Querência

Querência-MT
banner

Bem-vindo a Querência!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Querência, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Querência. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Querência para programar a sua viagem.

A cidade de Querência, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 0m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.281 habitantes. A área total de Querência é de 17.919,7km², e sua densidade demográfica é de 0,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Querência-MT é 78643-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Querência

Roteiros do Brasil

Região Baixo Araguaia

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem histórica do Município de Querência está ligada à saga de colonização gaúcha, que chegou ao sertão mato-grossense em data relativamente recente. Tanto é, que Querência é termo comum nos pampas gaúchos, cujo significado é lar, moradia, exatamente o que seus primeiros moradores buscavam. Assim ele foi importado para o interior mato-grossense, plantado no fértil nordeste mato-grossense, encravado na microrregião Norte do Araguaia, distante 912,70 Km da capital Cuiabá. Os primeiros moradores se instalaram na região apartir de 21 de maio de 1986, com surto migratório mais intenso depois de 1987, quando chegou a maioria absoluta das famílias provenientes do extremo sul brasileiro, mais especificamente do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, cujos habitantes descendem de alemães, italianos e poloneses. Durante dois anos a comunidade do Projeto Querência somou 350 famílias. A data de fundação foi de 08 de dezembro de 1985. Mas, o processo de migração acelerado se deu quando elevou à categoria de Distrito do Município de Canarana, dando início a um novo ciclo de desenvolvimento, até conquistar a independência política e administrativa, pouco depois. O Projeto Querência foi dividido em 881 parcelas entre lotes rurais, medindo 200 hectares, e chácaras. Em 1990 já tinham sido vendidos 600 lotes rurais. A população estimada era de 1,8 mil habitantes, hoje, acredita-se seja de mais de 15 mil pessoas. Não foi uma saga fácil, é o que se pensa considerando o isolamento que essa comunidade gaúcha enfrentou, dado ao difícil acesso e a grande distância dos grandes centros. Além disso, não havia rede de iluminação pública nem domiciliar regular. A primeira rede de energia elétrica foi fornecida pela Coopercana, através de um gerador de 325 KVA, sendo que a comunidade de instalação era insuficiente para atender a toda a demanda. Em função das dificuldades de acesso e a longa distância da capital, a comunicação era difícil. Havia apenas um posto telefônico, um de correios e nenhum telégrafo. As estradas em estado precário, principalmente em Pontes danificadas, dificultando o escoamento da safra. Mas o solo era fértil e a comunidade ali instalada não desanimou, continuou otimista e determinada, superando todas as dificuldades iniciais. Assim, apesar dos revezes, a comunidade cresceu e desenvolveu-se. A Lei Municipal nº 185, de 07 de agosto de 1991, criou o Distrito de Querência, com território jurisdicionado ao Município de Canarana. A Lei Estadual nº 5895, de 19 de dezembro de 1991 criou o Município de Querência, que nasceu fruto de projeto de colonização da Coopercana, com território de 17.57,53 km.

Significado do Nome

A denominação de Querência foi escolhida para marcar o cunho gaúcho da migração, pois é nome típico das plagas sulinas, ligado à tradição cultural dos primeiros moradores do lugar, os gaúchos. 

Aniversário da Cidade

19 de Dezembro

Gentílico

querenciano

População

13.021 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A principal fonte de renda de Querência está na atividade agropecuária. Mas, até pouco tempo, o extrativismo madeireiro desempenhava um papel central na economia do município.

Clima 

Equatorial quente e úmido

Temperatura Média

24° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Cuiabá: MT-320, Km 104

Localização

Nordeste Mato-grossense.

Limites

Canarana, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Gaúcha do Norte, Feliz Natal (Mato Grosso), Paranatinga.

Acesso Rodoviário

MT-320

Distâncias:

Da Capital:

529 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUERÊNCIA

E-mail:

Telefones: (66) 3529-1428

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (66) 3529-1577 / 1578

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:





 

Comentários de Querência

olar gostei muto de querencia porque e uma cidade muito desenvolvida
Por: cleiton de oliveira silva

já morei ai,hoje moro em Uberlândia,mas amo essa cidade e amigos q deixei!!!!um beijão e qualquer dia apareço por ai!!!!!!!I LOVE QUERÊNCIA!!!!!!!!!!
Por: Ariely Felipe mendes

conheço querencia nunka vivi la,mas pelo ano d emancipaçao progredio muito y cada vez k volto la me surpriendo com algum progresso,gosto muito da cidade se volto la sempre k posso.
Por: cleide coelho souza hayes.

Uma cidade magnífica, privilegiada por moradores bem simpáticose honestos. Tem belas paisagens e cada vez mais vai aumentando em um ritmo muito alto.
Por: Rudiely

ha 15 anos tivi ai mudou completamente tudo querencia esta linda parabems atodos moradores
Por: reginaldo andre riviera

trabalhei por 90 dias em Querencia e gostei muito pretendo mais tarde morrar por ai
Por: sergio de missal PR

Querencia a cidade maravilhosa eu gostei de morar ai morei na fazenda piratininga e gostei de mais de morar ai !!!!!!!!!!!!!!!
Por: Erica

Querencia a cidade maravilhosa eu gostei de morar ai morei na fazenda piratininga e gostei de mais de morar ai !!!!!!!!!!!!!!!
Por: Erica

ESSA LINDA E MARAVILHA DE CIDADE QUE CADA DIA VEM CRESCENDO MAIS EU JÁ MORREI AI QUERO DEIXAR O MEU ABRAÇO A TODO ESSE POVO HOSPITALEIRO DA CIDADE DE QUERENCIA.
Por: IZELIA CORRADI

em querencia e muito dom tem varios divertimentos para fazer
Por: sanny maira

uma bela cidade paisagens muito bunito sou daqui de pinhalzinho santa catarina..abraçosss
Por: sidiclei luiz geisel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Querência
Fundação:
1993
Altitude:
0m
População:
5.281 habitantes
Área:
17.919,7km²
Densidade Demográfica:
0,29hab/km²
CEP:
78643-000

Envie seu comentário sobre Querência

banner