Tacuru

Tacuru-MS
banner

Bem-vindo a Tacuru!

banner

As melhores pousadas em Tacuru podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Tacuru, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 1980. A localidade está em uma altitude de 372m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.365 habitantes. A área total de Tacuru é de 1.789,5km², e sua densidade demográfica é de 4,12hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tacuru-MS é 79975-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tacuru

 

Roteiros do Brasil

                                                                                                    Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1954, o pequeno núcleo existente, habitado por ervateiros paraguaios e Ìndios Caiuás, passou a ter um certo desenvolvimento, José Maria Ortiz, Ignacio Cure, Rafael Dória e Cleto de Moraes Costa, Tão logo Tomaram Conhecimento do potencial da Região, e passaram a lutar pelo progresso do povoado. Em 1955, surgiu a primeira casa de comércio, de Alfredo Rosa Brum, bem como a primeira escola, Tendo seu primeiro professor Cleto de Moraes Costa, Hoje a Escola Leva o Seu nome sendo assim hoje "Escola Estadual Professor Cleto de Moraes Costa". Foi elevada a distrito pela lei N.º 1.166, de 20 de novembro de 1958, Sendo assim Tacuru passou a ser um distrito de Amambai.
Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Tacuru começou a ter um pequeno desenvolvimento, e vendo isso o Então Governador Marcelo Miranda Soares veio a Tacuru em 13 de maio de 1980 e decretou Tacuru mais um Município de Mato Grosso do Sul, Sendo assim o Governador nomeou um Administrador que foi Miroslaw Olenski, na seqüencia de mandato fora nomeado o segundo Administrador de Tacuru, Valdemar Huck. O município foi instalado em 22 de junho de 1981.
E O Primeiro Prefeito nomeado pelo voto direito foi Ayrton de Lima Mello, sendo o primeiro prefeito de Tacuru. Farmacêutico, é natural de Lins (São Paulo), após ter lutado muito pela emancipação do então distrito, foi eleito com larga votação em 1982, Sua Gestão foi de 1982 á 1988. 

Significado do Nome

O Nome Tacuru, é uma palavra em Guarani que significa cupim. O Nome foi colocado pelos indígenas que aqui habitavam. Existem duas história sobre esse nome, Um é pelo fato de haver muitos Cupins na cidade naquela época, O Outro seria por causa do Cupim do Boi, já que Tacuru era a Capital do Boi Gordo.

Aniversário da Cidade

12 de Maio

Gentílico

tacuruense

População

10.330 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudoeste de mato Grosso do Sul

Limites

Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã, Iguatemi, Amambai

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

427 km

Outras:

Federal: 1.442 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Gastronomia e bebidas

Tacuru possui alguns traços da cozinha paraguaia, como a Chipa e a Sopa Paraguaia, que são comidas típicas do Paraguai, mas tem o seu espaço garantido na mesa dos Tacuruenses.
Como a maioria das Cidades Sul Matogrossensses, os Moradores de Tacuru, também se reúnem para apreciar e tomar Tereré.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Em Tacuru há grandes Festas que agitam a Cidade e a Região, Como o "Revellion" com grande queima de fogos, e sempre com música Ao Vivo na Avenida Principal. Também há o Carnaval. Em 12 Outubro sempre há uma grandiosa Festa para as Crianças realizada pela Prefeitura Municipal e com o apoio dos comércios locais, onde são realizados festa nas duas aldeias, 3 Assentamentos e nas 2 Colônias Botelha Y e Botelha Gaçu.

- Semana do Índio: a primeira ocorreu em abril de 2010, onde houve festa na Aldeia Jaguapiré, com concurso das Índigenas mais bonitas, premiações gincanas e muito mais.

- Aniversário da cidade: comemorado na segunda semana de Maio, que é aberta a toda população,assim como o Rodeio "A Festa do Peão", que ainda podem se divertir na Festa.

- Feira do Peixe: realizada todo o ano na Semana Santa, com vendas de Peixe.

- Arraiá da Paróquia: realizado em junho/julho pela Paróquia da cidade e outra pela Escola Estadual.

-Festa da Mandioca: realizada em Setembro, onde há várias comidas típicas feitas de mandioca onde a população coloca suas barracas e vendem alimentos e seus produtos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TACURU

E-mail:

Telefones: (67) 3478-1188

Sites: http://www.prefeituradetacuru.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3478-1408

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tacuru

tacaru cidade simples mas de um coracao que enche todas as avenidas tem um povo acolhedor, humilde e que sabe fazer amigos.tipo da cidade que gostaria de morar
Por: osvaldo

nossa estou maravilhado com as fotos assim pude matar a saudades da minha cidade ,pois ja faz 15 anos que sai dai e estou morando em vera MT, podia ter fotos das pesoas que mora nesta cidade maravilhosa obrigada beijos......
Por: rose

oiii eu sou a angelica eu moro em maringa e acho tacuru uma cidade legal.
Por: angelica franklin

Sim conheço Tacuru, sai dai a 26 anos, nunca mais voltei, tenho saudades, pois passei minha infancia, e parte da adolecencia ai, tenho amigos ainda que moram, ai, um dia quem sabe irei passear saudadessssss
Por: Sandra

Fui morador de Tacuru dos 2 aos 17 anos de idade,portanto posso dizer com certeza que é uma cidade maravilhosa e de um povo muito acolhedor.Tenho muitas saudades de Tacuru.
Por: FRANCISCO SEVERINO DOS SANTOS FILHO

passei a minha infancia toda ai este lugar e a minha raiz saudades de tacuru
Por: luzia silva de souza

nassi morei ate os meus 19 / anos tenho muitas saudades e esperança que um dia volto a morar neste lugar ... a melhor festa de peão do mato grosso do sul. acontece em tacuru.. e sem falar no povo acolhedor e de convivencia facil.. saudades TACURU MS CHAPARRO....
Por: Joanir de avila chaparro...

adoro essa cidade morei ai de73 a76 tive varias amizade que deixarão saudades tenho uma filha que e´natural dessa cidade maravilhosa moravamos na eco madeiras quanta saudade de ti tacuru .
Por: irani goncalves

um lugar muito bonito gostaria muito de visitar talves irei este ano.
Por: Genilton Rodrigues Borges Dias

naci nesta cidade,sou filho de um dos fundadores de tacuru,meu pai se chama,otacilio flores belmonte hoje moro em colider mt.saudades da minha terra natal
Por: alcir irala belmonte

eu fui a tacuru na festa de peao o ano passado e este ano tambem so de votuporanga estado de sp gostei muito cidade hospitalera e de festa muito boa ano que vem to ai de volta
Por: marcelo miguel hernandes

nasci em Tacuru tem 2 anos que eu naõ vou passear na minha terrinha . ja estou com muitas saudades dai
Por: silvio fagundes

E UMA BELA CIDADE,PARA QUEM QUER VIVER EM PAZ EU RECOMENDO...
Por: irineu vogado vargas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tacuru
Fundação:
1980
Altitude:
372m
População:
7.365 habitantes
Área:
1.789,5km²
Densidade Demográfica:
4,12hab/km²
CEP:
79975-000

Envie seu comentário sobre Tacuru

banner