Coxixola

Coxixola-PB
banner

Bem-vindo a Coxixola!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Coxixola, fotos, informações, os principais hotéis de Coxixola, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Coxixola, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 475m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.243 habitantes. A área total de Coxixola é de 113,7km², e sua densidade demográfica é de 10,93hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Coxixola-PB é 58588-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Coxixola

Roteiros do Brasil

Região


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Ao Norte do riacho Espinheiro, o primeiro morador foi o senhor Felix Tito, trineto e vaqueiro do capitão Domingos de Farias Castro, português que veio possuir terras e gados no Brasil em 1700, adquirindo terras dos Oliveira Ledo.
Este capitão teve 10 filhos e entre eles existiram duas filhas  que geraram descendentes que possuiram terras ou moraram em Coxixola.
A filha Izabel de Farias casou-se com José da Costa Romeu que a após viúvo, casou-se com Izabel Bezerra, sendo os pais de Hilario da Costa Romeu, pai do Major Domingos da Costa Ramos, nosso primeiro habitante, nascido em 7 de Maio de 1797.Ele foi pioneiro no carri, na ultilização da prensa para enfardamento de algodão.
Outra filha de Domingos Faria Castro, foi Ana de Faria Castro, descende Inácio de Faria Castro neto de Antão da Cruz Porto e Ana de Oliveira irmã de Teodósio de Oliveira Ledo, fundador de Campina Grande. Desce, nasceu Porfilio José Limeira, pai de Firmino José Limeira que residiu em Coxixola. Pois, seu inventário iniciado em 1916 fala de um sítio de nome Muqueca, próximo ao nosso povoado.
Também era filho e Inácio Faria Castro, Tito de Sousa Aragão, pai de Felix Tito nascido em 1854, um dos primeiros moradores de Coxixola.
Nosso morador da parte Sul, o Mjor Domingos faleceu em 1878 deixando aqui o Major Domingos II. Que daqui retirou-se em 1892 vendendo suas terras ao senhor Zeca Cipriano que era casado com Dona Florzinha com quem teve 17 filhos. O mais novo, o senhor João Zeca nascido em 9 de Maio de 1902 e falecido em 22 de dezembro de 1999. Segundo ele seu pai tinha adqurido o vapor de algodão que ocupava a vida de todos o filhos, tropeiros que descaroçavam o algodão e o conduizam para Campina Grande, em seus burros que ficavam amarrados onde hoje é a Praça da Bandeira.

Significado do Nome

Segundo a tradição oral alguém que passava ao Sul de Coxixola, encontrou cablocos que batiam tijolos.Quando enterrogados porque faziam tijolos, responderam: Vazer fazer um Cochicholo( Casa Pequena- Tupi-Guarani).

Gentílico

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

População

17.771 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade incrível

Clima 

tropical

Temperatura Média 

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

O município de Coxixola fica localizado no sertão do cariri, em uma planicie situada entre a Serra da Palmatoria, a Serra da Corora Branca e o Serrote dos Bois. Possui uma área de 113,6km².

Limites

Limita-se ao norte com São João do Carirí e Serra Branca, ao sul Caraúbas e Congo, ao leste Carnaúbas e ao oeste Serra Branca.

Acesso Rodoviário

 

Distância da
Capital

246 km

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro/ Dezembro

 Março

18 e 19 - Comemoram também a Festa de São José.

 Junho

24 - Os habitantes de Coxixola comemoram com grande alegria os festejos juninos, A festa de São João é a mais comemorada.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COXIXOLA

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3353-2298

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS

E-mail:

Telefones: (83) 3306-1028

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.coxixola.paraiba.com.br

www.paraiba.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Coxixola

nasci aqui moro em sao paulo ja vim a passeio e gostei muito da cidade te nho parentes aqui .e assim que possivel estarei aqui outra vez.abraço a todos.
Por: naldinho

Parabéns para o povo de Coxixola pelo exemplo de educação,sou de Serra Branca mais conheço muito bem a cidade de Coxixola (Cidade limpa povo sivílizado)e tambem a organização dos governantes da Cidade,um beijo pro povo de Lá.
Por: Francivaldo de Sousa

coxixola e uma cidade incrivel amanha eu to indo pra la pq tenho familia ai e a familia dos gonçalves muito grande ai mais eu gosto muito dessa cidade...
Por: gilson

Sempre uma vez no ano visito em caravana os municios de paraiba e uma dessas que já estivemos foi coxixola por 2 vezes,um local bom para descansar e aliviar o corre corre da vida.Fizemos amizade com várias pessoas.Eu sempre gosto de locais assim "Coxixola existe..."
Por: elenilde m. dos santos

eu gosto da cidade da minha mãe.É pequena mai gostosa de viver.
Por: laura de almeida salvador

minha cidade maravilhosa nunca eaquecerei quem vem ñ quer mais sair
Por: kamla

Caro leitor, Gostaria de ter uma foto da placa que vi na entrada nessa acochegante cidade com o seguite dizer: Cuxixola existe (e) é aqui. Obrigado, ac buriti
Por: ac buriti

cidade ótima ,pequenina e muito acolhedora...no cariri paraibano é terra de fente aleggre e de bom coraçao.
Por: mario

NASCI EM COXIXOLA, ADORARIA MORAR NESTA CIDADE, MAS NÃO POSSO, VIVO NO RJ, POIS AQUI TENHO UM EMPREGO QUE AMO, MAS BREVE ESTAREI VISITANDO ESSE LUGAR QUE TENHO TANTA SAUDADE. SAUDEDE DA CIDADE E DOS AMIGOS DE INFANCIA. ATE BREVE...............
Por: pedro viana diniz

conheço coxixola tenho muitos familiares e amigos,sempre que posso estou lá,gosto muita da cidade ela é muito aconxegante e bonita.
Por: neide amorim

Pertencer a família de sse lugar tão maravilhoso é muita honra. Lugar que meu pai nasceu, brincou e conseguiu levar o seu encanto para todos nós. Tenho muitas saudades de todos que conhecí aí, minha família que amo. Quantas Saudades!
Por: Glauce Maria Neves de Barros Lima

Melhor lugar não há. Meu avó era de lá e tenho o sangue de coxixola nas minhas veias. Pense num lugar arretado!
Por: Hugo Furinga

terra do meu pai, que tanto amava.tenho muitas saudades da cidade e do seu povo.
Por: glauce maria neves de barros lima

Fomos à Coxixola para a festa de Emancipação da cidade, festa esta, Super orgqanizada, com 03 bandas sendo uma delas a famosa GATINHA MANHOSA, a estrutura da festa não precisa de comentários, nota MIL. O frio gostoso, a hospitalidade do povo coxixolense é diferente do nosso Brasil. A minha família é de se tirar o chapéu, quantas saudades eu tenho do meu pai, muito conhecido por joão Furinga, todos de lá adoram o meu pai. O meu filho que é recifense como eu , adoramos a aquela terra, aquela gente, aquele pedaço de sertão. Viva Coxixola, viva meu Pai!!!!!!!.
Por: Glauce Maria Neves de Barros Lima

linda cidade, sou de são paulo, estou indo morar nesta cidade a semana que vem até lá
Por: luzimar hissa moreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Coxixola
Fundação:
1997
Altitude:
475m
População:
1.243 habitantes
Área:
113,7km²
Densidade Demográfica:
10,93hab/km²
CEP:
58588-000

Envie seu comentário sobre Coxixola