Nova Xavantina

Nova Xavantina-MT
banner

Bem-vindo a Nova Xavantina!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Nova Xavantina e muitas outras opções de hospedagem na cidade Nova Xavantina. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Nova Xavantina.

Informações de Nova Xavantina

Roteiros do Brasil

Região Médio Araguaia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1943 ocorreu a penetração da Expedição Roncador-Xingu. A expedição comandada pelo cel. Flaviano de Matos Vanique, alardeava a Marcha para o Oeste, de Getúlio Vargas, mas escondia o projeto de trasladar a capital do Brasil, do Rio de Janeiro para um quadrilátero na bacia fluvial do Xingu, se assim fosse necessário.
A Capital Federal, com o afundamento de navios brasileiros durante a II Grande Guerra , mostrava-se exposta demais a um ataque inimigo. Sem muitas defesas eficientes.
No dia 14 de Abril de 1944, o cel. Vanique lançou a pedra fundamental de Xavantina, na margem direita do Rio das Mortes. E no dia 25 de Maio o próprio Presidente Getúlio Vargas visitou Xavantina com seleta comitiva, destacando-se o Ministro do Exército, o cuiabano gal. Eurico Gaspar Dutra.
A par desta investida, pretendeu a Fundação Brasil Central fazer assentamento agrário na região. O projeto não evoluiu. Os colonos, insatisfeitos debandaram, tornando-se posseiros pelo leste e norte mato-grossense. Novo incremento só se verificou após 1950.
A Lei nº 2.059, de 14 de Dezembro de 1963, criou o distrito com sede no sítio de Xavantina, mas com a denominação de Ministro João Alberto.
Atraves da Lei nº 3.759, de 29 de Junho de 1976, se criou o distrito de Nova Brasília, com sede na margem esquerda do Rio das Mortes, em frente ao distrito Ministro João Alberto, formando-se, na prática, uma só comunidade dividida pelo rio.
Quando a região progrediu e chegou o momento da criação do município, as duas sedes distritais lutaram pelo nome. Apaziguaram-se os ânimos com a escolha de nome conciliador. De Nova Brasília se tomou o termo Nova, e se lhe agregou o de Xavantina. O município foi nomeado de Nova Xavantina, criado dia 03 de Março de 1980, pela Lei Estadual nº 4.176.

Significado do Nome

O nome homenageava ao povo indígena xavante.

Aniversário da Cidade

03 de Março

Gentílico

nova xavantinense

População

19.475 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Em questões economicas a cidade possui um centro comercial razoável que serve bem a população, possuindo diversas lojas, desde materiais de construção, supermercados, farmácias, 2 hospitais sendo um municipal e outro privado, possui inclusive construtoras e estabelecimento de arquitetura.

Clima 

Tropical umido

Temperatura Média

24° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Cuiabá: BR-158

Localização

Nordeste Mato-grossense

Limites

Barra do Garças, Água Boa, Campinápolis

Acesso Rodoviário

BR-158

Distâncias:

Da Capital:

635 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA XAVANTINA

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (66) 3438-3183

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Nova Xavantina

É umas da cidades com o cartão de visita cheio de curiosidade com um dos melhores rios do Brasil.
Por: Carol

hHã vinte anos era um lugar de aventuras saldaveis
Por: Margareth Lima da Frota Macedo

Gosto muito da minha cidade, pois é um lugar maravilhoso. Temos um rio que passa dentro da cidade que é a vida das pessoas e tambem e um ponto turistico maravilhoso. E agora ao completar 65 anos no dia 14/04/2009 tenho orgulho de morar aqui. Nova Xavantina e do senhor Jesus.
Por: Elisnabia

sim ja fui varias vezes gostei de ilha do coco.
Por: adriana sena

éhh ótimo já fui na cachueira na praina dentro da cidade e uma outra chamada praia do chiquito rudo de bommm... saudades desta cidade maraaaa
Por: dAY CrYSTAL

NÃO TEM PALAVRAS PARA DESCREVER,É UM "PARAÍSO".ESTIVE EM JULHO VISITANDO MEU IRMÃO,O POVO É MUITO HOSPITALEIRO
Por: NILVA SCHMIDT DELATORRE

Tive o enorme prazer de conhecer essa encantadora cidade no ano de 1986, que rio maravilhoso, povo amigo e hospitaleiro, quero ser colaborador e parceiro naquilo que estiver ao meu alcance, sou Gestor Ambiental e músico
Por: Izaias Serra

Tive o enorme prazer de conhecer essa encantadora cidade no ano de 1986, que rio maravilhoso, povo amigo e hospitaleiro, quero ser colaborador e parceiro naquilo que estiver ao meu alcance, sou Gestor Ambiental e músico
Por: Izaias Serra

Nova Xavantina, cidade do meu coração, há quatro anos parti daí, mas não existe lugar melhor no mundo, aí mora o melhor povo que já conheci (hospitaleiros). E o rio nem se fala o mais belo que já conheci.
Por: Eliane Ferreira da Silva

minha cidade do coração ,adoro e sinto saudades.logo logo eu vou voltar.
Por: MARCELA CRISTINA SANTOS

já morei em xavantina em 1980 joguei muita bola no campo da fab. fiz algumas amizades por ai, lembro de alguns apilidos como, dico, rizadinha o mandioca e o jorge que era filho de um assogeiro, isto tudo jogando bola, na epoca meu pai trabailhava na fazenda nova viena. sito saudades..! um dia ainda vou visitar este lugar...! é tudo de bom.....!
Por: luiz carlos moura da fonseca

nova xavantina linda cidade de si morar e paseia lindas caichoeira e rios
Por: fagnoff

maravilha de cidade,um dia voltarei a morar neste paraiso.ate breve....
Por: welton costa

Que cidade!!! muito bom mesmo, meus parentes são deste lugar maravilhoso q. saudades de tudos e de todos, vale a apena conhecer cada detalhe... Moro em Londrina(PR), a amo Nova Xavantina Lucia
Por: Lucia

eu nasci em nova xavantina e tenho muita vontade de conhece-la.um dia irei ai conhcer esta cidade maravilhsa q esta no meu coracao.
Por: lidiane de sousa

nova xavantina nao existe cidade melhor que essa tranquila e boa para se viver
Por: kayra aires

Para mim, essa Cidade é simplesmente maravilhosa, morei e crei, estudei e fiz muitos amigos. Fui muito feliz nesta maravilhosa Cidade, onde as pessoas são hospilateiras e de uma receptividade muito grande para com os visitantes, sem sombra de dúvida é um paraíso esse Rio -das-mortes é explendido.Não tenho argumento para falar dessa belissíma Cidade porque ela é 1000 PARABÉNS NOVA XAVANTINHA.
Por: Margarida do Carmo Adôrno

Bela cidade , espero morar ai um dia . Passei 40 dias nesta linda cidade .
Por: Jairo Nogueira

morei em nx po 20 anos adoro esta cidade e linda e tem muita naturesa ,sem falar nos lugares maravilhosos p lazer.moro em londres mais com serteza volto p nx eh o melhor lugar do mundo p se viver, venham conhecer nx,vc vai se apaixonar pelo rio das mortes ele eh o mais lindo que ja vi,,vcs to site estao de parabens....
Por: sirlei

pretendo conhecer esta cidade linda. Ainda vou morar ai.
Por: jurema

Morei em NX durante 12 anos, saí d NX em 98 e deixei muitos amigos hoje moro em Rio verde go mas tenho muita saudade dos amigos e desse rio q foi onde passei grande parte da minha vida, jogando volley e curtindo essa praia e as minas bronzeadas, espero voltar mesmo que seja a passeio um dia...
Por: Athaydes Roberto

Estive em N. Xavantina em 2000, acho que houv progresso. Gosatrai de retornar para curtir a beleza do rio e da paisagem.
Por: jussara olivira

amo nova xavantina lugar muito cobiçado pois tem muitos meios de vida facil para o pobre cursos ja morei e tenho amigos q me ajudaram em um momento de dificuldades por ex ; neca do sindicato rural carlos guimaraes fazendeiro municipio nx mt e osdemais comerciantes
Por: luzenir pereira de carvalho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Xavantina

Envie seu comentário sobre Nova Xavantina