Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás-PA
banner

Bem-vindo a Canaã dos Carajás!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Canaã dos Carajás, fotos, informações, os principais hotéis de Canaã dos Carajás, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Canaã dos Carajás

                            Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Canaã dos Carajás nasceu a partir de um assentamento agrícola. O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do Pará, foi implantado em 1982, pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do Governo Federal. O objetivo era atenuar os conflitos pela posse da terra na região, principalmente na área conhecida como Bico do Papagaio. Ao longo de três anos, 1.551 famílias foram assentadas na área que ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional, CEDERE. Até 1985, 816 famílias haviam recebido o título definitivo de terra. No mesmo ano, as atividades de assentamento dos sem-terra terminaram e o GETAT foi extinto. Em outubro de 1994, por meio da Lei Estadual 5.860, o CEDERE é desmembrado de Parauapebas e constituído município de Canaã dos Carajás.

Significado do Nome

 

Nome de origem bíblica e significa Terra Prometida. A escolha é resultado da grande quantidade de evangélicos que moram na cidade.

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Canaã dos Carajás tem uma formação basicamente agrícola e sua economia gira em torno da cultura do arroz, milho e feijão. A agricultura é tão forte em Canaã que é comum ver nos núcleos urbanos do município a presença de pequenos roçados, hortas caseiras e escolares, destinados ao consumo local, e também à merenda escolar. A população,  cerca 11 mil habitantes, também tira da pecuária o seu sustento. Essa atividade vem crescendo na região, tanto para o grande como pequeno produtor. O rebanho de aproximadamente 25 mil cabeças é destinado quase todo para o corte e para a produção de leite. A indústria madeireira também é expressiva na região, rica em certas espécies, como o mogno. O comércio, proporciona aos produtores a negociação de seus produtos. Como a cidade é recente, o setor de turismo é pouco explorado, mas pode contar com as belezas naturais como a sua maior atração.

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudeste Paraense

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

580 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

As opções de lazer em Canaã dos Carajás, se desenvolve em alguns recantos naturais da região, como as lagoas Serra Sul e os banhos e pescados nos rios Plaquê, Parauapebas e córrego Grotão. Os rios que cortam a região são pequenos e não formam praias fluviais na época do verão amazônico.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Racha Placa

Cachoeira da Pedra e Três Braços

Serra dos Carajás

Serra da Estrela

Lago do Peladão

Casa da Cultura
 
A Casa da Cultura foi fundada em 2002, fruto de uma parceria entre a Fundação Vale do Rio Doce, Prefeitura e Associação Itakyra, sem fins lucrativos, tendo como finalidade atender a população, através de aulas de teatro, ballet, carimbo, além de realização de oficinas de cartoon, pintura em tela, sabonete, óleos e essências; capacitação de facilitadores  para biblioteca e contadores de história.
No espaço também ocorrem eventos musicais, exposições de artesanato e apresentações de danças. Possui 01 auditório equipado com recursos áudio-visual e capacidade para 60 pessoas, biblioteca com acervo de 4.000 livros, brinquedoteca, 01 sala de informática com 09 computadores, 01 oficina de móveis, uma sala de reunião para 12 lugares com vídeo e televisão, 01 sala de treinamentos com 20 lugares, 01 área externa para apresentações culturais com palco móvel e palco fixo e diversos instrumentos musicais.

 

hspace=0 EVENTOS

 Junho

12 - Festa e Fogueira de Santo Antônio - Realizada no Pátio da Igreja Católica. 

24 - Festa de São João

- Festa de São Pedro

 Junho a Setembro

 - Festa Religiosa da Assembléia de Deus

 Julho

- Festa do Produtor Rural - Promovida pela Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás no Ginásio de Esportes Municipal

 Dezembro

08 - Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição - A festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é realizada sempre no dia 08 de dezembro. Ela é a padroeira do município. Nesse dia, acontecem as novenas nas casas e procissão que percorre as principais ruas até a igreja do município.

 Dezembro/Janeiro

28 a 06 - Folia de Reis

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (94) 3358-1297 - Fax: (94) 3358-1322

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:        www.flickr.com.br

                www.famep.com.br

Comentários de Canaã dos Carajás

visitarei canaa dos carajas neste final de ano. Estou curiosa porque fiquei sabendo que e linda a cidade e o povo é muito hospitaleiro. sou de minas,
Por: ana maria

sim conheço demais,é uma cidade maravilhosa essa semana mesmo estou voltando a mora la...
Por: Tarcisio Gomes Carvalho

eu acho que esta cidade promete muito ate ja envesti um pouco nesta cidade promissora
Por: [email protected]

como náo poderia gostar desta maravilha, pois tenho uma filha morando ai! é o lugar mais bonito do país. obrigado.
Por: Miguel Arcanjo Thomaz

uma incrivel cachueira turistica.......maravilhoso so conhecendo.
Por: ana paula

ja morei nesta cidade,onde o progresso não parar,e onde conheci pessoas boas como são chamados de colonios..e deixei outros amigos como josé bagaceira e nena mago grande abraço a eles...
Por: flayman lopes da silva

eu moro aqui a mas de 10 anos eu nunca vi uma cidade maravilhosa para mora pricipamente para trabalha,,,canaa terra prometida,,,
Por: luciene dos santos silva

adoro canaã uma cidade rica em minerio, a cachoeirra do racha placa, cachoeirra na 45 na do murilo e a da 58 na do meu tio nego padre .................. q beleza , temos tambem o pesque pague e o cluber da vale!
Por: rayza chaves

adoro canaã uma cidade rica em minerio, a cachoeirra do racha placa, cachoeirra na 45 na do murilo e a da 58 na do meu tio nego padre .................. q beleza , temos tambem o pesque pague e o cluber da vale!
Por: rayza chaves

Eu visitei a cidade de canaâ e gostei.abracos ai pra vcs do parazao
Por: Tacio de tocantins

po cidade file d+ pese nu luga bunito tudo de bom pra ofereçe xik xik
Por: tanya kennedy

ainda nao conheço canaa,mais tenho muita vontade de conhecer,moro em itapuranga,e tenho uma confeççao de lingerie,mas logo,logo irei conhecer a cidade,ja vi uma fotos,achei muito linda,e muito organizada,a cidade...vcs estao de parabens.e dificil cidade no para ser assim...parabens
Por: patricia israel

cONHEÇO ESSA CIDADDE POIS TENHO FAMILIA Q MORA AÍ, ESTOU COM MUITAS SAUDADES DE TODOS E DA CIDADE!!!
Por: taylane

Estive ai por duas vezes e gostei bastante da cidade e dos moradores que são muito hospitaleiros. Gostaria de voltar e passar mais tempo. abraços Carlos Ipatinga -MG
Por: carlos albuquerque

quero conheçer a cidade para fins levar minha empresa
Por: ademir

A CIDADE E LINDA DEMAIS. QUE DEUS GUARDA A CIDADE POIS NO SENHOR, GUARDE EM SEGURANÇA! TUDO O QUE TENHO DE BOM VEM DE TI SENHOR.
Por: telma pereira da silva

amo canaã desde a primeira vez que fui nesta terra boa de se viver espero assim que me apousenta possa ri viver mais tempo ai
Por: VERA LUCIA PINTO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canaã dos Carajás

Envie seu comentário sobre Canaã dos Carajás

banner