Dona Inês

Dona Inês-PB
banner

Bem-vindo a Dona Inês!

banner

As melhores pousadas em Dona Inês podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Dona Inês

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Por volta de 1850 alguns vaqueiros procuravam vacas desgarradas quando avistaram uma fumaça que se erguia ao pé de um penedo. Achando estranho foram identificar o fato e encontraram em baixo de um cajueiro uma mulher branca e um escravo. Ela se dizia senhora de um engenho em Pernambuco e se chamava Dona Inês, mas os vaqueiros desconfiaram que ela estava fugindo de algum lugar. Em vista do acontecido o lugar conhecido como Dona Inês nome que se conserva até hoje. Da mulher e do escravo ninguém mais ouviu falar. Próximo ao local existia um poço com água de ótima qualidade onde os vaqueiros e viajantes que ali passavam se serviam. Pouco depois começaram a surgir alguns sítios e fazendas. A primeira casa do povoado foi construída pelo padre José Teixeira e a capela foi erguida em 1905 em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Sua emancipação efetivou-se no dia 19 de junho de 1959.
 
Gentílico
 
donainesense

Significado do Nome

Homenagem à senhora de um engenho.

Aniversário da Cidade

17 de Novembro

Gentílico

donainesense

População

10.517 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É um lugar de águas cristalinas, seus rios e cachoeiras encantam os olhos de quem vê.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Municípios de Bananeiras (15 km), Araruna (3,5 km), Riachão (9km), Campo de Santana (17 km) e Solânea (16 km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

155 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Seró

A Cachoeira do Talhado, fica aproximadamente há 5 km da cidade. É um lugar de rara beleza, fica plantada em um grotão com uma vegetação nativa de porte médio, com uma altura de 30m. É alimentada pelas nascentes da própria Mata do Seró, água cristalina muito fria. O acesso tem um certo grau de dificuldade, mas compensa a sua beleza.

Mata do Seró

A Mata do Seró fica a 03 km da Cidade de Dona Inês, é uma reserva de Mata Atlântica com 170 hectares preservada, pertencente ao INCRA, com uma flora rica em: ipês, jucá, pitiá, murici, jatobá, barrigudas, pau açu, e uma grande variedade de bromelhas. Lugar propício para fazer trilhas, visitar e respirar o ar puro, pois funciona como o pulmão de Dona Inês.
As trilhas mapeadas podem ser conduzidas por guias treinados no curso de TRILHAS E CAMINHADAS ECOLÓGICAS promovido pelo SENAR, estando as mesmas cadastradas no Anda Brasil.

Lagoa da Serra

Dona Inês é aconchegante
é como quadro na moldura
desenhado na horizontal
predominando a fartura
é uma cidade mirante
vê-se tudo muito adiante
bela é sua formosura.

Igreja Mãe

Bem em cima do relevo
há quinhentos metros do mar
Dona Inês está plantada
como uma árvore secular
espalhando sua raiz
aqui você é feliz
venha então nos visitar.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DONA INÊS

E-mail:

Telefones: (83) 3377-1003

Sites: http://pmdonaines.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Dona Inês

EU SOU DE DONA INÉS E ACHO MUITO LINDA E ORGANIZADA A CIDADE. ESTOU INDO PASSAR AS FÉRIAS AGORA EM OUTUBRO. OBRIGADO SENHORES POLÍTICO POR CONSERVAR ESTA CIDADE.
Por: EVERALDO COSTA RIBEIRO

Sou filha de Manoel ferreida da Costa e Maria Ferreira de Araujo,nasci nessa maravilhosa cidade onde morei por 17 anos,ja participei de muitos eventos tenho orgulho de ser filha de DONA INÊS.Hoje moro atualmente em Saõ Paulo a quase 10 anos mas meu coraçaõ sempre estara nessa maravilhosa cidade. Uma das coisas das coisas que não consigo esquecer foi de um evento que a prefeitura fez pra quen escrevese uma redação sobre a cidade,e como filha de uma dos mais velho morador de lá ganhei o segundo lugar, e fiquei muito feliz. bjos pra todos.
Por: Ana Patricia Ferreira da Costa

vivo em Dona Inês,e modesta parte moro na melhor cidade do mundo,aqui todos somos familiares,pessoas hospitaleiras sem falar na natureza exuberante ex: a mata do ceró,clima agradavél;venham todos conhecer esse pedacinho do ceú onde as tradições e a mdernidade convivem harmoniosamente.
Por: vanessa lima

gente vcs precisam visitar essa cidade maravilhosa q e dona ines aq tem muita coisa para se divertir !!! venha conhecer dona ines
Por: gabriell

Nasci nesta cidade e ainda bebê vim para São Paulo com 9 anos voltei para co- nhecer e visitar parentes, sou bisneta de Mocinha Maia,hoje estou com 39a-nos mas até agora guardo boas lembranças desta ci- dade pequena mas acolhe dora.Quem sabe não vol- to um dia para rever os tio e primos!
Por: Lenira G. Maia

Minha cidade Natal! Linda, percebe-se o quanto desenvolveu! quanta saudades! Um dia voltarei a minha terra para ve de perto como está bem cuidada, parabeniso aos Prefeitos pela melhoria.
Por: Vera

dona inês uma da cidades mais boas do nordeste. a nota é 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10
Por: sergio menezes santos

belezas naturais como: Pedra lavrada com mais de 100 de altura, cachoeira do letreiro(existe escrições rupestres), mata do seró, poço do coboclo, ponto de luses das cidades visinhas ao anotencer. E mais, as festes tradicionais e religiasas durante o ano todo.
Por: Ailton Alves de Lima

conheça a cidade de Dona Inês/PB pelo site WWW.pmdonaines.pb.gov.br
Por: Ailton Alves de Lima

linda cidade gosto de tudo q tem nela parabens aos dona inesense
Por: gizelda santos

DONA INES É MAGNIFICA! MELHOR CIDADE PRA SE VIVER DO MUNDO FUTURA CAPITAL DO BRASIL, PODE TER CERTEZA VENHAM PARA DONA INES, O FUTURO ESTÁ AQUI... AMPLA REDE TURISTICA, DIVERSÃO A TODO MOMENTO E TD QUE O SER HUMANO NECESSITA PRA SER FELIZ PLENAMENTE!
Por: MARCOS PERES

Dona ínês é uma cidade maravilhosa . Cresci,estudei e vivi la durante alguns anos.Esta cidade é cheia de belezas que encanta os olhos de quem mora lá e de quem chega para visitala. Dona Ínês te amoooo!!!
Por: DAIANA A. DA PAZ OLIVEIRA

Nascvi na capital mas mim criei aqui e amo essa cidade!!!!!!!!!!!!!
Por: claudiane

[red]que cidade linda, Paraíba que é tenhe cidades tão históricas é mravilhosas.
Por: rafael susa do vale

Dona inês é linda. Sai de lá há 20 anos, para o rio. Voltarei em breve. quem sabe, de vez.
Por: jose antonio da silva

opa!eu moro em dona inês,essa cidade é maravilhosa,além das pessoas hospitaleiras,organização,ainda temos umas reservas ambientais lindas,vcs precisam conhecer essa cidade...
Por: carol

Ja morei em Dona Ines! uma bela cidade. faz mu7ito tempo que nao vou la mas irei em breve.
Por: gelson

uma cidade muito linda que merece um pouco mais de reconhecimento no estado!!!com pontos turisticos belos!!
Por: j.bruno

dona ines é uma cidade maravilhosa faz tempo que conheço e amo essa cidade gosto das festas em janeiro sempre vou para dona ines ...
Por: daniele andrade

sou filho de D.Ines. moro em j.p. mas nunca esqueceremos nossa terinha. parabens Dona Ines por seus 50 anos.
Por: vandir justino

Nasci em Dona Ines, hoje moro em SPaulo. Dona Ines é linda e maravilhsa.
Por: pedro freire de assis

esta cidade e linda e minha cidade estou aqui longe muito longe mas meu coração esta ai,,,,,
Por: ana alice

eu amo minha cidade ela esta cada vez mais linda estou em são paulo mais meu coração esta ai...
Por: ana alice

moro no Rio, mas meus pais moram em dona Ines, Sr Raimundo e dona Maria, e fiquei feliz em ver a cidade crescer como esta crescendo, parabens Sr prefeito e no Natal estarei ai para festejarmos juntos
Por: Francisco pereira dos santos

Parabens dona ines por esta acompanhando o mundo virtual e mostrando para nos que moramos longe dos nossos moro no Rio mas meus pais moram em dona ines SR Raimundo e dona Maria. RARABENS Sr prefeito e boa gestao
Por: Francisco pereira dos santos

Minha cidade q tanto amo, morro de saudades. Quem ñ conhece tem q conhecer, pessoas muito hospitaleiras, tranquilidade e sossego. Sem falar nas festas q são show!!! Adoro á Deus e amo Dona Ines!
Por: Milene Rodrigues

Eu nasci nessa cidade, mais sai dai ainda criança ,tenho familiares ai sou neta de mimi e Conceição . subrinha, de Onias eEnoque . beijos para todo. achei a cidade linda ainda irei conhece beijos tchau! meu nome Rosimeiry conhecida como (ROSA)
Por: Rosemeiry da silva

ja morei na cidade de dona ines, epoca nao muito boa mas senpre amei e vou amar essa cidade ....sauadades eternas,bom trabalho antonio justino!!
Por: laurimar siva c da cunha

Ainda não tive oportunidade de conhecer essa cidade mesmo tendo familiares que vivem nesta linda cidade.Moro na cidade de SÃO PAULO-SP ,sou neta de MANOEL ALVES DE LIMA E MARIA GUEDES DE LIMA, já falecidos.parabéns por esta linda cidade um dia ainda terei prazer em conhecer pessoalmente e rever tios,tias ,primos etc...
Por: DEISE ALVES DE LIMA

OLA PESSOAL BOM DIA MANDO UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS CONHEÇO ATRAVES DA INTERNET AQUI EM SAO PAULO TENHO VONTADE DE CONHECER DE PERTO MEUS VINZINHOS SAO DAI BEIJOS E ABRAÇOS DO AMIGO DA INTERNET.
Por: valmir alves santos

Nossa cidade é maravilhosa! Venha conhecer nossos rios, matas, igrejas e também a nossa história de lutas e conquistas.Amo minha cidade!
Por: Paula Alves da Silva

eu paticularmente gosto muito desta cidade estive ai por volta da decada de 70 amei o desenvolvimento da cidade a presevação ambiental e gostaria de volta .
Por: almiran fernandes

eu paticularmente gosto muito desta cidade estive ai por volta da decada de 70 amei o desenvolvimento da cidade a presevação ambiental e gostaria de volta .
Por: almiran fernandes

Sou filha de Severino Alves da Rocha, dono do Sítio Queimadas,hoje dos seus filhos,por herança. Assim como meus seis irmãos mais velhos q eu somos naturais de Dona Inês. Meus avós maternos eram os donos do Lajedo Preto, hoje pertence aos herdeiros de meu irmão Manuel Alves da Rocha Irmão, que o comprou aos tios. Além dos lajedos e cachoeiras, a paisagem da baixada do Curimataú vista do alto merece maior exploração turística...
Por: Gelza Rocha F.de Carvalho

Não conheço esta linda cidade, mas brevemente conhecerei. Tenho 47 anos. Sou acadêmico de Direito do 8º semestre, em Belém/PA. Meu pai é natural dessa cidade e maioria dos parentes dele reside tem residência fixa nesse paraiso que acabei de conhecer via internet. Pelo que percebi através das fotos, o atual prefeito vem desempenhando um papel de ótimo administrador. Parabens! Sou descendente da família Costa, nessa tão sonhada cidade.
Por: Antonio Pereira Costa

cidade calma e tranquila para ter um bom descanço!eu e minha esposa amamos dona inês
Por: osmar

cidade boa para curtir as férias!! em breve estarei ai!!
Por: denise

nasci nessa cidade linda ,e cada dia que passa fica mais bonita ,fico muito feliz de ver como cada dia ela fica irreconhecível,estou a sete anos em são paulo mais morro de saudades dessa cidade maravilhosa....
Por: cristiana vicente

ola meu nome e rosa sou casada a 10 anos com francisco maximino já morei em dona ines e uma cidade muito acolhedora eu adorei e voltarei em breve junto ameu marido e filhos .
Por: rosa castillo sandoval

esta cidade e um encanto .nasci ai ,adoro oooooooooo
Por: fçorisvalda

adoro a cidade muito bonita maravilhosa valmir de sao paulo beijo
Por: valmir alves santos

eu moro na cidade de dona ines a 4anos.e é uma cidade maravilhosa,cheios de pontos turisticos como a mata do seró.eu amo a mata
Por: juliana

adoro a cidade de dona inês . eu morava lá mas hoje moro no rio de janeiro quando tenho férias vou pra lá visitar minha familia .adoro minha pequena cidade
Por: juliete

e uma honrra pra mim da minha cidade natal e muito linda tenho muitas saudades,na minha epoca nao tinha essa pousada, ou seja a cidade era muito pequena, creceu muito linda,to orgulhosa de ser de DONA INES, parabens.
Por: Rosilene Maria

Deixei esta cidade em 1962, voltei em 1999, mais de 10 anos não sei como anda seu progresso e as pessoas que lá vivem gostaria de fazer uma pequena visita, mas não sei quando voltarei a minha querida cidade, onde passei a minha juventude até meus 15 anos.
Por: Sebastião Matias da Silva/Brasilva

tenho prazer em falar para os meus amigos que sou desta cidade, que é muito acolhedora e aconchegante vale apenas ir conhecela. vc vai amar
Por: edinalva paulino de andrade

nao conheço dona ines,mas escuto muito falar sobre esta cidade.principalmente sobre uma cachoeira que tem la.gostaria muito de as fotos .
Por: vania maria simoes paiva

dona ines esta muito bonita apesar de estar situada em uma região muito seca junior galdino . estou em sp mais nunca esqueci da minha terra natal.
Por: juniot galdino

OLÁ ESTIVE AI EM DONA INÊS NAS ELEIÇÕS DO 2 TURNO I ADOREI GOSTEI DA FESTA LA NA CRUZ DA MENINA A PESAR DE SER PRIMEIRA VEZ KI FUI AI.rafala lima.
Por: Rafaela lima

Em primeiro lugar parabens, para nossa cidade, pelo seus 50 anos , nossa jovem senhora, com tantos filhos por esse brasil e que nunca a esquece, como eu filho dessa terra, apesar de longe nâo esqueço nossa querida dona ines atè porque tenho meus pais morando aì. e aproveito para mandar um grande beijo para os dois em especial. seu RAIMUNDO e DONA MARIA QUELU enfim abraços para todos principalmente pa quem me conhece. e até breve.
Por: francisco pereira dos santos

conheço a cidade + não soou do tempo da pousada. fico contente que nossa cidade tenha evoluido.
Por: dapaz

eu sou de dona ines...,mais moro em sao paulo mais amooooooooo minha linda cidade..
Por: ANA ALICE

Dona Inês minha terra um dia eu volto. um abraço para todos os meus amigos que ai estão.
Por: lourival

Cidade linda, gosto muito de dona ines, Agora em janeiro to ai.
Por: Edvaldo Justino de Araujo Junior

dona ines é a cidade mais bela do mundo venha conhecer dona ines quem nunca visitou a cidade . venha passar as festas de são sebastião em dona ines dia 21 racha de paredao dia 22 forro pegado jeito certanejo dia 23 forro da xeta solteroes do forro nao perca dia 21 ;;22;;23 2011
Por: aldemir

um abraço para todos da cidade de dona ines um beijo
Por: marcos luis

nasci no municipio de Dona Ines no sitio serra do sitio mando um grande abraços para todos da cidade
Por: luis rodrigues

gosto da minha cidade onde nasci e cresci, do sitio cruz da menina onde passei um bom tempo da minha vida. grato lourival
Por: lourival antonio da silva

sou da cidae mas moro em cuiabá não troco a cidade de dona inês por nada sei como e ótimo te uma cidade limpa e bonita meresse te reconhecimento univessal ...
Por: jackson luiz

minha terra e so minha e de mais ninguem francisco enedino da silva neto chico neto netinho
Por: chico neto netinho musico cantor

cidade maravilhosa e dona ines;eu tenho amigos que mora ai mas eu conheço a cidade so por conpuntador amo a cidaqde.grande beijo a todos-valmir
Por: valmir alves santos

ola povo de dona ines boa noite eu conheço a cidade so pelo conputador mail em breve estarei morando ai maravilhosa valmir
Por: valmir alves santos

Dona Ines e maravilhosa foi onde eu nasci vivie a ter meus dezoito anos tenho amigas amigos mais um e muito especial pra mim rafael p:L so tenho lembrança boa dessa linda cidade
Por: maria jose fontes

parabens dona ines,pela essa paissagem maravilhosa,
Por: isaias

Dona inês é tudo de bom, não existe igual. todos os dias olho o site da minha cidade, cidade essa que todos os domingos vou visitar amigos e parentes.
Por: benilson

morei nessa cidade linda maravilhosa sinto muita saudade pricipalmente da minha adorada cunhada gracinha
Por: maria jose

dona ines.tenho amigos que mora ai; conheço a cidade atraves da internet;mas e muito bonita a cidade.hoje eu posso dizer que conheço a dona ines.valmir grande abraço
Por: valmir alves santos

sou da cidade de dona ines adoro essa cidade maravilhosa gente humilde e feliz pretendo passar minhas ferias ai porque amo essta cidade tenho dois anos aqui no rj mas nao mim esqueco desta terra e das pessoas que beijos a todos dessa cidade maravilhosa.
Por: tatiana sousa da silva

dona ine~s e uma cidade muito pacata e maravilhosa e a colhedora .
Por: francisco ribeiro da silva

ola eu sou o valmir tudo bem com voces.aqui tudo bem,obrigado.dona ines adoro a cidade maravilhosa,tenho pessoas conhecida ai.valmir
Por: valmir alves santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dona Inês

Envie seu comentário sobre Dona Inês