Juruti

Juruti-PA
banner

Bem-vindo a Juruti!

banner

As melhores pousadas em Juruti podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Juruti, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 36m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.346 habitantes. A área total de Juruti é de 8.342,8km², e sua densidade demográfica é de 3,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Juruti-PA é 68170-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Juruti

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo Ferreira Penna, o município de Juruti teve origem na aldeia dos índios Mundurucus, que, em 1818, ficou sob a direção de um missionário com poderes paroquiais. Com a construção de uma igreja foi logo transformada na freguesia de Nossa Senhora da Saúde.
Em 25 de novembro de 1832, em cumprimento à lei geral do Império, passou a fazer parte do Termo de Faro, de acordo com as sessões do Conselho do Governo da Província do Pará, de 10 a 17 de maio de 1893, que efetuaram a divisão da província em Termos e Comarcas.
No ano de 1847, a freguesia de Juruti fazia parte do círculo eleitoral da Vila de Óbidos, juntamente com Faro, conforme Portaria do Governo Provincial do Pará, de 28 de maio do mesmo ano. Como o povoado não se desenvolveu no local estabelecido, solicitou-se a mudança da sede, que foi efetivada pela Lei nº 339, de 3 de dezembro de 1859, para a margem do rio Amazonas.
O acentuado progresso da freguesia de Juruti determinou a elevação à categoria de município, segundo a Lei nº 1.152, de 9 de abril de 1883, dando-lhe a categoria de Vila, instalada em 9 de março de 1885.
Dissidências políticas concorreram para a extinção do município, conjuntamente com os de Quatipuru e Oriximiná, pela Lei nº 729, de 3 de abril de 1900, anexando-se o território a Faro e Óbidos, estabelecido pela Lei nº 1.295, de 8 de março de 1913 e instalado, em 03 de maio de 1914.
Em 1920, o município se apresentava constituído apenas pelo distrito-sede. Nova supressão ocorreu em face ao Decreto nº 6, de 04 de novembro de 1930, ficando o território sob direta administração do Estado, sendo disposições confirmadas pelo Decreto nº 72, de 27 de dezembro de 1930. A Lei nº 8, de 31 de outubro de 1935, menciona Juruti na relação dos municípios do Estado, nos quadros da divisão territorial para 1936-1937, subdividindo em 2 distritos: Juruti e Lago Grande da Vila Franca.
Pelo quadro anexo ao Decreto-Lei nº 2.972, de 31 de março de 1938, bem como pela divisão territorial vigente no período 1939-1943, estabelecida pelo Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, o município se constituía apenas do distrito-sede, o que foi confirmado pelo Decreto nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, que estabeleceu a divisão territorial, para vigorar no período 1944-1948. Parte da área do único distrito, que compõe Juruti, foi desmembrado para constituir o município de Aveiro, restaurado pela Lei nº 2.460, de 29 de dezembro de 1961. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

09 de Março

Gentílico:

jurutiense

População:

47.123 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Equatorial (quente e úmido)  

Temperatura Média:

31º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Baixo Amazonas  

Limites:

Norte: Óbidos e Oriximiná; Leste: Santarém; Sul: Aveiro; Oeste: Terra Santa e estado do Amazonas.  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

846 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Igarapé da Ponte

A dez minutos da cidade, de carro ou de moto, você vai encontrar com uma das mais exóticas paisagens de Juruti, o balneário da Ponte, igarapé de águas límpidas e geladas, e ainda pode contar com o serviço de restaurante, além de poder deleitar-se numa contemplação à natureza.

Lago do Jará

Um dos mais populares balneários da cidade, formado pelo lago do Jará. Seus segredos e lendas encantam os visitantes, outro atrativo é o passeio de canoa em seu melhor horário, o final da tarde.

Praia do formigão (Juruti Velho)

Descrição:  Localizada no lago do Juruti Velho, distante do centro da cidade cerca de 5 horas de barco. Ela surge no período de seca do rio, formando imensas pontas de areia que se estendem até o meio do lago. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURITI

E-mail:

Telefones: (61) 3245-8000

Sites: http://www.pmjuruti.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

Telefone: (91) 3266-2625 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Vila de Tabatinga - Salé - Bairro: Interior    
Juruti-PA - CEP: 68170-000
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.b

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Juruti

estou 4 anos que moro fora da minha cidade natal juruti,estou muito feliz pela novas obras que estão surgindo novas opoturnidades de espregos para o povo jurutiense ,sabemos que juruti tem muito a crescer basta luta para ter uma cidade linda e maravilhosa.
Por: LUCIANE SANTAREM

estou 4 anos que moro fora da minha cidade natal juruti,estou muito feliz pela novas obras que estão surgindo novas opoturnidades de espregos para o povo jurutiense ,sabemos que juruti tem muito a crescer basta luta para ter uma cidade linda e maravilhosa.
Por: LUCIANE BATISTA

gostaria de voltar morar ai pois e uma cidade maravilhosa
Por: diones da silva

essa cidade e muito bonita sou dai e tenho muito orgulho dessa cidade.
Por: laiza amaral

Juruti teu passado é de glória, teu futuro construiremos com amor. parabens a todos nós jurutiences por sermos um povo hospitaleiro e pelos 126 anos de nossa cidade.
Por: Varlesson Amaral

Passei 2 anos em Juruti e conheci muita gente bonita. Juruti uma cidade Acolhedora. Parabéns
Por: Aparecido Donizete Valério

JURUTI DO MEU CORAÇAO,JURUTI TERRA MARAVILHOSA DO MEU BRASIL,AMO DE + MINHA F.MIÍA Q MORAM TDS AI,MTS SDADES DE UMA JURUTIENSE Q, SE ENCONTRA MT DISTANTE ...MG SETE-LAGOAS,
Por: [email protected]

fala dessa cidade,é palavras que não tenho em mente de expressar .. és um acidade pramim a cidade mas linda...
Por: marcos luiz

fala dessa cidade,é palavras que não tenho em mente de expressar .. és um acidade pramim a cidade mas linda...
Por: marcos luiz

oi eu sou de juruti-vejho. estou no momento na cidade de parintins. eu amo juruti porquê é uma cidade maravilhosa e saudável. quando acabar meus estudos por aqui vou direto pra juruti curtir as lindas praias e as paisagens maravilhosas que só juruti têm. tchau um beijo para todos os jurutienses.
Por: paulo tavares lima

O lugar natural mais bonito do mundo vc encontra aqui na cidade de Juruti-PA, o verde da natureza, as praias de juruti velho e as riquezas culturais do estado do Pará, as comidas típicas e um povo acolhedor e amoroso!
Por: Antonia Rodrigues

acho minha cidade linda tenho orgulho de ter vivido a minha infância aí !!!!!!!!
Por: mauricio

INACREDITAVEL, A MUDANÇA DA CIDADE.SAI DE JURUTI EM 89. E ATE HJ.ACOMPANHO O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE PELA NET. PARABENS. SAUDADES!
Por: EDSON DE MELO

HOJE VEJO, O DESENVOLVIMENTO É REAL EM JURUTI, PARABENIZO A TODAS AS PESSOAS QUE SE EMPENHAM PARA QUE ESSE CRESCIMENTO NÃO POSSA PARA!!!!!
Por: MAURICIO DE MELO

Eu amo Juruti!!!! Juruti é maravilhosa,encantadora e tem muitas riquezas!!! Não troco Juruti por nem um outro lugar...
Por: Safira

gosto muito den juruti ja passei alguns festribal em juruti e foi uma coisa nuito linda.párabens pela festa .
Por: brenna

Juruti é maravilhoso, uma cidade ótima p se VIVER, além da cidade ter poucos recursos e poucas coisas , eu acho super legal, eu moro aki desde criança! É OTIMA ESSA CIDADEE!! so tenho q falar muito bein dakii pessoall.. bj
Por: Vivihn Cunha

gostei muito quero conhecer parabem cidade de juruti em breve estarei a ri abraco familha de juruti
Por: josinaldo bastos

festribal é um dos mais bem visto do pais e é unico
Por: manoel pimentel

A cidade de Juruti evoluiu muito e esta cada vez mais linda;pronta p receber turistas.Meus parabens;essa cidade esta radianteeee!!!!!! Um beijao minha cidade maravilhosaaaa. Paraense com muito orgulhoooo!!!!!
Por: Nelminha

Quando as pessoas saiam de juruti em busca de uma vida melhor,muitas das veses alguns tinham vergonha de dizer que eram dessa terra,hoje com certeza elas tem o maior orgulho.Parabens JURUTI . Sou filho dessa terra e sempre me orgulhei disso, que DEUS continue abençoando essa terra.
Por: ELDON LIMA

Moro nessa cidade há 04 anos, é muito legal esse lugar. multicultural de gente humilde e lendária. tem muito á crescer, só depende de governantes honestos realmente. abraços! visitem Juruti....
Por: MARENILDO S. REIS

CONHECO JURUTI,TIVE EM 2008 NA OBRA DA MINA DE BAUXITA,É UMA CIDADE MUITO HOSPITALEIRA DE GENTE SIMPLES E ACOLHEDORA,TEM VARIOS BALNEARIOS PARA REFRESCAR O CALOR.ENFIM QUEM TIVER A OPORTUNIDADE DE CONHECER NÃO SE ARREPENDERA.UM ABRAÇO GALERA DE JURUTI.
Por: GILCIMAR MARTINS

Nossa, eu tenho nem palavras para definir como a cidade de Juruti é maravilhosa. Sou de Monte Alegre e morei seis meses em Juruti, mais aproveitei cada momento nessa linda cidade, tem muitos banhos lindos, tem o Festival das Tribos, e muito mais. Venha conhecer, eu conheci e adorei!!!! bjs
Por: Josy

conheço juruti meu pai é de lá,filho da professora glacira lima,e do seu dico,é uma bela cidade,com otimas pessoas,e belas paisagens,e belos lagos como o jará.amei ir para lá!!
Por: raira carolinne

É a Cidade do meu coração! Nasci e cresci nela, é por isso que eu a amo demais.......!
Por: fabioromero[cavalo]

Juruti que saudades da minha terra querida !!!
Por: Cleidiane

olá galera de juruti e do Brasil! estou em parintins-Am, mas amo muuuiiito juruti. essa cidade é show. um bjão a todos. fui
Por: paulo tavares lima

eu conheço sim juruti essa e uma cidade maravilhosa de viver e muito bom tem banho qui nao dar pra resistir nao eu adoro essa cidade porquer eu morava ai eu sei como essa cidade e linda pra passar as ferias.
Por: hemilly

cidade que nasci,hospitaleira acochegante ,de peixe assado na hora é só onde tem o tacaca com cheirinho e seus famosos doutores e a gostosa berlinda e também da melhor tribo MUNDURUKU !!!!!!!!!!!! só saudades.
Por: ana maria lima de souza

nossa essa cidade e sem duvida é um dos lugares lindo ,q ja visitei é claro na minha opiniao...!
Por: karen lanzotte

juruti uma cidade maravilhosa ja morei e hoje sinto saudades desse lugar...............
Por: paula cristina

JURUTI, TERRA DO FUTURO VISITE-A. POVO HOSPITALEIRO, CULTURA ATRAENTE, LOCALIDADES EXCEPCIONAIS, TURISMO AFLORANDO, OTIMA ALIMENTACAO. O RESTO E CHEGAR LOGO.
Por: jOSE wANDER lIMA DE sOUZA

juruti e muito lindo fui passa sa ferias no me de junho, tem o floclorico;.
Por: adilson dos santos silva

JURUTI e uma cidade maravilhosa pra se viver. Nao sou jurutiense mais eu amo essa cidade de coraçao.Eu moro SP mais moro de saudade de juruti e em breve volto pra passea ai. saudade juruti amar
Por: ELIZA REIS

Moro em Belém há 12 anos, mas tenho vivenciado o dia a dia de Juruti, pois estou lá com muita frequencia. É notório o enorme salto de qualidade que o Município deu nos últimos anos. Vamos lutar para que esta terra continue cresecendo e oportunizando sempre o melhor para o seu povo e os visitantes. "Teu presente de luz é Vitória, Teu futuro construirremos com AMOR!" Viva Juruti!!!
Por: Zé Maria

estive nesta sinpatica cidade e gostri muito e ainda tenho muita vontade de ir para la
Por: fernando da silva dos anjos

JURUTI...cidade maravilhosa...tranquila...estonteante...noooooosssssssa!!!! parte de minha famíla mora em Juruti e tem um pouquinho de tempo que não visito esta cidade...nas proximas férias estarei visitando a cidade de JURUTI.......
Por: Lulu Barroso

Sou filho desta terra maravilhosa,que saudade tenho de não esta aqui, abraços deste jurutiense . Esta cidade esta na boca do povo Brasileiro!. l mande notícias aguardo!
Por: Jurandir Alfaia de Sousa

juruti cidade nasci nesse lugar lindo e bom de se viver xaudades dessa terra "juruti"
Por: daycksom

não sou filha de juruti,mas sou filha de filho e neta tambem,morei e nessa cidade maravilhosa que soube recer bem todos que vieram de fora,amei o festribal e quero ir quem sabe o proximo ano,grande parte da minha familia reside pela região,beijo p todos em juruti.
Por: anne paula

nasci em Juruti e agora com 18 anos de idade estou estudando em Belém há um mês e já sinto muita saudade da minha cidade tranquila, acolhedora, bela e cheia de costumes.. amo minha cidade..
Por: Lorraine

nasci em Juruti e agora com 18 anos de idade estou estudando em Belém há um mês e já sinto muita saudade da minha cidade tranquila, acolhedora, bela e cheia de costumes.. amo minha cidade. Quem a visita não se arrepende, pois é um dos melhores lugares do mundo pra se viver, isso eu garanto>!
Por: Lorraine

Juruti é a melhor cidade do baixo Amazonas, pra viver, pra curtir. Na proxia vez vou enviar fotos que mostram a antiga frente da cidade. aguardem!
Por: hercio rodrigues de souza

bom sou de manaus , mais tenho muitos amigos ai nessa linda cidade espero um dia voltar e rever meus amigos uma braço a todos
Por: paulo teles

amo essa cidade onde nassci e passei parte da minha vida,espero um dia voltar e viver perto dos meus irmãos.
Por: antonio canto

conheci Juruti em 2007, me apaixonei por esta cidade, retornei em 2010 e a cidade está progredindo e ficando mais bonita. Temos planos de passear novamente ai, pois meu marido nasceu em Juruti e tem irmaos que moram ai, adorei esta cidade ABENÇOADA.
Por: marilene

amo a minha cidade mas to sem ir la seis anos to morrendo de saudade
Por: rai

acidade e maravilho o povo e acolhedoro recebe bem os ceus visitantes
Por: rai

eu amo essa cidade maravilhosa ke é juriti juruti terra linda da agente se encantar
Por: Amanda melo

Juruti cidade que amo e vejo a cada dia crescer, muita hospitaleira ainda ouvimos o canto dos passaros toda manhã e a tarde temos o esplendo do por do sol,as mangueiras sempre na sua epoca cheia de saborosas e suculentas frutas que na infância pegavamos no quintal do Omar uma figura que DEUS o tenha .JURUTI,juruté,jurutipirangá,quem conheci juruti tomou banho no jará e comeu do jaraqui volta porque juruti é tudo de bom.
Por: Salin Lima

ja conheso sou filha dai mas moro a muitos anos fora dai morro de saudade da minha cidade espero em breve voutar ai nessa cidade maravilhosa
Por: raimunda

conheço não moro mais para passar as férias é ótimo,nunca vou esquecer da abacaba uma fruta que parece o açaí mais com sabor diferente,inesquecível
Por: maria darigene

sou filha dai mas moro em outra cidade morro de saudade desa cidade maravilhosa do tacaca do peixi no tucupi e do calor humano que so esse povo maravilho e a colhedo tem um abraço atodos os jurutience que vivam ai
Por: raimunda

Nasci em Manaus-Am, porem moro em Juruti dsd qndo nasci! Juruti e uma cidad maralhivosa e linda! um pdaco do paraiso!!
Por: Carlos Diego Pereira Azevedo

juruti tem tudo de bom um povo acolhedor que sabe recebe bem os seus visitantes tem lugaris maravilhosos como a ponte um bauneario bom de se visita e outros lugaris mascomo a praça que fica bem nafrente e um cartão postal da cidade deixo um abraço para esse povo maravilhoso de juruti saudade da minha terra
Por: raimunda sousa

pow tenho muita saudades de juruti pos trabalhei ai muito boa a esta cidade muita gente boa sebre curtia os pagode no da cidade eo festival das tribos gostaria de poder um dia voltar paea curti esta natureza esuberante barabens para vc s de juruti
Por: laercio nascimento de oliveira

tenho uma paixão enorme nessa cidade que são meus pais e muito orgulho de ser jurutiense pois em todos os lugares que vou falo da minha terra NATAL TE AMO JURUTI um abraço a todos e a minha familia querida a familia sarmento!
Por: jailson r santos

a que saudade da minha terra espero em breve esta ai devouta recebendo esse calor humano que essa gente tem voces do portal ferias estão de parabem por te esse saite maravilho pra gente que mora longe como eu posa matar um pouco a saudade desa terra querida um abraço a todo povo jurutience especilmente a voces do portal ferias obrigado
Por: raimunda sousa

galera de jututiquem fala e dleon de fortaleza, vomos levar o nome de juruti pro brasil e pro mundo.
Por: dleon preá

fui nessa cidade a uns desezete anos atrais.quero aqui mandar um recado para meu pai.josé maria rebelo que mora ai.que estou com muitas saudades.mando um forte abraço.pai sinto sua falta.estou aqui em manaus.
Por: josete rebelo

Olá pessoal a cidade de Juruti é um mascimo não outros FESTIVAIS iguais ao dai é increivél.
Por: thalycia santos

Cidade tranquila e acolhedora, ar puro das matas com um visual maravilhoso do por do sol em pleno rio amazonas. E TUDO ISSO DE GRAÇA. Venha para JURUTI e respire natureza.
Por: junior

Vim moro nessa cidade com 1 aninho e hoje tenho 17 anos e tenho orgulho de dizer que hoje juruti e uma das minhas cidades preferidas. Um exemplo disso e quando saio pra viaja, fico morrendo de saudades, querendo volta o mais rapido possivel. Juruti e terra boa de pessoas hospitaleras acolhedora. E deixo um aviso: Quem vai em juruti pra ver o espetacolo das tribos MUNDURUKS E MUIRAPININA, no mês de junho, nunca mais esquecerá. bjus galerinha de juruti estamos juntos nessa.
Por: Gessika Coelho

Sou natuarl de juruti, atualmente estou morando em lucas do rio verde MT ,sai de juruti por falta de oportunidade, em relaçao a estudo e mesmo trabalho;;;;;mas sem duvida nenhuma juruti e uma cidade linda com um grande potencial...falta apenas governantes competentes com força de vontade ;;;;para fazer crescer
Por: Erasmo

sim,conheço juruti,é linda,maravilhosa.pretendo voltar lá,outras veses.
Por: diogenes barbosa de oliveira

gostei muito das comidas,das areas de lazer,e principalmente das mulheres de juruti.eu fui muito no rio da ponte,e na gafieira da gilda.
Por: diogenes barbosa de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Juruti
Fundação:
1935
Altitude:
36m
População:
28.346 habitantes
Área:
8.342,8km²
Densidade Demográfica:
3,40hab/km²
CEP:
68170-000

Envie seu comentário sobre Juruti

banner