Santa Maria das Barreiras

Santa Maria das Barreiras-PA
banner

Bem-vindo a Santa Maria das Barreiras!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Santa Maria das Barreiras e muitas outras opções de hospedagem na cidade Santa Maria das Barreiras. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Santa Maria das Barreiras.

Informações de Santa Maria das Barreiras

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município foi criado a partir da efetivação da Lei nº 5.451, de 10 de maio de 1988, com área desmembrada de Santana do Araguaia e instalado em 1º de janeiro de 1889. Por não possuir legislação específica, era regido pelas leis e atos de Santana do Araguaia.
A emancipação municipal de Santa Maria das Barreiras decorreu de uma série de acontecimentos envolvendo esta região que, originalmente, constituiu o município de Conceição do Araguaia, estando, portanto, suas origens relacionadas com a história desse município.
Segundo Theodoro Braga, em 1897 Frei Gil de Vila Nova, da Ordem dos Dominicanos, fundou um arraial, elevado à categoria de Freguesia: Nossa Senhora da Conceição do Araguaia, em 14 de abril de 1906 e, Vila de Conceição, pela Lei nº 1.091, de 3 de novembro de 1909, que criou o município.
Em 1930, o município foi extinto, situação que permaneceu até 1935, pois, pela Lei nº 8, aparece, novamente, como município. Nos quadros da divisão territorial de 1935 e 1936, surge Santa Maria das Barreiras como distrito de Conceição do Araguaia e, assim, permaneceu até 1961, com a criação de Santana do Araguaia, por meio da Lei nº 2.460, de 20 de dezembro, constituindo-se de dois distritos subtraídos da área de Conceição do Araguaia.
O distrito-sede de Santana do Araguaia era a nova denominação de Santa Maria das Barreiras, anteriormente distrito de Conceição do Araguaia e permaneceu como cidade até 1980, ocasião em que foi atingida por uma enchente do rio Araguaia.
Segundo depoimento das autoridades atuais, a prefeitura, por ato administrativo, mudou-se para Campo Alegre, que passou a ser a sede do município. Em 1984, devido à Lei nº 5.171, Campo Alegre passa à condição de distrito sede do Município de Santana do Araguaia com a denominação de Santana do Araguaia. Por sua vez, o ex-distrito sede volta a denominar-se Santa Maria das Barreiras.
Santa Maria das Barreiras passou a enfrentar dificuldades de assistência administrativa, pela distância de Campo Alegre, além da necessidade de sua reconstrução, o que foi agravado com outra enchente do rio Araguaia, em 1983. Constatou-se que era preciso uma luta política permanente com objetivos definidos, capazes de melhorar a qualidade de vida daquela população, o que resultou na relativa emancipação de Santana e posterior criação de Santa Maria das Barreiras.
Constitui-se somente do distrito de Santa Maria das Barreiras, que foi elevado à categoria de cidade, conforme Lei de criação do Município.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico


População

17.158 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Santa Maria das Barreiras é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 08º5218 sul e a uma longitude 49º4246 oeste, estando a uma altitude de 150 metros. Sua população estimada em 2004 era de 12 929 habitantes. Possui uma área de 10373,49 km².

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudeste Paraense

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

833 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS

E-mail:

Telefones: (94) 3319-3110

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625      

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (94) 3319-1383

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Maria das Barreiras

Santa Maria das Barreiras é uma cidade tranquila, com prais virgens nos meses das baixas das aguas do rio araguaia. Cidade de um povo hosbitaleiro.
Por: dinuari da rocha souza

santa maria e um lugar maravilhoso calmo muito bom para descansar pescar tomar banho no araguaia. moro aqui amo esse lugar
Por: Deuseni

sou de santa maria adoro nossa cidade é maravilhosa a natureza predomina e a temporada de praias então! esperamos vcs no verão 2011!!!!!!!
Por: ronaldo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Maria das Barreiras

Envie seu comentário sobre Santa Maria das Barreiras