Reserva do Cabaçal

Reserva do Cabaçal-MT
banner

Bem-vindo a Reserva do Cabaçal!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Reserva do Cabaçal, fotos, informações, os principais hotéis de Reserva do Cabaçal, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Reserva do Cabaçal

Roteiros do Brasil

Região Águas do Vale Cabaçal

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens do município de Reserva do Cabaçal emergem sendo região de poaia - a ipecacuanha. `Na década de sessenta, quando ocorreu um surto de colonização no Estado, muitas famílias de agricultores demandaram à essa região.  Em 1967, na Fazenda Itaguay, cuja sede fica a dez quilômetros da atual sede municipal de Reserva do Cabaçal, cerca de cento e cinquenta diaristas que trabalhavam no cultivo da terra ergueram seus olhos para o outro lado do Rio Cabaçal, à margem esquerda. Certificaram-se de algumas  terras devolutas. Aqueles homens ansiavando por possuir seu próprio pedaço de chão, deliberam a atravessar o rio e se apossaram de alguns lotes.Posicionaram-se os colonos posseiros à espera da legalização dos terrenos por parte do governo estadual. Área destinada, a uma reserva do governo, que pretendia fundar um povoado naquelas imediações. Desafiando e abrindo clareiras através de trilhas, pouco a pouco foram iniciando o núcleo de povoamento do lugar. Sua localização, às margens do Rio Cabaçal, denominaram-na Reserva do Cabaçal. O município de Reserva do Cabaçal  foi criado a 13 de maio de 1986, pela Lei Estadual nº 5.011, com território desmembrado do município de Rio Branco.

Significado do Nome

No início da colonização, a empresa responsável pelo assentamento, deixou uma área de 108 hectares reservada para fins de interesse da colonizadora formar um núcleo urbano- então surgiu o nome Reserva. A origem de Cabaçal deu-se devido à Tribo Indígena Cabaçais, que habitava às margens do rio que então finalmente recebeu esse nome - de Reserva do Cabaçal.

Aniversário da Cidade

13 de Maio

Gentílico

reservenses

População

2.578 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Tranquilidade é umas das qualidades que a cidade de Reserva do Cabaçal oferece à você turista. Confira!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudoeste Mato-grossense

Limites

Araputanga, Rio Branco, Salto do Céu e Tangara da Serra.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

386,10 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Rabo de Galo

Está localizada na Comunidade do Alto Sete de Setembro, tem aproximadamente  vinte metros de queda livre e fica a doze quilômetros da cidade, faz parte do complexo de cachoeiras e corredeiras originadas do Córrego Sete de Setembro, afluente do Rio Cabaçal.

Cachoeira Chuva de Prata

A cachoeira chuva de prata esta localizada na Comunidade Sete de Setembro, fica à oito quilometros da cidade, possui aproximadamente trinta metros de queda livre.Tem como fonte o córrego Sete de Setembro, que dá origem a inúmeras outras quedas d`agua, ao longo do seu percurso, que se estende até desaguar nas aguas do Rio Cabaçal.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio
  
- Festa do Peão e Boiadeiro 

 Agosto

- Festa do Padroeira Bom Jesus

 Outubro

- Feiartes e Festpraia - O municipio se prepara para realizar o Feiartes - Feira de Artesanato e Folclore e o Festpraia - Festival de Praia, em sua nona edição, este é um dos eventos de maior publico da região. O Feiartes acontece na Praça Matriz no período noturno, com apresentaçãoes culturais, exposição de artesanatos, gastronomia e shows musicais e artítiscos, já o Festpraia é realizado durante o dia no Balneário Cio da Terra, e conta com Torneio de Futebol e Voleibol de areia, shows musicais e etc, os dois eventos ocorrem simultaneamente.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RESERVA DO CABAÇAL

E-mail:

Telefones: (65) 3247-1157

Sites: http://www.reservadocabacal.mt.cnm.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (65) 3247-1088

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Reserva do Cabaçal

adorei o fest e praia em reserva em 2006 nao pude ir em2007´,mas estarei ai em 20008 falta uma divulgação melhor por q aí é mto massa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: tania

preciso conhecer o CLEITON da prefeitura q me atendeu mto bem por telefone!me apaixonei por sua voz e ja era por reserva me ajudem!!!!!!!!!!!! ja e um icentivo a mais 1bjao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: tania

Moro em Pimenta Bueno-RO e fui passar o natal em reserva do cabaçal , chegamos na cidade e so havia um hotel o tal de paraiso das aguas que achei um absurdo a diária. A cidade era acochegante as pessoasque mora lá são 10 mas o que falta é hotel ou pousada para pessoas de baixa renda.
Por: -

simplesmente um lugar fascinante.Ja morei e vou visitar porque vale apena...
Por: luana reis

amei é tudo muito lindo, um paraiso, que vale a pena visitar
Por: ze

esta e a melhor cidade do mundo,e digo mais nãomoro nela mas a conheço desde em que nasci pois foi la,e fico muito orgulhosa em saber que ela e tão bela e tras pessoas de todos os estados e mais ela e muito preservada isto nos da o conforto de saber que nossa praxima geração ha de conhece-la.hoje moro em sorriso MT e tenho 25anos morei la a14anos e quando estiver mais velha ei de passar os fins de meus dias naquela bela cidade assim como meus antecessores,minha paixão por ela e tão grande que estou neste momento viajando16/09/09 em ferias de rondonia para reserva do cabaçal esta viagem era para terminar aqui em RO mas não me desprendo de minha cidade natal,e mais estou levando maido e filhas para conhecer este paraiso tropical.
Por: marcia alves nunes

Legal, lugares maravilhosos, Reserva do Cabaçal é um dos pontos turisticos mais bonitos de MT, venha conhecer voce tambem.
Por: EDVALDO CARLOS MACHADO

Lugar de muita água e exuberante beleza, perfeito p/ descançar com tranquilidade. Cidade tudo de bom, amo!!!!
Por: Simone Pereira

amo esta cidade..................................................
Por: elke junior fernandes da silva

ja morei nessa cidade maravilhosa confeço que quase morro de saudades quando penso na melhor cidade que ja vivi com essa gente maravilhosa novamente estarei se DEUS quiser eu sei que ele quer bjos a todos os reservenses
Por: geicielly

eu amo a reserva do cabaçal enclsive ja ate fui uma reservensse !!! sauDAdES de todos vc bjos
Por: geicielly

além de um hotel com otimas acomodações, a paisagem natural da cidade é deslumbrate com lindas cachoeiras e uma vista indescritivel,e a pousada tem uma comida otima e um atendimento especial. voltarei em breve um abraço
Por: rosa maria

linda d+++++ quem conhece não esquece jamais!!! Quer badalções...nem apareça por lá!!! Quer curtir paz e natureza..é o lugar certo!!!venha conecer e se apaixonar vc tbém!!!!!!
Por: luciene

Bons tempos mque vivi lá, tenho saudade de tudo e todos (amigos (as)) companheiros de serviços antiga Emater. Ainda volto lá prá matar a saudade.
Por: teka

adoro minha cidade, amo o meu povo reservense. Assim que formar voltarei para meu cantinho.
Por: gleice eugenia

Ai Todos nois Vips queremos saber quando e Fest Praia.. Ja estamos ancioso aki.. ate mais
Por: robson justino dos reis

oi passe pra falar da cidade mais rica em belesas naturais ....eu mi orgulho de falar que já morei em reserva do cabaçal....ai pessoal que um lugar pra passar ferias .....lugar certo reserva do cabaçal.....
Por: hugo leonardo dos reis

Reserva do Cabaçal é apaixonante, além das belezas naturais como cachoeiras, cascatas córregos e rios a muquéca do restaurante do Zé Caréca é estupenda e a cerveja gelada no bar da Nazinha não tem igual ...
Por: Debrail

Eu nao sou de la mais conheço esse lugar muito bem, e posso dizer que ai e realmente um paraiso natural que deve ser melhor divlgado. Agradeço as pessoas desse lugar que sao muito massa assim como a cidade amo de mais esse lugar e sempre que posso estou ai.bjao aos reservenses
Por: Eli

Trabalhei nesta cidade de 2001 a 2005 e posso dizer que é uma maravilha . Pequena, agradável, cheia de lindas cachoeiras, formada por mineiros e capixabas, além dos que lá já nasceram a partir de 1986 quando se emancipou.Os moradores são simples e recebem muito bem com alegria e gentileza. Possui um hotel muito bom O Paraíso das Águas do meu amigo Zico Capixaba que recebe com grande categoria naquela cidade. Enquanto todo o mato grosso ferve com a temperatura alta, Reserva do Cabaçal tem um ar condicionado natural aos pés da serra que lhe resguarda.
Por: Moacyr Clemente Junior

Reserva do Cabaçal é um paraiso,adoro passar minhas férias lá .Em breve estarei lá.São lindas as cachoeiras .
Por: Andreza martins

Adorei Reserva do Cabaçal estive várias vezes a passei curtindo as belas cachoeiras e uma boa comida, tenho vários amigos que moram em Reserva. Abraço a todos, Engenheiro Donizete
Por: antônio donizete da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Reserva do Cabaçal

Envie seu comentário sobre Reserva do Cabaçal