Terenos

Terenos-MS
banner

Bem-vindo a Terenos!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Terenos, informações atualizadas sobre a cidade Terenos, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Terenos.

Informações de Terenos

 

Roteiros do Brasil

Região Campo Grande e Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Governo Estadual, em contrato lavrado a 15 de julho de 1920, concedeu à Sociedade Sul-Brasileira H. Hacker & Cia, empresa alemã, uma área de terras nessa região que logo foi servida para introduzir e localizar imigrantes. O Decreto n° 532 de 28 de outubro de 1920, reservou a requerimento de H. Hacker & Cia, para estabelecimento de núcleos coloniais, todas terras devolutas que existissem no norte da faixa marginal da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a partir do km 918 e entre os limites que a lei descreve.
A fim de cumprir o contrato H. Hacker & Cia, mandou demarcar lotes para colonização, na zona próxima à Estação Ferroviária de Terenos, para cujo local chegou a encaminhar 02 (duas) famílias européias, das quais apenas uma se fixou na localidade, a do austríaco Gustavo Pelz, acompanhado de seus pais, esposa e três filhos menores, todos procedentes do estado do Paraná (1920), sendo que Gustavo Pelz é hoje tronco de numerosa família que muito contribuiu para o desenvolvimento e emancipação do Município.
Por falta de cumprimento às clausulas contratuais, o Decreto n° 659, de 27 de fevereiro de 1924, declarou sem efeito o contrato lavrado em 15 de julho de 1920, prescrevendo assim a concessão à Sociedade Territorial Sul Brasileira - H.Hacker & Cia, sendo em ato continuo, criado em convênio com a municipalidade de Campo Grande, a Colônia Agrícola de Terenos, que foi instalada a 08 de maio de 1924, quando então Presidente do Estado, o Coronel Pedro Celestino Corrêa da Costa.
Concluído o loteamento das terras foi reservado para o Patrimônio de Terenos, o lote agrícola n° 01, onde se achava instalada a Estação Ferroviária da NOB.
O Decreto n° 170 de 08 de junho de 1932, determina que a colonização de Terenos fique sob a administração e custeio da municipalidade de Campo Grande, por intermédio da qual se deverá requerer à Diretoria de Terras, os lotes da área para esse fim reservado.
O Decreto n° 343 de 12 de maço de 1934, manda expedir em nome do município de Campo Grande, o titulo de propriedade da área reservada para a Colônia de Terenos, e determina que o município expedirá gratuitamente os títulos de domínio aos colonos, observando os artigos 57 e 68 do Decreto n° 885 de 1929. Esta colônia tinha a finalidade de fixar nos seus respectivos lotes, as famílias de agricultores que ali habitavam, que recebiam uma casa de madeira, ferramentas agrícolas e auxilio de manutenção para 02 (dois) anos.
O então intendente Geral de Campo Grande, Dr° Arnaldo Estevão de Figueiredo, dispensou todo o carinho necessário à colonização e progresso daquele núcleo, nomeado seu Diretor, o dedicado cidadão Valentim Nunes da Cunha.
Devido a excelente qualidade de suas terras, e ao real interesse dos seus dirigentes, o núcleo progrediu de tal modo que quando vencia o prazo de auxilio estipulado pelo Governo Estadual, esta colônia já apresentava uma população de 454 pessoas, sendo 97 famílias e 17 agregados, com uma área cultivada de 381 hectares, convindo frisar que a grande maioria dos colonos eram de origem européia assim distribuídas: 44 famílias de alemães, 21 de brasileiros, 07 de búlgaras, 05 de poloneses, 05 de húngaras, 03 de espanhóis, 03 de portuguesas, 02 de austríacos, 02 de russos, 02 de paraguaios, 01 de sírios, 01 de lituanos e 01 de japoneses.
João Egidio Zambelli, primeiro comerciante estabelecido no Patrimônio com recursos suficientes para abastecer os colonos, foi o proprietário da primeira casa de alvenaria, construída próxima à Estação Ferroviária, sendo por este efeito premiado com uma área de 10.000m² assumindo na ocasião o compromisso de efetuar no mesmo, outras construções que viessem embelezar o povoado nascente.
A Lei n° 1021 de 21/09/1929, criou no município de Campo Grande, o Distrito de Paz de Terenos que, instalado a 1ª de janeiro de 1930, teve como primeiro Juiz de Paz, Joaquim de Figueiredo, e como Escrivão de Paz, Bernardo Priester.

Significado do Nome

A denominação do Município provém da tribo indígena Terena que, até o século passado tinha o domínio de grande parte da região atravessada pela linha da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) e atualmente Brasil Ferrovias, que a 06 de setembro de 1914, inaugurou aquela Estação Ferroviária e Telegráfica, sem prever ainda que ali seria a sede do Município. 

Aniversário da Cidade:

08 de Maio 

Gentílico:


População:

17.162 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atrações irresistíveis. Venha se deslumbrar com a opulência da natureza. As belezas naturais da cidade atraem turistas de todos os lugares.

Clima:

Tropical típico 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Centro Norte de Mato Grosso do Sul 

Limites:

Campo Grande, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti e Rochedo 

Acesso Rodoviário: 

O acesso à cidade de Terenos é feito pela BR 262 que a liga a Corumbá e Campo Grande, capital do Estado, a 30 km de distância. 

Distâncias:

Da Capital:

22 Km  

Outras: 

Terenos/Aquidauana: 112 km

Terenos/Bonito: 275 km

Terenos/Campo Grande: 23 km

Terenos/Corumbá: 417 km

Terenos/São Paulo: 1.073 km  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Balneário Cachoeirão

O Balneário Cachoeirão oferece piscinas com água corrente do Córrego Lageado e boa infra-estrutura de lazer para seus visitantes, além de bar e restaurante.

Balneário Cantinho de Céu

Principais atrativos: piscinas com água corrente do Córrego Lageado (adulto e infantil), mesa para churrasqueira, vôlei de areia e futebol suíço, snooker, tênis de mesa e pesqueiro no Rio Cachoeirão
Possui a boa infra-estrutura de hospedagem: são 06 chalés com cama de casal, banheiro privativo, geladeira e ventilador ou ar-condicionado, além de 14 quartos simples com cama de casal e ventilador.
Bar e restaurante oferecendo peixada completa, prato feito e comercial.

Balneário Chácara Cachoeira

O Balneário Chácara Cachoeira tem como principal atrativo o excelente atendimento proporcionado pelos donos Amadeu e Maria, além da bela paisagem oferecida pelo Rio Cachoeirão.
Para hospedagem, oferece 01 apartamento, além de 6 quartos simples, com camas de casal em alvenaria (sem banheiro privativo), além de área para camping e churrasco e locais para pesca esportiva,
Outras atrações são a comida caseira e os doces e peças artesanais preparados pela proprietária.
Informações e reservas: (67)9958-8802 c/ Amadeu ou Maria

Balneário Raio de Sol

Área privada voltada para a prática do turismo. A administração é feita pela proprietária, que conta apenas com a filha auxiliar das tarefas e atendimento aos visitantes.
Seus principais atrativos são os banhos em piscinas naturais no Córrego Lageado e banhos no Rio Cachoeirão, quadra de vôlei de areia e pesqueiro.
Para hospedagem, a propriedade conta com quartos simples (capacidade total de 25 leitos), sem banheiro privativo, e a taxa de pernoite inclui café da manhã. Há, também, cozinha comunitária com freezer e geladeira e área de camping.
Refeições oferecidas: Prato feito, comercial e porções de peixe.
O funcionamento é restrito aos finais de semana. Informações e reservas: (67)9958-7917 c/ Mineiro ou Lúcia.

Balneário Santa Rita

Localizado a apenas 35 km de Campo Grande, o Balneário Santa Rita é uma ótima opção que quer desfrutar de inesquecíveis e deliciosos banhos em piscina naturais e calmas corredeiras do Rio Varadouro e passeios pelas redondezas.
Aqui o visitante conta com área de camping, quiosques para churrasco e amplo espaço coberto para festas e bailes com palco e bar.
Informações reservas: (67) 9201-3785

Chácara Sarinha

A Chácara Sarinha oferece hospedagem em apartamento amplo e confortável, além de boa estrutura para lazer, com playground, piscinas e áreas de lazer, com churrasqueira e pomar.  

Pesqueiro Aparecido

O Pesqueiro Aparecido tem sua atividade totalmente direcionada para a prática da pesca esportiva, com infra-estrutura simples, à beira do Rio Cachoeirão.
Oferece área de camping e refeições simples e porções de peixe.
Informações reservas: (67)9995-9878 c/ Aparecido.

Pesqueiro Gabisa - Pesque-Pague Gabiza (Xiru)

Situado a 45 km de Terenos, o Pesque-Pague Gabisa, mais conhecido como "Xiru", desenvolve atividades voltadas para a pecuária e, mais recentemente, o turismo de pesca, oferecendo restaurante e bar e administração familiar.
As principais características são o Rio Cachoeirão e o córrego Lageado. Existem projetos para implantação de algumas atividades recreativas, como camping, passeio a cavalo, charrete e uma pousada para que os visitantes possam se acomodar melhor em seus empreendimentos e encontrar maiores oportunidades de entretenimento. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio
 
08 - Aniversário da cidade - Festividade promovida pela Prefeitura. Nesta mesma data acontece a Feira do Artesanato, promovida pelo Rotary Clube.

 Junho

- Festa de Santo Antônio (13 de Junho) - Padroeiro da Cidade: é promovida pela comunidade e pelos grupos da igreja.

 Junho/Julho

- Festas populares promovidas, principalmente, pelas escolas.

 Julho

- Festa dos Mottas - é promovida pela família Motta, desde 1928. A festa tem início às 18 h com uma procissão e missa, e depois um grande baile no salão de festas da Fazenda São Pedro. No local são vendidos vários tipos de comida, além dos leiloes de animais. Toda a renda é revertida para a realização da festa do ano seguinte.

 Setembro

18 - Festa do Padroeiro da Capela São Roque - é promovida pelas Colônias Nova e Velha de Terenos. Sua programação começa com uma novena às 8h. Ás 10 h inicia-se a Santa Missa, sendo servido logo após um churrasco. Encerra-se a festa com a realização de outra novena. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERENOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3246-7067

Sites: http://www.terenosms.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Campo Grande-MS

Rua Joaquim Nabuco, 200 - Amambaí
Telefone: (67) 3383-1678

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS: 

E-mail:

Telefones: (67) 3246-7265

Sites: http://portal.mj.gov.br/ 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Terenos

Eu moro em Terenos e adoro a minha cidade lá tem lugares muito legais para passear e agora na nova praça tem feira toda quarta e eu adoro a feira então quem não conhece Terenos está esperando o que? vai lá e se divirta um abraço.
Por: Priscila

uma cidade para mim historicas povo acolhedor suas ruas limpas, um lugar para vce descanssar e esqueçer do resto.
Por: angela

Visitei terenos pela primeira vez a quase 07 anos. Vou a Terenos duas vezes ao ano.Mas tenho me surpreendido .A cidade tem melhorado muito, Percebi lojas novas ,casas,as ruas estão diferentes.A cidade esta mais bonita, mais povoada.Parabens terenos...parabens prefeito...
Por: Jandira Baldani Nunes

Oi tenho muita vontade de conhecer terenos, pois conheco apenas por fotos . tenho parentes em terenos e sou de Barretos - SP, mas ainda não tive oportunidade de conhece-los, assim que souber onde eles estão com certeza irei conhecer eles e esta cidade bonita. Parabens!!!
Por: Haline

ja passei uma temporada em terrenos eu era bem pequena mais nao me esqueço da cidade acolhedora que e la,penso que possa estar mais bonita,e tenho vontade de retornar la um dia
Por: luciane ferreira da silva

cidade muito bonita se e que e isso mesmo adoraria conhecer
Por: edsoncandia

Conheço Terenos,vou todo ano deliciar pizzas do Raimundo e Nair, alem de minha sobrinha residir lá, A Selma e o Oldi, abraços a povo de Terenos.
Por: Antonio Bento de Souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Terenos

Envie seu comentário sobre Terenos