Salvaterra

Salvaterra-PA
banner

Bem-vindo a Salvaterra!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Salvaterra, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Salvaterra. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Salvaterra para programar a sua viagem.

A cidade de Salvaterra, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.053 habitantes. A área total de Salvaterra é de 1.048,2km², e sua densidade demográfica é de 14,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Salvaterra-PA é 68860-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Salvaterra

Roteiros do Brasil

Região Pólo Marajó

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens do município estão relacionadas à vinda dos padres mercedários da aldeia Muanás. Achavam que, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Cachoeira, onde se encontravam, não podiam desenvolver seus trabalhos, devido à existência de propriedades particulares. Fixando moradia, a região passou se chamar Mangabeiras, por causa da proximidade de uma praia com esse nome. Posteriormente, teve a denominação alterada para Ponta de Pedras, devido às pedras existentes no local, passando, em 1737, à condição de freguesia, mantida por uma Lei de 15 de outubro de 1837 e, assim, passou para a Independência.
Na divisão da província do Pará, em termos e comarcas, nas sessões de 10 a 17 de maio de 1833, do Conselho do Governo, seu território foi anexado ao município de Cachoeira, do qual fez parte até 1877, quando a Lei nº 886, de 18 de abril, criou o município, tendo sido instalado em 30 de abril de 1878.
A Lei nº 1.286, de 13 de dezembro de 1886, transferiu a sede da Comarca de Cachoeira para a vila de Ponta de Pedras, que ficou constituída com o município e termo da mesma comarca.
Em face do Decreto nº 72, de 27 de dezembro de 1930, foi criado o distrito de Itaguari, figurando como sede o município de Arari, recém-criado pelo mesmo decreto, com território formado dos municípios de Ponta de Pedras e Cachoeira, que haviam sido extintos.
O Decreto nº 349, de 5 de maio de 1931, além de elevar a vila de Ponta de Pedras à categoria de cidade, alterou-lhe a denominação para Itaguari, como também transferiu as sedes da Comarca de Arari e da Prefeitura Municipal da cidade de Cachoeira para a cidade de Itaguari.
No quadro de divisão administrativa relativo a 1933, o município de Arari era formado apenas do distrito-sede, que era o de Itaguari, o mesmo não acontecendo com a divisão fixada pela Lei nº 8, de 31 de outubro de 1935, datada de 31 de dezembro de 1936, no qual era constituído de seis distritos: Anajás, Bacabal, Lago Arari, Mutá e Santa Bárbara.
Na divisão territorial de 31 de dezembro de 1937, o município aparece integrado por oito distritos: Itaguari, Anajás do Arari, Anabiju, Bacabal, Lago Arari, Mutá, Santa Bárbara e Santa Cruz. Seu nome foi alterado para Itaguari, por meio do Decreto-Lei nº 2.972, de 31 de março de 1938 e passou a ser formado apenas do distrito de Itaguari.
Pelo Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de dezembro de 1938, passou a chamar-se novamente Ponta de Pedras, permanecendo constituído do distrito-sede na divisão judiciário-administrativa para o período 1939-1943 como também em face do Decreto-Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, que fixou a divisão territorial para vigorar no quinquênio 1944-1948.
Na década de 50 o município compunha-se de dois distritos: Ponta de Pedras e Santa Cruz e, atualmente, é formado apenas pelo distrito-sede.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

10 de Março

Gentílico


População

20.184 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município situado na Ilha de Marajó, banhado pelo Rio Tacantins e pelo Oceano Atlântico, Salvaterra é o menos da Ilha e possui campos inundáveis, cerrados e praias. Na economia destaca-se a carne de búfalo e o leite, além do abacaxi. Sua Padroeira é Nossa Senhora da Conceição. 

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média

30º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belém: Transporte fluvial e aéreo

Localização

Região do Marají no Estado do Pará

Limites

Soure, Cachoeira do Arari e Baía do Marajó

Acesso Fluvial

Balsa de Icoaraci até o Porto de Camará- Duração de 3h e saídas às 6:30h às 16:00h diariamente e aos sábados às 4:00 e às 6:30h, com retorno no domingo às 16:00h e 17:00h- Tel: 246-7472
Navio de Belém até o Porto de Camará- Duração de 1:30h e saídas de 2ª feira a sábados às 7:00h e às 13:00h.

Distâncias:

Da Capital:

83 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Conhecer de perto a cultura do Marajó, sua gente e seu dia-a-dia é passeio obrigatório a quem vem ao Pará. 0s campos, as praias e o contato com a natureza são mais acessíveis do que imaginam alguns. Na hora de definir o programa de viagem, o município de Salvaterra não deve ficar de fora. Possui belas praias, fazendas e campos.
Em Salvaterra há Joanes, uma autêntica vila de pescadores com praia e fartura de peixe o ano todo.Tem também as praias Grande e Água Boa.

Principais Pontos Turísticos

Ruínas de Pedra

Ruínas da primeira Igreja de Salvaterra, construída pelos jesuítas.
Localização: Distrito de Joanes

Dois Poços

Construções feitas pelos jesuítas, um era usado pelos portugueses e o outro, pelos escravos.
Localização: Distrito de Joanes

Cais de Arrimo

Construção feita pelos espanhóis

Obelisco

Marco da instalação do Município

Igreja se São Francisco

Construção do séc. XIX, feita pelos espanhóis.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Construção que abriga a imagem da Santa de 1,5 m de altura
Localização: Distrito de Joanes.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Contrução de 1911.
Localização: Praça Magalhães Barata.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVATERRA

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - CONDEIXA:

E-mail:

Telefones: (91) 3765-1113

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:



 

Comentários de Salvaterra

embora esteja distante ha sete anos,sinto falta da cidade.E um lugar muito lindo.
Por: dariane fernandes

Continua sempre linda como tu és Salvaterra. Enorme saudade de você. Tenho muito orgulho de ser paraense por sua tamanha exuberancia. Amor a Salvaterra.
Por: GUILHERME PARACAMPOS

A cidade é uma das coisas mais lindas que já vi;feliz de quem mora ela
Por: ÍSIS DE SOUSA SANTOS

Salvaterra é uma cidade incantadora pela qual eu me apaixonei, com sua cultura, com as suas belezas incatadoras. Salvaterra com toda a certeza incata quem a conhece, não a ninguém que já tenha ido a Salvaterra e Soure e não tenha se encatado com as belezas do Marajó.
Por: Manoel Neto

esta localidade é a mais linda dessa região do marajó! eu amo esse lugar que DEUS teve o prazer de delinhar com todo amor e carinho!
Por: rafael fernandes

"Salvaterra tem magia, a luz da lua te enfeitiça, princesa do Marajó, você vai se encantar"
Por: Aline Nunes

Q cidade linda!,indico pra quem quiser ter férias inesquecíveis!
Por: elem coimbra

Bom, Salvaterra é sem duvidas o melhor lugar pra se hospedar na ilha do Marajo, apesar da mídia insitir em ressaltar que Soure é a capital do marajó, Salvaterra tem inumeras vantagens, uma delas é a proximidade das pousadas da praia, da pra ir caminhando, os inumeros iguarapes de agua doce. Bom eu vou dar uma dica, e guardem a sete chaves, na PA Km 16 atras de uma casinha simples, existe uma LINDA piscina natural que infelizmente soh aparece entre março e setembro, a agua é tão limpida que a gente ver os nossos pés no chão. Existem outros inumeros iguarapes. Conheça Joanes, Agua Boa e inclusive Soure, peça ajuda aos habitantes eles são muito hospitaleiros.
Por: Carla Santana

adoirei as praias, a paz e tranquilidade do lugar, principalmente o fato de ser proibido música em volume alto nas praias. nota 10
Por: ana gavino

eu nuca fui a salva terra so vejo as foto mais sou apaxonada acho uma das acisa mais linda do mundo e sei que um dia su vou conhecer eu moro em belem pa.
Por: maria

TERRA MARAVILHOSA QUE ME TRÁS MUITAS SAUDADES. ESPERO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL VISITÁ-LA
Por: ALAN JOSE DE PINHO

nossa salva terra e hum dos melhores lugar que ja visitei e hum paraiso que nem sei como explicar , sujiro a qualquer pessoa que deseja ver coisa boa e tranquila que va conhecer a princesinha do marajo ou seja salva terra , adorei o lugar .
Por: hilton

esta cidade é maravilhoza em todos os sentidos, na verdade todo territorio paraense tem sua beleza nata, viva pará!!!!!! viva belém!!!!!! viva a pricesinha do marajó nossa querida salvatera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: roziane batista franco

Ah, que saudades me deixas, terra onde nasci e onde vivi por um longo periodo, muitgo em breve retornarei ao doce e amável lar que é a minha gostosa Salvaterra.
Por: Pedro Paulo Coelho de Almeida

Ah, que saudades me deixas, terra onde nasci e onde vivi por um longo periodo, muitgo em breve retornarei ao doce e amável lar que é a minha gostosa Salvaterra.
Por: Pedro Paulo Coelho de Almeida

SALVATERRA É UM PARAISO!VISITEM MINHA TERRA.APROVEITE SUAS FERIAS E DESCUBRA OS ENCANTOS DO MARAJÓ.
Por: georgina

ga morei em salvaterra na tem lugar melhor no mundo as praias sa maravilhosas a cidade acochegante o povo hospitaleiro to em manaus mas nao esqueso a princesa do marago ...
Por: ele magno

eu já estive em salva terra e gostei muito eu nunca tinha visto um lugar tão bonito assim,salva terra é o melhor lugar do mundoooo!!!!!!!!!!!!!
Por: roberta

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Salvaterra
Fundação:
1961
Altitude:
5m
População:
15.053 habitantes
Área:
1.048,2km²
Densidade Demográfica:
14,36hab/km²
CEP:
68860-000

Envie seu comentário sobre Salvaterra