Hidrelétrica Tucuruí

Hidrelétrica Tucuruí-PA
banner

Bem-vindo a Hidrelétrica Tucuruí!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Hidrelétrica Tucuruí, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Hidrelétrica Tucuruí.

Informações de Hidrelétrica Tucuruí

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Usina hidrelétrica de Tucuruí é uma usina hidrelétrica brasileira localizada a 400 km de Belém no estado do Pará, município de Tucuruí. Foi construída para a geração de energia elétrica e para tornar navegável um trecho do rio Tocantins cheio de corredeiras, ultrapassadas através de uma eclusa. A extensão total da barragem de terra tem 11 km. Por volta de 1957, começaram os primeiros estudos para a construção de uma hidrelétrica e assim aproveitar o potencial do rio Tocantins. Esses estudos iniciais continuaram pela década de sessenta. Mas os trabalhos para a construção da hidrelétrica só foram intensificados na década seguinte.
Foi concebida segundo as estratégias estabelecidas pela política do Governo Federal para o desenvolvimento da região Norte, a partir da década de 60, em busca do crescimento econômico da região. Seu objetivo foi o de atender o mercado de energia elétrica polarizado por Belém e as elevadas cargas que seriam instaladas em decorrência da implantação de empreendimentos eletrointensivos, tendo como base o complexo alumínio-alumina. A linha de transmissão entre Presidente Dutra (Maranhão) e Boa Esperança (Piauí), promoveu a interligação com a região Nordeste.
A construção da Vila Permanente para abrigar os operários, engenheiros e demais funcionários da obra foi executada juntamente com um aeroporto moderno, um porto fluvial e um grande hospital para atender a todas as pessoas da região, funcionários da obra ou não.
As vilas da Eletronorte, verdadeiros condomínios fechados, são o primeiro mundo encravado na Amazônia com água e esgoto tratados, ruas pavimentadas, supermercados, escolas de diversos níveis, inclusive escolas técnicas, e creches.
O seu vertedor é o maior do mundo com sua vazão de projeto calculada para a enchente decamilenar de 110.000 m3/s, pode , no limite dar passagem à vazão de até 120.000 m3/s. Esta vazão só será igualada pelo vertedor da Usina de Três Gargantas na China. Tanto o projeto civil como a construção foram totalmente realizados por firmas brasileiras, o Consórcio Projetista Engevix-Themag e a Construtora Camargo Corrêa.

Significado do Nome

O nome Tucuruí é de origem Tupi, língua das várias tribos indígenas que ainda habitam a região. Para alguns autores o vocábulo viria de: Tucuruí - gafanhoto e Y - rio; assim, Tucuruí + y seria rios dos gafanhotos. Mas alguns autores, como Danúzio Pompeu, consideram essa uma interpretação equivocada. Fundamentado numa obra de Luiz Caldas Tibiriça, Dicionário de Topônimos Brasileiros de Origem Tupi, o verbete Tucuruí viria de Tycu - roy - líquido frio, gelado. De acordo com autor, essa definição seria mais aceitável, porque nas imediações da cidade, os rios e os igarapés são de águas frívolas.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Foi com o advento da obra da hidrelétrica que fez-se a reforma agrária às margens do lago da hidrelétrica, onde foram construídas estradas vicinais e assentados milhares de pequenos agricultores. A inundação de vários povoados pelo lago da hidrelétrica obrigou a Eletronorte a construir dois povoados com infra-estrutura urbana: Novo Repartimento na porção sudoeste e Breu Branco a leste, emancipados de Tucuruí em 31 de dezembro de 1992.

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Rio Tocantins no estado do Pará 

Limites

Breu Branco, Novo Repartimento

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

400 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Lago

No lago formado pela represa de Tucuruí- 10 vezes maior que a baia de Guanabara, com uma profundidade média de 73 metros - um dos bons pesqueiros é também de uma beleza indescritível. Neste local,  onde o Rio Tocantins inundou a cidade de  Jacundá, a caixa dágua permaneceu incólume, como testemunha ocular da pujança dessa represa e marco da memória de toda a história da cidade submersa. O grande lago, formado pelo Rio Tocantins, começa a juzante da cidade de Marabá e tem seus vertedouros na cidade de Tucuruí, onde aciona as turbinas de uma das maiores hidrelétricas do mundo.

Acesso

Pode-se chegar ao lago por vários municípios que ficam a sua margem, sendo os mais importantes os de Marabá e Tucuruí, com linhas aéreas e terrestres em conexão com qualquer capital do Brasil.

Peixes

Embora a espécie mais procurada seja o Tucunaré, habitam as águas da represa a Piranha Preta, Jacundá, Apaiarí e Aruanã e mais os peixes de couro como Barbado, Paraíba, Pirarara e Surubim.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

USINA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.eln.gov.br/opencms/opencms/pilares/geracao/estados/tucurui/index.html

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Tucuru%C3%AD

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Hidrelétrica Tucuruí

Trabalhei em Tucuruí e em breve voltarei para reve-lo novamente se Deus quiser
Por: Antonio Vieira Viana

olá sou pedro filho da cidade de tucuruí-PA,tenho muito orgulho dessa cidade onde temos a maior usina hidelétrica genuinamente brasileira e a 4ª maior do mundo,além de abrigar uma natureza exuberante no grande lago da UHE-Tucuruí one podemos desfrutar dos diversos sabores como o tucunaré no saco (peixe típico do lago de tucuruí) e o tradicionalissimo açaí já conhecido em grande parte do brasil.
Por: pedro mendonça cabral

Nome: UHE Tucuruí Capacidade: 8 340 MW Barragem - Altura 78 m - Extensão 8 005 m Área alagada: 2 850 km2 Localização: Tucuruí, Pará Rio: Tocantins Período de construção: 1976-1984 Proprietário: Eletronorte A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é a maior usina hidrelétrica 100% brasileira localizada a 400 km de Belém no estado do Pará, município de Tucuruí. Foi construída para a geração de energia elétrica e para tornar navegável um trecho do rio Tocantins cheio de corredeiras, ultrapassadas através de uma eclusa. A extensão total da barragem de terra tem 11 km,A Usina constitui-se numa das maiores obras da engenharia mundial e é a maior Usina brasileira em potência instalada com seus quase 8.000 MW, já que Itaipu é binacional. O seu vertedouro é o maior do mundo com sua vazão de projeto calculada para a enchente decamilenar de 110.000 m3/s, pode, no limite dar passagem à vazão de até 120.000 m3/s. Esta vazão só será igualada pelo vertedouro da Usina de Três Gargantas na China. Tanto o projeto civil como a construção foram totalmente realizados por firmas brasileiras. Foi com o advento da obra da hidrelétrica que fez-se a reforma agrária às margens do lago da hidrelétrica, onde foram construídas estradas vicinais e assentados milhares de pequenos agricultores. A inundação de vários povoados pelo lago da hidrelétrica obrigou a Eletronorte a construir dois povoados com infra-estrutura urbana: Novo Repartimento na porção sudoeste e Breu Branco a leste, emancipados de Tucuruí em 31 de dezembro de 1992.
Por: pedro mendonça cabral

eu ja morei em tucurui,ja viajei pela metade desse mundo,e nunca vi coisa tão linda que esse usina,é uma beleza tão linda que mesmo quem já vil não ce cança de ver,eu.
Por: francisca

Tucuruí cidade em que vivi o melhor de minha infância, onde o homem ainda não havia chegado p/destruir a natureza dizendo que era o progresso, vi o Rio Tocantins virar riacho, e tudo que havia nele morrendo,mais ms mesmo assim a mãe natureza foi forte resistiu o quanto pode.hoje estou longe desta cidade que chamo sim de cidade maravilhosa,onde a natureza mesmo que judiada conseguiu resistir com bravura, sinto saudaes desta terra e que não era a minha mais adotei com o coração e alma, pois me alimentei do açai, tacaca e outras iguarias da terra, deixo aqui meu lamento de saudades.
Por: JUSSIRENE MAIA SILVA

muito lindo,ja o conheço e maravilhoso tucurui, morava na cidade de breu branco e atualmente estou em goiania minha familia moram todas no breu. e so o que tenho a dizer que tucurui e uma ciade lindissima!!!!!!!
Por: laurineide

tucurui tem paisagens fascinante me sinto privilegiado por ter conhecido. mauro belém
Por: mauro moraes

TUTUTUCURUI TUTUTUCUNARE!!!!!!!!!RSRSRRSR AMO TUCURUI VISITEM POIS E UMA CIDADE MARAVILHOSA DO NOSSO BRASIL MUITO LINDA ACIDADE BJOS A TODOSSSSSSSSSSSSS
Por: nayara

ja morei em tucurui nocomeço da construçao da hide letrica mas posso garantir que nao clima melhor do mundo outra coisa que quero mensionar moro no sul de minas g mas em tucurui e 2o anos mais evoluido valeu UAI SOITAJUBA MG
Por: marcio assis dias

eu conheço a usina idreletrica de tucurui,e ela é linda masss!!!!um orgulho.
Por: fran

Sim conheço Tucurui, pois residi em Breu Branco por4 anos, e trabalhei na Empresa Camargo Correa aproximadamente 3 anos e meio, saindo da mesma em outubro de 2002, retornando à São Paulo, para trabalhar e morar, onde estou até hoje.
Por: manoel antonio pereira

Trabalhei 3 anos e meio na barragem de Tucurui pela Empresa Camargo Correa.A lição que tive durante esse tempo, foi de muito aprendizado e oportunidades na minha vida profissional.Agradeço a todos os envolvidos que trabalharam na 2 etapa, desta grandiosa obra da construção civil, espero um dia poder voltar até o local para ver como ficou,uma das maiores obras que tive o prazer de fazer parte,desde ja fica os meus agradecimentos a todos os envolvidos da Empresa neste projeto.
Por: Manoel Antonio Pereira

esta cidade maravilhosa abençoada por DEUS com essa grande obra onde tive oprazer detrabalhar e morar nesta cidade de tucurui que ate hoje me deixa saudades onde fiz tantos amigos (as) ha tempos bons saudade que esta bem guardada no meu coraçao para sempre.........
Por: valdivino alves santana

olha eo ai de novo sabe porque ! foi o lugar onde passei a maior parte de minha infaicia um local maravilhoso de bons amigos que fiz neste lugqar apezar de ter perdido o contato com a maioria deles mais se depois de tanto tempo com toda certeza voou consegui um velos novamente nesta cidade que mqrcou minha vida para sempre e que tanto amo TUCURUI vc e maravilhosa............
Por: valdivino alves santana

É algo de uma beleza exorbitante.Somente quem tem oportunidade de passar por lá ,é que pode descrever,principalménte quando as àguas correm pelo vertedouro.
Por: Adheir Carlos de Amorim.

conheço um pouco de tucurui e gosti muito e uma cidade bastante desemvolvida.
Por: heraldo da silva de souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Hidrelétrica Tucuruí

Envie seu comentário sobre Hidrelétrica Tucuruí

banner