Inhangapi

Inhangapi-PA
banner

Bem-vindo a Inhangapi!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Inhangapi e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Inhangapi.

A cidade de Inhangapi, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 35m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.665 habitantes. A área total de Inhangapi é de 473,2km², e sua densidade demográfica é de 16,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Inhangapi-PA é 68770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Inhangapi

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A ocupação das terras do atual município de Inhangapi deu-se no fim do ano de 1.898, com a instalação, ali, de um núcleo colonial. O local escolhido localizava-se na vertente direita do Rio Inhangapi, afluente da margem direita do Rio Guamá, e ligado à então vila de Castanhal, no quilometro 75 da estrada de ferro de Bragança, por uma estrada de rodagem de 16 km, e ao rio Inhangapi, pela continuação da mesma Estrada que atravessa o núcleo.
Desde os fins do período Imperial que os governos provincianos estimulavam a emigração de colonos. E a área escolhida de preferência, era exatamente a Zona Bragantina, por vários motivos. Entre eles a proximidade com Belém e a construção da Estrada de Ferro, que facilitaria grandemente a comunicação com a capital e transporte dos produtos da lavoura.
Quando em 1.905 o governo do Pará fixou os limites do município de Belém (até Igarapé-Açu), nos termos do Decreto número 1.267, de 1º de julho, Inhangapi passou a constituir, a 11º Circunscrição da capital do Estado do Pará.
Mas até o raiar do século, somente emigrantes nacionais foram localizados até o ano de 1.900, neste núcleo tinha 117 famílias, que davam um total de 711 pessoas, sendo 409 adultos e 302 menores, desse total, 346 eram do sexo masculino e 365 do sexo feminino. O principal produto era a farinha de mandioca, para isso tinham 12 fornos de cobre.
No ano seguinte o número de colonos tinha ascendido a 890, dos quais 421 do sexo masculino e 469 do feminino.
A sede do núcleo (sede do município) era constituída de uma área de 900.000 metros quadrados, tendo - ¨450 metros de frente na estrada por 2.000 metros de fundo¨.
Em 1.920 Inhangapi era um dos distritos de que se compunha o município de Belém.

Significado do Nome:

O Termo INHANGAPI é de origem Indígena Tupi Guarani que significa “Caminho do Diabo” ou “Caminho do Veado”. Isto porque Inhanga ou Anhangá significa Diabo ou Veado e Pi ou Pé significa Caminho, nome dado pelos indígenas que foram os primeiros povos a pisar em solo Inhangapiense.
Necessariamente não significa “diabo”, embora seja no folclore, uma visagem ou fantasma. Anhangá é considerado também no Pará um ser visagento, que aparece geralmente sob a forma de veado

Aniversário da Cidade:


Gentílico:

inhangapiense

População:

10.064 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município possui aproximadamente 73% de sua população residindo na zona rural o que faz com que sua economia seja eminentemente primária, desenvolvendo a produção agrícola, o extrativismo vegetal, a pecuária, a extração de argila e a confecção de cerâmica.

Clima:

Tropical de Altitude

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Belém

Limites:

Ao Norte com o município de Castanhal; ao Sul com o município de Bujarú; a Leste com o município de São Miguel do Guamá e Oeste com o município de Santa Izabel do Pará.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

91 Km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A cidade possui muitos pontos turísticos interessantes, dentre eles destacamos o Rio Inhangapi, que oferece uma paisagem belíssima, principalmente no momento do encontro de suas águas com as do rio Guamá, o Horto Florestal, O espaço Cultural, espaço de lazer para as famílias do município e redondezas; a Igreja de São Vicente Ferrer.

Principais Pontos Turísticos:

Rios:

Apeú e Guamá

Igarapés:

São João e Jandiaí

Rio Inhangapi

O Rio Inhangapi possui uma das mais belas paisagens do Estado. Nasce há cerca de uma hora e meia de viagem do município. Corta várias localidades e deságua no Rio Guamá onde forma um belo espetáculo de encontro de águas. É composto de 44 curvas, talvez por isso os índios o chamavam de “Caminho do Diabo” devido as inúmeras surpresas que se revelavam em cada uma dessas curvas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festival do Açaí - A opção em fazer o Festival do Açaí surge em 1998, em virtude da palmeira do açaí (Euterpe Oleracea Mart) ser nativa da Amazônia e se destacar entre os diversos recursos vegetais pela sua abundância na região do estuário e por seus frutos produzirem importante alimento para as populações locais, cujo excedente é comercializado para vários estados brasileiros e alguns Países.

- O município possui o Departamento Cultural, do qual faz parte a Biblioteca Pública Municipal e o Salão Paroquial de propriedade das Irmãs do Preciosíssimo Sangue, sedes em que acontecem os eventos culturais. 

- Quadrilhas

- Carimbó

- Arrujada

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE INHANGAPI

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.inhangapi.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (91) 3809-1191

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Inhangapi

Inhanagapi,é uma cidade hospitaleira, é uma das poucas cidades onde vc pode desfrutar de um rio maravilhoso, não poluido,andar pelas ruas a qualquer hora, sem medo de ser assaltado,ainda digo mas se vc tomar àgua do rio vc nunca mas deixa Inhangapi.
Por: Luiz Piedade

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Inhangapi
Fundação:
1943
Altitude:
35m
População:
7.665 habitantes
Área:
473,2km²
Densidade Demográfica:
16,20hab/km²
CEP:
68770-000

Envie seu comentário sobre Inhangapi