Pontes e Lacerda

Pontes e Lacerda-MT
banner

Bem-vindo a Pontes e Lacerda!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Pontes e Lacerda, informações atualizadas sobre a cidade Pontes e Lacerda, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Pontes e Lacerda.

A cidade de Pontes e Lacerda, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1979. A localidade está em uma altitude de 254m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 44.795 habitantes. A área total de Pontes e Lacerda é de 13.169,5km², e sua densidade demográfica é de 3,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pontes e Lacerda-MT é 78250-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Pontes e Lacerda é cortada pelo Rio Guaporé, um dos inúmeros cursos d´água que compõem a Bacia do Rio Amazonas. Com esse atrativo, a cidade se desenvolveu as margens do rio e hoje é um polo agropecuário da região, além de principal exportador de carne bovina do estado, com excelência no melhoramento genético, e diversos atrativos naturais.

Encravada no cerrado, típico bioma brasileiro, a cidade abriga a maior parte do Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, onde está localizado o ponto mais alto do estado do Mato Grosso, a Serra do Monte Cristo. Conhecida como a "Princesinha do Vale do Guaporé", a cidade também recebe o título de "Capital do Rodeio Mato-grossense", por conta da Expoeste, tradicional e importante feira agropecuária da região.

Pontes e Lacerda: natureza exuberante e economia forte e sustentável.

Pontes e Lacerda recebe esse nome em homenagem a dois cartógrafos portugueses, que ainda no século 18, receberam a incumbência de mapear e redigir as primeiras cartas geográficas dessa importante região do Brasil. Com infraestrutura especializada, recebe muitos turistas e visitantes por conta de suas belezas naturais e de suas atividades econômicas, baseadas na produção de gado leiteiro e de corte, fornecendo matrizes de alta qualidade genética para diversas outras regiões do país.

Além da Expoeste, que reúne milhares de pessoas e atrai aficionados por rodeios de todo o país, o município realiza ainda, anualmente, o Festival de Pesca de Pontes e Lacerda, onde além dos concursos de pesca para todas as idades, é possível provar da gastronomia local, especializada em peixes da região. O município serve ainda de base para explorações e passeios ecológicos ao Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara, um santuário de mata nativa e que abriga o ponto mais alto de todo o estado.

Com duas estações bem definidas no ano, a seca e a chuvosa, a cidade possui ainda pantanais próximos, que oferecem ao visitante a oportunidade de conhecer esse ecossistema de perto, com suas particularidades e diversidade de fauna e flora. Um passeio repleto de atrações naturais é o que o turista encontrará em Pontes e Lacerda.

Informações de Pontes e Lacerda

Roteiros do Brasil

Região Vale do Guaporé

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A partir de 1906, a região passou a ser objeto de trabalho da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas, resultando, no local, a instalação de uma estação telegráfica. Nesta época era conhecida como Vila dos Pretos. A denominação Pontes e Lacerda é  recente, mas a homenagem é antiga. A origem do nome Pontes e Lacerda data de 1784, quando Antonio Pires da Cunha Pontes e Francisco José de Lacerda e Almeida, ilustres cartógrafos e astrônomos, elaboraram a primeira carta geográfica dos rios da região, partindo de Vila Bela da Santíssima Trindade, rumando para o Rio Jauru. Foram descritos, assim, os rios das bacias Amazônica e do Prata. Antonio Pires da Cunha Pontes, mineiro, Francisco José de Lacerda e Almeida, paulista.Ambos diplomaram-se pela Universidade de Coimbra, em Portugal. O binômio Pontes e Lacerda homenageia os  astrônomos e cartógrafos. No ano de 1962 foi construída a estrada que liga à Vila Bela da Santíssima Trindade. Quando a estrada foi concluída o cozinheiro, sr. Manoel Basão permaneceu no local e construiu um barraco, se juntaram outros. Este ponto ficava a três quilômetros aproximadamente da Vila dos Pretos. Esta pequena aglomeração de casas progrediu. A Lei Estadual nº 3.813, de 06 de dezembro de 1976, sancionada pelo Governador Garcia Neto, criou o distrito de Pontes e Lacerda no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O município, com o nome de Pontes e Lacerda, foi criado em 29 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4.167.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

 

06 de Agosto

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia de Pontes e Lacerda está baseada na produção de bovinos de leite e de corte, com mais de 656.000 cabeças e é um dos maiores exportadores de carne do Mato Grosso, sendo detentor das primeiras colocações no ranking de qualidade genética do Brasil, e de produção de látex de seringueira (heveicultura), com processamento do produto in natura. No Municipio possui 02 frigorificos para abate de bovinos, 03 laticinios em pleno funcionamento e uma usina de biodiesel a ser implantada. A onivocultura também é fator preponderante da economia Pontes-lacerdense seguida da piscicultura.

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média

24° C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Cuiabá: BR-251

Localização

Sudoeste Mato-grossense

Limites

Vila Bela SS. Trindade, Conquista do Oeste,Vale de São Domingos, Porto Esperidião.

Acesso Rodoviário

BR-251
 

Distâncias

359 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (65) 3223-1500

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Pontes e Lacerda 
End: Rua Vera Lucia 470 
Fone: (065) 3907-5001 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

CARTÓRIO DO SEGUNDO OFÍCIO DE PONTES E LACERDA
AVENIDA FLORISPINA AZAMBUJA, 848 - CENTRO
PONTES E LACERDA - MATO GROSSO
Telefone : (65) 3266-1761

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.portalmunicipal.org.br

Comentários de Pontes e Lacerda

PONTES E LACERDA É LINDA ,CADA DIA ESTA CRESCENDO MAIS AINDA VENHA PARA CÁ. BJOS....
Por: MAIRA FERREIRA DA SILVA

ja morei ai e tenho muitas saudades se eu conseguir ainda volto ai um dia amo essa cidade de coraçao
Por: ivanete beraldo ramos rigo

essa e a minha cidade querida, e uma cidade sim pequena sim,mas com pessoas muitas carinhosas umas com outras e tranquila tbm.tem um grande futuro prospero com vinda de grande empresas na area do minerio e frigorifica,otimas festas e tudo mas.se tiver uma oportunidade de conhecer essa cidade serao muito em vindos,ok pessoal bjs ate mas;.
Por: monica

MOREI EM PONTES E LACERDA E ADORO ESSA CIDADE.SE UM DIA TIVER OPORTUNIDADE VOLTAREI MORAR AÍ.NESSA MARAVILHOSA CIDADE VIVI UM GRANDE AMOR,PENA QUE NAO DEU CERTO,CULTIVEI BELAS AMIZADES,ESSAS SIM SOBREVIVERAM!!!!!!!AMO ESSA CIDADE!!!!!!!!!
Por: LUCINEIA GENEZINI

FALAR DE PONTES E LACERDA,E MUITO FACIL,MOREI LA DO ANO DE 1973 ATE 1996,ONDE TENHO ALGUNS PARENTES AINDA.HOJE ESTOU EM CACERES,MAS NUNCA DEIXEI DE VISITAR A MINHA QUERIDA CIDADE E ACOMPANHAR O SEU DESENVOLVIMENTO,ESTA CIDADE REPRESENTA MUITO PRA MIM,NAO SOU LACERDENSE DE NASCIMENTO,MAS ME CONSIDERO UM LACERDENSE DE CARTEIRINHA,SEMPRE DEFENDENDO E DIVULGANDO A PRINCESINHA DO GUAPORE ONDE QUER QUE EU PASSAR.SO POSSO AGRADECER OBRIGADO PONTES E LACERDA.EU AMO ESTA CIDADE
Por: JOSE PEREIRA DE ANDRADE

tenho avó paterna, muitos primos, primas, tias e tios. já passei férias aí tomando muito banho de rio, e comendo muito queijo.
Por: rose batista padovani

oooppaaa,nossa q saudade ,nasci ai mas tem 8 anos que não vou ai,mas esse ano vou,to muito ancioso,é uma linda cidade,hoje moro em rio verde go,mas não esqueço minhas raizes amo de paixão em breve to ai.té mais.
Por: cristiano antonio

com certesa eh um encanto de cidade ... e o q tém de melhor eh ums grandes amigod meu .. um abraço p/ todos e um dia eu ei de visitalos ass: hugo luna correntes pe .
Por: hugo

esta cidade e linda eu morava ai mais vou vouta .............................................................................................................................
Por: washington

amo pontes e lacerda!!estou ha 5 anos nos estados unidos,mas nao vejo a hora de esta ai nessa bela cidade..um abraco a todos lacerdence...
Por: bernadete morais

sou paulista mais matogrosence de coraçao marei na fazenda novo horizonte do senhor joao bessane foi a melhor epoca da minha vida se um dia tiver condiçoe4s volto para essa cicdade maravilhosa que e pontes e lacerdo.gostaria de ter mais amigos ai meu nome e ivanete beraldo ramos rigo um grande abraço a todos
Por: ivanete beraldo ramos rigo

Conheci essa cidade linda já faz um bom tempo, e até agora, e é por esse motivo que estou deixando esse depoimento, pois fui a um restaurante maravilhoso, que é simples, tem fogão a lenha, mas é pena que eu não consigo lembrar o nome dele, mas eu pela primeira vez na minha vida, repeti três, três vezes, nem eu mesma acreditei, mas foi o almoço mais inesquecível da minha vida, e se Deus quiser vou voltar lá, e é claro não esquecerei mais o nome e vou deixar aqui para que todos possam ter o privilégio de conhecê-lo, realmente vale a pena...muito mesmo!!!!!!!!
Por: Margareth

Pontes e Lacerda, cidade onde passei minha infancia e parte da minha juventude.Sou feliz por ter vivido neste lugar,onde aprendi que a felicidade mora onde a simplicidade.gostaria de voltar para esta cidade e criar meus filhos com a mesma liberdade que tive.Para mim e a cidade luz. quero ter contado com pessoas dessa cidade tao linda.
Por: vanessa menezes

Adoro essa cidadezinha!!! Infelizmente só passei por ela duas vezes...duaas longas vezes...a família paterna do meu marido inteira mora lá, já nós moramos em sorocaba - sp...longe pra dedél!!! Espero voltar em breve, dar um bjo nos parentes e curtir o clima que só Lacerda oferece!!!
Por: Carla Brahim

so conheco por fotos e achei muito linda o tio da minha esposa mora ai em ponte lacerda cidade maravilhosa linda amei ivan mario- mato verde mg
Por: ivan mario de castro

amo pontes e lacerda nasci nesta cidade maravilhosa mas a 13 anos me mudei mas visito minha familia todo ano beijo familia hoje moro em outra cidade linda primavera do leste quando tiveren oportunidade venhão conhecer essa cidade linda bjooooooooooos
Por: edina maria

sou de pontes e lacerda mais a 13 anos me mudei da i mais visito todo ano sinto muita falta da minha familia que moram todos ai hoje moro em primavera do leste beijo ponte e lacerda bjsssssssssssssssssssssss
Por: Edina Maria de Souza Jesus

Cidade maravilhosa, em franco desenvolvimento, com um povo súper hospitaleiro. Você ainda não conhece? Não sabe o que está perdendo. Um grande abraço lacerdenses de um grande admirador paulista.
Por: Rubens Martins de Oliveira

Sou mineira e atualmente estou residindo nesta cidade próspera e muito receptiva. Os Lacerdenses são alegres, trabalhadores,amigos é sem dúvida faz o diferêncial desta cidade.
Por: Maria josé

nao visitei ainda mais um dia vou conhecer e muito lindo
Por: maria de lurdes

nao visitei ainda mais um dia vou conhecer e muito lindo
Por: maria de lurdes

estive em pontes lacerda varias vezes a trabalho entre 1979 a 1985 depois não mais voltei, era uma pequena cidade, mas eu gostei muito, tenho vontade de um dia voltar.
Por: edgard

olha ja tem 5 onos que sai de pontes lacerda moro em aripuanã mais sinto muita saudade e uma cidade maravilhosa
Por: izana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pontes e Lacerda
Fundação:
1979
Altitude:
254m
População:
44.795 habitantes
Área:
13.169,5km²
Densidade Demográfica:
3,40hab/km²
CEP:
78250-000

Envie seu comentário sobre Pontes e Lacerda