São José do Rio Claro

São José do Rio Claro-MT
banner

Bem-vindo a São José do Rio Claro!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em São José do Rio Claro, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.


São José do Rio Claro está no coração do estado do Mato Grosso, há aproximadamente 340 quilômetros da capital do estado, Cuiabá. Sua população, segundo o último censo do IBGE está estimada em 18 mil habitantes, aproximadamente. Sua área urbana é pequena, mas o território de mais de cinco mil quilômetros quadrados é suficiente para que ela seja considerada um dos mais importantes destinos turísticos da região Centro-oeste brasileira.

Dois biomas, infinitas possibilidades

São José do Rio Claro é um município agraciado por Deus: está localizado numa região é praticamente a transição entre o Cerrado brasileiro e a Floresta Amazônica. O resultado disso é uma variedade gigantesca de espécies aquáticas, mamíferos, pássaros e plantas. Dezenas de trilhas podem ser feitas pelos turistas e há opções para todos os gostos: de florestas fechadas até campos abertos cheios de animais correndo soltos pelo ambiente, é possível ter várias sensações nos passeios pelo território de São José do Rio Claro.

As nascentes de rios importantes

O rio Claro e o rio Arinos são dois dos rios mais importantes do estado do Mato Grosso. E é na cidade de São José do Rio Claro que estão localizadas as nascentes destes dois importantes rios. Alguns eventos acontecem na cidade por conta dos rios, como é o caso do Festival da Pesca, que acontece no rio Arinos e reúne centenas de turistas todos os anos para apreciar a pesca de importantes espécies de peixes, como o matrinxã, um peixe nobre da região e que possui um sabor único e inigualável.

Manifestações culturais

Por ser uma cidade pequena, as tradições do povo são passadas de geração em geração. Quem visita a cidade pode apreciar várias manifestações artísticas culturais e folclóricas durante sua estadia. O turismo em São José do Rio Claro é um turismo mais simples, mas que permite que os visitantes se sintam parte da comunidade.

Por isso, se você tem vontade de conhecer mais sobre a diversidade cultural do nosso País, visite São José do Rio Claro. Você irá se surpreender com as belezas naturais – da Amazônia e do Cerrado – e culturais de um povo simpático e acolhedor.

Informações de São José do Rio Claro

Roteiros do Brasil

Roteiro: Pantanal à Amazônia

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São José do Rio Claro tem origem na colonização organizada por Domingos Briante, corretor de imóveis na cidade paranaense de Marialva, que conseguiu terras para colonizar em Mato Grosso.  Tiveram seus nomes inscritos na história da cidade o deputado Anízio José Moreira e Tarley Rossi Vilela de São Paulo, tinham adquirido as terras do lugar da futura cidade. Anízio e Tarley faleceram num desastre de avião, que caiu no Rio Arinos.Domingos Briante foi o colonizador de São José do Rio Claro. A fama de homem honesto garantia os negócios. Por ser simples, cativou compradores de lotes. O nome da cidade de São José do Rio Claro é devido ao orago e ao Rio Claro, que fica a 13 quilômetros da sede do município. Datam de 1968 as primeiras construções. A Lei Estadual nº 3.734, de 4 de junho de 1976, criou o distrito de São José do Rio Claro.  A Lei Estadual nº 4161, de 20 de dezembro de 1979, criou o município, com território desmembrado de Diamantino e com nome simplificado para Rio Claro. A povoação exigiu a volta ao nome original,  São José do Rio Claro conseguindo-o pela Lei nº 4.294, de 19 de maio de 1984.

Gentílico 

rioclarense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

19 de Maio

População

17.128 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Muita diversão e hospitalidade. É o que oferece a cidade de São José do Rio Claro. Confira!

Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Norte Mato-grossense

Limites

(N) Nova Maringá
(S) Diamantino
(NE) Nova Mutum

 Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital

315,60 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO CLARO

E-mail:

Telefones:  (66) 3386-1222 

Sites: http://www.saojosedorioclaro.mt.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO 2º SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL:

E-mail:

Telefones: (66) 3386-1248

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de São José do Rio Claro

Gostária d eter maiores informações sobr aSão José do Rio claro. Ex: fotos Hospedagem, restaurantes imobiliarias enfim tudo que pude me informar Obridao
Por: JD

eu nasci ai,e fui sò uma vez ai qundo eu tinha uns 7 anos,fui conhecer meus avos maternos e gostei muito da cidade,depois disso nao fui mais pois falta dinheiro.emfim a cidade è linda
Por: juliana costa scheffer

Bom,eu moro em são josé do rio claro desde que eu nasci,hoje eu ja tenho quatorze anos de idade e acompanho muito o crescimento da cidade,eu gosto muito e tenho orgullho de viver aqui,os cidadoes rio-clarenses participam do crescimento de nosso municipio e com o passar dos dias são josé do rio claro vem se desenvolvendo mais e mais e ficando muito mais linda.
Por: Tathyanne Crisly.

São josé do Rio Claro, tão tão distante de tudo. guarda riquezas impressionantes que assustam os de fora que falam que a cidade não tem nada de mais! TE AMO SÃO JOSÉ DO RIO CLARO, TENHO ORGULHO DE MORAR AQUI
Por: Ághata Kauana

cidade maravinhosa adorei amatrinxa e a cidade e muitodivertido
Por: julian corlos

Moro em São José a 34 anos, e AMO essa cidade. Venham conhecer. cidade simples mais com povo hospitaleiro.
Por: Maria Aparecida Santiago

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José do Rio Claro

Envie seu comentário sobre São José do Rio Claro

banner