Guiratinga

Guiratinga-MT
banner

Bem-vindo a Guiratinga!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Guiratinga e muitas outras opções de hospedagem na cidade Guiratinga. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Guiratinga.

A cidade de Guiratinga, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 510m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.318 habitantes. A área total de Guiratinga é de 5.376,6km², e sua densidade demográfica é de 2,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guiratinga-MT é 78760-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guiratinga

Roteiros do Brasil

Região Rota dos Ipês e das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A ocupação da região originou-se da lida garimpeira na região do leste mato-grossense. Lageadinho, foi o primeiro no da localidade termo de origem geográfica, em referência ao córrego de igual nome, que se avizinhava da corrutela formada basicamente por mineiros e goianos. Em 1920, o mineiro Augusto Alves construiu o primeiro rancho em Lageadinho, exatamente no sítio onde hoje se encontra localizada a sede do município de Guiratinga.  Atribui-se a Augusto Alves a façanha de ter lançado as bases do povoamento de Guiratinga. A Lei nº 961, de 12 de junho de 1926, alterou a denominação de Lageadinho para Lageado. Três anos após esta data foi reservada área de 3.600 hectares para a formação oficial do patrimônio. Em 25 de setembro de 1929, uma lei determinou que a localidade passasse a denominar-se Vila do Lageado. Em 1933, um Decreto-Lei determinou que a sede e comarca do município de Santa Rita do Araguaya fosse transferido para Vila do Lageado. Com o passar do tempo houve a restauração do município de Santa Rita. O Decreto Lei nº 145, de 29 de março de 1938, criou o município de Lageado. Em 31 de dezembro de 1943, por Lei Federal, o nome Lageado foi substituído por Guiratinga. Segundo relato da prefeitura municipal de Guiratinga, a alteração deveu-se ...a um consenso da população mais esclarecida, visto que os garimpeiros permaneciam arredios. Na verdade a lei que alterou a denominação da localidade se fez valer em todo o Brasil, mudando nomes de municípios, tão ou mais antigos que Guiratinga. Procurou-se, com a lei, evitar que cidades brasileiras tivessem a mesma denominação.

Gentílico

Guiratinguense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

02 de Agosto

População

13.867 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Lugar onde existe muito descanso.

Clima 

Temperado

Temperatura Média

18° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudeste Mato-grossense

Limites

Tesouro, Torixoréu, Araguainha, Alto Garças, Pedra Preta, São José do Povo, Poxoréo e Pontal do Araguaia.

Acesso Rodoviário

 

BR-070

Distâncias:

Da Capital:

315,70 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUIRATINGA

E-mail:

Telefones: (66) 3546-1250   

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO, REG. DE IMÓVEIS, TÍT. E DOC. E CIVIL DE PESS. JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (66) 3431-1127

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Guiratinga

sou natural de guiratinga, e amo esta cidade, está no sangue. a beleza natural pouco explorado faz desta cidade ainda mais agradável. atualmente mora em brusque - sc
Por: edilson roda

amo esta cidade . terra hospitaleira de um povo pacato e ordeiro. todos conhecem todos.o que falta e trabalho para seus filhos , mas nossos governantes não percebem e aos pouco vai ficando uma cidade de idosos pois os mais jovem vão a procura de um futuro melho.mas ainda tenho esperança de um dia guiratinga ser uma cidade de muito sucesso , em materia de turismo temos muitas opções só que poucos explorados.amo de coração
Por: JOSÉ PAULO CAMPOS DOS SANTOS

Sou do tempo que Guiratinga era a princesa do leste, cidade de pessoas animadas e festeiras, bons de fazer amizade; em suas festas folcloricas, o carnaval, ainda era de Cube, clube artistico literario de Guiratinga CALEG ;os caretas os blocos de sujos, eu falo de caretas p/ o pessoal aqui de C. Grende MS ,eles ficam admirados, como é forte este folclore dos caretas c as MASCARAS MAIS PERFEITAS QUE Á VI, DEVE EXISTIR MAIS DE 65 ANOS....
Por: DAVID KOIFMAN FILHO

nasci em guiratinga em 1963 em 1980 conclui o segundo grau no colégio c.c. luiz orione resido em goiania dsde 1981eu amo minha cidade natal seus moradores amigos parentes rios cachoeiras.
Por: varsondes

Guiratinga, significado do nome, Garça Branca, tem suas região dos Alcantiladas, Morro Alto, clima excelente nas fazendas desta região, tem suas cachoeiras, Mateirinha, c/muitas Orquideas é a Capital da Orquideas / Falando de Carnaval, vinha pessoas de várias cidade do Brasil, como Goiania/ Campo Grande MS /cidades vizinhas, Rondonópolis, Alto Garças, p/ brincas um carnaval saudavel, c/ marchinhas, musicas tradicional do carnaval brasileiro .
Por: DAVID KOIFMAN FILHO

moro em guiratinga há 51 anos. tenho muitos amigos aquí, pretendo viver nesta cidade até minha morte lugar calmo sem violencia. gostaria de convidar muitos idosos e aposentados para viverem neste paraiso.
Por: ilda de oliveira e silva matos

Cidade de muita paz e sossego, onde um dia se Deus quizer voltarei a residir
Por: Juliana

EU NASCI NESTA CIDADE MARAVILHOSA HOJE ESTOU MUITO LONGE MAIS MEU CORAÇÃO CONTINUA AI.
Por: ROSANE DOURADO

cidade maravilhosa , tenho muita saudade deste lugar minhas melhores ferias forom ai . amo muito guiratinga
Por: stella arruda

essa cidade é 10,já morei ai ´sou irmão do manteiga que trabalha na prefeitura,hoje,moro em sorriso um abraço p todos.
Por: alessandro filho do gabriel da horta

eu sou filho de guiratinga pois a amo estou esperando a festa do ano piracicaba . E O MELHOR POVO QUE JA CONHECI UM ABRAÇO .
Por: antonio gilmar diamantino de souza

sou guiratingence nao morro mais ai mais amo guiratinga
Por: aparecido

fui varias vezes na minha infancia.voltei depois de adulta;a cidade evoluiu muito ate entao .adoro mt ! apesar de ter vindo p/ goias ainda na adolecencia esses dois estados sao minha paixao!
Por: maria claudina menezes marques

olha eu tive o previlegio de conhecer algumas foto de guiratinga achei maravilhosa e me orgulhei por que e minha cidade natal mas porem nunca conheci por que quando mudei era criança de um ano
Por: elicio de souza gomes

QUE SAUDADES! MINHA GUIRATINGA! INFÂNCIA RICA! COLÉGIOS DAS IRMÃS, SUPER INESQUECÍVEL COLÉGIO DOS PADRES! A LENDA DE PADRE CORNÉLIO!!CAMPINHO DE FUTEBOL DOS PADRES! CARETAS!! QUE SAUDADES! MESMO MORANDO LONGE TODO ANO TENHO QUE IR AI!! TERRA DE VENCEDORES! QUEM É GUIRATINGUENSE NÃO TEM MEDO DE LUTA!!
Por: Cristyano Ayres

Dezembro de 2010 estaremos aí, já estamos com saudades desta simpática cidade pelo povo hospitaleiro q aí existe.
Por: Luís Francisco da Costa Vieira/Aguida Gabriel de Moraes

não sou filho mas fui adotado e sou muito feliz com esta situação de poder estar vendo minha terra na internet
Por: gilmar

Não só conheço como sou filho desta terra e gosto muito de viver por aqui devido a traquilidade, por aqui não se vê violencia todos conhecem todos , é uma cidadezinha muito boa pra se viver, pena que não temos emprego e isto complica muito principalmente para nossos jovens que têm que estudar fora .Amo esta CIDADE. JOSE CANDIDO BARBOSA FILHO
Por: jose candido (ze terror)

Amo essa cidade .pretendo estar ai para o fim de ano. cidade maravilhosa que mora no meu coração
Por: aldenora

sou guiratinguense pra valer, pois foi nesta bela cidade em qu e fiz meus primeiros estudos, brinquei e passei a minha mocidade, morando em brasilia, nunca esqueço o torrão natal.
Por: manoel benigno dourado

Cheguei nesta cidade em 1952, estudei no instituto Bom Jesus, pertenço a familia pires, morei de 1952 a 1961, qdo fui servir ao Exercito em CaCERES. Lembro da minha Guiratinga do tempo do Caleg com os memoraveis bailes sob comando de lidio na sanfona e irenio no sax, tocando boleros, animando os carnavais do passado, as serenatas efetuadas pelo irmão prof. Artyur e Caca, as danças diarias no cinelaNDIA este tempo é inesquecivel em Guiratinga, hoje é uma cidade que vive do seu passado, como os carnavais de rua, nossa cidade ja tve de tudo infelismente hoje não temos mais nada.Mas continuo amando minha Guiratinga berço da Cultura do sul de MT
Por: francisco antonio piresmarili

Amo a cidade de Guiratinga, nasci e fui criada nesta terra, hoje resido em Varzea Grande sempre que posso estou visitando a minha amada.
Por: Meiry Helen dos Anjos N. Nogueira

A cidade e muito bonita e tb muito mulheres ai e uma festa boa.
Por: Edivan

Nasci e me criei em guiratinga cidade malavilhosa. Hoje moro em Cuabá, sou funcionaria publica,todos os anos nas férias passo o fim de ano nesta cidade inesquesivél, vou me aponsentar em 2005 e irei embora para sempre. Um abraço para todos os Guiratingueses.
Por: Ana Monteiro Lisboa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guiratinga
Fundação:
1943
Altitude:
510m
População:
12.318 habitantes
Área:
5.376,6km²
Densidade Demográfica:
2,29hab/km²
CEP:
78760-000

Envie seu comentário sobre Guiratinga