Fagundes

Fagundes-PB
banner

Bem-vindo a Fagundes!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Fagundes, informações atualizadas sobre a cidade Fagundes, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Fagundes.

A cidade de Fagundes, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 505m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.264 habitantes. A área total de Fagundes é de 235,9km², e sua densidade demográfica é de 51,99hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Fagundes-PB é 58430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Fagundes

 

Roteiros do Brasil

Região Turística do Agreste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As grandes famílias dos índios Cariris também habitavam a região de Fagundes.
Existiam na região dois conventos, dos jesuítas e carmelitas que realizavam catequeses entre Pilar e Cana Brava, como eram conhecidas as aldeias dos índios. 
Em 1664 descendentes de Oliveira Lêdo o grande desbravador do território paraibano chegavam a Cana Brava e logo iniciaram intensas atividades no sentido de povoar o território. 
Fagundes foi o palco de ações dos cangaceiros como assaltos, depredações e saques de toda a ordem.
A própria capela foi destruída pelos bandidos. 
Em 1889 foi iniciada a construção de uma capela por frei Alberto, sendo concluída em 1921. 
Fagundes passou a distrito em 1937. Sua Emancipação Política se deu em 22 de dezembro de 1961.   

Significado do Nome:

O local passou a se chamar Fagundes, em 1762 sem que saiba os motivos ou a origem do nome escolhido conservado até hoje. Já em 1888 foi elevada a categoria de município e criada a comarca de Fagundes.  

Aniversário da Cidade:

22 de Dezembro 

Gentílico:

fagundense

População:

11.409 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar paradisíaco. Venha conhecer essa cidade maravilhosa!

Clima: 

Tropical 

Temperatura Média: 

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Agreste Paraibano 

Limites:

Itatuba (17 km), Aroeiras (23 km), Queimadas (14km), Campina Grande (18 km), Ingá (21 km) e Gado Bravo (26 km).

Acesso Rodoviário:

Para se chegar a cidade de Fagundes, ponto de partida para um roteiro pela interessante Serra do Bodopitá, é preciso pegar a BR-230, em direção a João Pessoa. Da BR para a cidade são apenas 20 quilômetros aproximadamente em estrada asfaltada.

Distâncias:

Da Capital:

104 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Pedra de Santo Antônio

É o principal Ponto Turístico de Fagundes, localizada a 03 km do Centro da Cidade, a Pedra recebe a mais de cem anos milhares de turistas e religiosos que principalmente no mês de junho vem renovar sua fé, agradecer ou pedir uma graça a Santo Antônio; no dia do Santo Casamenteiro estima-se que mais de 15 mil pessoas vindas dos mais diversos lugares do Brasil e do exterior visitam Fagundes, movimentado o comércio local.
No ano passado foi inaugurado o calçamento de acesso a Pedra que está a mais de 800 metros acima do nível do mar, facilitando o trafego de pessoas e veículos.
A Pedra é hoje muito mais que um ponto de turismo religioso, a quatro anos é realizado o Desafio Pedra de Santo Antônio de Downhill, uma idealização do atleta Hugo Tattoo, onde a Prefeitura Municipal, a Federação Paraibana de Ciclismo e parceiros dão toda a estrutura para a realização do evento, que neste ano de 2010, passa a fazer parte do Calendário Nacional do Evento.
A Cidade é hoje uma das principais cidades turisticas da Paraiba. tendo como seu principal ponto turístico a Pedra de Santo Antônio, e que recentemente foi inaugurado o Parque Haras Candeias, onde ocorrerar vaquejadas constantemente. Durante a inauguração trouxe otimismo para a população por terem mais um atrativo na cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

13 - Festa de Santo Antônio 

 Dezembro

22 - A principal festa do aniversário da cidade, sempre com grandes atrações artísticas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FAGUNDES

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3393-1760 / 1761

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Viação Fagundense = Que liga a cidade de Fagundes a cidade de Campina Grande diariamente e em horários regulares.
Viação Mae Joana = Que liga a cidade ao sitio mae joana, pela manhã e meio dia para conduzir alunos da area rural a cidade.
Viação Trapiche = Leva os moradores pela manhã para a cidade fazer compras e durante a semana na parte da tarde transportes de estudantes.

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3393-1697

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários de Fagundes

Olá! boa noite! me chamo Geraldo Trajano sou fagundense amo minha cidade, quero desejar um bom crescimento para Fagundes em breve estarei com todos os fagundenses. tchau!! Um abraço!
Por: Geraldo trajano

conheço sim,gosto muito.pois já morrei la atualmente morro no rio de janeiro mas não esqueço de la .
Por: sueleide

sou filha da terra,embora muito tempo sem ter contato com minha gente que ainda mora ai.continuo ama-la, tem mais de trinta de anos que sair dai.
Por: maria da guia de melo

tambem sou mrador de fagundes conheco bem este lugar bom conheco a rua da cha acude novo acude velho rua do tambor a feira tradicional de todos os sabados em fagundes que ja deve ter decadas a festa da pedra outro evento tradicionalissimo que tambem ja tem decadas e decadas
Por: uilson gomes de melo

DIFICIL É DIVIDIR MEU CORAÇÃO PERNAMBUCANO COM PARAIBANO. AMO VOCES FAGUNDENSES. PEDRA DE SANTO ANTONIO MELHOR LUGAR QUE ENCOTREI PARA COMPOR , MEDITAR E AGRADECER A DEUS PELO MEU DIA.
Por: WILTON MANOEL DOS SANTOS

A cidade é linda!Já estive aí na pedra de Santo Antonio.Achei as fotos da página muito lindas! Paeabéns!!!!
Por: janeide

Eu acho a cidade de Fagundes linda e aconchegante , isso porque aconheço muito bem.
Por: tânia

BELA CIDADE UM LUGAR PERFEITO PARA FERIAS E PARA QUEM GOSTA DA NATUREZA
Por: patricia

meus pais moram em sitio catuca pertinho do ponto turistico pedra santo antonio e muito bonito vale pena visitar...
Por: francisco de assis figueiredo filho

Boa tarde povo de Fagundes sou desta terra linda que amo de paixão mais estou no Rio de janeiro a muitos anos.mais sempre que tenho ferias.visito minha terra para rever parentes é amigos um brande abraço em tias é primos que tenho ai é abraços a familiares do saltoso SR. josé jaca é familia...ate breve .minha Paraiba querida Nego....viva a Paraiba...
Por: josé ivanildo campos

Bom dia sou filho desta terra linda amo minha terra tenho raizes ai voltarei para matar saúdades abraços para todos dai...
Por: josé ivanildo campos

Fiquei muito feliz em encontrar este Portal da Cidade de Fagundes.Sou do Sítio Limão,bem pertinho do maior ponto turístico de Fagundes, a Pedra de Santo Antonio.Moro no Rio de Janeiro,sempre que posso visito a minha Terra Natal.Beijos para minha Mãe Verônica, meus irmãos José do Rádio e Lilia.que residem aí.Valeu Galera Fagundense!!!!!!!!!!
Por: Dionízio

eu cnheci fagundes em 2008 adorei estuou voltando agora em2009. adoro cidades ondes tudo e simples e bonito.
Por: eliana leal

um cidade cheia de encanto e religiosidade,pois qm ñ conhece a saudosa pedra de santo antonio?linda e imperiosa desvirginando a natureza intensa. tenho muitas lembrancas desse lugar. uma emoção muito grande qdo passei debaixo da pedra um experiencia fora do normal. bjs . amo essa cidade.
Por: vivian

Adoro esta cidade maravilhosa,moro no Rio de Janeiro, mas minha Mãe Verônica Nunes, meus irmãos José Dionízio(Zé do Rádio)e Lilia moram aí bem pertinho da Pedra de Santo Antonio, no Sítio Limão.Brevemente farei uma visita a minha terra natal.Um abraço a todos os Fagundenses e amigos....
Por: Dionízio Ferreira

estou muito cotente em conhece esta cidade que esta situada no setado da paraiba
Por: iremar de melo barbosa

gostei muito dessas foto da pedra de santo antonio abraço
Por: ronaldo pedro

Sou filho de Fagundes, mas resido fora da cidade, porém sempre a visito. O clima, a tranquilidade, belezas naturais, como: Serras, vales, sitos, casarios, a Pedra de Sto Antonio e a Igreja são pontos fortes a serem destacados, além do artezanato, culinária e as festas regionais, tais como: festa de São Sebastião, juninas e a tradicional trilha da Amizade percorrida por motociclistas em um clima de paz. Como destaque dia de Sto Antonio. O dia em que litaralmente a cidade pára. Quem quizer conhecê-la,chegando a cidade, procure nosso ambientalista ARAMY. Ele terá o maior prazer em apresentra toda beleza natural da nossa Rainha de Bodopitá.
Por: Valdemir Felix de Andrade

adoro fagundes!moro em brasilia mas sou de queimadase estou morrendo de saudaes desta cidade que tem uma festa de rua super legal!
Por: cristhiany barbosa

esse lugar magico e acolherdor e meu primeiro referencial de vida, pois ai nasci e vivi com muito orgulho ate 17 anos. um grande abraço aos amigos e parentes que ai vivem.
Por: Renato Mouzinho de Araujo

não moro em fagundes mais conhesso muitobem suas trilhas, pra min ela é a capital das trilhas, ja trilhei em muitos locais e nunca encontrei tantas trilhas maravilhozas quanto em fagundes. reconmendo tem trilha pra todo gosto...
Por: sandrinho.

eu amo este lugar eu vou voltar a mora ai abraço ate um dia em brevi estarei di volta para minha terinha qerida
Por: eliomar macedo da silva

Amo a cidade em que nasci, aí tenho meus pais, meus irmaos e toda familia. Tudo nessa cidade é simples e muito bonito um exemplo é a Igreja matriz que nao deixo de admirá-la. Quando estou aí sinto grande uniao nos habitantes dessa terra, afinal somos irmaos. Gde beijo a todos, sandra.
Por: sandra

estou em roraima e morrendo de sudades de minha terra brevemente estarei ai.
Por: joao bezerra

Fagundes: Cidade da Fé Inicio do Movimento Revolta dos Quebra-Quilos
Por: Humberto Trajano de Andrade Silva

Há um ditado antigo que diz: "Quem bebe da água de Fagundes, volta." Embora não tenha nascido nessa cidade, vivi por dez anos tendo um carinho imenso por ela. Com parentes e amigos que moram lá, ou que como eu, a visitam sempre que podem, é sempre um privilégio estar em Fagundes e ensinar meus filhos a valorizar e amar a terra de nossos ancestrais. Com o desejo de vê-la sempre crescer e melhorar a qualidade de vida de seus moradores. Sou fagundense de coração. Beijo Fagundes!
Por: marise barbosa leal

meu neme e filomeno sou filho natural de fagundes tenho alguns parentes ai em FAGUNDES SOU DA FAMILHA MELO ESTIVE AI A DOIS ANOS ATRAS TIREIHE FOTOS DA PEDRA S.ANTONIO TENHO MUITAS LEMBRANÇAS DOS AMIGOS DA INFANCIA DO GRUPO DO ACUDE DA BARRAGEM DOIS SITIOS E DAS FRUTAS E DA FESTA DO FINAL DE ANO UM ABRAÇO A TODOS FAGUNDENSE E NUNCA ESQUECI DO TIME PALMEIRAS DE FAGUNDES ABRAÇO A TODOS FAGUNDENSE PELO MUNDO FUIII FILÓ
Por: Filomeno janes de melo

a cidade fagundes e tudo de bom eu sou filha de la em fagundes e la tem varios pontos turistico
Por: terezinha

sim e amo de coração hoje estou morando em sume mas nunca esque ço de suabeleza e hospitalidade
Por: abanaze

óla sou morador da cidade de fagundes minha cidade maravilhosa...
Por: severo

sou de fagundes como estou com saudaldes dessa cidade estou morando em caçara qualquer dia desse vou visita
Por: thiago da costa silva

esta terrra me fez me criou e me criticou sou de coracao e alma fagundense trilhei caminhos errado hoje agradeco a homens mulheres e cidadoes que so queria meu ben e eu nao os entendiam amo agradeco venero adimiro todos os filhos e amigos de fagundes hoje cidadao maranhense da cidade de pinheiro mais apaixonado por fagundes terra que um dia voltarei para ficarrrrrrrrrrrrr
Por: alexandre albino

MORO NO RIO DE JANEIRO MAIS FAGUNDES E MINHA TERRA QUERIDA LEMBRO MUITO DA MINHA INFANCIA PEDRA DE S. ANTONIO PARQUE DE JOÃO BERNADO NAS FESTAS NO FINAL DE ANO ACUDE NOVO ACUDE VELHO NO TEMPO QUE EU JOGAVA BOLA DE FUTEBOL NO CAMPO DO PAMEIRAS TREINANDO COM OS TITULARES SOU DA FAMILHA MELO MUITO CONHENCIDA EM FAGUNDES QUERIA QUE ALGUNS AMIGOS DESSA ÉPOCA FIZESSE ALGUM COMENTARIO DESSA ÉPOCA DAS PROFESSORA ENTRE 1960 A 1972UM ABRAÇO ATODOS FAGUNDESES ESTOU DE OLHO FILOMENO FILÓ
Por: FILOMENO JANES DE MELO

GOSTEI REVER FAGUNDES EU SOU DE AROEIRAS MAS CONHEÇO FAGUNDES. ATUALMENTE MORO NO RIO DE JANEIRO SINTO SAUDADES.
Por: beia alves

sinto tristeza,desencanto,ao falar de fagundes...guardo poucos com carinho..e mts com magoa:(
Por: eu

eu amo esse lugar saudades de fagundes um dia eu volto a mora ai bjos para todus dai
Por: eliomar macedo da silva

sou muito feliz por ter naicido em fagundes e quando vi as foto dai ficei feliz por de mas em agostop eu vou ate ai so para curti a minha cidade que eu amo de paixão
Por: severino

gostaria de deixar o meu comentario sou Paraibano de coraçao conheço do sitio surrao dos possos Galantes e Fagundes como queria matar a saudade vendo fotos das ruas onde passei a minha infancia peço ao blogueiro fotos das ruas da cidade.
Por: Chiquinho

adoro esse lugar foi ai que nasci estudei hoje estou em campinas-sp faz 30anos que nao vou ai mais estou preste a vizitar minha terra natal passei muitas vezes por baixo da pedra de santo antonio um abraço ao meu professor geraldo domingos ze cruz herculano a todos do sito cumbe que saldade
Por: jose pedro neto

Cidade de pessoas abencoadas pelo padroeiro e por SANTO ANTONIO.... cidade amada pelos moradores e por quem nela nasceu e viveu... mesmo quem nao vive lá sempre que possivel vai fazer visita e passsar as ferias... amo minha cidade e tenho orgulho de ser 100% FAGUNDENSE..
Por: FABIO JUNIOR

a minha cidade maravilhosa eu amo fagundes cidade dos encantos mil essa e a cidade de fagndes um pedacinho do meu brazil
Por: rosangela maria dionizio

taí cidade que gostaria de conhecer pelas suas belezas naturais
Por: wagner

sim,ja fui pra Fagundes e gostei muito desse interior o meu esposo é doidinhopra morar ai mais eu ñ quero ficar distante da minha familia?
Por: sol

Alô amigos dá minha cidade natal,Fagundes.Fico emocionado só em falar,e lembrar dos momentos,passado do meu tempo de escola...foi td de bom.Que saudades sinto do açude novo e daquela subida dá chã,é só lembraças.Hoje moro no rio de janeiro,jamais vou esquecer dai.Um abraço à todos Fagundenses e até aproxima fui...
Por: josenildo Arruda

quero conhesera sidade honde eu naisie adoro a minha sidade um abraço para todos os fagundenses
Por: nilson

sou dfagundes sim,adoro essa cidade maravilhosa,no momento moro rio djaneiro.sou filha dze dlimao e eunice,,tenho lembrancas boas,e ruins tambem,meu heroi,meu pai morreu bem na praca dfagundes, ainda tenho minha heroina,minha mae e os meus irmao ai qeu amo dmais..beijos a todos
Por: elidiane

Fagundes e uma cidades,bomita,temums pontos turistica lindo!
Por: fia

Alô galera,dá Rua Raimundo Tavera!..conhecida como R.do Campo.Morei ali um bom tempo e espero voltar em breve,que para mim é um prazer.E ae Leomar Macedo,é muito bom ver o seu depoimento,e o Ronaldo Pedro tb...o meu irmão.Em fim à todos os fagudenses,um feliz natal e um prospero ano novo e ficam cm Deus.Um abraço mãe!.. te amo;valeu Fagudes,louco por ti.
Por: josenildo Arruda

Em minhas férias pretendo conhecer a cidade,visitar pontos turísticos e algumas igrejas da assenbleia de Deus.
Por: jose fagundes filho

fagundes é uma cidade pequena mas muito linda e boa de se morar em breve estarei morando ai se deus quizer abraços a todos os fagundenses ate breve
Por: jose marcio

eu passei minha adolecencia neste lindo lugar hoje moro no rio mais sou de uma familia tradicional da cidade de fagundes sou neto do saudoso antonio & maria barbosa estive la em 2009 pretendo voltar em2012 um abraço para todos fagundese que Deus abencoi a todos.
Por: Ronaldo Barbosa Soares

estou feliz por rever minha cidade fagundes
Por: reginaldo

so fagundense. moro no Rio, mas esta cidade estar sempre em meu coração ,Fagundes meu torão.
Por: Geraldo Mendes Cavalcante

Favio alves fagundes menha terra lida estou lar em 2012 se Deus quiser
Por: flavio alves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Fagundes
Fundação:
1961
Altitude:
505m
População:
12.264 habitantes
Área:
235,9km²
Densidade Demográfica:
51,99hab/km²
CEP:
58430-000

Envie seu comentário sobre Fagundes