Itabaiana

Itabaiana-PB
banner

Bem-vindo a Itabaiana!

banner

As melhores pousadas em Itabaiana podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Itabaiana, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 45m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 25.962 habitantes. A área total de Itabaiana é de 204,7km², e sua densidade demográfica é de 126,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itabaiana-PB é 58360-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itabaiana

                            Roteiros do Brasil

                            

Rainha do Vale do Paraíba 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em meados do século XVIII, teve início a formação do núcleo colonial que originou mais tarde o município, com os fundamentos da missão de Pilar estabelecidos no local pelos padres jesuítas. Alguns historiadores afirmam ter sido o Padre Fidelis o verdadeiro fundador do povoado, localizado no município de Pilar. 

Gentílico

Itabaianense

Significado do Nome

 

O nome do município apresenta controvérsias históricas quanto à sua grafia. Taba-anga significa Morada das Almas. Entretanto, há outro registro no qual Itabaina, também provindo do tupi-guarani, é resultado da fusão de ita (pedra) e baiana (que dança). O nome faria alusão a uma pedra vermelha então existente no leito do rio Paraíba, que corta a região e que se balançava em movimentos rotativos.

Aniversário da Cidade

26 de Maio 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

25º C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Estado de Pernambuco e os municípios de Salgado de São Félix (12km), Mogeiro (17 km), São José dos Ramos (10 km), Pilar (11 km) e Juripiranga (11 km).

Acesso Rodoviário

PB 041 

Distâncias

57 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) 
ITABAIANA
Município de Itabaiana, PB
Linha Norte - km 145 (1960)   PB-3195
Inauguração: 05.01.1901
Uso atual: serraria   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d  

Histórico da Linha: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde DEu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980. 
 
A Estação: A estação de Itabaiana foi inaugurada em 1901. Este prédio da fotografia de 2005 é a estação operacional da CFN, atual concessionária da linha, e a foto foi-me enviada por eles. O pátio da estação de Itabaiana, uma das 5 estações triangulares que existem ou já existiram no Brasil. Aí se juntam as linhas Recife-Natal e a que segue para Campina Grande e Ceará e Maranhão. A estação original ainda existe, transformada em sede da Serraria Nossa Senhora Aparecida.

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Itabaiana.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (83) 3281-3909

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 
CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL
PÇA. EPITÁCIO PESSOA, 40
ITABAIANA-PB
TELEFONE: (83) 3281-1113

 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:   www.famup.com.br

           www.cnm.org.br

           www.estacoesferroviarias.com.br

           www.municipionline.com.br

Fotos colaboração: Sandro Fortunato, EriGirl, François Tabosa, Luís Américo Bonfim.

Comentários de Itabaiana

ITABAIANA CIDADE MARAVILHOSA JA MOREI MUITO TEMPO AI NESSA CIDADE Q EU ADORO ACABEI DE CHEGAR DE LA ADOREI AS ESTAS JA FASIA 7 ANOS Q NAO IA NA MINHA CIDADE FUI E ADOREI ESTAVA AI NA PREVIA DO PRO ALCOOL ADOREI E VOU VOLTAR NO CARNAVAL SI DEUS QUISER VAO TBM VCS VAO ADORAR BJOO
Por: Rosane maria da silva

Gostaria de conhecer mas parece que não há pousadas ou hotéis nessa cidade. Não vi fotos nem endereços de hotéis e pousadas. Como conhecer uma cidade que não oferece pouso aos seus visitantes? Impossível.
Por: Oacir Alves Junior

Tenho muita saudade da minha querida cidade de Itabaiana, da festa de N.S. da Conceição, das festas juninas, e da minha ex-professora Dona Salomé. Peço que coloque mais foto da cidade, porque a única foto que tem é a da Igreja, quero vê a ponte nova, a prefeitura, a feira, o coreto e as novas construções, porque já fazem 38 que eu deixei a cidade para morar no Rio de Janeiro, e só voltei duas vezes aí. Tenho noticiais da cidade, porque estou sempre me comunicando com a Dona Salomé e com a sua filha Graça. Não tenho mais parente na cidade, mais um dia voltarei aí para rever os amigos. Dejeso aos meus conterrâneos muitas felicidades. Terezinha Ferreira da Silva Rio de Janeiro
Por: Terezinha Ferreira da Silva

boa noite a todos do portal,olha itabaiana é tudo pra mim,essa cidade mim trás muita recordação,faz quatro anos que estou no rio de janeiro, mas sempre estou por dentro das noticias dessa cidade maravilhosa,essa cidade tem tudo de bom,que esse portal continui assim sempre forte,abraço
Por: lula-açude das pedras

Itabaiana foi meu berço de infância. Estive este fim de semana lá. Foi Òtimo. Houve um desfile no Sábado passado na AABB local. Gostei de ter voltado lá. Tenho muitos amigos em Itabaiana-PB. Quero aproveitar e dizer que tem pousadas ótimas em itabaiana. A do meu amigo Higino, filho de Arnaldo é uma delas. O centro da cidade é um ponto turistico onde acontece de tudo. Fim de semana que vem tem prévias carnavalescas por lá: 14, 15 e 16 de Novembro, no centro da cidade. Será fantástico, pois serão bandas incríveis que estarão por lá, só não lembro dos nomes, mas sei que são bandas ótimas, essas três noites. Também em 17 e 18 de Janeiro haverá o show no centro da cidade com HARMONIA DO SAMBA! isso mesmo que eu disse, HARMONIA DO SAMBA! Quem numca foi lá, precisa ir urgente pois, em períodos como esses, de folias e prévias, a cidade se enche de brilho, alegria e energia positiva. Amo a cidade de Itabaiana-PB. Como disse logo no iñício do comentário foi meu berço de infância e ainda mora no meu coração. Fico com saudade cada vez que vou lá e tenho quer vir. São pessoas maravilhosas, amigos de infância que realmente são meus amigos. Amo todos daí.
Por: Ramos Barbosa - Recife - PE

JÁ MOREI NA CIDADE DE ITABAIANA DURANTE 8 ANOS EM 1991 VIM MORA AQUI EM PATOS ONDE COMECEI A TRABALHAR NO CORPO DE BOMBEIROS DESTA CIDADE QUANDO FOI EM FEVEREIRO 2005 TIVE O IMENSO PRAZER DE VOLTAR A ITABAIANA JÁ COM MINHA FAMILIA MÁS DESTA VEZ DEMOREI POUCO A FAMILIA NÃO SE DEU ENTÃO VOLTEI NO FINAL DE 2005
Por: DAMÁSIO SANTIAGO ALVES

MOREI AI MUITO TEMPO AGORA MORO NO RIO,MAS TODAS MINHAS FERIAS PASSO AI TENHO SAUDADES DA MINHA TERRA FELIZ NATAL PRA TODOS ITABAIANENSES
Por: JOSILENE

sim conheço itabaiana-pb, cidade calma que tem como festa principal o carnaval muito animado e divertido onde todos brincam com muita traquilidade
Por: GIVANILDO

Amo a cidade de Itabaiana é nela que se encontra a paz e felicidade de quem procura, venha visitar, voçe irá encontrar o que deseja.
Por: francisca correia de oliveira

não conheço detalhes mas acho maravilhosa.e espero conheçer mas em breve.
Por: josilene marinho da silva

Sou filha desta cidade maravilhosa!!! Há 25 anos não te visito, que saudades!!! Amo os meus Itabaianenses!!!!!!!! Rita
Por: Rita de Cassia

Conheço parcialmente a cidade. Quando criança, na década de sessenta, residia em Pilar. Ainda me lembro quando "viajava" para Itabaiana com a minha mãe para comprar roupa, calçado e outros objetos, principalmente nos finais de ano, quando meu pai liberava mais um pouco de dinheiro. Comí muita cocada de coco e bebí muita água, esta vendida em uma "quartinha" por alguns meninos. Já adolescente fui muitas vezes com meu pai comprar selas e arreios para os cavalos. Essas "viagens" eram mais nos dias de ferira livre.Boas lembranças.Hoje resido na capital. Tenho um sítio, herança do meu pai e onde práticamente viví minha infância, em Pilar. Ainda frequento a cidade rainha do vale esporádicamente, para matar saudades e desfrutar da feira. Prefiro viajar para Pilar nas terças feiras, porque passo antes por Itabaiana, onde faço compras. Há poucos dias comprei um liquidificador para minha mãe e ao declinar o meu endereço para a vendedora, esta surpreendeu-se. Ora, sair de João Pessoa para comprar um liquidificador em Itabaiana!? Ainda bem que o pagamento foi em dinheiro, senão a surpresa geraria investigação. Então, continuo apreciando a cidade, principalmente a feira livre, mas também o almoço em restaurante com ar condicionado e outras belezas da cidade em contínua evolução. A água vendida em "quartinhas" é coisa do passado. Felicidades para os Itabaianenses e também para os Pilarenses, é claro, somos todos conterrâneos de uma mesma região.
Por: Antonio Geovani da Costa Pontes

Gostei muito dessa pagina. Sou natural de Itabaina e moro em Brasília, mas amo Itabaiana. No final de 2007 estive ai. Minha Tia e primos moram em Itabaiana. Minha vó materna e tios moram em Sitio Novo, média de 8 Km depois da ponte. Valeu um abraço para todos.
Por: ANTONIO CAVALCANTI DE MELO

ITABAIANA,cidade onde nasci,embora não esteja ai agora tenho muita vontade de voltar embora estege eno RIO DE JANEIRO,gostaria de estar ai agora neste momento um abraço a tds daí da minha querida cidade,saudades do meu povo e principalmente dos meus pais JOÃO conhecido como (paxaxá ou joão do alumínio e a minha querida mãe JOSÉLIA(CONHECIDA COMO DODA OU LOLITA BJS PRA VCS DE SUA FILHA LEDA...
Por: leda

Nasce e me criei nessa cidade adoro tudo ai, estou longe mais nunca ,e esqueço de minha querida cidade e de todos a conheço ai, um bj a todos.
Por: Diógena Karla Lucena

Esta linda a cidade de itabaiana,gostaria de conhecr pessoalmente esta cidade linda
Por: lindinha

eu amo essa cidade muito linda morro no rio de janeiro mas conheço essa cidade linda vlw tudo de bom pra todos ae vlw que deus protejas todos
Por: leonardo garcia

sou de ita mais moeo em sampa nasci e mim criei nesta cidade amo de paixão tenho fé em deus que vou morar ai de novo bjs para todos ai fiquem com deus
Por: alinecavalcante

sou orlandinho,filho de orlando relojoeiro, morei em itabaina na minha infancia até meus 16 anos, adoro essa terra, foi tudo maravilhosso pra mim, a rua grande a sinuca ,colegio de emi o time q joguei o vila nova, e outros e os amigos q ai deixei. Tenho saudade imensa dessa terra.e dos amigo q ainda se encontam aie tabem dessa igreja linda.e algo mais. só tenho boas recordações.
Por: orlandinho

visitei Itabaiana cidade muito aconchegante e tanbem muito linda.
Por: devoneide medeiros de souza

Itabaiana meu encanto minha paixão. Cidade do meu recanto onde felicidade ancejo onde mora minha saudade e os meus desejos. So por ser itabainense mereço milhoes de apreço, minha terra natal aqual nunca esqueço;
Por: arlindo

Nasci em Itabaiana,vi agora pela internet o video you tube,mostrando lindas paisagens,prédios e lagradouros de nossa linda cidade,moro em Curitiba\Pr,sinto muita saudade de minha infancia ai;parabéns,divulgue notícias de agro\industria,grata Hosana.
Por: hosana silva de salles

Eu vivi em Itabaiana e ainda quero morar nesta cidade, minha vida era uma vida cheia de alegria e felicidade,eu morava em campo grande um dos mais conhecido por lá.ME chamavam de Carlinhos o filho de dona Rozilda fiz hitorias e deixei muitas marcas por lá. Essa é minha cidade esse é o meu lugar a minha vida ñ é viver longe deste lugar e sim estar nele pra sempre.
Por: jose carlos a. da silva

Nasci nesta cidade na qual tenho muita saudades. Que Deus abençoi toda população de Itabaiana, cuidem dela para um dia te visitar, um beijão Itabaiana.
Por: Beto/ São Paulo

tenho orgulho de ser itabaianense,no momento não moro na minha terra natal mais adoro,só tenho a falar que é uma cidade maravilhosa
Por: jacineide maria da silva

Olá!!! esta cidade me tráz muitas recordações. Fez parte da minha infância dos 5 aos 6 anos, morava em Pernambúco e minha mãe me deixou com minha tia para tentar a vida no RJ. Hojê moro no RJ. Nunca esquercerei de Itabaiana, sinto muitas saudades de lá. Um grande abraço. Gilmar
Por: Gilmar

ja morei em itabaiana e meu irmao ainda mora ai tenho muita saudades da cidade e pricipalmente do carnaval dai q é muito bommm bjooo a todos itabaianense
Por: rosane

veve muito pouco em itabaiana mais foi o luga melhor que eu ja comhiesi a pesar de ja ter viajado omundo quase todo omeu coracao parou e se agrado muito dessi lugar desejo voutar o mais brevi posivel
Por: aluisio trajano da silva

Passei os carnavais de 1973/74 - Eu só digo que valeu, era bom demais. A convite de um grande amigo João Luiz de Almeida, que hoje mora no céu, conhecí esta maravilhosa e acolhedora cidade, de um povo simples e amigo. Ainda lembro de D.Luizinha, Graça, Toinha,Adejamir, Tarzan, Luiza manicure e outra pessoas tão importantes no dia a dia desta princesa paraibana.
Por: João Izaias de Macêdo Filho

NAO ADIANTA O QUE TEM NO SITE MAIS SIM O QUE TEM NA CIDADE DE ITABAIANA E UMA MARAVINHA E TEM POUSADA SIM
Por: Julio Cesar

itabaiana é uma cidade q eu nunca esquecerei jamais, sei q estou longe daí mas , nunca te abandonarei um abraço pra todos.
Por: mosaniel jr

o que têm de melhor nessa cidade maravilhosa são as pessoas.depois que passa a viver em outro lugar,você dá mais valor a sua terra e percebe tárdiamente o que de bom ficou pra tráz.te amo itabaiana.até breve.
Por: iyolanda ribeiro

Itabaiana e uma cidade otima para quem quer tranquilidade pois ja visitei por 2 vezes e adorei,sou morador do estado do Rio de Janeiro pois nas minhas ferias custumo passar uns 20 dias curtindo o povo nordestino tambem tiro uns dias para ir a joao pessoa e otimo a praia de tambau,,adorei Itabaiana
Por: alzeir ribeiro

melhor cidade do mundo conversas nas calcadas populacao receptiva passeios rua acima rua abaixo sem preocupacao (em busca do nada) qualquer necessidade é so ir ali pertinho Campina Grande ou Joao Pessoa que saudade da cidade onde nasci Postado por Toinho cunhado de Diva em frente ao D. Bosco no Fiteiro da Bia
Por: Antonio Mauricio 28.09.10

OLA, BOA TARDE PRA TODOS. SOU DE NATAL (RN), EU NUNCA SAI PRA FORA DO MEU ESTADO. MAIS, QUANDO EU CONHEÇI UMA PESSOA AI. E VIAJEI PELA PRIMEIRA VEZ, PRA ESSE LUGAR CHAMADO ITABAIANA-PB!. EU ADOREI ESSE LUGAR!!!!. SE TIVE-SE EMPREGO E MORADIA PRA MIM, EU IA EMBORA PRA AI!!!. POIS, ÉA PRIMEIRA CIDADE DO SEU ESTADO Q GOSTEI MUITO, ESPERO Q UM DIA ,EU POSSA VISITAR VOCES NOVAMENTE. ABRAÇÃO PRA TODOS DE ITABAIANA-PB.
Por: RENATO FONSECA PALMEIRA

Adoro Itabaiana pb. À13 anos sai da dai morro de saudades, vou visitar no ano que vem se deus quiser,é um lugar muito bonito, sou suspeita em falar pois sou filha da cidade. só sai dai por causa da morte do meu pai fooi muito triste pra mim , sou filha de Durval. um abraço p todos
Por: kelly

oi eu morei algum tempo nessa cidade e tive muitos momento boms mas tambem ruis quando na minha adolecencia hoje tenho 33anos e moro no rio de janeiro mais cinto muitas saudades desa cidade conheco ai a dona neu e noi aninha e fuinha thal um beijo para todos
Por: itaguacy joao da silva

Sou itabaianense orgulhosamente!... Nao tem como nao se apaixonar por este lugar... A um tempo atras tive que sair da minha cidade, mas nao conseguir viver em outro lugar... Amu esse lugar! Sem falar dos lugares lindos. Otimo lugar turistas!!! Principalmente em familia!
Por: Andrielly

ja morei ai esa cidade e linda amo itabaiana tenho muita saudade dai da pracinha das misas dia de domingo na verdade cinto falta de tudo´/
Por: leide

morei em itabaiana 10 anos estou no rio de janeiro mas não gosto nem a metade do q eu gostava de itabaiana gostava não ainda gosto pra mim é a melhor cidade da paraiba bom pra morar amo itabaiana de coração!!! ainda sonho em morar lá se Deus quiser!!!
Por: renata

ola,ja morei nessa cidade maravilhosa agora moro no rio de janeiro mas meu coraçao esta la,meu pais moram la sinto muita saudades de tudo ate dos matinhos secos vou pra la dia 1 de março de 2011 graças a deus bjaoooo
Por: ana carla

ola eu tambem sou de itabaiana me chamo elaine filha de negotoim amo esta cidade maravilhosa estou em sao paulo ha 15 anos morro de saudades da minha infancia e da minha familia em geral me deem noticias de como estar a cidade bjosss
Por: elaine mouzinho da silva

E simplesmente fantastico revea minha cidade de origem la eu vivi a melhor fase da minha vida(adolecencia) a igreja me fez voltar ao passado por um momento me senti no passado.
Por: maria das graças

adoro o carnaval de itabaiana,nasci nesta cidade mas moro no rio ,amo ita !
Por: guilherme

quando nasci em 17.01.1948, em rodeador salgado de s. f. o local pertencia a itabaiana, porem me considero cidadao itabaianesse. chegarei ai em 26.04.2011, que ate 25.04.2011 atenciosamente
Por: agricio felipe ramos

Olá meu povo itabaianense,quero deixar um grande abraço à vocês faz muito tempo que não visito minha cidade querida desde 99 estou com muita saudades dos amigos dos parentes espero em breve abraça-los.....
Por: Dimas Dantas Souza

FIZ UMA BELISSIMA APRESENTAÇÃO COM A PARAYBANDA, DE ALAGOA GRANDE-PB, HOJE, DIA 22 DE MAIO DE 2011. ESTÁ DE PARABENS TODOS OS ITABAIANENSES, GENTE QUE SABE RECEBER OS VISITANTES. - TERRA DO MAIOR SANFONEIRO DO MUNDO. - SIVUCA. - DEUS ABENÇOI TODOS.
Por: ANTONIO BARBOSA FILHO

Há pousadas e hotéis em Itabaiana. Se fores a essa bela cidade, certamente terás onde ficar. Visita-a logo, e não te arrpenderás. É sensacional...
Por: Adelson Bezerra

Há pousadas em Itabaiana. Se fores algum dia, terás onde ficar. Vem, comprova, desfruta e não te arrependerás. Itabaiana é maravilhosa...
Por: Adelson Bezerra

já morei nessa linda cidade q é uma terra linda te amo itabaiana
Por: damasio santiago alves

claro que conheço,nasci nessa linda cidade mas naum to morando mais nela mas to com muitas saldades e logo logo vo visita-la.
Por: everton157

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itabaiana
Fundação:
1890
Altitude:
45m
População:
25.962 habitantes
Área:
204,7km²
Densidade Demográfica:
126,83hab/km²
CEP:
58360-000

Envie seu comentário sobre Itabaiana

banner