Areia

Areia-PB
banner

Bem-vindo a Areia!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Areia, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Areia.

A cidade de Areia, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1815. A localidade está em uma altitude de 618m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.881 habitantes. A área total de Areia é de 264,6km², e sua densidade demográfica é de 94,03hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Areia-PB é 58397-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Areia

Roteiros do Brasil

Roteiro: Civilização do Açúcar - Caminhos dos Engenhos

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em seus primórdios, Areia era conhecida pelo o nome de Bruxaxás em referência aos índios Bruxaxás que dominavam a região. 
Em 18 de maio de 1815, a então freguesia de Nossa Senhora da Conceição é elevada à condição de Vila, criando o município de Brejo de Areia, por força de Alvará Régio. 
No mesmo ano, no dia 28 de julho, desligou-se administrativamente de Mamanguape e emancipou-se politicamente em 18 de maio de 1846. 
Areia orgulha-se de ter entre seus filhos ilustres, o escritor e ex-governador da Paraíba, José Américo de Almeida e também não se pode deixar de registrar o grande pintor Pedro Américo de Figueiredo com fama internacional.
O Teatro Minerva, orgulho dos habitantes da cidade, foi construído em 1859, somente 40 anos depois a capital do estado construía o Teatro Santa Rosa.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

18 de Maio

Gentílico

areiense, areense

População

23.837 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 


Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Agreste Paraibano 

Limites

Alagoinha (16,5 km), Cuitegi (20 km), Pilões (10km), Serraria (15 km), Arara (17 km), Remígio (12,5 km), Esperança (19 km), Alagoa Nova (14km) e Alagoa Grande (15 km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital

92 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

IGREJA DO ROSÁRIO DOS PRETOS

 

 

A igreja consagrada a Nossa Senhora do Rosário foi iniciativa de uma Irmandade originalmente composta por escravos. É a mais antiga do lugar, embora não se tenha a data precisa de sua fundação. Sabe-se que ficou inconclusa durante muitos anos. Segundo, o historiador areiense Horácio de Almeida, o governo provincial, em 1865 destinou-lhe uma verba de quatro contos de réis para o andamento da obra. Tudo indica que sua conclusão aconteceu em 1886, quando ali se celebrou a primeira festa religiosa. Em 1873, o Pe. Antônio José Borges, autorizado pelo Vigário Odilon Benvindo, instalou a Irmandade existente até os tempos de hoje. Em 1952 a Irmandade do Rosário teve as suas atividades paralisadas, tendo sido reiniciada em 1989. Os escravos foram os responsáveis pela mão-de-obra utilizada na construção e na história de Areia. O dia 06 de janeiro (dia de Reis) era muito festejado na Igreja, com celebração de missa solene e chamada das mãos para o pagamento de suas atividades. Assim começaram as comemorações da FESTA DO ROSÁRIO. São mais de 100 anos de tradição na “Vila Real do Brejo de Areia” (Nome da cidade na época da construção da Igreja).

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 

 

Esta igreja tem um valor histórico imensurável tendo acompanhado o crescimento da cidade, desde que era um pequeno núcleo, de povoamento e a igreja uma simples palhoça onde o vigário de Mamanguape celebrava uma vez ao mês. Em 1809 aparece como uma capela coberta de telha. A freguesia foi criada em 1813, mas só em 1834 é que o Padre Francisco de Holanda Chacon, que regeu a paróquia por 52 anos, ergue a Matriz no mesmo local da primitiva capela – prédio grande, sem torre, com corredores, tribunas, coro, consistório e altares em talha dourada. A igreja passou por várias reformas ao longo do tempo e não segue nenhum estilo arquitetônico definido, apresentando características ecléticas. No dia 08 de dezembro acontece em Areia uma grande festa religiosa para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do município. A semana religiosa é envolta de atividades para os fiéis, com quermesses, procissão, missas e muita devoção.

MUSEU REGIONAL DE AREIA

 

 

O Museu Regional de Areia (Mura) tem como missão institucional resgatar, preservar e difundir a memória da região da cidade de Areia, promovendo atividades científicas e culturais com vistas ao desenvolvimento social. O acervo do Museu Regional de Areia (Mura) é composto por peças de diversas categorias, como Arte Sacra, Artes Decorativas, Artes Visuais, Etnologia, Documentos Textuais e Iconográficos, além de uma pequena coleção de Mineralogia, Zoologia e Paleontologia. O Museu foi fundado em 1972, por seu idealizador monsenhor Pe. Ruy Barreira Vieira, grande benfeitor e guardião da cultura do lugar.

CASA PEDRO AMÉRICO

 

 

A casa onde nasceu o grande artista plástico, Pedro Américo de Figueiredo, é uma construção simples, conjugada, com uma porta, duas janelas na frente e duas salas. Na primeira, tem um banner do quadro “Batalha do Avaí”. Há também um retrato de Pedro Américo, pintado por seu irmão Aurélio de Figueiredo. Expostos numa vitrine, objetos de uso pessoal: alguns pincéis, um velho esquadro. Também uma palmatória que pertenceu à sua mãe, um álbum de caricaturas, fotos da família e os livros escritos por ele na Europa – “Holocausto”, em 1882, “O Foragido”, em 1899, “Na Cidade Eterna”, em 1901, além de um crucifixo e um vidro contendo uma página de jornal, retirados de seu caixão mortuário. Na segunda sala, tem o quadro original “Cristo Morto”, de inestimável valor, um dos seus últimos trabalhos, pintado em 1901, juntamente com alguns esboços autênticos.

MAUSOLEU DE PEDRO AMÉRICO

 

 

No cemitério São Miguel, em lugar de destaque, está o mausoléu onde repousam para sempre, os despojos do seu ilustre filho, repatriados da Itália durante as comemorações de seu centenário. Monumento talhado em estilo moderno, singelo, com uma placa em alvenaria onde estão inscritos de um lado, as datas do do seu nascimento – 29/04/1843, e a do seu centenário – 29/04/1943, com os dizeres – “Pedro Américo Potente Engenheiro da Pintura” e “Passagem do Primeiro Centenário do Seu Nascimento”. Na outra extremidade sua efígie em relevo. Salientando-se do toda uma espécie de obelisco e uma palheta com pincéis.

COLÉGIO ESTADUAL DE AREIA

 

 

Situado à Praça Ministro José Américo de Almeida. É nesta mesma praça que encontramos o Colégio Estadual Ministro José Américo de Almeida – homenagem ao escritor de A Bagaceira, político que governou a Paraíba por três vezes e foi ministro no governo de Getúlio Vargas – antiga Cadeia Pública, Paço Municipal e Grupo Escolar “Álvaro Machado” (1928) sucedido pelo Ginásio “Coelho Lisboa” e hoje Colégio Estadual “Ministro José Américo de Almeida”. É uma construção de rara beleza.

TEATRO MINERVA

 

 

O Teatro Minerva, o mais antigo da Paraíba foi inaugurado em 1859, quando a capital da província não contava ainda com uma casa de espetáculos. A iniciativa de sua construção se deveu a um grupo de idealistas, a cuja frente se colocaram Joaquim da Silva e José Evaristo da Cruz Gouveia, dois intelectuais de marcante atuação no cenário sócio – cultural da segunda metade do século XIX. Além de sua função artística e recreativa, o Teatro Minerva se constitui um exemplo vivo de quanto pode a iniciativa privada. Na realidade, fundaram, os seus idealizadores, em 1857, uma associação civil, da qual participavam sessenta sócios, contribuindo cada um com cinco mil réis mensais. Essa agremiação, que se intitulou “Recreio Dramático”, não visava unicamente a fundação do teatro, mas também aglutinava artistas amadores para promover representações teatrais, que eram realmente as diversões de maior prestígio na época, quando o cinema não fizera ainda a sua aparição. O “Recreio Dramático”, como se chamava então o nosso Teatro, gozou de grande influência chegando mesmo a atrair as companhias de opereta, que se exibiam nos principais centros urbanos do País. O historiador Horácio de Almeida, registrando o fato, anota “dramalhões celebres” no repertório da época como Inês de Castro, Milagres de Santo Antônio, Pedro Cem, Anjo da Meia Noite, A Morgadia, capazes de arrancar soluços e aplausos da plateia, levados à cena pela gente de casa. No começo deste século, da Administração Municipal do Dr. Otacílio de Albuquerque recebeu o Teatro o acabamento de que carecia: iluminação a acetileno, mobiliário, varanda e jardim lateral. Colocou-se nessa ocasião, no frontispício do prédio, uma estatueta da Deusa Minerva, do que lhe resultou a mudança do nome para Teatro Minerva.

A FIDELIDADE ou CASA DAS 11 PORTAS

 

 

A Fidelidade foi uma das maiores casas comerciais de Areia – PB – Brasil, no século XIX (19). Entre outros proprietários pertenceu a Francisco Antônio Casullo e depois ao Coronel Antônio Pereira dos Anjos, que em 1921 tornou-se Coronel da Guarda Nacional, título adquirido pelo poder financeiro. A casa comercial era de tecidos, farmácia, livraria e outros gêneros. A importância da Fidelidade em parte era por ser encimada por uma “Águia” com um majestoso pedestal. A casa tinha onze portas com bandeiras de ferro trabalhadas. Ao lado do pedestal da Águia, um largo friso feito com as chamadas “canelas de moça” enfeitava toda a extensão da casa. No século XX a parte da Águia foi destruída. Então a Fidelidade foi dividida em pequenas lojas. Em 2007, o Sr. Antônio Maia de Oliveira (Tontonho) sendo dono de uma casa de móveis e da maior parte do prédio reconstruiu com “fidelidade” a Águia e seu pedestal baseado em fotos antigas. O Sr. José Henrique B. de Albuquerque presenteou o Sr. Antônio Maia com a réplica da Águia, obra de um artista de Bayeux – PB – Brasil.

CASARÃO JOSÉ RUFINO

 

 

Foi o primeiro sobrado erguido na então Vila de Areia, em 1818, pelo português Francisco Jorge Torres. Foi restaurado na década de 70 por José Rufino de Almeida, bisneto do Francisco Jorge Torres. No Solar nasceu o historiador Horácio de Almeida, autor do livro “BREJO DE AREIA”.
O prédio, funciona a Secretaria de Turismo e Eventos, Secretaria de Cultura, o Procon da Prefeitura Municipal de Areia e o Escritório Técnico do IPHAN. Uma espécie de museu. Trata-se de uma construção sólida onde foram conservadas ao máximo, as linhas originais características à arquitetura colonial. Possui três pavimentos, incluindo o sótão de águas-furtadas, onde se encontram mirantes em forma de seteiras, cuja finalidade era permitir a penetração da luz e do ar além de servir eventualmente para defesa.

COLÉGIO SANTA RITA

 

 

O Colégio Santa Rita foi fundado em 1911 pelo Cônego Odilon Benvindo De Almeida e Albuquerque, vigário de Areia. O primeiro Arcebispo da Paraíba-Areense, Dom Adauto de Miranda Henrique, incentivou esta fundação. Assumido pelas “Irmãs da Sagrada Família” de 1911 a 1920.
Com a saída destas irmãs, passou a ser ocupado com o curso “Júlia Leal”, mantido pela professora, Júlia Verônica Leal, que deixou as dependências do Colégio em meados da década de 30.
Reaberto o Colégio em 1937, o Monsenhor João Coutinho, vigário de Areia, fez os devidos melhoramentos no prédio e convidou as Irmãs Franciscanas de Dillingen para assumir o Colégio que já havia iniciado suas aulas. Dom Moisés Coelho, segundo Arcebispo da Paraíba, autorizou o Monsenhor João Coutinho a convidar as Franciscanas de Dillingen – Danúbio de Areia.
Data da chegada destas irmãs, consideradas um presente para a cidade Areense, tão necessitada de seus trabalhos e administração do Colégio, em 09 de junho de 1937. Nos primeiros anos de sua abertura, a direção da Escola foi assumida pelo Sacerdote Padre Francisco Lima. As Irmãs Franciscanas de Dillingen – Danúbio, assumiram o compromisso de manter vivo o seu lema: “SOLI DEO HONOR ET GLORIA” (Somente a Deus Honra e Glória). Em 18 de fevereiro de 1938 foi fundada a sociedade a ser mantenedora deste Colégio, que continuou tendo personalidade jurídica própria.
O trabalho educativo e de assistência social continua favorecendo a formação do HOMEM-NOVO, num processo de constante renovação.

MUSEU DA RAPADURA

 

 

O Museu da Rapadura tem como principal Missão Institucional preservar a história do homem do campo do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana-de-açúcar. Presente desde os primórdios da colonização, a casa-grande foi elemento organizador da sociedade, núcleo de dominação social, econômica e política, apoiado nas relações de trabalho escravista e semifeudais. Funcionou como engenho de cachaça e rapadura, fundamentando-se na estrutura latifundiária e na monocultura de cana-de-açúcar. Está localizado no Campus II – UFPB – Centro de Ciências Agrárias.

 


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA

E-mail:

Telefones: (83) 3362-2288

Sites: http://www.areia.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (83) 3362-2273

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Areia

Eu conheço areia, e morei por lá 10 anos, é uma cidade muito calma. Senti muita falta de ter q ir embora, pois estava acustumada de uma cidade calma .
Por: johanna

é muito bom passar uns dias nesta tranquila cidade onde tudo é bem verde.
Por: rodrigo nunes silva

que cidade linda ! minha cidade sou nascida na cidade de areia estou indo viajar de ferias moro no rio de janeiro a o0 anos agora quero levar meus filhos e meu marido para conhecer essa linda cidade!
Por: maria brito

AH CIDADE DE AREAS E MUITO BONITA MINHA PALAVRA MUITAS PESSOAS LEGAL VALEU EU SOU DE BANANEIRAS AREAS E MUTO LEGAL MESMO
Por: RAFAEL

Areia é amelhor cidade do mudo,não é bem assi mas eu moro nela e é uma cidade otima!!!
Por: joão Evangelista da Cunha Castro Neto

essa é uma cidade tem muitos restaurante museus é uma cidade istorica,tem uma casa muito grande que era a sesala,e tambem tem muitus enjenhos e etc. Tem o festival da (Cachaça e da Rapadura)e muitas festas.
Por: joão Evangelista da Cunha Castro Neto

Areia é uma cidade maravilhosa. Quando passo minhas férias na cidade sinto uma paz sempre que posso visito.Se vc quer paz visite aeria vc não vai se arrepender.
Por: Gerlândia

esto no rio mais em breve vo ta ai no saõ joão ai pra brinca
Por: edimilson subrinho de jta salis

amo esta cidade maravilhosa linda q ela e clima perfeito a cidade mora no meu coraçao tudo e tranquilo e harmonioso bjs para todos
Por: ana paula

Cidade maravilhosa! Linda demais!! COm um clima otimo! Boa demais pra passar ferias.... Amei ta aiii! Quero voltar mais vezes!! adoreii
Por: Marcela C.

Amo minha cidade Areia por tudo o que ela representa para todos nós e até em nível nacional! viva Areia!!!
Por: Joselma de Lima Mélo

e eu tambem ja fui la sou de joao pessoa ,viajei para areia com minha vizinha nini eu gostei muito de areia la faz um friuzao inmeço eu amei ir para la porincipalmente porque conheci a cachoeira e linda fui la umas 5 ou mais veses cada dia que eu fui passei uns 3 dias ou mais eu acho e tambvem fui no passeio da escola da quadrilha foi otimo depoiis de la fomos tambem para inga e lindo
Por: suzana

cidade linda e bela; que eu deseijo um dia quem sabe poder mora nela..;
Por: claudio nascimento

morei toda minha infancia em areia um dia voutarei a mora nessa linda cidade goto demas de tudo,do clima frio dos engenhos Amo essa cidade abraços pra todos pri:pro pessoal da jussara
Por: joana

Areia é uma cidade linda q encanta a todos com seu clima eu sou apaixonada por essa cidade atualmente estou morando no Pará é impossível,não recordar com saudade essa cidade maravilhosa.Saudade é a palavra pra quem ta longe
Por: suenia

Areia é uma cidade linda q encanta a todos com seu clima eu sou apaixonada por essa cidade atualmente estou morando no Pará é impossível,não recordar com saudade essa cidade maravilhosa.Saudade é a palavra pra quem ta longe
Por: suenia

Sou areiense, sinto muitas saudades te tudo que existe na minha cidade; vivo em SP ha muito tempo... É um lugar incrível!!! amo essa cidade; quem tiver o prazer de conhecer, tenha certeza que vai amar; assim como todos que vivem lá ama. Para todos da minha terra um FELIZ 2011.
Por: Luiz Calos

O ano passado conheci essa cidade e nunca pensei encontrar tão bucólica e tão verde ... Tão diferente e tão hospitaleira ... Novamente, retornei no 1º dia do ano de 2011. Sempre que puder, lá voltarei ...
Por: Maria Benícia

alá. sou natural dessa cidade e me sinto orguloso por isso,moro em natal desde 1983 mas sempre que posso visito,pena que só vou uma vez por ano,quando me aposentar meus planos é voltar a morar nessa coisa linda. AMO AREIA E DESAMO QUEM NÃO A AMA um abraço carinhoso a todos que ai reside
Por: luiz antonio de lima

estudei em areia amuito tenpo é´uma bela cidade e bastante fria lindas paisagem gostei muito valeu
Por: antonio f moiseisest

Eu nasci e vivo em Areia até hoje. Não pretendo saír desse paraíso nunca.
Por: Ricardo

conheço um pouco desta cidade acho muito bonita gostaria de conhecer mais desta cidade
Por: ivaldo lima do nascimento

arreia é uma cidade muito bonita de pessoas acohledora e hospitaleira
Por: ivaldo lima

AMO A CIDADE DE AREIA MORO NELA ETA CIDADEZINHA ARRETADA!!!!!
Por: MARINA SILVA

´´Olá, pessoal´´ Tenho muito orgulho de ter familiares q moram nesta localidade em Areia-pb.é um lugar lindo onde tem belas paisagens para serem vistas e muita culturta. Sempre q possivel gosto muito de ir para lá.
Por: mislene

Estive no dia 9 e 10 do mês de julho nessa terra linda e maravilhosa, participando do I Seminário de Educação Infantil, promovido pela Escola Pinóquio aproveitei é claro para conhecer alguns pontos turísticos e fiquei maravolhada com tudo. Parabéns Areia! Eu voltarei!
Por: Fabiola Oliveira Gouveia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Areia
Fundação:
1815
Altitude:
618m
População:
24.881 habitantes
Área:
264,6km²
Densidade Demográfica:
94,03hab/km²
CEP:
58397-000

Envie seu comentário sobre Areia