Vigia

Vigia-PA
banner

Bem-vindo a Vigia!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Vigia, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Vigia.

Informações de Vigia

Roteiros do Brasil

Região Pólo Amazônia Atlântica

Pérola do Salgado 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram a aldeia Uruitá no local. Nessa antiga aldeia, o governo colonial construiu um posto fiscal para proteger, fiscalizar e vigiar as embarcações que abasteciam Belém, evitando o contrabando. Foi essa prática de vigiar que deu origem ao nome do município.
Alguns autores acreditam que Vigia seja a mais antiga de todas as cidades da Amazônia, tendo sido fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco durante sua expedição de conquista do Grão-Pará, em 6 de janeiro de 1616, seis dias antes da fundação de Belém.
A cidade tem uma das mais ricas culturas do Estado. É em Vigia, pertencente à região do Salgado, que está o círio mais antigo do Pará, a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, o famoso carimbó (onde a tradição dos grupos folclóricos e compositores do ritmo é preservada), vilas de pescadores, monumentos e prédios antigos, além de outras atrações culturais.
Em 1889, com a Proclamação da República, Vigia fez sua adesão ao novo regime e partiu para uma nova fase de sua história. A cidade, que sempre foi palco de fatos importantes da história paraense, teve filhos ilustres, entre intelectuais, poetas, artistas e escritores. Não é à toa que é considerada por seus habitantes e admiradores como uma importante referência artística e cultural. Uma verdadeira Atenas Paraense.

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:

6 de Janeiro

Gentílico:

Vigiense

População:

47.902 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar encantador

Clima:


Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Nordeste Paraense 

Limites:

Norte: Atlântico e São Caetano de Odivelas Leste: São Caetano de Odivelas e Castanhal Sul:Santo Antônio do Tauá Oeste: Colares e Baía do Marajó.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

77 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MINICIPAL DE VIGIA

E-mail:

Telefones: (91)3731-1127

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91)3266-2625  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

E-mail:

Telefones: (91)8801-2056

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Vigia

adoro vigia e adoro o seu carnaval... é muito bom mesmo só quem conhece sabe..
Por: clariane

Passei esse final de semana na Vigia e achei muito legal passiei pela cidade e gostei de ver como ela é limpa não se ver lixos pelo chão isso me chamou atenção gostei muito de ter conhecido pena que não deu para passear para outros locais para visitar outras comunidades mais breve estarei ai novamente e vou aproveitar bastante.
Por: Andercléa de L.Souza Corrêa M. Sousa

Sim! Vigia é minha cidade Natal, estou afastada de lá têm 10 anos, poís estou morando atualmente em Boa Vista/RR. Porém a saudade dessa terra maravilhosa Vigilenga é uma constante...Fico muito feliz pelo crescimento da mesma...Obrigada a todos que fazem de Vigia de Nazaré uma cidade hospitaleira e torço cada vez mais pelo sucesso de todos, e até um dia quando aí eu voltar. Beijão e que Nossa Senhora de Nazaré abençõe nossa terra - Amém. Forte abraço Vigiiiaaa.
Por: Lúcia Helena Lobato Porto

minha cidade é um espetaculo amo ele sou do pará com muito orgulho
Por: rosianne palheta da silva

ja morei em vigia cidade linda.. saudades........ bjo a todos os vigienses.........
Por: suziere

Não só conheço, como sou apaixonada por essa cdade. Vila do Conde, Barcarena/Pa.
Por: marilza cardoso

essa e minha cidad querinda!!!!!só estou um pouco longe.estou morando em outra cidade... mas amo ela.
Por: antonieta ramos

Amei a cidade,e uma cidadezinha calma,acolhedora,assim como seus moradores,amei ter conhecido o Diacono Sr.Nonato e sua esposa Sra.Gilse e toda sua familia.Lugar de Paz,e pensamentos positivos.
Por: arinete souza

Você que ainda não comhece Vigia, não perca tempo venha conhecer um pouco dessa cidade histórica. Concerteza você levará um rico conhecimento de nossa cultura. E a importância da contribuição histórica e cultural da Vigia para o Pará.
Por: Kelso Palheta

Esta cidade e maravilhosa, pela arquitetura e pela simplicidade de seu povo, conheco e quero visita-la em breve com a minha familia. Junio - Ribeirão Preto - sp.
Por: Junio C. Monteiro

moro em vigia...amo muito a cidade ...principalmente o carnaval..hehehe
Por: taciane

SOU VIGIENSE ADORO VIGIA CIDADE QUE Ñ DORME O MELHOR CARNAVAL DO PARÁ SOU VIGIENSE COM MUITO ORGULHO ADORO A NOSSA GURIJUBA ABRAÇO A TODOS OS VIGIENSE...
Por: hualasse soares

Vigia é uma cidade quase quadricentenária. Sua história é seu maior potencial. Quem vem a Vigia curte a sua história, regada de uma vasta culinária, movida então pela gurijuba, que é a verdadeira pérola do Salgado. Quem procura ecoturismo, encontra, tudo num clima de máquina do tempo. Você viaja numa expedição tridimensional pela história do Pará que tem, na Vigia, o seu berço.
Por: Marco Antonio Palheta

A cidade de vigia é maravilhosa em tordos os sentidos, eu amo essa cidade.
Por: Patrick torres

vigia -pa, uma cidades do estado do pará, MARAVILHOSA, alegre, etc..... povo vigienser, vcs são MARAVILHOSOS vigia do pará beijos VANDECA, PESCADOR CARAPANÂ, VANDESON, LETE, BEIJOS A TODOS VIGIENSES C@NT:edileuza
Por: c@ntoraedileuz@ morais

cidade de vigia e muito bom eu amor muito mesmo eu adorei a cidade de vigia de nazare e vou passa o carnaval lá nessa terra maravilhoza bjs para todos de vigia de nazaré
Por: thayna

Vigia é uma cidade ótima,tem vários prédios antigos e uma história linda.Mais o que eu gosto mesmo é do meu lugar que fica no interior da mesma,chamado de Itapuá,uma ilha de pescadores formado por cerca de mais de novecentas famílias e mais ou menos mil e quinhentos habitantes um lugar sossegado e tranquilo.Venha conhecer e passear de lancha um dos principais transportes da ilha.ah tem também muitas frutas. Mateus Pereira(professor)
Por: Mateus pereira

vigia-pa cidade pequena em dimensão geografica, mas grande em historias e imensa em cultura. para muitos, o mellhor carnaval de rua do estado do Pará com blocos para todos os gostos e todas as classes... visite e nunca mais esqueça.
Por: jack stepherson barbosa pinheiro

conheco vigia,e um lugar encantador,o carnaval e maravilhoso,neste Para lugar melhor nao ha,quem nao conhece n sabe oq ta perdendo.
Por: Renata Nascimento

nasci e mim criei ai e sempre que posso volto a esta cidade maravilhosa visitar a familia e amigos saudadessssssssss
Por: carlos amiraldo o. sousa

sou vigiense com muito orgulho,moro em goiania a 17anos mas sempre vou a vigia para rever a familia e os amigos
Por: joelson nogueira

Vigia de Nazaré,a cidade onde nascir,minha terra natal,sempre estou indo passar minhas ferias na cidade,cidade do por- do -sol,porque? porque no verão as pessoas naquela época nos anos 70,faziam suas roças e queimavamme logo as 18hs ao por-do-sol eu visualizava ao longe o sol todo vermelhado ou seja colorido,amareado e ao mesmo tempo estilo cor de fogo,isso eu gostava de a riciar,lá no bairro arapiranga,olha só! a maravilha que a natureza faz,eu gosto de vigia,cidade de grandes musicos como : Ilário,Alcemir,Chicoria,e outros,todos na arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som que é a musica. sair de Vigia com 10 anos de idade, morei em Clevelandia do Norte ,vim morar com um irmão que era soldado do Exercito,depois voltei e fui morar em Icoaraccir,em 1990 viajo para o Estado do Amapá e passo a morar em Macapá,mas a minha cidade eu não deixo de fazer uma visita,não só uma visita mas chego e chego bem,Vigia terra do Peixe de qualidade,do Sirí,Turú,carangueijo,terra da tia-pê,do carnaval,p/ quem gosta,Vigia diviso ao longe a sua beleza e paisage que vc teeeemmmm! agradeço 1º a Deus e depois a minha mãe dela te ido de s.caetano de odivelas morar em vigia e em 1964 eu irmão da maria (bagota)ter nascido nesta cidade.p/mim a cidade do por-do sol.desculpa as colocações das letras.lembrança a todos os vigienses que mora lá. bbbbbeeeeiiiijosssss,tchau.
Por: ernestino c.sousa cossta

falar da cidade de VIGIA DE NAZARÉ,É FALAR DA PÉROLADO SALGADO,ESTOU 20 ANOS FORA DEVIGIAMAS SEMPRE QUE EU ENTRO DE FERIAS ,EU VIAJO P/LÁ, VIGIA É MINHA TERRA NATAL,TERRA DOS RELIGIOSOS E PESCADORES,SINTO SAUDADE DE VIGIA MAS VIGIENSES MI AGUARDEM QUE ESTAREI AI COM VOCES,SABOREANDO AQUELE,TURÚ E OS DEMAIS PEIXES DO SALGADO COMO: GURIJUBA BACÚ-NO-TUCUPI,SIRÍ,CARANGUEIJO,E AQUELA PRATIQUEIRA ASSADA.É BOM DE MAIS SEU!
Por: ernestino

A vigia é uma cidade muito bonita so passo as ferias na vigia e tem um interior muito bonito também que se chama itapua tenho orgulho de passar minhas ferias na vigia não vou pra outro lugar. Te amo vigia.... (victor) são paulo-sp.
Por: Victor

VIGIA DE NAZARÉ,A CIDADE QUE NÃO DORME ,MINHA TERRA NATAL ,ESTAREI NO MES DE JULHO DE 2011, PASSANDO AS FERIAS,PARA FILOSOFAR COM OS VIGIENSES,PORQUE NÃO DIZER EU,VIGIENSE,FILOSOFANDO COM MEUS CONTERRANOS AI NA CIDADE POR-DO-SOL,'VENHA FORTE QUE EU SOU DO NORTE'.NO MES DE VERÃO EM VIGIA É APRECIAVÉL,VER O POR-DO- SOL,,TEM SEMPRE UM VIGIENSE EM ALGUN LUGAR,ATÉ NA ITALIA! QUE LEGAL.VIGIA CIDADE MARAVILHOSA,MEDITE NESTAS LETRAS: MINHA CIDADE É LINDA,TERRA DA TIA PÊ DO MAESTRO ILARÍO E ALCEMIR. OS GRANDES POETAS E ILUSTRES E TUDO MAIS JÁ SAIU DAQUI UM JOGADOR DE FUTEBOL DO NORTE AO CHUI ELE FOI JOGAR ALI,NO RUBRO-ANIL. A TORCIDA APLAUDIO E OS VIGIENSES PEDIU GOL. ELE É O MARIO-VIGIA, É ASSIM MINHA VIGIA,CIDADE DE POETAS E ILUSTRES E JOGADOR DE FUTIBOL, TEM PEDREIRA,TEM LUZEIRO,URUITÁ E TUDO MAIS QUEM VEM PRA VIGIA , PAROU COMEU TURÚ FICOU, QUEM VEM PRA VIGIA PAROU COMEU BACU,FICOU QUEM VEM PRA VIGIA PAROU COMEU PACAMUN FICOU E DEPOIS VAI E SEMPRE VEM . VIGIA O MELHOR CARNAVAL DO PARÁ. VIGIA TERRA DO CULTO A DEUS,E UM DOS MELHORES CIRIO DE NAZARÉ É EM VIGIA DE NAZARÉ.
Por: ERNESTINO

EI,VIGIENSES,ESTOU CHEGANDO AI PARA FILOSOFARMOS ,MI AGUARDEM,VIGIA CIDADE QUE NÃO PODE DORMIR SE NÃO O BICHO PEGA ,ESTAREI DE VOLTA A QUERIDA CIDADE DE VIGIA DE NAZARÉ,QUE LEGAL QUE BACANA QUE EMOÇÃO É CHEGAR EM VIGIA E INDO LOGO AO MERCADO MUNICIPAL COMPRAR AQUELA CAMBADA DE BACÚ,JULHO É O MES DAS FERIAS E EU ESTAREI AI ,TOMANDO UM BANHO NA AGUA SALGADA,NO RIO MARACAJÁ E SANTA ROSA,QUERO TOMAR AQULE BANHHO NO 29 E IR NO ITAPUÁ,EITA QUE BACANA É ASSIM EM VIGIA ME ESPERE QUE ESTAREI CHEGANDO E CHEGANDO DO EXTREMO NORTE AO NORTE E CHEGO FORTE,POIS É NO NORTE QUE ESTÁ A ILHA MAIOR DO MUNDO É ELA 'MARAJÓOOO',
Por: ernestino

cidade dos carangueijo a melhor ferias que ja curtir no para.
Por: wagner pompeu

sou amapaense mais amo vigia de coração estarei ai para passar o cirio.
Por: wagner pompeu

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vigia

Envie seu comentário sobre Vigia

banner