Porto Estrela

Porto Estrela-MT
banner

Bem-vindo a Porto Estrela!

banner

As melhores pousadas em Porto Estrela podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Porto Estrela

Roteiros do Brasil

Região Nascentes Platina Amazônica

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente formou-se uma corrutela às margens do Rio Paraguai, denominado Porto das Estrêlas. O ponto escolhido pelos moradores foi um barranco, bem alto, sendo que sobre a origem do nome. Ao passarem os anos o nome Porto Estrêla foi consolidado. Em 16 de dezembro de 1953, foi criado o Distrito de Porto Estrêla, com território jurisdicionado ao município de Barra do Bugres. O município foi criado através da Lei Estadual nº 5.901, de 20 de dezembro de 1991, com o território desmembrado do município de Barra do Bugres.

Significado do Nome

Pelo menos três versões são apresentadas:

1º - Todos os anos a região era alagada pelas águas do Rio Paraguai. No tempo das longas estiagens apresentava um solo rosado, adornado de pedras brancas. Ao se pôr, o sol batia nas pedras brancas do barranco, o reflexo obtido lembrava raios estelares. O mesmo fenômeno se dava em noites de lua cheia. Surgiu então a denominação de Porto Estrêla.

2º - Consta que na beira do Rio Paraguai residiam duas donzelas. A beleza das moças transcendia aos padrões da época dos primeiros povoadores. Os muitos aventureiros e navegantes que por ali passavam deram às duas o apelido de estrêlas. Ficou então Porto Estrêla.

3º - Relatos históricos dão conta que certa vez apareceu fogo brando a beira rio, logo após a abertura do porto. Uma ilusão de ótica transmitia a idéia de que as inúmeras fagulhas no ar mais pareciam um turbilhão de estrêlas. Por isto, teria ficado Porto Estrêla.

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

Gentílico


População

3.639 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A base econômica do município de Porto Estrela  é composta principalmente pela agricultura, destacam-se as culturas de algodão, milho, feijão e arroz. A pecuária constitui um fator importante, o sistema de criação de gado é extensivo, com fases de cria, recria e corte.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudoeste Mato-grossense

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

198,40 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ESTRELA

E-mail:

Telefones: (65) 3384-1244   

Sites: http://www.portoestrela.mt.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (65) 3384-1122

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Porto Estrela

É uma cidade bela de muitas paisagens turistica.Eu ja morei lá hoje eu moro no Paraná e morro de vontade de voltar lá para rever aquelas maravilhas.
Por: Sirlene Gomes de Lima.

Porto Estrela quanto orgulho eu tenho em dizer que vc faz parte da minha historia, cada vez mais modificada agora com uma atração a mais o festival de pesca que vem alegrar essa população que espera anciosa ........parabens
Por: maria lucia ferreira da costa

morei 22 anos em porto estrela, é um lugar muito calmo e bom pra pescar, eu morava na beira do rio, onde meu pai ainda mora, seu nome é BERLINDO...
Por: branco de Maringa

Porto Estrela faz parte de minha história de vida.Lugar onde nasci, cresci,estudei do primário ao Ensino Médio. minhas raizes estão lá. Me mudei em 1991 para cursar uma faculdade . Hoje sempre visito essa cidade, e não é porque gosto de sossego, de pescar é porque meus pais , e parentes moram lá. Abraço a todos os munícipes . Que Deus abençõe muito esse lugar. l
Por: Izabel Vicentina da Silva Barros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto Estrela

Envie seu comentário sobre Porto Estrela