Mocajuba

Mocajuba-PA
banner

Bem-vindo a Mocajuba!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Mocajuba, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Mocajuba.

Informações de Mocajuba

 

Roteiros do Brasil

Região


 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Formou-se no Rio ou Furo Tauaré e já passou por diversas denominações como: Maxi, Freguesia de Mocajuba, Vila de Mocajuba e finalmente Mocajuba. Foi fundado em 1895, porém, sua história remonta os anos de 1853 quando a Assembléia Legislativa Provinciana, considerando a exigência do povoado de nome Maxi, criou a resolução nº 228, de 20 de dezembro do mesmo ano, dando-lhe a categoria de Freguesia. No entanto, o lugar não era propício para o desenvolvimento do povoado. Os habitantes do Maxi foram então se deslocando para uma antiga propriedade do Sr. João Machado, um dos incentivadores da mudança, que doou suas terras para que servissem de sede para o futuro município. Nessas terras existia um sítio de nome Mocajuba em perfeitas condições de servir para o desdobramento de um importante núcleo populacional, que viria a ter para invocação N. Sr.a. da Conceição, inicialmente utilizando o oratório particular de João Machado.
A mudança foi aprovada pela lei nº 271, de 16 de outubro de 1854. Conservou-se como freguesia até o ano de 1872 quando a lei nº 707, de 05 de abril, substituiu-a por vila.
A primitiva igreja matriz da vila, construção de taipa, incendiou-se antes de 1864, época em que o governo provincial determinou o prosseguimento da construção do novo templo, então em alicerces.
O decreto nº 117, de 18 de setembro, cria prefeituras de segurança em seis cidades dentre elas a de Mocajuba, em 1895, dando-lhe finalmente a legitimidade do nome original.

Significado do Nome

Mocajuba, segundo Gonçalves Dias, é o fruto chamado em algumas partes coco-de-catarro. Para Teodoro Sampaio, coco-de-catarro é o mesmo que macayba, a árvore da macaba. O nome advém do vocábulo indígena mocayaybaou bocayuva. Sinonímia: mocajá, mocajaíba, bocaiúva, macaúba.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População

26.745 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Mocajuba é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 02º3503 sul e a uma longitude 49º3026 oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Sua população estimada em 2004 era de 21 626 habitantes. Possui uma área de 860,4699 km².

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Nordeste do Estado do Pará, zona fisiográfica do Tocantins.

Limites

limítrofes Baião,Cametá

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

173 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Rios, Igarapés e Furos

Praia dos Gorgons

Possui aproximadamente 500m de extensão e fica localizada na primeira rua da cidade à margem direita do Rio Tocantins. E de fácil acesso e atualmente oferece uma infra-estrutura básica de apoio aos visitantes com dois bares/restaurantes e comidas típicas no seu entorno. Estas características fazem com que esta seja a mais visitada praia do município. Nesta praia ocorrem shows musicais e eventos esportivos nos finais de semana.

Praia do Camaleão

Está localizada na Ilha do Camaleão e possui cerca de 500m de extensão. Uma precária estrutura de bar e restaurante é mantida por energia termoeléctrica na ilha, temporariamente. Possui ainda uma área verde transformada em bosque, perfeita para descanso à sombra das árvores.

Quando a maré está baixa, a praia, que leva o mesmo nome da ilha ocupa boa parte da extensão do rio.
A conservação é uma necessidade urgente, uma vez que o público que se dirige a esta ilha vem aumentando e não existe nenhum controle sanitário.
O acesso fluvial pode ser feito através de pequenas embarcações que saem de diversos portos na frente da cidade ou até mesmo em canoas, levando no máximo 5 minutos de travessia. O preço cobrado é de R$ 0,50 centavos por pessoa para cada travessia.

Prainha

É localizada a aproximadamente 3km da sede municipal às margens do Rio Tocantins. Este atrativo é composto por diversas pequenas praias com belos bosques e quiosques à sombra das árvores. Conta com infra-estrutura de bar e restaurante, além de um salão de festas onde se realizam shows musicais. Existe ainda uma barraca de venda de comidas típicas.
Não existem linhas regulares de transportes para este atrativo. O acesso rodoviário é feito através de uma estrada de piçarra, em bom estado de conservação, levando de 5 a 10 minutos todo o percurso.

Praia do Zizi

Também localizada em frente à cidade a aproximadamente 1,5 km. É a maior praia do município com aproximadamente 1,5 km de extensão ficando à margem esquerda do Rio Tocantins. Essa praia é a menos visitada devido à falta de infra-estrutura no local.
Existem ainda muitas outras pequenas praias que ainda não foram identificadas, mas que representam um grande potencial como atrativo natural.

Ilha do Camaleão

Localizada em frente à cidade a aproximadamente 500 m de distância da margem litorânea. Este é um atrativo natural que oferece muitas possibilidades de exploração para o visitante, além de possuir uma linda praia de frente para a cidade. É recortada por igarapés onde se pode passear de canoa por dentro de uma típica paisagem amazônica. Quase toda a ilha é composta por solos de várzea, porém é possível fazer caminhadas em vários pontos. Na época das cheias o solo fica todo coberto por água.
Um pouco a frente desta ilha fica a barranca Vila Mangabeira na saída de um estreito de 900 metros de largura.
Existem ainda Ilhas como: Angapijó, Santana, Jutuba ou Jacarecaia, Rosário, Rufino e Tatuoca, onde se cultivam principalmente o cacau, açaí e o salambi, que é o látex fermentado da seringueira, hoje com pouco valor comercial.
O solo destas ilhas são geralmente formações sedimentares típicas da várzea amazônica ou igapós, possuindo uma vegetação bastante diversificada além de plantações de cacau e seringueira. Todas têm grande potencial para o turismo ecológico, porém, ainda são pouco conhecidas.

Rio Tocantins

Afluente do Rio Amazonas pela margem direita. É formado pela reunião do chamado Alto Tocantins com o Rio Araguaia. Mede 2.640 km de extensão. Sua vazão é de mais ou menos 1.650 m3/Seg nas águas baixas e 17.000 m3/Seg nas águas altas. É o principal acidente geográfico da região. Rio de águas claras, é bastante navegado e possui paisagens deslumbrantes ao longo de seu leito. É o rio que alimenta a barragem de Tucuruí.

Rio Icatu

Pequeno rio que deságua na parte meridional do canal Tauaré no sentido Leste para Oeste, recebendo como afluente o Rio Putiri nas proximidades da Ilha Rufino.
Existem ainda os Rios Tambaí e Cairari ambos de água doce e que fazem a divisa com o município de Moju.

Igarapé Jambuaçu

Localiza-se em frente à Ilha de Angapijó. Sua foz nasce nos campos das colônias de agricultores, que cultivam em sua margem extensas plantações de cacau e seringueira.

Igarapé Maia

É um igarapé de floresta que fica às proximidades da cidade. De fácil acesso através da PA- 151 em um pequeno ramal. Suas águas, assim como as do Igarapé Ipixuna, que fica nas suas proximidades são escuras e muito frias.

Igarapé Xipucú

Este igarapé corta a região periférica da cidade e deságua no Rio Tocantins em frente à Ilha do Camaleão. Suas águas são claras e muito frias, porém ao juntar-se, na maré cheia, com as do rio, ficam barrentas e baixam a temperatura.
Existem ainda outros igarapés como: Igarapé Açu, Mirititeua, Marabá, Jutaiteua, Imbaubal e muitos outros sem identificação.

Furos:

Esmeralda, Pitinga, Tatuoca, Lacaio, etc.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Semana Estudantil Mocajubense - Sem dúvida alguma o maior evento popular de Mocajuba é a Semana Estudantil Mocajubense. É também considerada a maior manifestação esportiva da região tocantina.
Realizada pela primeira vez em 1975 por estudantes em férias, já está em sua 25ª edição. Acontece sempre na última semana de julho e reúne milhares de espectadores em torno das mais diversas modalidades esportivas e festas populares, sendo que o futebol de salão é a modalidade de maior expressão.
São disputados esportes como vôlei de quadra, vôlei de praia, futebol de salão (tendo a participação dos melhores jogadores do estado), atletismo, ciclismo, natação, pesca, regata a remo, dominó, dama, etc. Sendo algumas modalidades disputadas no masculino e feminino.
As agremiações esportivas são organizadas e patrocinadas pela própria comunidade e empresários locais, que chegam a ser rivais, mas sempre com grande espírito esportivo.

- Festival Toco Cru Pegando Fogo - É um festival de danças juninas organizado pela paróquia do município. Já está em sua VII edição. O festival reúne vários grupos de danças para uma disputa entre si e serve para angariar fundos para a paróquia.

- Festas Juninas - A quadra junina em Mocajuba tradicionalmente é organizada por escolas e algumas comunidades. Reúne uma mistura de ritmos e danças regionais como o lundu, o carimbó, o siriá, etc., com contradanças francesas. São realizadas em várias escolas e terreiros espalhados pelos bairros da cidade.
 
- Círio de N. Sra. do Rosário - Esse evento religioso é de grande importância cultural para Mocajuba. Reúne milhares de pessoas na adoração à santa padroeira de uma comunidade de descendentes de escravos negros africanos que se instalou no bairro chamado arraial, por volta do século XVII. Segundo pesquisa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, um morador muito antigo do bairro recebeu das mãos de um negro cabano uma imagem de N. Sr.a do Rosário e a partir daí começaram a adorá-la.

 Setembro

16 à 26 - Círio da Santíssima Trindade dos Inocentes - Esse evento acontece na Vila de São Pedro de Viseu, iniciando no dia 16 de setembro e terminando no dia 26 do mesmo mês, sendo uma festividade muito tradicional e concorrida pelas localidades mais próximas a Mocajuba.

 Dezembro

08 - Círio de N. Sra. da Conceição - Esta é a maior manifestação religiosa do povo mocajubense, mobilizando toda a cidade e vários municípios vizinhos durante 9 dias para comemorar os festejos da padroeira do município.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOCAJUBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (91) 3706-1790

Sites: http://www.mocajuba.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (91) 3796-1272

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Mocajuba

a melhor cidade do baixo tocatins!!!!!!!tem de tudo um pouco.Praia,garapes e o melhor muita gente bonita e gentil.......adoro essa cidade
Por: karina

mocajuba e uma cicade muito linda de se viver pois eu adoro passa as minhas ferias em mocajuba beijos pra vcs mocajubences vcs são de mais
Por: fabio

Mocajuba é uma cidade muito linda com belas praia de água doce tem um povo hospitaleiro hoje moro no Rio de Janeiro e não vejo á hora de visitar essa bela cidade.
Por: Ronaldo Oliveira

Essa cidade é fantatica para passar as férias de julho venho conhecer vc ñ ira se arrenpender !!!!
Por: lucio

Mocajuba é o maximo, amo essa cidade. Beijos Regina!!!
Por: Regina

Mocajuba é uma cidade linda,se você quiser diversão procure essa cidade tenho certeza que vc não irar se arrempeder
Por: ronaldomedeiros

é uma cidade muito especial, além de linda. e aconchegante
Por: benedito bacha

eu, já estive em varios lugares em mocajuba eo melhor e a prainha e as gatas sao linda valeu beijo.
Por: carlos heromim

sou filho de mocajuba, mas infelismente tive que dixa-la em busca de um futuro melhor. mas com certeza um dia voltarei não só de vizita mas como para morar definitivamente, pois nunca esqueci minha tão maravilhosa cidade natal.
Por: almir dos santos costa

Mocajuba é uma daquelas cidades onde vc esquece do resto do mundo. O movimento da feira logo cedo, o barulho dos barcos chegando, as férias de julho... o açai com peixe frito, enfim, um sonho que passamos a dar mais valor quando deixamos.
Por: joclean

fui a primeira vez e ja estou louca para voltar..adorei a quela agua..
Por: v.sants

oi gente eu gosto muito de mocajuba todo ano eu vou passar minha férias pra eu antes morava ai mais agora eu moro em belém ta amo muito mok MoCaJuBa TuDo De BoM
Por: dayane

adoro. sou filha de mocajuba e moro em Belém a 11 anos, o que tem de melhor, as praias. é uma cidade com varios lugares lindo como igarapes . e muito calorosa em julho é muito agitado, maravilhoso.
Por: klarleya

EU NASCI EM MOCAJUBA, E FAZ DOIS ANOS QUE NAO VOU NA MINHA CIDADE MARAVILHOSA, ESPERO QUE ESTEJA MAIS BONITA. SAUDADE DA GALERA BLITZ. E DA MINHA FAMILHA QUE MORA LÁ.
Por: VEVE

mocajuba e td de bom tanto que ñ queria + voltar de la,eu amo essa cidade.
Por: vanessa s.g

passei julho em mocajuba e já quero que chegue o outro ano para eu voltar..
Por: valter braga

1°EU TENHO ORGULHO DE MORAR NELA, VENHA VISITA-LÁ AI VCS VÃO VER A DIFERÊNCIA DE MOCAJUBA,BASTA FAZER UMA COMPARAÇÃO.
Por: ALESSANDRA DIAS

Que cidade maravilhosa é mocajuba,minha terra natal que o amo muito,quando estou aí sou a pessoa mais feliz do mundo.Amo vc mocajuba.
Por: selma

conheço,e já morei em Mocajuba amo essa cidade de paixão.Quem já conheceu tenho certeza,q não se arrependeu.conheça vc tbm,ela tem encantos mil.Essa cidade é o coração do Brasil.TE AMO MOCAJUUUUBA
Por: Dhyani Klen Pereira De Almeida

Estar cidade é maravilhosa,as pessoas são muita acolhedoras e tem prais,ilhas,igarapes;é um prato cheio pra quem gosta de aventuras.
Por: valdenora

mocajubaeumacidade maravilhosa ,eu me orgulho d ser filho d mocajubense.
Por: gilson

belissima cidade...vale a pena conhecer!mocajuba S2
Por: bruna

Mocajuba do meu coração!!!!Terra maravilhosa!!!Quando visita-la,não deixe de conhecer o bar mais tradicional da cidade RICOS BAR..Esse tem história...
Por: josely oliveira

"Mocajuba es berço querido..." Uma cidade que ainda possui muitos encantos a se descobrir, uma natureza apaixonante, quem conhece numca esquece
Por: Oziete Gaia

é o melhor lugar que tem para se divertir , morar,etc. Venha pra cá.
Por: valdileno alves

MINHA TERRA, MINHA CASA, MEU IGLU... VENHA CONHECER ESSE PADACINHO DO PARÁ QUE É REPLETO DE GENTE BONITA,HOSPITALEIRA E INTEGRALMENTE PARAENSE... É PARÁ ISSO! VENHA E SINTA-SE BEM AMADO! ESTOU ESPERANDO SUA VISITA EM MINHA CIDADE... QUEM VEM EM MOCAJUBA...HUMMMM! PAROU! CHUPOU UMA MANGA..CERTAMENTE..FICOU!!! BJS...
Por: Rosinara Americo

Essa cidade é simplesmente demais,além disso seus moradores são pessoas muito acolhedoras.
Por: Valdenora

mocajuba e o melhor lugar do mundo, tenho orgulho de ser mocajubense
Por: alves

conhecir e gostei dessa cidade tranquila e ospitaleira espero voltar muitas vezes.
Por: oracenilson pinheiro pantoja

visito a cidade de Mocajuba desde de 2001 e das cidades que conheço em nosso estado do Pará, essa é uma das melhores. Tecer elogios à cidade não é nemhum sacrifício. Sempre que posso faço questão de visitar. O povo é muito animado. Parabéns.
Por: Zico

sou de mocajuba,amo essa cidade de coração,sou apaixonada como todos os mocajubenses e sinto muita saudade de tudo ai,afina de contas tres morando longe é tempo demais.Quando for visita-la tomara que ainda esteja mais linda do que ela é...
Por: ediene martins

oh, terra querida que tenho saudade, um dia eu ei de voltar a morar definitivamente e ti mocajuba amada.
Por: alves

eu adoro essa cidade sou nascido e criado nela nasci em igarapé do meio ,e me criei em mocajuba . amo esta cidade
Por: deodoro medeiros dias

sou filho de mocajuba mais visito assim posso e uma dica de um lugar tranquilo é são benedito do viseu
Por: edson josé afonfo fernandes

Tenho orgulho em dizer que sou filho de Mocajuba, amo minha terra e as pessoas de lá, gostaria de sugerir que visitem a PRAINHA, lugar de maravilhosas praias às margens do Rio Tocantins, a poucos quilômetros da cidade. vcs vão adorar!
Por: Edilberto Braga

É muito legal! comvido vc a dar uma passada. vc ñ vai ser arrepender.
Por: ERIK VITOR

Já fui varias veses em Mocajuba e posso dizer que e umas das melhores cidades para passar as ferias... Sempre vou lá e a cidade está cada vez mas linda... Recomendo mocajuba para todos.
Por: Cynthia Pinto

pow eu qmo essa cidade o lugarzinho bom de se viver te amo mocajuba
Por: lourival

MOCAJUBA É UMA CIDADE MARAVILHOSA, EU GOSTO MUITO DE MORAR NELA, É ESPECIAL PARA MIM. QUEM DESEJAR CONHECE-LÁ COM CERTEZA NÃO IRÁ SE ARREPENDER. BOAS FÉRIAS!
Por: MARIA JOSIETE DOS REIS ASSUNÇAO

leg. depois de tanto tempo longe estou matando a saudade da minha terra onde eo naci
Por: Edno s. tavares

Mocajuba cidade das mangas, como dizem os invejosos dos camataenses,das mulhres bonitas, rio e igarapés paradisiácos, vilas ribeirinhas maravilhosas, pessoas acolhedoras e receptivas, enfim, eu sou suspeito de engrandecer essa cidade, pois eu sou mocajubense de coração, mas fazer o que? é tudo verdade! amo essa cidade!! quem ainda não conhece, vai se maravilhar com tanta beleza natural.
Por: ROBSON DIAS

MOCAJUBA É UMA CIDADE LINDA,INFELISMENTE MORO EM MINAS POR TRABALHO,MAS TODAS AS MINHAS FÉRIAS PASSO NESSA TERRA QUERIDA.ALÉM D TR TDO D BOM TEM UM GRUPO MUSICAL PERFEITO,EU ADORO D MONTÃO,É A BANDA SEDUÇÃO SUPER LEGAL MARAVILHOSA,PERFEITA!!!
Por: Andréia Soares

vc precisa conhecer Mocajuba,terra qrida,tnho ótimas lembranças,a BANDA SEDUÇÃO a melhor banda só podia tr vindo dsse lgar maravilhoso,com músicos lindos,e um tecladista gato lindo q é o Elionan(NANGUINHO),saudads.U beijão p todos os mocajubenses,e m aguardem nas férias!BEIJOS...!!!
Por: Carolina Mendes (Salvador/BA.)

estou bastante ancioso para conhece estacidade vou a trabalho mais vou aproveita as belas paisagens da natureza q Deus teu para esta cidade
Por: marcus de oliveira

cidade fantastica linda demais não a outra ingual
Por: ricardo calazans dos santos

ja conheso essa terra maravilhosa pois sou filha da terra
Por: michelle

mucajuba e muito legal e lindo a praia e muito legal as festa de la e igrivel primeira veis que eu fui eu adorei e tudo de bom la eu amei as ferias la e de mais mais o melho e carnaval
Por: alesadra

Uma cidade maravilhosa, eu recomendo para quem quer tranquilidade, muito aconchegante.
Por: Helen Campos

Costumo dizer que MOCAJUBA é a cidade dos Sonhos. Os melhores momentos me minha vida passei nesse lugar encantador. Hoje sinto muita falta daquela tranquilidade, e aquele bom banho na praia dos GORGOS.Quem nunca visitou mocajuba não perca tempo vcs vão amar... (belém PA)
Por: Marcilene Braga

Essa cidade é maravilhosa! É minha terra natal. Amo essa cidade, pois la vivi a melhor parti da minha infância.
Por: elzilene cabral

tenho o imensso prazer e satisfação de deixar aqui meus sinsseros abraços a essa terra querida e acolhedora que tanto amo e atodos os meus amigos um grande abraço edson fernandes filho de josé fernandes e maria das graças afonso fernandes
Por: edson josé afonso fernandes

A cidade mais amável do estado do Pará, pessoas hospitaleira, gentis e claro linda! Amo essa cidade. Venha vc comprovar isso!
Por: Jinior Capella

mok minha terra... meu amor... posso estar longe dessa cidade mas meu coração sempre estará em mocajuba. terra linda, onde se vc um dia visitar com certeza irá voltar... te amo mokkkkk...
Por: RAFAEL DIAS

oh Deus! que lugar é esse?não!não é um sonho.é Mocajuba,cidade maravilhosa,que dela sou filho de coração e alma.uma linda cidade que é beijada pelo nascer e abraçada pelo pôr do sol. moro na Vila dos Cabanos/Barcarena mas,sinto uma saudade incondicional da minha bela e doce cidade,Mocajuba. eu ja tomei da agua de Mocajuba.evocê?pois se tomar vai sentir cede por resto de sua vida dessa agua,que é MOCAjUBA...
Por: atilla correa

MOCAJUBA EM JULHO! NOSSA TUDO DE BOM! PRAIAS, IGARAPES, FESTAS... QUE SAUDADE DE LÁ, DAQUELA TRANQUILIDADE DE INTERIOR QUE MUITA GENTE INCLUSIVE EU AMA! MOKA É TUDO DE BOM SE VOCÊ AINDA NÃO VISITOU NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO!
Por: Rafael Dias

dizem que mocajuba é uma maravilha !! estou louco pra conhecer, e é excelente pra quem esta solteiro, como eu. hehehehe. BJS!! MOCAJUBA!!
Por: franck lysney

Já visitei mocajuba várias vezes, meu pai é filho desta cidade e os avos paternos também e moram ai. esta cidade é realmente muito bonita. parabens
Por: nazaré leite

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mocajuba

Envie seu comentário sobre Mocajuba

banner