Santa Cruz do Arari

Santa Cruz do Arari-PA
banner

Bem-vindo a Santa Cruz do Arari!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Santa Cruz do Arari, fotos, informações, os principais hotéis de Santa Cruz do Arari, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Santa Cruz do Arari

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santa Cruz do Arari a princípio era uma fazenda de criação de gado situada às margens do lago Arari, localizada nas terras de propriedade de Plácido José Pamplona, Alferes da infantaria do regimento de Macapá que recebeu por doação do Rei de Portugal Felipe IV a Sesmaria Santo Inácio onde foi fundada a fazenda Santa Cruz.
Segundo os antigos moradores quando a família Pamplona chegou em 1868 nestas terras todos ficaram encantados com a beleza do Lago Arari que era um santuário ecológico da Ilha do Marajó, aqui encontraram poucos habitantes e começaram então a povoar estas terras, por ser a fazenda Santa Cruz e localizar-se as margens do lago Arari, deram então o nome Santa Cruz do Arari.
Construíram casas residenciais, um apequena escola e um pequeno comércio. Em 1927 construíram a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e também realizaram o primeiro círio, também organizaram uma banda musical comandada pelo Senhor Clodomir Batista Pamplona, fundaram ainda a primeira agremiação Esportiva “Santa Cruz do Arari Esporte Clube.”
Neste período foi fundada também a colônia de pescadores em 1937, no povoado de Jenipapo, onde funciona até os dias de hoje. Iniciaram a pesca, a criação de gado, construíram ainda uma delegacia de policia para manter a ordem e o respeito.
Transformaram Santa Cruz do Arari em um pequeno povoado, por questões políticas só no ano de 1956, Santa Cruz passou a ser uma vila, mesmo desfrutando uma enorme riqueza natural.
Santa Cruz do Arari não podia se desenvolver sócio, econômico e financeiro, porque vivia sobre os domínios do Município de Ponta de Pedras que por muitos anos dominou estas terras. Em 1960 o Deputado Romeu Santos, líder político na região do Arari, tomou conhecimento de tudo que ocorreu em Santa Cruz do Arari, encaminhando, em 29 de dezembro de 1960, à Assembléia Legislativa do Estado do Pará um Projeto de Lei de sua autoria pedindo a emancipação de Santa Cruz do Arari do município de Ponta de Pedras o que só ocorreu no ano de 1961 com o apoio do então Excelentíssimo Senhor Aurélio Correa do Carmo- Governador do Pará com a criação e aprovação da Lei Estadual nº 2.460, publicada no Diário Oficial nº 19.759 que criou o município de Santa Cruz do Arari, sendo reconhecido como município no dia 08 de abril de 1962.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

08 de Abril 

Gentílico


População

8.163 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Santa Cruz do Arari é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 00º3948 sul e a uma longitude 49º1030 oeste, estando a uma altitude de 6 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5 510 habitantes. Possui uma área de 1079,579 km².

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Para chegar a Santa Cruz do Arari, existem 03 formas distintas. No inverno é aconselhavel vir de barco, onde existem linhas regulares saindo do Porto Brilhante em Belém, nos seguintes dias:
Segunda Feira: B/M Galileu;
Terça Feira: B/M Benezinho, B/M Cte. Renan e B/M SãoBenedito;
Quarta Feira: B/M Cunha Filho.
Com retorno de Santa Cruz do Arari para Belém aos sábados e domingos sempre com horários variados devido a maré. A segunda opção é viajar de avião, (Monomotor e Bimotor), esta opção se torna cara devido os voôs serem fretados, com saida do Aeroporto Julio Cesar em Belém, tendo diversas companhias que fazem fretes para a região do Marajó. E a terceira Opção a mais interessante se dá somente no verão, em meados de setembro a dezembro, é quando os campos que ficam alagados durante o peíodo de inverno submergem, então são feitas estradas temporarárias que saem de Santa Cruz do Arari até o Porto de Camará no Município de Salvaterra.

Localização

Marajó 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

115 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Lago Arari

O Lago Arari, entre os municípios de Cachoeira e Santa Cruz do Arari, possui grande importância turística por preservar inúmeras variedades de pássaros. É o maior e mais importante lago da região. O lago Arari e suas proximidades formam a reserva de fauna do Marajó.

Rio Mocoões
 
Fica na divisa com o município de Ponta de Pedra é Chaves, fazendo parte do município de Santa Cruz apenas seus afluentes da margem direita. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO ARARI

E-mail:

Telefones: (91) 3658-2105

Sites: http://www.pmsantacruz.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

SECRETARIA DA VARA ÚNICA:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Cruz do Arari

Conheço este lugar que eu amo de paixao,inclusive passei muitos dias ai na decada de 70,eu sou de cachoeira do arari e hoje mora na bahia,qd. ainda morava em cachoeira trabalhava no hospital e viajava mt. para sta. cruz,aplicando vacinas,isso aconteceu de 1972 a 1975 eu fui mt. feliz porai assim como sou feliz aqui na bahia.Um dia voltarei pra visitar esta cidade que hoje tenho certeja que esta mas bonita pois o progresso ja chegou ai.
Por: Idalgina p. costa

Cidade tranquila e acolhedora, somente os seus filhos sabem o valor que a tem. LAGO ARARÍ, nosso maior orgulho, um fenômeno da natureza, (se forma e transforma) num espetáculo a olho nú. Nossos campos são extensos, correm gados, voam pássaros, rastejam-se os répteis na raiz das árvores são inúmeras suas espécies, e os peixes fresquinhos e saborosos...que maravilha esse lugarzinho abençoado...
Por: Áurea Pamplona

santa cruz,lugar onde nascir e sempre que possivel,estou visitando com o maior praser.um lugar encantador.só lá me sinto em casa.
Por: osni pamplona

Santa Cruz do Arari é um município que é um verdadeiro santuário ecológico onde a modernidade caminha junto com a proteçao ambiental. A natureza é exuberante e selvagem!
Por: Pe. Silvio Santos

Santa cruz doArari ,é a melhor cidade da ilha do Marajó.Eu amo muito essa cidade.
Por: Márcia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Cruz do Arari

Envie seu comentário sobre Santa Cruz do Arari