São Félix do Araguaia

São Félix do Araguaia-MT
banner

Bem-vindo a São Félix do Araguaia!

banner

As melhores pousadas em São Félix do Araguaia podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.


São Félix do Araguaia - MT

São Félix do Araguaia fica no estado do Mato Grosso, há aproximadamente 1.200 km da capital, Cuiabá. As margens do rio Araguaia, a cidadezinha famosa por suas belezas naturais, já foi ponto de parada de brasileiros famosos como o Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Couto Magalhães e Carmo Bernardes. Getúlio e Juscelino tiveram mais importância para a cidade. O primeiro construiu uma base militar da FAB e o segundo um grande hotel, para acomodar seus convidados mais ilustres que estivessem viajando pelo Araguaia.

O que fazer em São Félix do Araguaia

O ecoturismo é a principal atração de São Félix do Araguaia e sua região. E, para os aficionados nesse tipo de viagem, é uma das cidades mais interessantes a serem conhecidas no Brasil.

A cidade abriga praias desertas e fantásticas trilhas dentro da Mata Amazônica, do cerrado e do pantanal. Ou seja, visitando somente São Félix do Araguaia é possível conhecer três dos mais importantes ecossistemas nacionais e descobrir suas diferenças, toda a diversidade de suas plantas nativas, a beleza das diferentes espécies de aves e outros animais como os jacarés, por exemplo, que vivem livremente nestes locais. Um prato cheio para quem gosta de fotografia de natureza ou somente observar.

Banhada pelo famoso e lendário Araguaia e mais outros três rios, o Tapiré e das Mortes, a região é um deleite para os praticantes de pesca esportiva. Se desejar praticar a pesca em São Félix do Araguaia, vai ficar maravilhado com o tamanho dos peixes que podem ser capturados nestas águas! Como muitos deles são originários das bacias amazônicas, são animais extremamente fortes e agressivos! Mas, atenção, antes de chegar lá e pescar, é preciso solicitar uma licença do IBAMA, para pesca amadora. Para mais informações, visite o site de São Félix do Araguaia.

Outra atração imperdível para quem visita a região é poder observar as tribos indígenas locais e como vivem. Conhecer seus costumes, tradições e artesanato. Com certeza, uma experiência única!

A cidade de São Félix do Araguaia possui ótimas pousadas, preparadas para receber os turistas. Faça suas reservas antes de viajar, para garantir sua estadia.

Informações de São Félix do Araguaia

Roteiros do Brasil

Região Baixo Araguaia

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A efetiva colonização da região de São Félix do Araguaia ocorreu no início da década de quarenta, no tempo da Marcha para o Oeste, com Getúlio Vargas presidente.
Na margem direita do Rio Araguaia, vivia o pacífico povo indígena Karajá. Com a descida do povo Xavánte para o sul, a partir de 1945, registrou-se maior tranquilidade entre os colonos.
A Lei nº 163, de 25 de Outubro de 1948, criou o distrito de São Félix, com território vinculado ao município de Barra do Garças.
Em 1963, uma lei propôs a criação do município, tendo sido vetada pelo executivo estadual. Em 13 de Maio de 1976, através da Lei Estadual nº 3.689, foi criado o município de São Félix do Araguaia.
O termo Araguaia, de origem geográfica, foi incorporado para distinguir o município mato-grossense de outro com a mesma denominação, no Estado da Bahia.

Gentílico


Significado do Nome

A denominação de São Félix foi dada no dia 20 de Novembro de 1942, por ocasião da visita do bispo D. Sebastião Thomas Câmara ao incipiente povoado.
A invocação a São Félix provinha do sofrimento do povo na conquista de uma terra povoada por nações indígenas, região de tensão social. Tomaram São Félix por padroeiro, acreditando que os protegeria contra os índios xavánte, que habitavam a região e faziam incursões sobre o nascente povoado, pois não admitiam a ocupação de seu território.

Aniversário da Cidade

13 de Maio

População

10.531 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha e divirta-se.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Nordeste Mato-grossense.

Limites

Querência, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Novo Santo Antônio, ao sul; São José do Xingu, Canabrava do Norte e Luciara, ao norte; a Ilha do Bananal, a leste e o Parque do Xingu, a oeste.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

1.200 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA

E-mail:

Telefones: (66) 3522-1606  

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (66) 3522-1322

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de São Félix do Araguaia

gostei muito muitas novidades, mas queria mesmo era uma informação da secretaria municipal de educação, pois temos uma aluna na escola em que trabalho querendo uma transferencia o nome da aluna é; Nicolina Martins dos Santos data de nascimento 26.11.81 pia: joão martins da fonseca mae: Maria Madalena da fonseca
Por: emerson rodrigues salles o nerosa

Sou Um velho amante dessa cidade e de seu povo. Fui Prof. e Bancário, nesse lugar de indiscritível beleza e mistérios. ARAGUAIA MEU ARAGUAIA. Deixei amigos e companheiros que seria injustiça nomina-los. Foi ai que me senti um grão de alegria nas areias das praias. Foi ai que senti esperança dentro de cada um de nós na certeza de que somos capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois... A VIDA É CONSTRUIDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR. Ao Pref. Eleito: Filemon, meu adversário político e ideológico de velhos tempos. Que tenha sucesso na sua nova empleitada. VIVA SÃO FÉLIX, VIVA O ARAGUAIA.
Por: Paulo Afonso da Rocha Mendonça

bom eu conheço Sâo felix desde rescem nascido pq meus avos eram um dos conterranios de sao felix do araguaia sempre todos os as tenporada de praia eu ia para sao felix sou de GOIANIA mais meu coraçao e de sao felix do araguaia, amo muito essa cidade adoro vcs continua melhorando mais essa nossa cidade abraços GOIANIA GOIAS!!!!!
Por: Adriano martins gomes

morei ai 10 meses mais ja tenho 6 anos que nao vou ai!! lugar muito lindo e os moradores sao bem bacanas tudo gente boa! abraço
Por: marcinho

já morei ai no tempo que a radio nacional funcionava,meu marido se chama gregório conhecido ai como maranhão,sentimos saudades dai e pretendemos voltar,pois temos um filho que nasceu ai........
Por: carmem

Eita pedaço de chão, onde nasci e fui criadoo.. onde pode-se viver com paz, amor, naturezaa SÃO FELIX, terra boa... amo mtooooo saud
Por: Weslley Leão

Olha sou da Bahia mas tenho um grande amigo ai em S. Félix ele se chama Luiz xv de tanto falar das belezas do araguaia e de S. Félix estou indo ai prá curtir esta Cidade junto desta gente maravilhosa que tanto contribui com o turismo Brasileiro.
Por: BA DOURADO

É, APOS 10 ANOS, RETORNAREI A ESTA CIDADE PARA UMAS MERECIDAS FÉRIAS; LUGAR ONDE VIVI MINHA INFÂNCIA COM INTENSIDADE E ALEGRIA. ESPERO ENCONTRAR UM LUGAR DIFERENTE SIM (MODERNO) MAIS COM PESSOAS SIMPLES E ACOLHEDORAS. NOVAMENTE VEREI, ALGUNS AMIGOS E FAREI NOVOS. HASTA LA VISTA, BABY!!!! " O BOM FILHO A CASA, RETORNA"...........
Por: VALMIR

São Felix do Araguaia e uma das cidades mais bonita do estado do Mato Grosso, por isso eu gosto muito dela por que eu sou filho dela. Parabéns São felix.
Por: Deibson Coelho

Minha linda cidade, minha cidade natal, um dia retornarei ao seu seio e viverei momentos maravilhosos que tu me proporcionarás!!!
Por: Carlos Júnior Martins Carvalho

ALEM DAS BELESAS NATURAIS, SEU POVO OSPITALEIRO E GENTIL SEM CONTARMOS COM A CONVIVENCIA COM VARIAS ETINIAS INDIGINAS DA REGIAO. TENDO SE DESTACATA POR VAIRIOS ANOS COMO BERÇO DA PRELASIA POR SER SEDE EDE SEU BISPO DOM PEDRO (CIDADAO DO MUNDO) TA BEM POR TER SIDO REFUGIO (PORTOSEGURO) PARA IRMAOS VILAS BOAS ESCRITORES COMO WILY AURELIO ,,JUSELINO GETULIOVARGAS RONDOM E OUTROS SAO FELIX TEM MUITA ISTORIA EUMA BELEZA ESUBERANTE E UNICA .
Por: joaoborrobiondo

pode ser uma cidade pequena mais nunca vai deixar de ter essa beleza que lea tem TE AMO SãO FELIX
Por: kamilla SOARES MENEZES

oi eu nao conhesso sao fexi mas eu tenho vontade de conhecer esta cidadi,em especial,em temporada de praia,qero deixar meu msn para qem qiser ser meu amigo,ou amiga,,[email protected] eu so parenti de auguas pesoa q ja moro ai e tem parentes ai ainda qer saber + me adiciona bjo
Por: regiane rosseti

São Felix é o coração do brasil e da minha vida. mais eu ñ mora em sanfa, mais eu sinto minha cidade, porque foi em sanfa que eu fui criado e vivi todas as beleza da natureza e tudo que ela deu muitas marivilhas em minha vida. eu tem muito orgulho por esta cidade. eu amo muito essa cidade e todo povo desta cidade.voces todos são a minha familia. Amo a cidade e voces.
Por: Reginaldo Ferreira Dos Santos.

Terra abençoada pelo Sr. Jesus nosso Deus, de lindas praias e natureza incomum,de belos e enormes peixes , um lugar realmente espetacular de se viver e usufruir tudo aquilo que Deus fez de melhor, mereçe toda atenção e amor da Prefeitura e autoridades para melhorar e acolher a todos e receber os turistas da melhor forma possivel ,Parabéns São Felix...
Por: kelson

eta tren bon?? e sao felix eu morava ai agora so volto pra passeio ate ++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Por: jucelio

essa cidade e maravilhosa, eu nasci ai gostaria de retorna ainda nesta cidade para quem nao conhece um belo lugar.
Por: cicera pereira parente

minha mãe nasceu ai e ela só fala nas belezas naturais da cidade eu não conheço mas adoraria conhecer.
Por: assucena pereira da silva

eu fiquei apaixonda pela cidade gostaria mto de poder conhecer a cidade qui por sinal deve ser linda.
Por: raiany pereira cirqueira

essa cidade e maravilhosa, eu nasci ai gostaria de retorna ainda nesta cidade para quem nao conhece um belo lugar.
Por: cicera pereira parente

Nasci nesta cidade e sai dela a vinte e cinco anos atras. Tenho certeza de que não conheço mais nada, mas digo aos meus conterrâneos que ME AGUARDEM. Estou planejando ir ai ano que vem.
Por: eliude/nena (filha do Jonas Crente)

Muito nus falaram das maravilhas que e a temporas de praia de São felix. Dai passou a ser um sonho de consumo; meu e da minha familha .2010 estaremos la . Depois eu conto
Por: ana souto

os rios araguaia e das mortes são impressionantes, maravilha total
Por: luiz soares

Morei dois anos nesta cidade,parece um sonho é tudo muito lindo.Alí vc vê a beleza da criação feita por deus,agora é só preserva-la estou com muita saudades e espero voltar em breve.Êta cidadezinha boa.
Por: Essandalo f santos

E um sonho pra vida enteira. amo essa cidade. Quen não conhecer tem que que conhecer, e quem conhecer nuncar mais vai esquecer,e uma paixão que essa cidade, fornece essa beleza todo de graçra. sou grato por morar em são felix do araguaia. amo vc sanfa.
Por: janio paiva

É uma cidade que conheço munito não, diferente das cidade pequena, a diferencia é o Lindo Araguaia que todos se apaixona com as suas lindas praias de areias brancas e dos lagos quão grandes quantidades de peixes eo bom mesmo e festival de praia que acontece todos os anos no mes de julho. com cantores regionais e nacional; seresta todas as noites ede tudo para quem gosta de um lugar tranquilo e natureza pura com sol todos os dias.
Por: jocelio ribeiro de brito

São felix do Araguaia é um lugar muito especial, sou filho dessa terra, meus pais moram la, o Sr Manoel Rezende e D. Izaura Pereira de Azevedo. lugar de rios e praias maravilhosas e gente muito boas, acolhedoras.
Por: Noé Pereira de Azevedo

São Félix do Araguaia, ou SANFA, como é chamada pelos íntimos, é uma linda cidade, localizada no nordeste matogrosense, rica em fauna e flora, e com uma enorme diversidade étnica. Cidade que é reconhecida mundialmente por causa de ulguns de seus moradores ou visitantes ilustres. Cidade de gente simples e hospitaleira. Minha amada cidade natal. SANFA TE AMO MUITO. Um dia retorno. Carlos Júnior Martins Carvalho, filho de Carlos Aíres e Graça Martins.
Por: CARLOS JÚNIOR MARTINS CARVALHO

adoro ......sou fanatica pelo artesanato karajá.gosto mto dessa cultura espontania e simples de viver.a praia então é td de bom
Por: thais alexandra stangherlin

sim conhece sanfa, assim que e chamado...ja morei lá, amo muito..
Por: lorena santana

Sou suspeita ao falar deste paraiso, morei 17 anos lá, é um lugar maravilhoso para se viver e principalmente para curtir suas ferias, e claro apreciar o q de mais belo a natureza proporciona, amo essa cidade,
Por: Joelma

Este lugar é um pedaço do paraiso, repleto de árvores, passarinhos, silêncio harmonioso e uma hospitalidade de casa de mãe. Este casal Salete e Gaspar (proprietários) merecem meu profundo respeito pela harmonia que trabalham com o meio ambiente de nosso Rio Aragauaia e Rio das Mortes, praticando um turismo de pesca esportiva e quem sabe futuramente de observadores de pássaros. Sem esquecer da culinária, que só de lembrar me dá água na boca. Quem visitou nunca esquece....
Por: Marcelo Dionizio

ola amigos de sao felix,moro em maua-sp e to vendo as fotos desse lugar q e encantador,e confesso q to com inveja dessa beleza natural q se chama sao felix do araguaia,um abraço a todos.
Por: egildo

ETA CIDADE MARAVILHOSA EU SOU FILHO DE SÃO FELIX MOREI ATE OS 18 ANOS MAIS NUNCA ESQUECI MINHA CIDADE NATAL, FAZ 6 ANOS QUE NAO VOU AI MAS ESTOU MORRENDO DE SAUDADES DAS PRAIAS E DE MEUS AMIGOS QUE MORAM EM SÃO FELIX MAS EM BREVE ESTAREI AI PARA MATAR A SAUDADE. UM ABRAÇOS A TODOS OS MORADORES DESSE PARAISO...
Por: RENES PEREIRA DA SILVA

EM SÃO FELIX E TUDO DE BOM, COMEÇANDO COM TODA POPULAÇÃO QUE MORA LA, SÃO PESSOAS AMIGAS E EDUCADAS, TEM TAMBEM A MARAVILHOSA TEMPORADA DE PRAIA SEM COMENTARIOS E TUDO DE BOM SO CONHECENDO PARA VER E O MELHOR LUGAR DO MUNDOOO...
Por: RENES PEREIRA DA SILVA

Nasci aí,mas não conheço a cidade. Deixei mãe,irmão, avó e nunca mais os vi. Faz 31 anos. Agora pintou o interesse em conhecê-los e também a cidade.
Por: Silvana Furquim

as primeiras cenas do araguaia anteior vai acabar em stembro
Por: ANTONIO AUGUSTO BERTRAM

Nasci nessa cidade vivi uma infância maravilhosa, meu parque de diversão era o Rio Araguaia e o morro que circunda a cidade, nadei muito nas águas caldalosas do Rio Araguaia, fiz muitas peripécias no morro, comi muitas frutras do cerrado, ah que saudades daqueles anos, relembro com nostalgia. A Praia do Morro que linda e encantadora, é um lugar que merece ser divulgado para o mundo, essa beleza não deve ficar escondida.
Por: Marciléa Milhomem

Eu o conheci foi muito legal apessar de ser um lugar muito lindo eu amei de ter conhecido..... gostaria de ir lá outra vez..
Por: Renata Alves

Pela primeira vez eu tive a oportunidade de conhecer de perto tudo que ha de melhor em Sao Felix,poxa e uma maravilha, rica em uma biodiversidade. um povo hospitaleiro e acolhedor, nao falando de suas riquezas naturais como lindas praias,rios,lagos e um charmoso nascer e entardecer do sol. participei da temporada 2010 e espero nao perder mais nenhuma, pois e vendo para crer. Uma pequena cidade mas um lugar bom de se viver... Quem puder, venham e conheçam!!!
Por: magayver photos digital

São Felix do Araguaia é a oitava maravilha do mundo
Por: dhefferson coelho

nasci em sao felix e meus pais se mudarao para cuiaba quando eu tinha 1 ano de idade hoje tenho 33 anos e nao conheço minha cidade natal mas em 2011 vou fazer o possivel para passar minhas ferias ai abraços a todos irmaos de sao felix
Por: weberton sousa gomes

muito linda cidade.....espero um dia curti muito esta cidada...bjs
Por: Aurilene

São Félix é um lugar muito bonito.. Kem vai lá ñ se arrepende.] as festas tambem são shouuuuuuuuuuuuuu
Por: Marina Karolyne

sao felix do araguaia, è um paraiso onde reina a maior tranquilidade para se viver, vale a pena conhecer.
Por: reinaldo barros

Ouvi falar muito dessa cidade,é muito linda,um dia eu vou conhecer. tomara que nao demore muito. Parabens sao Félix do araguaia.
Por: celso cardoso

essa cidade é uma das mais belas do mato grosso....... um rio maravilhoso....... um povo acolhedor........ bjoss sao felix.......
Por: lucas garcia

Tive o prazer de conhecer esta cidade ou melhor linda cidade levei muita gasolina pra la posto araguaia trenho muitas saudades daquele araguaia daquelas praias
Por: Dalberto

cenheço a cidade de sao felix do araguaia , uma cidade muito bonita vale apena conhece la
Por: carlos alves dos santos

meu querido e saudoso irmão zé galinha como era conhecido ai vez eu conhecer e amar esta cidade sempre que posso erei ai e indico para outras pessoas .
Por: terezinha barbosa da silva

Eu amo esta cidade linda,fui criada ai ,tive meu filho casula ai também o Rhaniel Hélico,toda temporada faço questão de passar as férias nesta cidade ,meus filhos tambem ama são felix, sou filha de Josina da Silva Machado e Luiz Machado, esse ano vai ter o segundo encontro de família no lago Patizal e esterei lá com certeza e muita alegria no coraçao.
Por: jozzy anne gomes machado

eu adoro o são felix eu fui criado ai gosto muito da tenporada de praia e meu primo e o marcelo,bruno meu pai e o ernandes e meu ti e o novais e o landim eu amo essa cidade e minha cidade natau eu adoro sao felixdo araguaia eu vou ai na temporada de praia
Por: rhaniel helico

ja marrei ai a 20anos mas tem muita coisa bonita logo verde logo de pedra tem um logo em cima do morro que quando chove vaz um logo muito lindo suas aguas sao critalina e realmente um paraiso e de se enxer os olhos c/ tanta beleza e tem as praias que e uma beleza de se ver praia do gado praia da rapadura tudo ai em frete a cidade de sao felix do araguia m.t o mais tem que ir p/ ver boa ferias
Por: luiz goes neto

gente eu nasci nesta beleza sai dai com cinco aninhos, voltei com dez anos passei oito meses e nunca mais voltei . quero voltar o mais rapido posssivel sao feliz do araguaia e tudo de bom se vc gostar de natureza este e o lugar certo.
Por: vanete abreu silva

nossa sfa mudou muito ja fas 8 ano que eu nao vou ai morei 6 anos ai foi muito bom nos eramos dono da churrascaria choupana parabens ficou muito bom
Por: paulo roberto tirloni

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Félix do Araguaia

Envie seu comentário sobre São Félix do Araguaia

banner