Aveiro

Aveiro-PA
banner

Bem-vindo a Aveiro!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Aveiro, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Aveiro, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 28m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.266 habitantes. A área total de Aveiro é de 17.157,9km², e sua densidade demográfica é de 0,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aveiro-PA é 68150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Aveiro

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens do município remontam à época da formação de uma aldeia de índios Mundurucus, denominada tapajós-tapera, localizada à margem do rio Tapajós, com índios descritos do alto deste rio e que alcançou grande processo.
Essa aldeia obteve a denominação portuguesa de Lugar de Aveiro, por ato do governador e capitão - general, José de Nápoles Tello de Menezes, em 23 de agosto de 1781, que nomeou, na mesma ocasião o morador Francisco Alves Nobre para administrá-la.
Constatou-se, nos registros oficiais, a existência antes de 1781, da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro, do que se concluiu, portanto, que o ato de criação desse lugar foi somente uma confirmação, pois o local já era conhecido como Aveiro. Havia, no município, mais duas freguesias a de São João Baptista de Brasília Legal e a de São José do Pinheiro. A primeira, Nossa Senhora da Conceição de Aveiro, passou do período colonial para a independência, na condição de freguesia, quando teve seus limites definidos pela lei nº 511, de 01 de dezembro de 1866.
A Lei nº 226, de 16 de outubro de 1854, criou a Vila de Brasília Legal como não correspondeu à expectativa de sede municipal, que lhe fora concedida, em 1856, a Lei nº 290, de 15 de dezembro, transferiu para Itaituba a categoria de freguesia vila que fora conferida á povoação de Brasília Legal.
A Lei nº 1.152, de 04 de abril de 1883, conferiu a Aveiro a categoria de município, o qual foi instalado, em 15 de maio de 1884. Em 1938, no quadro anexo ao Decreto nº 2.972, de 31 de março de 1938, dois distritos compunham Itaituba: Itaituba e Brasília Legal, permanecendo, dessa forma, na divisão do Estado para o qüinqüênio 1939- 1943, estabelecida pelo Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938 e pela divisão fixada pelo Decreto-Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, para o período 1944- 1948.
Em 1961, através da Lei nº 2.460, de 29 de dezembro, o município foi restaurado, com seu território foi restaurado, com seu território compreendendo os antigos distritos de Aveiro e parte dos distritos de Boim e Belterra, no município de Santarém, com o distrito de Brasília Legal, do município de Itaituba e parte do único distrito de Juriti.
Atualmente o município está constituído dos distritos de Aveiro, Brasília Legal e Pinhal.

Significado do Nome

Pelos registros oficiais constatou-se a existência da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro, antes de 1781, do que se conclui, portanto, que o ato de criação desse lugar foi somente uma confirmação, pois o local já era conhecido como Aveiro.

Aniversário da Cidade

05 de Maio

Gentílico

aveirense

População

15.767 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Aveiro cidade tranquila bom de residir.

Clima 

Ami,  (regime pluviométrico anual define uma estação relativamente seca, mas o total de chuvas é suficiente para manter o período).

Temperatura Média

26,5° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudoeste Paraense

Limites

Ao Norte - Santarém, Juruti e Belterra
A Leste - Santarém e Rurópolis
Ao Sul - Rurópolis e Itaituba
A Oeste - Estado do Amazonas

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

794 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Artesanato de Aveiro

As principais peças produzidas são confeccionadas em barro, palha e madeira. As peças de caráter utilitário (panelas, vasos, chapéus e tipitis) ganham destaque.

Biblioteca

Apenas uma Biblioteca Pública promove a preservação e divulgação da cultura do Município.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A festa da Santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição, constitui a principal manifestação religiosa do município de Aveiro. Outras festas, porém, movimentam a população da cidade durante o ano. A festa de São José do Sagrado Coração de Jesus, a de São João Batista e a do Balão Vermelho, também fazem parte do calendário de eventos locais.

- As manifestações populares de Aveiro apresentam grande expressividade. Apesar disso, poucos são os grupos típicos existentes no município. Nesse aspecto, merecem destaque a Desfeiteira e Amazurra, apresentadas durante as festividades religiosas. Esses grupos, através de suas apresentações e indumentárias, preservam a cultura local.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AVEIRO

E-mail:

Telefones: (93) 3505-1186 / 1114

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625    

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (93) 3505-1143

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Aveiro

não conheço bem, mas estou pretendendo conhecer em julho... adoraria conhecer, já que a cidade é muito falada.
Por: Dayanny Garcia

A cidade de Aveiro é linda e é essencial cuidar de sua beleza natural pois somos privilegiadossempre visito e recomendo!
Por: dylla

CONHECI O MUNICIPIO MAS,SENTI FALTA DE AREA DE LAZER,POR SORTE CONHECI UMA PESSOA EM AVEIRO QUE ME INDICOU O SANTIM DO SENHOR JULIO BENTES,QUE FOI A SALVAÇAO,O LUGAR E LINDO E PRECISA SER APROVEITADO,ACHO QUE A PREFEITURA DEVERIA INVESTIR POIS NAO FICA TAO LONGE,E A DIVULGAÇAO SERIA UM MARCO INICIAL PARA O LOCAl E A CIDADE QUE POR SINAL E MUITO BONITA.ESPERO VOLTAR NO PARÁ EM BREVE E VOLTAR A AVEIRO E VER SE HOUVE ALGUMA MUDANÇA. SOU ESTUDANTE DE TURISMO E APRECIO MUITO LUGARES COMO ESTE.UM ABREAÇO.
Por: aLAN

aveiro lugar de paz ,foi onde me livrei de grandes tormentos hoje sou feliz graças a esse lugar gosto da lua gosto do luar gosto de aveiro ,por que esse é o meu lugar
Por: cristovo

Bom falar de Aveiro é algo muito especial. Saibam que a pacata cidade de Aveiro é um pedacinho do rincão paraense, banhado pelas águas do belo rio Tapajós, com uma pupulação hordeira e de pessoas simples, cativas e bonitas. Sou maranhense mas falo de Aveiro por que já morei na bela terra. Conhecer melhor é só visitá-lo e verás ok.
Por: Jeová da Hora

Linda cidade . comprei uma fazenda nesta bela cidade e sem ver, pois , ela fica na gleba arraia, e possui 250,alqueires paulistas. Investimento de peso e valor, mas , ótimo, devido a região que mostraram pra mim nas fotos abraços pessoal ai de Aveiro e especialmente para a turma da gleba Arraia.
Por: CARLOS APARECIDO DA SILVA

Gostaria de saber mais sobre a Cidade de Aveiro, Populaçao, pontos turisticos, economia e situação geográfica.
Por: Vanderlei Rodrigues Aveiro

Completando a mensagem anterior, informo que resido na Cidade de Uberaba-MG.
Por: Vanderlei Rodrigues Aveiro

a cidade de aveiro é uma cidadde pacata,bem pequena e.......
Por: anonimo

aveiro cidade de muita tranquilidade bom de residir .
Por: anonimo

Sou filha de Aveiro Moro e trabalho lá. Gostaria de fazer uma correcao o aniversario da cidade é dia 23 de agosto
Por: Karol Santiago

oi aveiro gostei muito de ti conhecer, essa cidade merece ser mais avistada por todos
Por: abraao oliveira

estou com muita saudade dessa cidade linda passei os melhores momentos da minha vida
Por: Olinda Rodrigues

estou com muita saudade dessa cidade linda passei os melhores momentos da minha vida
Por: Olinda Rodrigues

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aveiro
Fundação:
1961
Altitude:
28m
População:
16.266 habitantes
Área:
17.157,9km²
Densidade Demográfica:
0,95hab/km²
CEP:
68150-000

Envie seu comentário sobre Aveiro

banner