Óbidos

Óbidos-PA
banner

Bem-vindo a Óbidos!

banner

As melhores pousadas em Óbidos podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Óbidos, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1755. A localidade está em uma altitude de 45m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 46.001 habitantes. A área total de Óbidos é de 26.825,5km², e sua densidade demográfica é de 1,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Óbidos-PA é 68250-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Óbidos

Roteiros do Brasil

Região Pólo Tapajós

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Óbidos é uma das cidades paraenses tidas como irmã de Portugal. No continente europeu existe, também, um lugar conhecido como Vila de Óbidos, a 95 km de Lisboa. Além da herança do nome, a cidade de Óbidos do Pará herdou tradições dos colonizadores portugueses. As ruas estreitas e ladeirosas, as mercearias de esquina e os amplos sobrados e casarios que datam do século XVII, XVIII, XIX e XX são alguns dos retratos de Portugal em plena Amazônia. A cidade, está localizada na parte mais estreita e profunda do Rio Amazonas.
As ruas de Óbidos é uma recordação do passado. Cada um de seus monumentos conta um pouco da história da cidade, fundada por volta de 1697. O Forte Pauxis, símbolo da fundação do município, é um desses prédios históricos. Exatamente onde existia uma tribo de índios Pauxis, foi erguido o forte que pode ser avistado por aqueles que chegam de barco à cidade. O ponto era estratégico para a consolidação do domínio português na Amazônia, pois é ali a parte mais estreita do Rio Amazonas (1,8 km) e mais profunda também (cerca de 75 m).
A partir da construção do forte, qualquer embarcação que por lá passasse era intimada a parar, para a cobrança do dízimo, devido à Coroa Real Portuguesa. Do Forte Pauxis é possível ainda avistar a Serra da Escama, onde foi erguida a Fortaleza Gurjão, construída para guarnecer e defender a região dos invasores. Além do fator histórico, a serra, com sua floresta ainda intocada, é uma excelente opção para os amantes de aventura.
Outro importante símbolo de valor histórico para o município é o Quartel do Exército onde serviu o tenente, Leônidas Cardoso, pai do ex-presidente, Fernado Henrique Cardoso, após o movimento do Tenentismo.  Sua construção em 1909 e foi tombada em 1998 pelo Governo do Estado como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
A Igreja de Nossa Senhora de Sant´Ana é outro marco da colonização religiosa portuguesa em Óbidos. Por influência dos religiosos dos Capuchos da Piedade, irmandade vinda da cidade do Porto para catequizar os índios Pauxis, a santa foi escolhida como protetora da região e para ela foi erguida uma igreja em fevereiro de 1827. Também para homenageá-la é realizado, todos os anos, no segundo domingo do mês de julho, o Círio de Sant´Ana. O evento reúne centenas de romeiros da cidade e de municípios vizinhos.
A Capela do Bom Jesus, erguida na parte mais alta da cidade, nasceu de uma promessa dos obidenses e foi testemunha de um dos episódios históricos mais importantes da Amazônia: a Cabanagem, movimento ocorrido entre 1831 e 1840, deixando milhares de mortos. Os cabanos chegaram na cidade depois de tomar Santarém, Monte Alegre e Alenquer, cidades vizinhas ao município. Em Óbidos, eles tiveram permissão de desembarcar depois de se anunciarem como amigos, porém, na calada da noite, tomaram o Forte e se apossaram de armas. Houve saques e assassinatos. Sob o comando do Padre Raimundo Sanches de Brito e de seu irmão, também religioso, Antônio Manuel Sanches de Brito, os rebeldes foram expulsos. Como promessa, os obidenses decidiram erguer a capela para que a cidade fosse poupada de novos ataques cabanos.
Os casarios no estilo português, também estão no histórico da cidade, alguns localizados nas esquinas, servem de comércio, outros mantidos como residências. Por causa de suas edificações de origem lusitana, a região é considerada a mais aportuguesada na linha do Equador.
A história de Óbidos está nas ruas, em painéis espalhados por prédios históricos. É o Museu Contextual, uma idéia da Secretaria Executiva de Cultura do Estado, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Pará. Na fachada dos principais monumentos da cidade há um painel com informações que narram a importância de cada um deles. São relatos sobre a construção, os proprietários e seus moradores, além de outros fatos relevantes.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

25 de Março

Gentílico

obidense

População

49.254 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município histórico e porto fluvial da margem esquerda do Rio Amazonas, Óbidos está localizado na chamada Garganta do Rio Amazonas, local onde o Rio se estreita (1.500m) e se aprofunda (93m). POssui razoável infra-estrutura e um grande potencial para o turismo. O núcleo urbano está plantado sobre uma colina, local onde foram construidas duas fortalezas para proteger o interior da Amazônia. Em Óbidos saboreia-se o Tucunaré, peixe típico da regiãi, que é feito das mais diferentes maneiras. A base da economia local é a fibra de juta, a castanha-do-pará e a pesca. A Cidade possui um porto fluvial onde atracam grandes navios para o escoamento da produção da região. Sua padroeira é NOssa Senhora de SantAna

Clima 

Equatorial, quente e úmido

Temperatura Média

27,9° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belém: Transporte aéreo, com duração média de 3 horas e escala em Macapá

Localização

Município do Baixo Amazonas no Estado do Pará

Limites

Alenquer, Almerim, Oriximiná, Juruti, Santarém e Suriname (Guiana Holandesa)

Acesso Rodoviário

 
 
Distâncias:

Da Capital:

780 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

As principais atrações locais são as construções do século XVII, destacando-se o Forte Pauxís (1697) restaurado e a Fortaleza Gurjão que se encontra em ruínas; também tem centenas de construção antigas residenciais e comerciais de arquitetura colonial portuguesa no centro da cidade, Óbidos é conhecida como a mais portuguesa das cidades do estado do Pará; outras atrações são os igarapés de águas cristalinas como Curuçambá e a pesca esportiva no Mamaurú.
Atualmente Óbidos tem como seu principal evento turístico o carnaval, a festa dura mais de uma semana, e é conhecida como Carnapauxis; a cada ano tem crescido de forma espetacular com blocos organizados que saem as ruas com mais de 10 mil foliões, saiba mais clicando no link Carnapauxis.

Principais Pontos Turísticos

Casarões do Porto

Contruções do séc. XIX

Forte Pauxís/ Forte de Óbidos

Construção de 1697, encontra-se restaurado. Oferece vista panorâmica do Rio Amazonas
Localização: Praça Coracy Nunes

Fortaleza Gurjão

Construção do séc.XVII, encontra-se em ruínas.
Localização: Alto da Serra da Escama

Quartel da Cidade

Contrução de 1909

Antiga Casa do Major José da Gama Bentes

Construção de 1870, atualmente abriga a Prefeitura Municipal de Óbidos
Localização: Rua Deputado Raimundo Chaves

Câmara Municipal de Óbidos

Construção do século XVLL, era uma residência particular.
Localização: Rua Deputado Raimundo Chaves

Igreja Matriz de Óbidos

Construção de 1827

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ÓBIDOS

E-mail:

Telefones: (93) 3547-3044 

Sites: http://www.obidos.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (93) 3547-1308

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Óbidos

Sou casado com uma filha de Óbidos, a Professora Dra. Leonice Biá Pimenta, filha do Sr Braz Bello e sinto muito que não apareça neste Site a relação dos Hotéis da cidade. O que é, preconceito?
Por: Francisco dos Santos Pimenta

Desejo a todos os Obidense um feliz 2009,pois essa cidade chamada óbidos,tem mil maravilhas,ótima pra se viver..Tenho orgulho de ser uma Óbidense....beijos
Por: Graciane Bentes Porcopio

OLÁ!MORO EM SÃO PAULO HA 20 ANOS E FIQUEI CONTENTE POR SABER QUE MINHA TERRA NATAL ESTÁ BELISSÍMA.EM VER AS FOTOS FIQUEI COM SAUDADE,BEIJJOOOS CIDADE!!!!....
Por: vera lucia barbosa galucio

Obidos e uma cidade maravilhosa que tem um balneario maravilhosamente lindo... sem palavras para falar dessa cidade, nasci ai e tenho orgulho de ser xupa osso, hoje moro no amazonas mas e obidos que esta no meu coraÇao... abraços a todos obidenses!!!
Por: Elaine Vieira

Óbidos é uam cidade muito linda, tenho muiya saudade de minha terra querida ;*
Por: Dayse

sou obidense com muito orgulho e posso garantir que é uma cidade maravilhosa, com lindos balnearios e o famoso festival do jaraqui.
Por: ´lene venancio

Se conheco e muito vivi nesta linda cidade por 17 anos,pessoas maravilhosas, bonitas, gentis enfim é muito legal....
Por: alexandre

Se eu disser, terei problemas com o IBAMA. Encontrar os amigos a cada ano, em Julho; caminhar por suas centenárias ladeiras, contemplar o Amazonas, e lá do alto, na Praça do "O", divisar a Serra da Escama, num fim de tarde, sentindo no rosto a brisa fresca de sobe do Laguinho. Quer mais? Abs, Célio
Por: Célio Simões

Óbidos é uma bela cidade eu amo Óbidos pos eu sou paence eu nasce lá e lá é muito bonito enclusive o porto cantão e a serra da escama tudo e todos de lá me facinam isso sim xau xau valeu!!!!!!!!
Por: isabel

E uma cidade maravilhosa, que pena que näo posso passar o carnaval dai, que e o melhor do Basil.
Por: carlos alessandro sousa da silva

Nasci e fui criado nesta cidade.Meus pais e irmãos ainda residem aí.Faz mais de 20 anos que não vou visita-los; mais em breve vou está aí com eles! Um abraço
Por: Claudio silva

Óbidos é maravilhosa,tenho saudades da minha querida terra,um dia eu volto
Por: Rosenir C Freitas

Nasci em Óbidos, bairro Cidade Nova. Apesar de não visitá-la, amo minha cidade.
Por: Regina Lucia Barros

obidos e tudo de bom ja tive bons momentos bjs a todos paraense
Por: luziabayer

Sou sul matogrossense e me casei com uma obidensse,temos uma linda filha,moramos em são josé dos campos sp.gostaria muito de conhecer esta cidade e não vai faltar oportunidades.parabens para este lindo lugar e seus moradores.
Por: Agnaldo julio betfuer espindola

Óbidos é uma cidade histórica do oeste paraense,com um casario colonial,tem fraguementos de seu rico passado histórico,o forte Pauxi,a Fortaleaza Gurjão,as igrejas Matriz de Santana,Bom Jesus,o Estreito de Óbidos(a garganta do gigante Rio Amazonas),rica fauna,flora,o "carnapauxis"(o carnaval dos entrudos,erança portuguesa",o tradicional círio de Santana em julho,os festivais. Visite Óbidos e descubra sua maravilhas. www.chupaosso.com.br
Por: RAIMUNDO MAMEDE

Eu nasci e vive meus melhores dias de minha vida nessa cidade, moro hohe em são jose dos campos S/P vale do paraiba, porem a saudade de minha terra me chama de volta , e estou voltando depois de 38 anos.voltarei em definitivo em 2012, quero ver santa anna, e o carnaval, que eu ajudei a criar os primeiros blocos de rua nos primordios dos anos 70, juntamente com flurindo, vangico turiba, e os filetos, que saudades. abraços , me esperem
Por: MAURILO SENA

se voce quer que seus filhos tenham uma boa historia de infancia, deixe que eles se criem em obidos. abraços
Por: MAURILO SENA MARIALVA

Óbidos e um municipio bonito, Eu nunca fui ai ,gostei das fotos.
Por: afonso de oliveira tavares

Muitas saudades da minha cidade querida, um abraço pra todos meus amigos Paraense
Por: zenon bentes da rocha

Óbidos é um pedacinho do ceu. Tive o prazer e a felicidade de ter minha infância estruturada nesta maravilha. Sou filha do Sr Azamor Ramos e de dona Zolima, eles trabalhavam no Grupo Escolar J. Veríssimo, morávamos na rua Dr. Machado, Bairro da Prainha próximo a casa da dona Maria Ramos. Estudei no Grupo José Veríssimo, Colégio São José. Sou irmã do Ademir Ramos, prof. da Univers. do Amazonas. Meu pai ja faleceu, minha mãe vive em Manaus e eu atualmente moro em Taubaté/SP, no Vale do Paraíba. Sou professora da Universidade de Taubaté e atuo na área de Psicopedagogia Clínica. Aqui sou conhecida como Professora Ana Baiana(devido meu sotaque de paraense o povo daqui confundiu-me com baiana). Sou amiga da Flora Pinto, ela que forneceu-me o site. Adorei, agora não vou mais ficar sem notícias desta terra maravilhosa. Estou me programando para uma visita ai. Se alguém lembrar de mim, entre em contato : [email protected] Abraços a todos. Ana Maria
Por: Ana Maria Gomes Ramos

sou clecio e sou filho de obidos e estou com muita sudades da minha cidade querida nao vejo a hora de entrar de ferias
Por: clecio ederson cavalcante da cunha

nasci em manaus mas fui criada nessa cidade maravilhosa.ai vivi momentos inesquesives.
Por: karla

obidos e tudo de bom o carnaval , afeira agropecuaria, festival do jaraqui e outros sai dessa cidade querida ha 5 anos sei qui muita coisa deve ter mudado,mais como todos os obidensee. sei qui vale apena .conhecer obidos, venham todos descobrir essa maravihosa. cidade. 30.06.2011 belem pa
Por: nilda marques

vivo em belem mas adoro obidos.em breve voltarei ai pras pessoas qui ainda nao conhece obidos.posso dizer qui tao perdendo,muita coisa boa,venham conhecer as culturas obidenses e tudo o que essa bela cidade tem a oferecer voce vai ter, um belo motivo , pra assim como eu querer voltar beijos galeraaaaaaa/
Por: meu nome e william marques

obidos e tudo de bom o carnaval , afeira agropecuaria, festival do jaraqui e outros sai dessa cidade querida ha 5 anos sei qui muita coisa deve ter mudado,mais como todos os obidensee. sei qui vale apena .conhecer obidos, venham todos descobrir essa maravihosa. cidade. 30.06.2011 belem pa
Por: nilda marques

minha cidade onde nasci e muito bonita apesar de pouco conhecinda da show em muitas cidade do para faz tempo que nao vou ai 18 anos mas epero que continui linda
Por: lediana braga

Óbidos a cidade presépio localizada as margens da parte mais estreita e mais profundodo rio amazonas, onde tem muitos casarões antigos, igrejas lindas e de um povo maravilhoso que não tem igual. Cidade da serra da escama, da castanha do Pará, do peixe jaraqui e outras coisas mais sem contar das lindas mulheres. att. tilson
Por: tilson

ÓBIDOS É UMA CIDADE MARAVILHOSA PARA SE MORAR,SUAS LENDAS E TRADIÇÕES CONTAGIAM CADA UM QUE CHEGA A ESSA MARAVILHOSA E ENCANTADORA CIDADE,UMA BELEZA EM CONSTRUÇÕES ANTIGAS E SEUS PONTOS TURÍSTICOS,COMO: A SERRA DA ESCAMA,O GRANDE E MARAVILHOSO RIO AMAZONAS,COM SUAS ÁGUAS BARRENTAS ,ONDE OS PESCADORES RETIRAM SEU SUSTENTO E AJUDA A MOVIMENTAR A ECONOMIA DA CIDADE,SAUDADES DA MINHA TERRA NATAL!!!!!!!!!
Por: Marlisson Luis Pinto Barros

Eu adria maria amo a minha cidade de paixão,pois óbidos és minha terra,óbidos está inteira dentro do meu coração,tenho maior orgulho de ser obidense,cidade maravilhosa e abençoada por deus,que DEUS ILUMINI todos os moradores que saibam valorizar essa cidade com amor e devoção.......
Por: Adria Maria soares guimarães

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Óbidos
Fundação:
1755
Altitude:
45m
População:
46.001 habitantes
Área:
26.825,5km²
Densidade Demográfica:
1,71hab/km²
CEP:
68250-000

Envie seu comentário sobre Óbidos

banner