Itapororoca

Itapororoca-PB
banner

Bem-vindo a Itapororoca!

banner

Comece planejando a sua viagem para Itapororoca utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Itapororoca e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Itapororoca.

A cidade de Itapororoca, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 81m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.898 habitantes. A área total de Itapororoca é de 150,7km², e sua densidade demográfica é de 98,86hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapororoca-PB é 58275-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itapororoca

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

O antigo povoado de São João de Mamanguape, no município de Mamanguape, fazia parte da trilha usada pelos comerciantes e viajantes que chegavam a região, procedentes do Brejo paraibano, em animais. Com o tempo alguns deles resolveram fixar morada e negócios na localidade, que tinha terras férteis e condições de surgimento de uma vila. Em 1962, foi construída uma igreja. Uma bolandeira, primitiva máquina de beneficiar algodão, foi instalada no lugar por Pedro Gervásio e seu filho, Francisco Antônio Cleto. Depois foi instalada uma máquina a vapor, por Manoel Gomes. Em 1911, Itapororoca figurou na história da Paraíba como distrito de Mamanguape, com o nome de São João. Sua emancipação ocorreu através da lei 2.701 de 28 de dezembro de 1961, sendo instalado oficialmente o município em 15 de fevereiro de 1962.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

28 de Dezembro

Gentílico

itapororoquense

População

16.998 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município se destaca no contexto nacional como sendo a maior produtora de abacaxi da Paraíba e pela qualidade desta fruta, destaca-se ainda pela gratuidade da água: Itapororoca é uma das poucas cidades do Brasil onde não se paga pela água.

Clima 

Tropical chuvoso com verão 

Temperatura Média

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mata Paraibana

Limites

Mamanguape (13 km), Capim (14 km), Cuité de Mamanguape (10 km), Araçagi (14 km) e Curral de Cima (12 km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

62 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Piscina da Nascença

Localizada a pouco mais de dois quilômetros do Centro da cidade, atrai turistas de municípios de toda a Paraíba.
   
Praça dos Peixes

Em frente ao Colégio Henrique de Almeida.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPOROROCA

E-mail:

Telefones: (83) 3294-1014

Sites: http://www.itapororoca.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3294-1033

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itapororoca

Eu conheço Itapororoca,pois é a cidade onde nasci pela quel tenho um enorme carinho. =Meus pais moram na cidade e quando vou de visita eu adoro. Atualmente moro no Rio de Janeiro ,mas sempre que dar eu faço uma visitinha a minha cidade Natal.Tem tudo de bom,tem a piscina maravilhosa.
Por: Edicelia Afonso da Silva

eu sou filho desta sidade maravilhosa e sempre condo estou de ferias eu vou a itapororoca e curto muito au lado da minha esposa e da minha familhia e dos meus amigos o que eu mais gosto de minha cidade e da festa de são joão e da piscina atualmete eu moro no rio de janeiro mais gosto muito de itapororoca valeu um abraço
Por: fernando francisco da silva

como é bom poder vé nossa cidade, nossa gente,nossa história, Igreja, comércio, praça, estradas, Rios, açudes, Lagoas, sou da terra, mas infelizmente convivo fora por opção, mas amo minha cidade... todos fique com Deus... sem esquecer a nossa riquesa, ou seja a Nascença-pircina.
Por: Antonio

Itapororoca é uma cidade muito iluminada por sé, a única cidade da região do estado da paraiba, que desfronta de uma maior obra divina, nascénça, praça com estátua de frei Damão de bozano, e o meu qurrido bairro do cruzeiro, e os sitios Lagoa de fora, Macacos, barroca do santo, Lagoa do saco... Sitio angico.
Por: fernando da silva

Esta cidade fica a 14 km da BR-101 que liga Joao Pessoa (capital) a Natal (capital), sua principal atracao e a Piscina da nascenca que dista 1,5 km do centro da cidade - la o visitante encontra uma piscina de agua mineral 90%, os mais variados pratos tipico, cerveja gelada (BOHEMIA) minha preferencia, musica (especialmente o forro, entre outras dancas tipicas), trinhas em matas com uma visao ecologica, cachoeiras, rios, animais silvestres (passaros com grandes variedades), bares, quioskes, barracas com as mais variadas golusimas, no centro: a Igreja Matriz, o mercado publico, agencias bancaria, correios, farmacias, lojas com todas as variedades de uma grande cidade - e tudo isso, acrescentado a 15.000 habitantes/habilitados a recepcao, e com a cordialidade dos Itapororoquense claro. Sou morador atual do Pais do Djibouti / Africa - mas, tenho la a minha familia. (Gaucho). 11/2/2009.
Por: Jose Ferreira de Lima

sou de itapororoca, nascida ecriada , mas moro em angra dos reis estou com muita saudades da piscina e do rio de mamanguape que atravessa a cidade beijos para todos.
Por: aninha

ja estive nas minhas ferias em itapororoca gostei muito ha um povo muito acolhedor.um abraço a adaiton do taxi
Por: ney

CONHECI A CIDADE QDO TINHA 13 ANOS E VOLTEI COM 24 ANOS ,SOU CARIOCA MAS MEUS PAIS NASCERAM EM ITAPOROROCA,A CIDADE ERA PEQUENA QDO A CONHECI,DEPOIS NÃO VOLTEI MAIS. POREM TENHO TIOS E TIAS QUE CONTINUAM MORANDO NELA.UM BJ PARA TODOS.
Por: MARISA

eu filho de itapororoca mas a muitos anos estou auzente desta terra tao linda todos conheceram o mue pai que era o sr cicerro do sindicato,eu gostaria muito de saber de noticia da minha terra
Por: pedro de oliveira silsa

Eu nasci em Itapororoca, e deixei esta cidade logo no início da sua emancipação, hoje sinto muitas saudades, há 45 anos moro em Brasília, tenho planos de rever esta cidade. Abraços a todos.
Por: João Batista do Nascimento

Casei nesta terra em 1984, meu padrinho foi josé joaquim. do sitio açude. Quem não conhece o sitio açude, o cordeiro, o rio mamanguape, a piscina, as festas de reis e de são joao Olha eita terrinha boa ! já faz muitos anos que não volto lá. Atualmente moramos em Porto Velho, Rondonia. Mas a saudade é demais, chega a ser insuportável. Viva Itapororoica e sua gente !
Por: naldo e penha

Conheci Itapororoca pela 1ª vez em 1997,quando fui encontrar o grande amor da minha vida(SÍLVIA),voltei a cidade novamente em 2004 a passeio,gostei muito do lugar,a piscina visitei também,achei interessante o local que ela é localizada.Não deu tempo de visitar a Barragem,mas em breve visitarei.Abraços para D.AMÉLIA E SR.JOÃO DO Ó que residem em Itapororoca.Valeu Galera.......................
Por: Dionízio Ferreira

eu visito itapororoca dotos os anos, moro no rio de janeiro. mais todos os anos eu visito esta bela cidade pois eu não perco a festa de santos res por nada . alem da festa vc não pode deixar de ir na piscina onde vc pode degustar vários tipos de comidas muito saborosas como o prato mais vendido que é o arrumadinho.
Por: edmilson

sim moro no Rio de janeiro mais gosto muito de itapororoca bjs
Por: jose severino

Itapororoca.cidade com muitas maravilhas a ser visitadas,temos em nossa cidade a pscina da nascença a barragem a trilha da nascença muitas oltras coisas q todos vão adorar.
Por: leandro carvalho

gosto muito dessa cidade,alem de pessoas legais a cidade é maravilhosa de viver......
Por: Ariane

VOCES HABITANTES DESTA LINDA CIDADE DEVEM TER UM GRANDE ORGULHO DE MORAR EM UMA CIDADE TAO LINDA.PARABENS ASSINADO EVANDUIR ANDRADE NOVA CRUZ RN.
Por: WALLYF

essa cidade itapororoca e muito conhecida,tem um ponto turistico muito lindo, pissina da nascença. eo á conhecir chou .....
Por: macelo d n pereira

é uma cidade pequena e pacata, tem um ponto turistico muito visitado que é a piscina da nascença, suas aguas cristalinas brotam do meio da mata, chegando ate o parque da nascença inteiramente natural e tambem abastece toda a populaçao do municipio. visitenos - e será bem recebidos...
Por: edilson teixeira barbosa

conheci e gostei muito de Itapororoca tenho uma tia que mora la passei otimas férias la principalmente na piscina nos forros maravilhosos nas vaquejadas(SOU PARAIBA COM MUITO ORGULHO)
Por: tico

eu moro em itapororoca a treze anos e gosto muito porque Ê uma cidade calma e tem uma populaçao maravilhosa e por ser uma grande produtora de abacaxi esta cidade esta de parabeim obrigado itapororoca por existe
Por: francisco migeul de souza filho

otima cidade tranquila e hospitaleira com muita gente bonita e simpatica
Por: MARCELO ZACARIAS DA SILVA

moro aqui e adoooooooooro minha cidade,bjsss!!! sou 1000 vez feliz por isso,tenho tudo o que quero e preciso,principalmente paz!!!
Por: nataly

cidade linda tenho orgulho de mora aqui com UMA piscina LINDA COM CAMPOS LINDOS
Por: solange santos

sou itapororoquense e tenho muito orgulho disso nunca vou me esquecer da minha terra amada onde nisci estou sendo criado super acolhido por essa cidade.
Por: Iago Bezerril da Silva (filho de gildete)

amo a cidade de itapororoca pq é de lá q eu sou a minha cidade é maravilhosa e tenho muito orgulho de ser dela..........
Por: josenildadossantosfrancisco

moro em niteroi sempre que estou de ferias viajo para a paraiba precisamente itapororoca,sou genro do sr.manuel vicente muito conhecido naquela cidade,pessoa querida entre todos moradores sempre alegre simpatico e atencioso com todos otinista apesar dos seus 94 anos bem vividos adoro este sr. que me recebeu como um filho .
Por: marcos antonio cabral gomes

Moro em Belo Horizonte\MG, já visitei Itapororoca. A piscina é tudo de bom.
Por: Maria das Graças

a cidade de itapororoca continua com seus encatos e essa piscina maravilhosa
Por: severino josé dos santos

essa cidade continua com seus encantos seu povo sua agricultua e principalmente a sua piscina
Por: severino josé dos santos

a cidade de itapororoca continua com seus encatos e essa piscina maravilhosa
Por: severino josé dos santos

eu visito esta bela cidade, sempre no mes de janeiro eu não perco a grande festa de santos reys. ainda temos uma boa piscina no meio de uma áreia coberta de verdes com água 100% natural e ar puro e bares com várias comidas típicas do norteste.
Por: edmilson

esta cidade é ótima pra curtir umas férias, de fim de ano e festas juninas, a piscina e seu famoso "arrumadinho" é de dá agua na boca!!! hum!!!!!!!
Por: vanderley

Fiz uma viagem de bicicleta e A CIDADE DE ITAPOROROCA estava incluída no roteiro, sem dúvida nemhuma entre todas as cidades que eu passei ITAPOROROCA SE DESTACOU COM O SEU IMENSO AQUÁRIO DE PEIXES EM PRAÇA PÚBLICA, isso eu nunca tinha visto. POR ISSO, PARABÉNS ITAPOROROCA!!! continue inovando.
Por: Antonio da Silva Dantas

sou filho desta cidade,vivo aqui no rio há 22 anos,em novembro de 2009 fui vi-sitar meus famíliares.ado- rei a cidade,fui na piscina, fui na barragem,foi ótimo o passeio. a cidade está evoluindo muito bem,parabéns pra todos desta maravilhosa cidade.
Por: José pinheiro

Simplismente, um lugar que ofereçe o que tem de melhor em relação a calor humano, e a qualidade de vida.
Por: lucy

so de Itapororoca moro em Sao Paulo 37 anos tenho muitas saudades da desta cidade eu vi a fundacao desta cidade o meu apelido e ZUI morava na roseira perto da casa de jose da barra
Por: SEVERINO FERNANDES SILVA

Cresci em itapororoca e não tenho do que reclamar sempre visitei varios acudes,passei durante varios finais de semana nem sitios e adoro tomar banho na piscina de itapororoca.cidade linda pra se passear,mora só em joão pessoa mesmo!
Por: palloma

sou orgulhoso por ser de itapororoca estou morado no rio de janeiro mais em janeiro estou ai itapororoca nao cresceo mais po causa dos pooliticos conrropitos quer tem ai comn serteza
Por: zinho

mora em MAMANGUAPE e nunca fui em ITAPOROROCA tenho vontade de conhecer me aguarde em breve irrei fotos fantasticas...
Por: elisabeth

conheço a cidade, ela ta mais ainda linda estou com muita saudade de itapororoca em breve estarei visitando a cidade maravilhosa bjs a todos os paraibanos.
Por: maria veronica

Não conheço Itapororoca, mas gostaria muito de conhecer um pouquinho deste lugar, pelo menos por fotos. Obrigada
Por: Ana Claudia

eta, saudade de minha terrinha dessa cidade tão linda, saudade da família que por aí ficaram.
Por: elessandra

Amei poder ver fotos da cidade a qual vivi até meus dez anos de idade,é mesmo uma pena pois gostaria de poder ver mais,caso seja possivel,me enviar por e-mail pois já tenho 34 anos morando rio de janeiro sem ir a minha cidade . Agradeço a oportunidade
Por: adriano pedro dos santos

Estive vendo os comentários E notei que todos que saíram desse lugar sentem saudades e desejam voltar Eu não sou diferente adoro esta cidade. Tive o prazer Viver grandes momentos da minha juventude Nesta cidade curtindo as praças e jogando conversas fora com os meus queridos amigos que ai ficaram Em breve eu volto para abraçá-los TI AMO ITAPOROROCA DO SEU SAUDOSO FILHO Betão....
Por: Beto Santos ( betão )

O nordeste e uma terra Muito boa muito rica e Muito receptiva, moro em São Gonçalo no Rio de Janeiro a onze anos e Depois que encontrei Esse site sempre que a Saudade bate venho ate O meu computador e Viajo por todos os lugares Da minha cidade querida. Parabéns para vocês que Criaram este saciador de Saudades.
Por: Beto Santos ( betão )

Gente Itapororoca tem muitas belezas mas ainda não tem uma pousada ou hotel ond e pessoas que não tem mas familiares residindo ai como eu possa chegar ai sem incomodar amigos ou até mesmo parentes chato como algums que eu tenho. se alguem souber de um lugar proximo a itapororoca ofereça tal serviço poste um comentario com esta informação que eu fecarei muito feliz.
Por: Beto Santos ( betão )

cidade linda onde mora os meus pais sinto muitas saudades dai
Por: Andrea Luiz da Silva

esta cidade é muito linda. suas cachueira, praças e ete.........
Por: thaynane hayara

Eu Adoro Itapororoca nao so por q e aonde eu moro aqui eo min simto siguro e fora dessa cidade, bem eu moro em um sitio q e bem perto de itapororoca uns cimco km de itapororoca chamado de Sitio Ipioca de Cima bjs] Ailton
Por: Ailton

itapororoca e uma cidade maravilhosa pequena mais acolhedora.visitei itapororoca e gostei muito;espero voltar logo.
Por: luciana de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapororoca
Fundação:
1961
Altitude:
81m
População:
14.898 habitantes
Área:
150,7km²
Densidade Demográfica:
98,86hab/km²
CEP:
58275-000

Envie seu comentário sobre Itapororoca