Igarapé-Miri

Igarapé-Miri-PA
banner

Bem-vindo a Igarapé-Miri!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Igarapé-Miri, informações e fotos da maravilhosa Igarapé-Miri. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Igarapé-Miri, recomendadas por internautas.

Informações de Igarapé-Miri

 

Roteiros do Brasil

Região

"CAPITAL DO AÇAÍ"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Firmadas definitivamente as bases do domínio português na Amazônia, expulsos de vez os invasores britânicos, batavos e franceses das fortificações que haviam construído ao longo de vastas áreas do litoral, foi possível a penetração dos colonos em maior escala nas zonas até então pouco exploradas.
Atravessando os mais inóspitos caminhos à procura de terras férteis e de fortuna fácil, o colonizador começou a fincar os alicerces das inúmeras propriedades fabris e rurais de que falam as crônicas do século XVII. As cartas sesmarias concebidas pelo rei às pessoas de bons haveres prodigalizaram a vários desses beneficiados meio de fortuna rápida.
No reinado de dom João V, no lugar onde hoje é a cidade de Igarapé-Miri, foi construída uma fábrica nacional para beneficiamento de madeiras, que, daí eram exportadas para Belém, em abundância e das melhores qualidades.
Das Fábricas Nacionais da Província do Grão Pará, a de Igarapé-Miri foi a que mais se desenvolveu, concorrendo, para isso, o fato de estar situada em terrenos planos, sólidos e férteis, que se estendiam desde o Rio Santana de Igarapé-Miri, pelo centro até o Rio Itanimbuca, numa distância de légua e meia. Acrescenta-se a circunstância de lá não serem conhecidas as febres palúcidas, que grassavam em grande parte do interior do estado do Pará.
Segundo as informações contidas nos folhetos do tenente-coronel Agostinho Monteiro Gonçalves de Oliveira, intitulados "Crônica de Igarapé-Miri", as origens do município antecedem ao reinado de dom João V, no início do século XVIII.
Já nessa época, no lugar conhecido como Igarapé-Miri, às margens do igarapé de mesmo nome, existia a fábrica nacional para aparelhamento e extração de madeiras de construção, que eram comercializadas em Belém. De todas as fábricas do ramo no Pará, aquela era a mais proveitosa, considerando estar situada em terrenos planos, sólidos e férteis, margeada, em sua maior parte, pelo igarapé Cataiandeua, pelo qual desciam facilmente as madeiras ali lavradas.

Significado do Nome

Igarapé-Miri, traduzido do tupi, significa "caminho de canoa pequena", através da junção dos termos ygara ("canoa"), apé ("caminho") e mirim ("pequeno").

Aniversário da Cidade

23 de Maio

Gentílico

miriense

População

58.023 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São dos igarapés a farta variedades de peixes, o delicioso tacaca o açaí e os rios sem falar nas danças floclóricas e a hospitalidade dos moradores. Confira!

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Nordeste paraense

Limites

Abaetetuba, Cametá, Moju e Mocajuba

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

78 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-MIRI

E-mail: [email protected]

Telefones: (91) 3755-1351

Sites: http://www.igarapemiri.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (91) 3755-1743

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Igarapé-Miri

Eu amo essa cidade, cresci aqui nessa cidade que vai crescer muito
Por: Yan

eu nasci em igarapé miri, amo igarapé miri.tenho muitas saudades, pois moro em manaus, mas breve irei passear ai tenho muitos parentes aí
Por: aurea do espirito santo sandim maciel

conheço igarapé mirí, nascir nessa cidade, amo ela de paixão, principalmente o interior, amo o rio mamangal grande, que fica no interior de igarapé mirí, aquele lugar, aquelas pessoas hospitaleira, simpáticas. Não perco uma férias sem ir pra lá. E vc ainda não conhece igarapé mirí? Vc não sabe o que vc tá perdendo! Visite igarapé miri e principalmente o interior! Bebeu a água de lá, sempre quer voltar!
Por: anete

sou de igarape miri mas atualmente estou morando em manaus mas nunca esquecerei minha terra natal por sua delicia que é o açai! beijos a todos em especial à minha familia e muita saudade en breve estou voutando.
Por: valdir pantoja

Eu,como morador,nascido no municipio de igarapé-mirí,um dos lugares que mais frequentei que eu vejo como ponto histórico e até-mesmo para efeito turistico é sem dúvida o rio cataiandeua de onde muitas vezes com meu velho pai,Raimundo(Formiga)tiramos o sustento para nossa família nos anos de1995 a 1998,regado de:camarão,pescadas branca,jacundá,aracú e outros mais. hoje sou casado moro em brasília mas se eu pudesse sem dúvida alguma estaria lá.Sinto muitas saudades daquele tempo e desses lugares que o município de igarapé-Mirí tem-nos reservado.
Por: Rivelino Lobato Monteiro

são os igarapés a farta variedades de peixes o delicioso tacaca o açai e os rios sem falar nas danças flocloricas e a ospitalidade dos morradores
Por: alessandro neri

Ainda ñ conheço mais tenho muita vontade de conhecer,pois a familia da minha amiga reside ai,tenho tambem vontade de ir na festa da vila q todos falam,mais quem sabe um dia eu possa conhecer todos os lugares bonitos de Igarapé-Miri. Bjos e abraços pra todos.
Por: Patricia Santos- AP

Igarape_Miri e uma cidade maravilhosa mais maravilhoso ainda e o interior meruu açu no caria onde mora minha familia sinto saudades mas assim que posso faço uma pequena visita pra apresiar essa linda cidade que nasci hoje moro em Belem mas nao deixo minha cidade BEIJOS A TODOS DE IGARAPE MIRI ADRIELLY SANTOS
Por: adrielly santos

Faz algum tempo que procuro esta cidade,caramba,demorei mais encontrei. Era um sonho que eu tinha de conhecer mesmo sendo por foto a cidade em que meu pai nasceu e viveu até os seus 16 anos e que nunca mais voltou. Chego a estar emocionada. Ele falava com tanto carinho de Igarapé Miri e passou para mim e meus irmãos esse amor pela sua terra natal.
Por: Ana Nascimento

Eu Amo a minha querida cidade, Eu Amo Igarapé- Miri!!! Podem visitar! Principalmente em Julho, quando acontece a festividade da cidade!!! Um Abraço!!!
Por: Robson

sou filha de igarape miri amo minha cidade.moro em sao paulo a 30 anos.mais nao esqueci minhas raizes. nao vejo a hora de levar meus filhos e netas pra conhecerem minha cidade. eles amam açai.beijos.
Por: Rosa Anjos

minha terra,meu lugar,minha casa, Meu cantinho prefido açai,camarão e o nosso mapara Igarape miri meu lugar.
Por: sara maellem de castro matos

SOU MIRIENSE DE CORAÇÃO ESTOU LONGE NO RIO DE JANEIRO MAIS MEU CORAÇÃO PERMANECE NESSA MARAVILHOSA CIDADE DE IGARAPÉ-MIRI VENHA CONHECER ESSE LUGA DESLUSBRANTE
Por: CACHINHO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Igarapé-Miri

Envie seu comentário sobre Igarapé-Miri