheço pessoalmente,digo! só de passagem pela BR, más futuramente terei o prazer de conhece-la.
Por: josé moraes

Muitas recordações me vem na memória... ao vê as fotografias da cidade relembrei os meus tempos de criança... quanta saudade! Parabens a todos por nos oferecer estas maravilhos neste portal...
Por: EDVAN ARAUJO BEZERRA

eu adoro a cidade de pombal, eu nasci e me criei lá ,é uma cidade muito bonita!!!é maravilhosa!!!
Por: gabriela

eu adoro a cidade de pombal, eu nasci e me criei lá ,é uma cidade muito bonita!!!é maravilhosa!!!
Por: gabriela

minha querida cidade pombal´parabens pelo seu aniverssario neste ano de 2009 completando mais um aniverssario parabens
Por: marinaldo f caminha

sou de pombal,moro em brasilia.mais nunca vou esquecer da minha pombal,amo minha terra,pois pretendo um dia voltar pra lá.
Por: joana darc

pombal uma terra querida é uma cidade otima de se morra,com todas suas gente em fim pombal é unas das melhores do sertão paraibano.
Por: claudia marques

Sou pombalece moro em sao paulo adoze anos mas amo de paixao minha cidade querida te muita saudades e boas lembranças dai dessa terra de maringá em breve irei visita-la beijos a todos de pombal
Por: maria das graças formiga de morais

eu sou de barra de santa rosa pb. estou em são paulo á vinte anos mais tenho muita vontade de voltar para minha querida paraiba pois gosto muito do meu Estado e fiquei muito encantado com a cidade de pombal muito linda!!! as fotos que vi são maravilhosas.
Por: josé Alencar dos Santos

tenho muitos parentes em pombal e gostario de conecela adorei as fotos muito simpatica
Por: rafael trigueiro

sou de Pombla, minha terrinha que tanto amo, fui obrigada a morar em João Pessoa para trabalhar mais nunca vou esquecer minha linda cidade, amo de paixão
Por: cleonice silva da nobrega

Pombal é uma bela cidade, com monumentos históricos de grande importância para o Estado da Paraíba. É uma cidade hospitaleira, com gente de bom coração, muito tranquila... Diz a lenda que quem bebe da água do Rio Piancó, sempre volta a Pombal!
Por: Wanessa

quando eu era adolecente tive o previlegio de conhecer ponbal pois me desloquei de campina graande para assistir um chow de cidiney magal na epoca muito famoso; o chow foi no ideal clube depois da festa fui ate o rio tomar banho espero um dia voltar para reencontrar meus amigos.
Por: renato dos santos

a mais linda cidade da paraiba tenho orgulho de ser pombalense sem duvida um grande beijo para todos. SINARA DE SÃO PAULO GUARULHOS.
Por: SINARA

Pombal é uma das cidades mais antigas da Paraíba, mas o desenvolvimento é muito baixo, apesar de ter um rio perenizado o nível de produção não atende as necessidades do município. Agora com a chegada da Universidade e os Cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental, esperamos que o desenvolvimento avance. Afinal a nossa cidade é muito bonita e almeja o crescimento.
Por: Maria José Leite da Nobrega

OLÁ... ADORO MINHA TERRA, MORO HOJE EM UMA CIDADE PERTINHO MAIS MORRO DE SAUDADES DE MINHA CASA DE MINHA TERRA DE MARINGÁ SE VOCÊ NÃO CONHECER,NÃO PERCA MAIS TEMPO VÁ CORRENDO A POMBAL.... ABRAÇOS E BEIJOS FORTES MINHA TERRA...
Por: N ETINHO

sou de pombal moro em campinas ,sp, sinto saudades ,
Por: valdeneide de franca guedes

pombal essa cidade e muito legal onde vivi minha adolesencia e fui muito feliz hoje moro em s.paulo mais que da volto para visitar meus pais e curto muito as festas das bandas maravilhosas que tocam por la. fico torcendo para pegar ferias para curtir essa maravilha de cidade beijos.
Por: ednaldo santos

Pombal, terra simples e aconchegante,a noite um bom passeio na praça.E durante o dia um bom banho de rio ou no campestre clube.é uma cidade maravilhosa.
Por: katia rejane wanderley

Nao nasci em Pombal, mas passei minha infancia e ate a adolecencia passando minhas ferias nesta cidade que aprendi a amar! Seus predios antigos, seu rio sua população maravilhosa e tantos amigos que fiz ai e infelizmente não vejo mais. Mas agora vou poder matar um pouco da saudade de Pombal, pois estarei indo visita-la, para apresentar a minha mulher e filho o lugar que mora no meu coração!!
Por: Lindomar de Souza Cabral

Amo tanto essa maravilhosa cidade que estou deixando Brasilia para voltar a morar la.
Por: Janny Eyry

Sou Pombalense, sai da minha terra em 77, mas não esqueço desta terra tão abençoada, faz 20 anos que eu não voltei, mas em breve estou passando as férias e reever todos e tudo que mudou nesta cidade maravilhosa. Um abraço a todos deste Portal.
Por: Candida

Linda cidade, em que vivi uma das melhores fases de minha vida. Adoro Pombal, seu povo hospitaleiro, sempre dispostos a transmiir suas experiências. Parábens a essas pessoas que tiveram a bela idéia de imortalizar nossa querida Pombal, democratizando a sua história através da internet.
Por: Joelma da Silva Pereira Bezerra.

amo essa cidade que é minha terra tudo de bom amo muuuuuiiiiitooooo bjos
Por: maria das graças formiga de morais

EU moro nessa cidade e a amo de coração. Um abraços a todos os meus amigos e amigas da Terra de Maringá
Por: Janicleide de Lima Barbosa

Coneço minha cidade do coração onde nascí e crescí, hoje moro distante mas não esqueço o maravilhoso banho de rio que tomava na minha terra querida....que saudades Pombal!!!!
Por: Mary

pombal, a cidade maravilhosa do sertão paraibano, as vezes sinto saudades de minha infancia. apesar de morar em outro lugar e pouco visitar minha cidade de origem, penso em um dia regressar.
Por: geraldo araujo

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ,pessoas q conhecem pombal cidade maravilhosa de festas lindas e gente bonita ,lugar bom para passear tomar um banho de rio e faser festas com os amigos, ah como sinto saudades disso , da minha terra querida hoje moro em campinas ,sao paulo ,mas nao esqueco das minhas origens ,afinal e ai que mora todos os os meus amigos e minha familia , meu deus como sinto saudades de ir no bar da galinha comer aquela galinha quer so o dono sabe faser ou ir na aabb tomar um banho de piscina muitas outras coisas legais q tem para faser nessa terra boa de gente felise de bem com a vida
Por: valdeneide de franca guedes

pombal e muito linda eu moro la e nasci la en tao eu sou pombalence
Por: gabriela

eu ja morei em pombal ,o que eu mais gostava de pombal era o banho de rio
Por: pedro rodrigues

nassi em pombal tenho mto.orgulho da minha terra natal parabens pombal ti adoro..francisco trigueiro...
Por: francisco trigueiro.

adoro pombal,pois sou de la,e uma cidade mavilhosa minha familha todamora la
Por: josileide

amo pombal;naõ sou feliz por morar longe; beijos meu pombal.............
Por: lindicleide fernandes

oi ,sou filha de emidio bandeira da costa e cunhada de bethau lacerda amo minha cidade pombal que saudade essa terrinha faz .....so pombal sabe o que e cidade boa . Pombal cidade maravilhosa
Por: paula

uma cidade linda,que gostaria muito de volta a mora la.
Por: genilda moura da silva

adoro minha terra, moro mg ha 47 anos mas vou sempre em pombal e qdo vou tenho q tomar o banho do rio e ir la no serrote na pedra da baliza foi la q passei minha infancia q saudade
Por: francisco de assis formiga

pombal pra mim e tudo faz muitos anos que nao vou la mais ela estar no meu caraçao pois foi onde nasci, suas igrejas, calçadas que tanto pulei na minha infancia, o rio em fim tudo amo pombal....... vitem vale apena principalmente na festa do rosario
Por: franciana

sou de sousa estou aqui em sao paulo e morro de saudades de todos voces
Por: iris

qtas saudades desta cidade maravilhosa,q ñ sai do meu coraçaão.Faz 26anos q passei o carnaval ai .Um bjão a tds pombalenses.
Por: Geralda Alexandre Da S. Sousa

Tenho muitas lembraças boas deste lugar,meus pais,meus parente,meus amigos,minha vida,toda amo esta cidade linda. Fui muito feliz neste lugar que cada dia fica mais lindo.
Por: Tamiris de Andrade Vilela

Boa noite amigos e amigas!!!! Não só conheço pombal e sim sou natural desta linda e maravilhosa cidade, e ainda tenho familiares,amigos e colegas por air. Um beijão no coração de todos.
Por: Francisco Costa da Silva

saudades da minha terra maravilhosa e de meus familiares terra natal tao hospitaleira e acolhedora.(denice saopaulo)
Por: denice barbosa dos santos

ola, sou kassio mas quem escreve e minha mae simone moro em quixaba pb mas sou pombalense e sinto muita saudades dessa linda cidade que amo de paixao bj simone
Por: kassio

pombal minha cidade adoro afesta do rozario moro em natal mais sempre que posso estou indo rever a minha familia e amigos. jazelia de alencar
Por: jazelia alencar

TENHO CURIOSIDADE DE CANHECER ESTA CIDADE POR SER VISINHA DA MINHA CIDADE NATALCATOLE DO ROCHA HOJE ESTOU MORANDO NO RN MOSSOROBJSSSSSSSSSSSSS
Por: CINILDA

sou filho de Pombal amo esta cidade e sua gente simples, onestas, e trabalhadoras. pombal, minha Patria querida
Por: NICACIO MARTINS DE OLIVEIRA

minha mãe nasceu em pombal, com 14 anos veio para joão pessoa. eu tenho 10 anos e fui conhecer pombal, adoreiii! e uma das melhores atrações é; o rio, as comidas, e a praça.
Por: ana karoline

sim conheço Pombal es minha cidade natal, nasci ai e pretendo voltar a atuar na cidade , estou inscrita no concurso espero passar e trabalhar na minha linda cidade, beijos pra todos os meus conterraneos
Por: MARIA ELIENE DA SILVA FERREIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pombal
Fundação:
1766
Altitude:
184m
População:
29.779 habitantes
Área:
669,6km²
Densidade Demográfica:
44,47hab/km²
CEP:
58840-000

Envie seu comentário sobre Pombal

banner