Cabaceiras

Cabaceiras-PB
banner

Bem-vindo a Cabaceiras!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Cabaceiras, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Cabaceiras.

A cidade de Cabaceiras, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1834. A localidade está em uma altitude de 388m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.240 habitantes. A área total de Cabaceiras é de 407,2km², e sua densidade demográfica é de 10,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cabaceiras-PB é 58480-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cabaceiras

 

Roteiros do Brasil

Região Turística do Cariri

"ROLIÚDE  NORDESTINA"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Foi fundador de Cabaceiras o Capitão-mor Domingos de Faria Castro, português nascido em Cheleiros, casado com a caririense Isabel Rodrigues de Oliveira, filha de Isabel Rodrigues e do Capitão Pascácio de Oliveira Ledo, do clã dos Oliveira Ledo, sertanistas e grandes sesmeiros na Paraíba. Ao casar com o então Tenente Domingos de Faria Castro, Isabel Rodrigues de Oliveira levou como dote uma légua de terra, sítio denominado Pasto das Bestas; e sua irmã Cristina Rodrigues de Oliveira, casada com o Capitão Antônio Ferreira Guimarães, levou por dote uma parte do sítio Cabaceiras, no valor também de 250$000 (duzentos e cinqüenta mil réis). Posteriormente, o primeiro dos genros acima comprou do sogro Pascácio de Oliveira Ledo, por escritura, o restante do mesmo sítio Cabaceiras, por 500$000 (quinhentos mil réis) e a transformou na Fazenda Cabaceiras, com muito gado, casa de farinha e alambique. Em 1735, por devoção de sua mulher, o Capitão-mor Domingos de Faria Castro construiu a Capela de Na. Sra. da Conceição. Em torno dela começou o povoado, que seria transformado, em 1834, em Vila Federal de Cabaceiras. No ano seguinte, em 1835, foi criada a paróquia de N. S. da Conceição, de Cabaceiras. Em 1885, foi alterado o nome da sede municipal para Vila de Cabaceiras e, pelo Decreto-lei n. 1.164, de 15 de novembro de 1938, foi-lhe dado o título de cidade. A grande maioria dos habitantes de Cabaceiras e das cidades vizinhas descende do casal Capitão-mor Domingos de Faria Castro e Isabel Rodrigues de Oliveira, através dos seus filhos: Isabel Rodrigues de Faria, 1ª esposa do Coronel José da Costa Romeu; Ana de Faria Castro, casada com o futuro Capitão-mor Antônio de Barros Leira; Sargento-mor Inácio de Faria Castro, casado com Ana Maria Cavalcante; Maria de Faria Castro, casada com o Sargento-mor Manuel Tavares de Lira; Capitão Filipe de Faria Castro, casado com Maria da Purificação. 

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade:

4 de Junho

Gentílico:

cabeceirense

População:

5.035 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Diversão e hospitalidade não faltam no local. Oportunidade também para desfrutar a natureza do lugar. Atrações irresistíveis.

Clima:

Tropical Chuvoso, com verão seco 

Temperatura Média:

25º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Borborema 

Limites:

Ao Norte de Campina Grande, ao Sul com Barra de São Miguel e São Domingos do Cariri, ao Leste com Boqueirão e ao Oeste com São João do Cariri. 

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

162 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Junho 

- Festival de Caprinos e Ovinos -A festa do Bode Rei é um evento destinado a incentivar a caprinocultura e ovinocultura e além de toda a feira caprina em que se baseia o evento e também na Emancipação Política. Várias atrações farão a animação da galera que vai pra curtir um bom forrozinho em praça pública. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABECEIRAS

E-mail: [email protected]

Telefones:  (83) 3356-1117

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Itapemirim S/A

SAC: 0800 723 2121

Deficiente Auditivo
0800 726 0246

Site: http://www.itapemirim.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
 
Rua Fernando Cunha Filho, 22 - Bairro: Centro    
Cabaceiras-PB - CEP: 58480-000 

E-mail: [email protected]
 
Telefone:
(83) 9905-2562 / 9999-8730

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
 
Área Abrangência: Municípios de Cabaceiras, Barra de São Miguel e São Domingos do Cariri.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.cnm.org.br

www.municipionline.com.br

www.famup.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Dr. Evilásio Farias Médico e Prefeito da cidade de Taboão da Serra - em São Paulo.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Cabaceiras

É minha cidade do coração. meu pai nasceu em cabaceiras, todo ano na festa de são bento eu visito meu tio gida e mato a saudade da terra do meu pai.
Por: fatima castro

BEIJOS A TODOS DE CABACEIRAS MALAQUIAS CIDADE DE SAO PAULO.
Por: malaquias farias

eu sou filho de cabaceiras tenho muito orgulho o que eu sou agradeço a cabaceiras. beijos a todos mes familhiares e a todos os cabacerences.
Por: malaquias.farias

Esta cidade é um pólo turístico da região cariri e, uma cidade com caracte´rísticas de organização muito empolgante para com os seus visitantes! Inclusive já fui morador de cabaceiras e me dei muito bém por lá! Um abraço. MAX.
Por: Makselmo Ramos Sampaio

SOU DE CABACEIRAS, MORO EM BRASÍLIA. ACHO MARAVILHOSO MEU MUNICÍPIO POR TER PESSOAS HUMILDES E DE UM ÓTIMO CORAÇÃO.
Por: GILVAN DE ALMEIDA GOUVEIA

Cabaceiras tem nada mais nada menos a maior festa da caprinovinocultura do Brasil, denominada "FESTA DO BODE REI", realizada todos os anos com sucesso total e absoluto. Amo minha natal.
Por: JOÃO DE DEUS

conheço,minhas raizes saõ dai.Amo essa cidade embora vá muito pouco
Por: elizabeth vieira de melo

Amo essa cidade,embora vá mto pouco,minhas raízes são daí
Por: elizabeth vieira de melo

Cabaceiras, cidade linda e maravilhosa, e sem sombra de dúvida é o lugar certo onde podemos encontrar a melhor festa de caprinovinocultura da paraíba, a tradicional Festa do Bode Rei.Convido você que não conheçe para vir conferir!!!
Por: Adriana Nunes

JA MOREI NESTA CIDADE COMO ESTA BONITA KKKKKKKKKKKKKK OTIMA LUGAR PARAMORAR
Por: ROMARIO FERREIRA

eu sou filho de cb mais estou morandu no rio mais adimiro muito cb
Por: samuelsilva

Conheci cabaceiras achei um cidade muito bonita e bem organizada ......... Praças bem cuidadas,um aconchego maravilhoso....!!!!!!!!
Por: Ana Paula Gomes

Nasci la e morei por muito tempo adoro essa cidade, é muito aconchegante, moraria novamente la kkkkk.
Por: Alexsandra Roberta

Nossa cabaceiras é um lugar indescritível ,, amo lá festa do bode rei estaremos lá né,,, São pedro é na ribeira uhuu marcando presença/;... sou de cabaceiras com orguho♥
Por: Mariany UHUUU familia nobrega

conheci cabaceiras e gostei muito tanto q levarei meus alunos lá rsrsrs
Por: Izaque

Ano passado tive o prazer de estar presente na festa do bode rei em Cabaçeiras.Sou estudante de turismo em Alagoas e fiquei acantado com a organização e a beleza da cidade.Parabéns aos organizadore s desse maravilhosa festa e sa Deus quiser estou de malas pronta pra festa de 2010.
Por: charles de oliveira Lima

Considerando que nesta Região, chove em apenas um mês de cada ano, são comemoradas as melhores festas regionais, e vivenciadas por aqueles que lá possam estar, além de contar com um povo bastante hospitaleiro, sentirá o prazer de participar nos seus eventos.
Por: Roberto Joseline Gusmão

Sou filha de cabaceiras, familia falcaõ, e me orgulho, em ser de cabaceiras, essa terra boa, e acolhedora, que ao passar do tempo, os filhos desta cidade, more onde morar, termina voltando pro colo, da ma~e cabaceiras, amo de coraçaõ.
Por: ODACI FALCAO DA SILVA

Estive em cabaceiras em 27/10/2010 e fiquei encantada!!! Visitei vários lugares e fiquei maravilhada com tudo que vi. Lugares que só tinha visto nos filmes que lá foram feitos e quando vi ao vivo e a cores... foi emocionante!!! CABACEIRA... você é lindaaaaaaaaaaaaaa.
Por: Lourdes Garcia

Pelas fotos creio que essa cidade seja fascinante... Sou de João Pessoa egostaria um dia conhecer as maravilhas desse lugar, principalmente o lajero de pai mateus. Já ouvi vários comentários de pessoas que conheço e que já visitaram e também recentemente uma reportagem da emissora BAND. Um abraço! Espero conhecer os lugares maravilhosos que vejo nas fotos.
Por: Sephora Christt

é uma cidade muito tranquila, acomchegante e hospitaleira muito tranquila.
Por: jose marcos neves de macedo

Sou Cabaceirense de coração!!!!!!!!!Cidade linda,terra boa pra se morar! Gente hospitaleira e simples!
Por: Maria Aparecida Pereira dos Santos Andrade

Linda cidade frequentada por viros atores globais onde ja ouve varios filmes e mini series, Muito boa de verdade.
Por: lucivanio

e uma cidade quente mais aconchegante,durante minha infancia fui muitas vezes a festa da padroeira,e maravilhosa as festas la.sem contar que agora tem o bode rei,que e shouuuu
Por: ana bento

cabaceiras-pb no cariri velho é fascinante onde voçe acorda com uma verdadeira orquestra de passaros,lhe convidando para o despertar de mais um lindo dia na região.
Por: willams pereira de castro

cabaceiras é muitoo lindaaaa festa do bode rei é td bommm abraço
Por: Mayara Aires

nasci e morrei por muito anos e hoje moro no rj mais tenho muita saudedes da minha terra natal que tanto admiro muito amos de de mais essa cidade tenho muito orgulho de ter nascido.um grande abraço.
Por: jose eriberto

ESTOU PRESTES A CONHECER A CIDADE DE CABACEIRAS. E PELAS MINHAS PESQUISAS ACERCA DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS E HISTÓRIAS... ESTOU ENCANTADA! PARECE UMA CAIXINHA DE BRINQUEDO COM CASINHAS DE BONECAS. MUITO FOFA A CIDADE E COM PAISAGENS INCRÍVEIS... JÁ ESTOU GOSTANDO DESDE JÁ.
Por: Renata Mendes

Ainda não conheço Cabaceiras, mas pretendo ir este ano(2011) em junho, para a festa do Bode Rei.
Por: Maria José dos Santos

moro em picui mais minhas raizes tambem sao ai sou filho de adeilson nunes pai que eu amo.
Por: mark hainy dantas de araujo

Sou de cabaceiras, adoro esse lugar pela tranquilidade e por ter um povo muito receptivo. abraços
Por: CLAUDINEIS ALMEIDA

Estive pela primeira vez na Festa do Bode Rei em Cabaceiras/PB foi fantástico não perco mais nenhuma, parece estarmos dividindo nossa felicidade com centenas de pessoas que se tornam uma unica família, cujo objetivo é apenas festejar e ser feliz. Estou encantado. Parabens pela festa.
Por: raymundo silvany

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cabaceiras
Fundação:
1834
Altitude:
388m
População:
4.240 habitantes
Área:
407,2km²
Densidade Demográfica:
10,41hab/km²
CEP:
58480-000

Envie seu comentário sobre Cabaceiras

banner