Brejo Grande do Araguaia

Brejo Grande do Araguaia-PA
banner

Bem-vindo a Brejo Grande do Araguaia!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Brejo Grande do Araguaia, informações atualizadas sobre a cidade Brejo Grande do Araguaia, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Brejo Grande do Araguaia.

Informações de Brejo Grande do Araguaia

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Brejo Grande do Araguaia se originou do desmembramento de São João do Araguaia, que surgiu na década dos anos 50 com o início da exploração de terras situada às margens do rio Araguaia. O primeiro morador da localidade foi o senhor Raimundo Victor, que se estabeleceu em Brejo Grande do Araguaia, no dia 25 de julho de 1958.
Por volta de 1959, chegaram à localidade algumas pessoas vindas de Bela Vista, atual Estado do Tocantins. Essas pessoas, lideradas pelo senhor Raimundo Negro, consolidaram a fundação de Brejo Grande, atual distrito-sede. Em 1960, outras famílias chegaram ao local, dando origem à rua principal, atual Avenida Goiás, à Rua Trizidela e à Rua Nova. Na metade da década de 60, aumentou o fluxo de pessoas em Brejo Grande do Araguaia, atraídas pela descoberta do garimpo de Itamerim, localizado a 16 km da sede municipal.
O processo de emancipação de Brejo Grande do Araguaia teve início na gestão do então prefeito de São João do Araguaia, Luis Carlos Lopes, por meio dos vereadores, Agenor Miranda de Brito e Severino Gomes Pereira, residentes em Brejo Grande, muito lutaram pela emancipação.
Em 10 de maio de 1988, conforme a Lei nº 5.448, Brejo Grande do Araguaia foi elevado à condição de município. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989, com a posse da prefeita, Maria Alves dos Santos, eleita em 15 de novembro de 1988.

Significado do Nome

O nome de Brejo Grande do Araguaia é uma homenagem ao igarapé local, que possui águas frias e cristalinas e está em sua maior parte, numa brejaria. O Município é constituído somente de um distrito, que é o da sede, apesar de possuir outras localidades importantes, como: Palestina, São Raimundo do Araguaia, Jarbas Passarinho, Santa Isabel do Araguaia, Itapemirim, Santa Rita, São Pedro e Grota de Lages

Aniversário da Cidade

10 de Maio

Gentílico

brejograndense

População

7.324 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Brejo Grande do Araguaia é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 05º4156 sul e a uma longitude 48º2447 oeste, estando a uma altitude de 110 metros. Sua população estimada em 2004 era de 8 022 habitantes. Possui uma área de 1162,399 km².

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudeste Paraense

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

471 k

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJO GRANDEVDO ARAGUAIA

E-mail:

Telefones: (94) 3337-1201

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (94) 3337-1374 / 1123

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Brejo Grande do Araguaia

eu nasci nesta city, ha muito sai em busca melhoras mais não é uma cidade ruim. só que almejo voar mais alto, mais desejo tudo de bom, pros seua habitantes.
Por: valdimar lopes da asilva

Terra de gente hospitaleira, lugar de descanso e de pessoas simples e humilde, Terra que onde se planta tudo dar. fazendo assim verdadeiro o didato. Que aqui viveu e saiu tem a esperança de um dia voltar. AMO ESSE LUGAR, tem orgulho de dizer sou Brejo Grandense.
Por: Marcio Gomes

Fui criado nessa cidade e tenho orgulho disso. Se você ainda não conhece esse pedaço do pará, visite brejo grande e conheça as praias da região. Para quem gosta de uma bela cidadezinha do interior do pará, é uma bnoa pedida...
Por: Professor José Filho

Fui criado nessa cidade e tenho orgulho disso. Se você ainda não conhece esse pedaço do pará, visite brejo grande e conheça as praias da região. Para quem gosta de uma bela cidadezinha do interior do pará, é uma boa pedida...
Por: Professor José Filho

Estou com saudades mas um dia eu voltarei para rever os amigos que deixei. Estou trabalhando muito não sobra tempo pra nada, mas isso vai melhorar.Att Messias
Por: Messias Moreira da Costa Jardim

Brejo Grande é a minha cidade! Essa cidadezinha é muito boa para quem procura sossego, e viver feliz. Um lugar onde todos se conhecem! SE AINDA NÃO VISITOU BGA NÃO SABE O QUE TÁ PERDENDO!
Por: Maria Santa

linda cidade maravilhosa pessoas lindas e educadas otimo lugar para se viver
Por: nayany

ja morei em brejo grande no ano de 79 a 85 minha familia tinha uma farmacia na rua principal.que chamava farmacia do povo.eu estudei no colegio licio solheiro e xv de novembro conheci muitas pessoas neste lugar e ater hoje tenho saudades..ainda mora a ir o DUDU filho do sr Chicao do armazem um abraço a todos...
Por: everton pereira de sousa

brejo grande, cidade que morei por mais da metade da minha vida. onde convivir com meus pais meu irmao e mais familiares. , tenho um carinho muito grande por essa cidade, apesar de nao morar ai, bjs a todos brejograndense
Por: Francisca Gomes de Arruda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Brejo Grande do Araguaia

Envie seu comentário sobre Brejo Grande do Araguaia