Catolé do Rocha

Catolé do Rocha-PB
banner

Bem-vindo a Catolé do Rocha!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Catolé do Rocha, informações e fotos da maravilhosa Catolé do Rocha. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Catolé do Rocha, recomendadas por internautas.

A cidade de Catolé do Rocha, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1835. A localidade está em uma altitude de 272m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.265 habitantes. A área total de Catolé do Rocha é de 466,2km², e sua densidade demográfica é de 56,34hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Catolé do Rocha-PB é 58884-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Catolé do Rocha

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Tenente Coronel Francisco da Rocha Oliveira, consagrado colonizador ou bandeirante nestes sertões nordestinos, atraído pelas colonizações, conquistas territoriais ou implantação de gado, chegou a estas paragens, no ano de 1774.
O município conta com uma capela no sítio de Conceição, sendo a padroeira Nossa Senhora da Conceição, segundo os historiadores, foi a 1ª capela construída no município.
Após a construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em fins do século XVIII, o lugar teve um surto de desenvolvimento, como o surgimento de algumas construções que marcaram a época.
O Tenente Coronel Francisco da Rocha Oliveira, consagrado colonizador ou bandeirante nestes sertões nordestinos, atraído pelas colonizações, conquistas territoriais ou implantação de gado, chegou a estas paragens, no ano de 1774. 
O território compreendia uma extensão de aproximadamente de 5.400 km2. 
Com a chegada do fundador Francisco da Rocha de Oliveira, iniciou-se a população do nosso município a margem do Riacho Agon com água farta mesmo nas estiagens prolongadas. 
Explorou as terras que lhe cabiam, organizando plantações, construindo casa residenciais, fazendas de gado como também a construção de uma capela no local onde hoje é a Avenida Américo Maia, próximo ao Banco do Nordeste, denominada Capela do Rosário. 
Anos depois a capela do Rosário foi demolida para a abertura de novas avenidas, e construída a Igreja matriz, sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios.
O município conta com uma capela no sítio de Conceição, sendo a padroeira Nossa Senhora da Conceição, segundo os historiadores, foi a 1ª capela construída no município.

Significado do Nome

A cidade recebeu o nome de Catolé do Rocha em homenagem do seu fundador, que tinha Rocha como sobrenome e Catolé pela existência de muitas palmeiras na região denominadas coqueiros de Catolé.

Gentílico

catoleense

Aniversário da Cidade

26 de Maio

População

28.766 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Um lugar encantador para um bom descanso

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Baixo Sertão do Piranhas

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distância da
Capital

329 km

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Prédio da Coletoria Estadual

Um sobrado com a fachada revestida de azulejos trazidos de Portugual, o prédio da Intendência a antiga Prefeitura, onde funcionava recentemente o Clube de Mães, o sobrado de Américo Maia onde funciona dois Cartórios e a Rádio Panorama FM, o sobrado Coronel Valdivino Lobo, já demolido, a Casa de Caridade, depois Colégio Leão XIII, atualmente Centro de Catequese e Pastoral.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro/ Dezembro

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATOLÉ DO ROCHA

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3441-1202

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS

E-mail:

Telefones: (83) 3441-1322

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.catoledorocha.gov.br

www.municipionline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Catolé do Rocha

amo essa cidade apesar de nao morar em mato grosso a 6 anos nacsi e me criei na mesma minha familia mora ai .estarei ai em julho de 2009.ate la.
Por: vaninha

nasci na cidade mas infelizmente ñ cresci aí,mas tenho certeza que é uma das melhores cidades para se morar.
Por: andrea

e a minha cidade natal hoje vivo distante e sinto muita saudade.
Por: francisca maria da conceição

eu ano a minha cidade moro em mossoro mas naõ esqueço de cotolé obigado ocarnaval melhor da regiaõ voces estaõ de parabens
Por: josenira pereira da silva

oi, eu moro em mossoró,conheço catolé como a cidade + maravilhosa. pramim! se pudesse eu curtiria catolé todos os dias. bjs!
Por: Rita de cassia

eu amo catole logico porque so dai nasce e micriei ai eu tenho muita saudade do carnaval e muito bom hoje estou morando no rio fais um ano que estou aqui mais morro de saudade dai beijos thauuuuuuuuu
Por: glendia janiera costa

esta minha cedade esta linda vin de ferias em fevereiro e vou vin enbora de ves si deus mim ajuda
Por: maria de fatima soares da silva fatima de ze soares

esta minha cedade esta linda vin de ferias em fevereiro e vou vin enbora de ves si deus mim ajuda
Por: maria de fatima soares da silva fatima de ze soares

Procuro fotos antigas de Catolé do Rocha PB 1950-1960-1970-01980 Ajude-me a conhecer mas sobre a minha cidade obg.
Por: Odair A ndrade

Sou natural desta cidade,atualmente moro no DF.Oque eu mais gostava ai na cidade é a praça de frente a Maternidade,não tem como está em Catolé e não dar um voltinha na praça!!!!
Por: EDINETE DA SILVA SALDANHA

Tenho parentes morando em Catolé. Acho uma cidade bonita, mas prefiro a minha cidade.
Por: Joana Dark de Lima

Morei em Catolé do Rocha,cidade maravilhosa ,pessoas hospitaleiras,amo essa cidade.
Por: jani

Moro em joão pessoa mais minha familia é de catolé...adoro minhas ferias lá ...principalmente época de carnaval é maravilhoso lá visite naum vai se arrepender!!
Por: Janiny lima

A cidade de Catole e a cidade mais emcantadora da Paraiba ,eu creci la i vol Voltar para la i vol, more na minha cidade. Beijos txausinho!!!!!!!!
Por: lazaro silva

visitei catolé em 2007 e pretendo voltar em 2010 com a vontade de DEUS. É MUITO BOM.
Por: JACINTO JOÃO DE SOUSA JUNIOR

Moro nesta cidade do alto sertão da Paraíba, considerada a cidade mais verde da Paraíba, excluindo a capital. Temos o melhor carnaval da PB. cidade rica na cultura, terra de Chico César. Visite-nos!!!!!
Por: GERVÁSIO pRAXEDES

eu amo esta cidade decoraçao eu tbm mandoum forte abraços para todasas pessoas desta cidade maravilhosa
Por: robson marcio de figueiredo

uma axei legal catolé fui au carnal dai e adorei e esse ano se de tudo certo estarei la,axei catolé muito legal e uma cidade linda e organizada ate de mais eu sou de natal e aqui aff é uma zuada danada em catolé ñ é calmo ate dimais adorei catolé ta de nota 10 fuiiiiiiiiiiii
Por: camyla oliveira

Sou natural de Brejo do Cruz-PB, mas sempre visitei Catolé por ela ser a cidade destaque nessa micro-região... Hoje, resido e trabalho aqui há 08 anos, e fui e ainda sou bem acolhida pelas pessoas daqui quem são MUITO hospitaleiras... Portanto, visite CATOLÉ, ela tem tudo a ver com você...
Por: Antonia Targino Fernandes

sou filho de catole é uma pena que não pude visitar, esse ano. adoro este lugar, tenho familia aí.
Por: J.F. FILHO

tive o prazer de conhecer catolé do rocha na minha infancia, e não mas esqueci.
Por: luiz c dantas

Nascí em Catolé do Rocha mas por motivo de força maior tive que mudar, faz 29 anos que mudei, sinto muitas saudades da cidade,das minhas amizades,hoje vivo de lembranças, sinto o peito apertar quando vejo fotos da cidade,amo minha terra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bjos a todos que venha ler esse comentário.
Por: Maria de Fatima Diniz

sou nacido nesta cidade de catole mas nao tenho colhecimento gostaria de um dia ver de perto minha terra natal muito obrigado
Por: geraldo manoel do nascimento

Minha cidade Natal.Saudades de todos!!O melhor de Catole é a Pracinha do Colegio....
Por: Maria Angela

É A CIDADE MAIS LINDA DO MNDO!!!!!!EU SOU DE CATOLE E MORO EM FORTALEZA
Por: CELIO

estou atualmente morando em jp ,mas nos meus sonhos e pensamentos eu vivo em catole,pois sou filha de catole e mim orgulho muito .passei minhas ferias em janeiro aí tomando banho de açúde no sitio maniçoba onde plantei as minhas raízes .faço propaganda de catole por onde passo .calote do rocha minha terra amada.
Por: islania de sa cavalcante

falar de catolé do rocha é facil pois ela é tudo de bom,sou um daqueles imigrantes que sai do meu lar para as grandes cidades do sul,tive sorte pois me sobressai muito bem, nao fiquei como outros que saem do sertao e vem para o sul e passa apuro, desses 100% que vem para o sul 0,01% se sobressai.Mas eu estou aqui dizendo que é a pura ilusao vc sair da sua terra para ganhar a vida aqui, eu acho ate errado dizer ganhar a vida pois é totalmente ao contrario de ganhar a vida, é perder a vida... tenho varias saudades da minha terra, vai completar 32 anos que nunca mais visitei a minha catole do rocha. espero um dia ter a sençao de estar pisando os meus pes na minha terra natal... lembranças a todos.
Por: marcos

Sou filho de Catolé, moro em Alagoas a 25 anos, demoro muito a visiitar minha Cidade; tenho muitas saudades, não vejo a hora de visita-la.
Por: Francisco Azevedo de Oliveira

Cidade maravilhosa, acolhedora, enfim fantástica, onde vivi momentos lindos da minha vida. Amo de paixão Catolé do Rocha.
Por: Vilani da Silva

amo esta cidade morei 26 anos tenho muitas amizade adoro todos bela cidade verde amo demais
Por: denise galvao freire muniz

nasci nesta cidade e sair muito cedo, mais morro de saudades.
Por: Lauri

morei em Catole do rocha amo demais esta cidade falar desta maravilhosa cidade e tudo de bom linda demais
Por: denise galvao freire muniz

Adoro minha cidade Natal,que saudades!!!Tenho orgulho de ser Catoleense!!!!
Por: Eliana Vieira De sá

Sou filho natural dessa terra querida,e sinto muita saudade, pretendo voltar agora em julho.
Por: Lauri C. Maia

sou filho de catolé do rocha, moro atualmente em mangabeira no ceará,mas nunca esquecí minha terra querida, tenho familiares em catolé e sempre visito minha cidade.
Por: RUBENS PEREIRA DINIZ

falar de Catole do rocha e muito facil e cidade linda maravilhosa morei 26 anos e amo todas as pessoas desta cidade Catole esta no meu coraçao abraços a todos
Por: denisegalvaofreiremuniz

nao conheco mais pretendo conhecer jogo nun clube no rio de janeiro e estou indo em agosto para conhecer melhor essa cidade um abracao e espero conhecer muita coisa em catole fique todos com deus
Por: jose augusto medeiros

acho a cidade muinto bonita hospitaleira nao sou dai sou de sul mas fui e gostei muinto minha esposa e dai logo vamos morar ai ate breve
Por: paul0

nasci nesta cidade mas não conheço pois meus pais migraram para o maranhao ha muito tempo.tenho muita vontade de conhece-la.
Por: mauricio guedes benicio

cidade linda bela pessoas maravilhosa amo esta cidade
Por: denisegalvaofreiremuniz

sim conheco é uma cidade linda tem familia em catole e adoro as festa de carnaval
Por: socorro lira

Bom, eu sou de Catolé, mas não moro aí, gosto muito da minha da cidade, sempre que posso vou visitar a cidade e é claro a minha familia. Beijos, tchau, tchau.
Por: Eliane Sales

Oi! sinto orgulho de ser sertanejo, e, sobretudo ser de Catole do Rocha, minha doce terra. anilton
Por: anilton

vou conhecer catole na semana que vem, vou a serviço, mas gostaria de conhecer alguém aí, pra fazer amizade,
Por: carmen noemia loureiro

e unas das cidades mais maravilhosas q conheco tenho muita vontade de morar ai + eu tenho alguns parentes ai e quando dar eu vou ate ai
Por: janivan pereira da silva

caloté do rocha continua cada vez mais bonita saudade.
Por: jocelio gomes da silva

conheço algumas pessoas dai,é uma cidade de gente trabalhador.hoje eles vivem na cidade de alfenas.e outros retornaram para a cidade natal
Por: lé

Nasci nesta linda cidade. Vivi a minha infância e adolescência.Tenho lindas recordações desta bela cidade. Esta cidade mora no meu coração......
Por: Maria Ines Diniz

Não conheço Catolé do Rocha, mas pretendo conhecer em breve, buscar minhas origens, pois apesar de meu pai ter nascido nesta cidade eu ainda não tive a oportunidade de conhecê-la, por isso estou aqui pesquisando. Sei que uma boa parte das pessoas dessa linda cidade tem algum grau de parentesco comigo, pois meu pai era o mais novo de uma família de 33 irmãos.
Por: Aione

amei rever a minha cidade depois de 15 anos ela esta linda
Por: maria aparecida nobrega

catole terra querida terra amada catole terra onde eu nasci terra onde mim criei ñ esqueço por nada catole terra abençoada eu sou seu filhor de coração de corpo e alma abraço catole parabens por ser esta cidade tão amada...............
Por: jeam

Olá, eu já morei em catolé do rocha, mas já faz dezoito anos que mudei para Brasília, mas não esqueço minha terra natal, onde nasci e mim criei. Um dia ainda volto aí, para rever meus amigos e parentes, que deixei em catolé do rocha, esta terra tão maravilhosa!!!!
Por: joselio

ha!!!!!!!!!!!catolé do rocha minha terra natal !que saudades
Por: erivania

sou natural desta bela e saudosa cidade qual sai em 26-07-81 para joão pessoa onde vivo ate hoje porem um dia voltarei para minha terra nem que seja para repouso final que saudade de ti minha DEUSA
Por: josenaldo alves

gostaria muito de conhecer essa cidade tão linda mas se deus quiser eu irei conhecer.um bjo para todo pessoal de catolé do rocha.
Por: Erivânia Lima da Silva

Sou filho natural desta cidade; estou ausente desde, mil novecento e setenta e dois. Vejo que a cidade cresceu muito estou, estou muito feliz.
Por: ANTONIO ASCENDINO FILHO

ñ conheço catolé pessoalmente vejo so em foto e muita linda parabeéns catolé(``) eu sou de patos pb
Por: Lucicleide Da Silva

moro no rn mas amo catole do rocha e ainda esse ano de 2011 irei morar la assim que deus permiter
Por: ivoneide fernandes de araujo martins

Sou filho de Catole do Rocha, pois ainde bem joven meus pais mudaram de cidade a procura de melhora, vivo muito aqui onde moro casei com uma catoleese e minhas raizes digo minha familia ja nao mora mais em catole,estudei no don vital e sempre torci por esta cidade que nao esqueço pois meu berço em breve irei fazer uma visita espero que meus conterraneos continuen cuidando bem e que Jeová dos exercitos abençoes a todos. obrigado pele espaço abraços.
Por: Benicio Cabeleireiro

Gostei muito da fotos de minha cidade muita mu dou neste 35 anos que estou ausente em breve visitando minha cidade. Parabens catoleenses
Por: benicio cabeleireiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Catolé do Rocha
Fundação:
1835
Altitude:
272m
População:
26.265 habitantes
Área:
466,2km²
Densidade Demográfica:
56,34hab/km²
CEP:
58884-000

Envie seu comentário sobre Catolé do Rocha