Alto Taquari

Alto Taquari-MT
banner

Bem-vindo a Alto Taquari!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Alto Taquari e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Alto Taquari.

Informações de Alto Taquari

Roteiros do Brasil

Região Alto Araguaia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira denominação da cidade foi Cabeceira. A posição geográfica de Alto Taquari, lhe permitiu desenvolver ao longo dos anos, vínculos históricos com dois Estados da Federação, vizinhos do município: Goiás e Mato Grosso do Sul. O município localiza-se no extremo leste mato-grossense, entre duas grandes bacias fluviais - do Prata e do Tocantins. A cabeceira do Ribeirão Furnas, tributário do Rio Taquari, que contribui par a Bacia do Prata é o ponto mais meridional do Estado de Mato Grosso. O Rio Taquari é um dos formadores da extensa planície pantaneira, e em sua trajetória, até desaguar suas águas no Rio Paraguai, vai agregando inúmeros tributários, dentre os quais o Rio Coxim.
 Aos sete dias do mês de Maio de 1938, foi criado o Distrito policial de Alto Taquari, e o Distrito de Paz em 17 de Outubro de 1958.
O tempo foi passando, e os “alto-taquarienses” foram dedicando-se as lidas na lavoura e pecuária, favorecidos pela topografia geralmente plana e suavemente ondulada da região. A comunidade criou a Associação dos Amigos de Alto Taquari, e esta muito contribuiu para que no dia 13 de Maio de 1986, pela Lei 4.993, foi criado o município de Alto Taquari.
Alto Taquari é uma jovem cidade que se transforma dia após dia. Com apenas 19 anos, já brilha no cenário nacional como um dos maiores pólos produtores de semente de soja no Estado de Mato Grosso.
Alto Taquari demonstra também que está vivendo um novo tempo, graças ao trabalho do Prefeito Lairto João Sperandio e sua equipe de governo, pois um município para ser grande, depende muito do trabalho e desenvolvido pela administração Municipal.
Isso passa conseqüentemente pela implementação da infra-estrutura básica necessária não somente ao bem estar da população, mas, acima de tudo, na abertura de novas perspectivas econômicas. Alto Taquari nesse sentido, é bastante promissor, uma vez que tem na atual gestão administrativa total respaldo para consolidar as melhorias que o coloque, definitivamente, em seu merecido lugar de destaque no contexto Estadual.
Alto Taquari é o portal de entrada de Mato Grosso, sua população é formada por mato-grossenses e emigrantes vindos do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e povos de outras regiões do País que aqui chegaram dispostos a transformar o cerrado mato-grossense num grande pólo agroindustrial.
A soja entrou em Mato Grosso por Alto Taquari ,que hoje é uma potência na agricultura e destaca-se pela sua produção, são mais de 69 mil hectares de plantação de soja, que é a cultura dominante no município.
Além da riqueza de seu solo e clima favorável, Alto Taquari está se desenvolvendo tendo como base o cooperativismo, a credibilidade na atual administração e o trabalho coletivo de um povo batalhador.

Significado do Nome

Após alguns anos passou a ser chamada de Taquari em referência à nascente do Rio Taquari, que fica muito próxima à sede municipal. O termo Taquari é de origem Tupi, designando uma espécie de bambu ou taquara. Cogita-se que povos indígenas, antigos habitantes da área, usavam a haste de taquara, abundante na região do Rio Taquari, para fabricar cachimbos e flechas.

Aniversário da Cidade

13 de Maio

Gentílico

taquariense

População

8.100 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Em Alto Taquari existe duas praias artificiais onde a população e visitantes podem passar momentos agradáveis com suas famílias e amigos.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Cuiabá: BR-493

Localização

Sudeste Mato-grossense

Limites

Mineiros-Go, Costa Ric-MS e Alto Araguaia-MT

Acesso Rodoviário

BR-493

Distâncias:

Da Capital:

482,20 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Alto Taquari conta hoje com um lago em sua área urbana com grande potencial turístico.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos     
    
O lago do Complexo do Parque Taquari, tem mais de 33 hectares de espelho d’água, e uma profundidade máxima de oito metros, o que permite o trânsito de embarcações de pequeno porte como lanchas, Jet-sky e caiaques. Uma área de banho foi delimitada próximo às praias, onde é proibido o trânsito de embarcações para dar segurança aos banhistas. No lago uma equipe de segurança (salva-vidas) fica permanentemente cuidando do local e da segurança dos visitantes. Futuramente, e respeitando-se as questões ambientais planeja-se a colocação de milhares de alevinos de peixes típicos do Rio Taquari, pertencente à bacia do Prata, para a prática de pesca esportiva. Neste complexo, estão ainda às margens do lago, o recinto do parque de exposições, o Clube do Laço, a pista de MotoCross,clube de remo e futuramente clubes públicos.

Rios e Cachoeiras

Alto Taquari tem ainda como pontos turísticos os rios Araguaia e o Rio Taquari, que em suas terras nascem e seguem seu curso natural, o Rio Taquari, correndo para o sul na Bacia do Prata, e o Rio Araguaia correndo para o norte na Bacia amazônica, sendo portanto o município um grande divisor de águas. No rio Taquari, temos belas corredeiras e cachoeiras, que poderiam ser exploradas para o eco-turismo, arborísmo, rafting, rapel, entre outras práticas esportivas. O local não possui estrutura para ser ainda explorada, precisando de estradas de acesso adequadas e estrutura de hotelaria ou hospedagem para receber turistas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI

E-mail: [email protected]

Telefones: (66) 3496-1471

Sites: http://www.prefeituradealtotaquari.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO:

E-mail:

Telefones: (66) 3496-1207

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Alto Taquari

morro hoje em sao paulo tenho muita saudade das festas que fui saudade dos amigo que morao ai
Por: maria sonia moura da silva

eu moro em alto taquari a 26 anos eu me considero taquarience aqui o clima e muito bom o pova que residem aqui e muito bom
Por: adilon nogueira de souza

Segurança. educação, serviço, lazer, tudo reunido em um só lugar, Teve Recentiment o primeiro festival d praia, muito bom (: , um sucesso, Ruas asfaltadas e tudo mais, esgoto e pa, (;
Por: Abner Figueiredo

eu morei ai em 2003 ate 2005 se tiver oportunidade um dia voltarei adorei a cidade tenho parentes ai e se der certo um dia voltarei...saudades!!!
Por: cristina alves martins elias

visitei a cidade Alto Taquari e gostei muito,estou pensando de mudar pra essa cidade,pra montar algum,pensei num hotel,o que vc pode me disse a respeito,ou outro comércio q a cidade mas precisa..perguntei varias pessoas ai,e me disseram q hotel é uma boa,tem uns 4 ai mais são bem lotados e ha muita dificuldades pra conseguir vaga.o que vc pode me ajudar a respeito disso,sou de goias...ficarei muito grata...
Por: zenilda

cresci em alto taquari amo essa cidade, penso em voltar um dia, mas tudo tem seu tempo.
Por: Renato dias

ai por dois meses enquanto trabalhava na eth através de uma empresa chamada thomaz pinturas e jateamento
Por: valmir

cidade linda maravilhosa,gente hospedeira. obrigado Alto taquari por momentos maravilhosos que vivi ai.
Por: Palohane costa silva

rabalhei em taquari em 2010 e gostei muito da cidade tive a oportunidade de me divertir no festival da praia no lago quando tiver oportunidade visitarei esta cidade novamente.gostei muito do bar farol do lago onde ocarlao nos atendia muito bem espero que a cidade desenvolva mai sua rede hoteleira para melhor atender turistas e trabalhadores que vao trabalhar nas temporadas na usinas da regiao. ass: marcone de goiania obrigado
Por: macone progene

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alto Taquari

Envie seu comentário sobre Alto Taquari

banner