Alhandra

Alhandra-PB
banner

Bem-vindo a Alhandra!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Alhandra, fotos, informações, os principais hotéis de Alhandra, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Alhandra, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 49m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.419 habitantes. A área total de Alhandra é de 225,4km², e sua densidade demográfica é de 68,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alhandra-PB é 58320-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alhandra

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os índios Arataquís habitavam as terras hoje ocupadas pelo município de Alhandra e viviam em constantes combates contra os Tabajaras, que ocupavam a região onde hoje é João Pessoa. Uma expedição portuguesa acho a região muito parecida à cidade de Alhandra, em Portugal, batizando assim o reduto indígena com o mesmo nome. 
Foi da tribo Arataquís que destacou o famoso chefe Felipe Camarão, célebre pelas suas lutas contra os invasores das terras brasileiras. Negociou honrosamente a paz entre a sua tribo e os Tabajaras e Piragibes exatamente no local onde hoje se situa o bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. A sua primeira igreja foi construída em 1749. Sua emancipação política foi consolidada pela Lei nº 2.063 de 24 de abril de 1959.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

24 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mata Paraibana

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

36 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro/Dezembro


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIAPAL DE ALHANDRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3256-2290

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Estação Rodoviária de João Pessoa - PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Tel: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO VELTON BRAGA

E-mail:

Telefones: (83) 3256-1055

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.municipionline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 

 

 

 

 

Comentários de Alhandra

cidade da minha infância,lindas recordações muitas saudades dos amigos e familiares.
Por: fernando Antonio Andrade de Araújo

é uma cidade maravilhosa onde eu nasci! hoje eu nao moro mais nela. Mais a imagem dessa cidade maravilhosa nunca me esquecerei
Por: alda

MOREI EM ALHANDRA POR VOLTA 1961/7 VOLTEI A ALHANDRA EM 1983 MAS NAO ESQUECO DOS SEUS RIOS E DA SUA GENTE TENHO PARENTES EM MINA NOVA ABRAÇOS! BJÔS* ASS:JOSA*♥
Por: JOSAPHAT ALFREDO COUTINHO

meu pai morou em alhandra tinha um sitio arrendado na fazenda trapuiu e me conta que por volta de 1970 ,quando chovia muito e alagava os pastos ,camarão e peixes era o que mais se via na época.na ´epoca escolar tinha uma professora por nome Orlandina lisboa da Silva,hoje moramos em são bernardo do Campo -S.P
Por: rodrigo

Não conheço Alhandra, mas quero muito conhecer esta riqueza histórica e singular cheia de encantos, encatamentos e magias. Quero sentir, ouvir, conhecer e aprender com Alhandra, pois já tenho tido muitos sonhos com esta cidade e pessoas que não conheço mas que são amigas e habitam no meu sono.
Por: eduardo guimaraes

muito boa a cidade de alhandra.com praias otimas para lazer e divercao
Por: ednilton

eu nuca fui mas minha mae ja foi e falou que e muito bonito e que ia me lava um dia e pelas fotos ela tem rasao e eu estou louca para ir ai!!!!!!!!!!!!!
Por: Renata

Nasci em alhandra, mais não tenho nenhuma informação sobre a cidade, moro no rio,meus pais mudarão quando eramos crianças. De alhandra não tenho nenhuma lembrança. (um dia vouto ai ) fiquei muito feliz com as fotos da net.
Por: cirleide ferrer de paula

pense em uma cidade boa de morar , venha conhecer!
Por: ivo

minha cidade natal,vivi ai por muitos anos,terra boa rica de lembranças,adorava as tardes na praça.a noite club por fim maravilhosa,pacata.saudades!!!!!!!!!!!!!
Por: aparecida moreira de araujo

Estou escrevendo para ressaltar a importância da preservação do matrimônio imaterial tão importante para essa cidade que é conservação dos locais destinados ao culto da jurema. Esse material tão importante deve ser presevado da senha dos incultos e preservado para estudos e visitação, que tão nobremente engrandece o nordeste, bem como essa cidade de Alhandra.
Por: wellington antonio ferreira dos santos

nossa amo muito esta cidade tenhos muito (a) amigos gosto das festas das do dia quiz de agosto muito saudade bjsssss
Por: wandelma da silva

Oque tem de melhor em Alhandra é a festa da padroeira que é comemorada no mês de Agosto. A cho que um grande evento.
Por: Elias Fortunato

Ola! por mais uma vez aqui estou,alhandra e uma cidede linda, minha familia mora em alhandra e adora aquela cidade! voce que nao conhece venha conhecer pois nao se arrependerar linda por sua cultura deslumbrante pélo seu povo guerreiro,riquicima em agricultura flores e frutos. xeroo!!! cibelle batista.
Por: cibelle batista da silva

eu acho alhandra maravilhosa pq e uma cidade linda rica em frutas em ,tem riose tem pessoas ,gente maravilhosa .
Por: aline paulino da silva

quando crianca,eu morava em outro povoado perto dai chamado acai,e sempre nos fins de semana eu ia com minha tia na feira,era muito legal!hoje vivo no outro lado do mundo!mas sempre com saiudades dai!espero um dia voltar e ver como as coisas estao porai.lembracas para todos.ailton japao jp
Por: ailton domingos silva

Nascí em 1947 nesta cidade, para mim de valor inestimável. Minhas lembranças de Alhandra, são de quando era criança, de mais ou menos 4 anos de idade. Sinto saudades de suas ruas ainda sem asfalto. Toda aquela região pertencera um dia a nossa familia os Guedes Alcoforado, que por descaso de sua importância, deixaram esvair-se este patrimônio extraordinário. Mais extraordinário ainda, é seu povo. Estes que lá estão, lutadores, perseverantes em seus ideais. Por causa deles, Alhandra existe, pronta para receber de volta seus antigos moradores, seus primeiros filhos, aqueles que como seus ancestrais os Indios Tabajaras, plantaram a semente da Jurema, a força Mistica que proteje esta cidade. Conheçam-na! É maravilhosa.
Por: Clovis Guedes da Costa

o que tem de melhor é atrilha de motocross em alhandra a trilha do indio
Por: anderson

Breve História O que há realmente de melhor nesta cidade hospitaleira e fantástica, são suas trilhas. Não é apenas “a trilha do índio”, como fala o nosso amigo Anderson, e sim, ”as trilhas dos Índios Arataguis do grupo indígena Tabajara, na antiga Aldeia Arataguis, ou Vila de Alhandra, como outrora se chamava essa Cidade. Onde se pisa hoje em asfalto, já foi trilha de índios nossos bravos antepassados. Com exceção dos migrantes, todos têm em suas veias o sangue indígena dos valorosos Tabajaras. Nesta terra mística, se cultua a “Jurema Sagrada”. Ela não é cultuada em sua pureza infelizmente, como seria o desejado, pois em seus rituais, é misturada a cultura afro-brasileira, como se a Jurema Sagrada viesse após, e dependesse dela para subsistir. E justo lembrar, que mesmo antes dos portugueses, franceses e holandeses chegarem ao Brasil, já os índios utilizavam a Jurema Sagrada em seus rituais de pajelança. Utilizavam as árvores da Jurema, em todas as suas variadas espécies, em rituais de catimbó, entre elas a Jurema Preta. O culto afro brasileiro desenvolvido pelos negros originários da costa africana, quando escravos na época do império, mais precisamente no estado da Bahia, apareceu séculos depois na Paraíba, e foi anexado ao Culto da Jurema Sagrada, com a finalidade de livrarem-se, seus Mestres, da perseguição da polícia, uma vez que na época, o culto afro brasileiro, já havia sido permitido (tolerado) pelos governos de alguns estados do nordeste, como a Bahia onde se originou e se propagou pelo resto do país. Pena que os nossos Mestres Juremeiros da época, não foram fortes bastante, para continuarem com seus Catimbós, cultuando apenas em suas “Cidades da Jurema” os Rituais a Jurema Sagrada, com seus Mestres, Encantados, e Caboclos. Visitem esta cidade mística, amiga e acolhedora. Conheçam seu povo forte, suas praias, como a fantástica Tambaba, e as falésias de Pitimbú. Conheça as relíquias espirituais, as Cidades da Jurema, entre elas a do Acais, tombada pelo Patrimônio Histórico. Vá a Igreja Matriz e admire a arquitetura barroca, de origem holandesa, recentemente reformada. Ainda lá se encontram túmulos de alguns personagens que somaram na história desta centenária cidade. Clovis Guedes da Costa
Por: Clovis Guedes da Costa

Quando criança em 63 morei em alhandra. Hoje ainda lembro das pescarias, os rios,os sítios, as estradas de barros, e os coqueiras! e outras delícias. Alhandra está na minha memória amo Alhanda.
Por: Maria josé Recife

já tive em cidades devarios estado, em varios lugares, de tipos vividas, do tipo acanhadas,velhoas novas, mas neuma delas me faz tão faliz como você me faz, por Alhandra semplimente Alhandra!!! o que tem de melhor EU kkkkkk
Por: Aldo Carneiro da Cunha

sou Rosilene tenho 31 anos e sou alhandrense,não moro mais lá modo em São Paulo.
Por: Rosilene dos Santos Silva

SOU FILHA NATURAL DE ALHANDRA A 18 ANOS ESTOU EM SAO PAULO MAS NUNCA ESQUECI MINHAS RAIZES E AS FESTA DE AGOSTO ETA FESTA BOA!!!!!!!!! SAUDADES!!!!!!!
Por: TELIANA

alhandra é um lugar bom de mora bem tranquilo . oq tem de melhor em alhandra é a trilha do indio pense numa adrenalina massa
Por: anderson

eu essa cidade onde fui criada. espero um dia voltar te amo alhandra
Por: alda da cunha

A CIDADE DE ALHANDRA E MUITO BOA PORQUE TEM CHACARA PRAIS VENDAS PICINA E MUITO BOA E LEGAL VENHA CONHECER.
Por: REBECA DE CÁSSIA

MORO EM ARAGUAÍNA -TO, DESDE QUE NASCI E ESTOU ESPERANDO ANSIOSA POR MINHAS FÉRIAS, POIS IREI CONHECER COM MUITO PRAZER A CIDADE QUE TEM MEU NOME, AGUARDEM EM BREVE, POSTAREI MINHAS FOTOS, NA CIDADE DE ALHANDRA. BJOS.
Por: ALHANDRA FERREIRA DE SOUSA

melhor cidade que eu já conheci, gostei muito e espero munca sair daqui....
Por: kassia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alhandra
Fundação:
1959
Altitude:
49m
População:
15.419 habitantes
Área:
225,4km²
Densidade Demográfica:
68,41hab/km²
CEP:
58320-000

Envie seu comentário sobre Alhandra