Jardim

Jardim-MS
banner

Bem-vindo a Jardim!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Jardim e muitas outras opções de hospedagem na cidade Jardim. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Jardim.

A cidade de Jardim, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 259m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.558 habitantes. A área total de Jardim é de 2.207,6km², e sua densidade demográfica é de 9,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jardim-MS é 79240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jardim

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota Pantanal Bonito

 


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Após a Guerra do Paraguai apareciam seus primeiros moradores Júlio Romeu Mariani, Euzébio Paz, Bernardino Machado da Silva, Cirilo Braga, Newton Campbel, Nelson Tavares, Clóvis Lorentz Carvalho, Claudionor L. Chermont, Virgílio Cerzosimo e outros.
Em 27 de novembro de 1938, a comissão de estrada de rodagem instalou a 2 km  de Guia Lopes, nas cercanias do povoado de Jardim, um departamento de administração sob a chefia do Major Alberto Rodrigues da Costa, e distribui 40 hectares da Fazenda Jardim. Foi elevada a distrito pela Lei nº 119, de 13 de setembro de 1948 e o município criado pela Lei nº 677, de 11 de dezembro de 1953.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

14 de Maio

Gentílico

jardinense

População

24.484 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia na região está baseada na atividade primária (pecuária e agricultura). Jardim tem a maior arrecadação de ICMS no setor terciária, onde o segmento comércio é o principal contribuinte.

Clima 

Subtropical Úmido

Temperatura Média

35º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Região de Bonito

Limites

Norte – Bonito e Guia Lopes da Laguna
Sul – Bela vista e Ponta Porã
Leste – Ponta Porã  e Guia Lopes da Laguna
Oeste – Caracol, Porto Murtinho e Bela Vista

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capiital:

192 km

Outras:

Federal: 1.260 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Sendo um dos três municípios sulmatogrossenses que integram o complexo turístico da Serra da Bodoquena, Jardim detém vários pontos de atração turística e de beleza natural, devido à diversidade de ecossistemas e ao elevado nível de concentração de calcário no solo da região oeste do município, que imprime aos rios acentuada transparência e limpidez, formando também cachoeiras e grutas de estalactites e estalagmites, de elevado valor cientifico, além de ter parte de suas terras abrangidas pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Jardim possui um grande potencial no segmento do Turismo Histórico-Cultural, pois detém vários monumentos relacionados ao episódio “Retirada da Laguna”, fato este que aconteceu no período da Guerra do Paraguai.

Principais Pontos Turísticos

Oficina de Ossos
                             
Artesanato feito da reciclagem do osso bovino, couro e restos de madeira, que busca alternativas produtivas, focadas na preservação ambiental e na criação de fonte de renda sustentável para a população mais carente da  região, a visita será feira no núcleo Mãos á Obra que reunirá os outros dois núcleos: Arte e osso e O MOR

Sr. Ramão – Artesão da Selaria 
                                  
Oficina de artesanato em couro, selaria, de propriedade do Seo Ramão grande conhecedor da história da região, grande seleiro fazedor de arreios para animais cavalares e muares.

Museu da CER-3 
 
Trata-se de um Museu localizado no interior da 4ª Cia de Eng e Combate Mecanizada , cujo  acervo conta à história do exército na região com relatos, fatos, fotos e equipamentos antigos. Foi criada uma Comissão de Militares e ex-funcionários que fizeram a arrecadação das peças no município.. A CER-3, também chamada de OM (Organização Militar)  integrava a estrutura do antigo Ministério da Guerra. O objetivo era levar oficiais formados em área de engenharia para dirigir as obras, dela fazia parte um oficial superior, o chefe e outros subalternos, a maioria engenheiros, topógrafos, desenhistas e de outras áreas técnicas necessárias à construção das estradas que interligavam as cidades de fronteira.

Monumento aos Heróis da Retirada da Laguna 
 
Trata-se de um cemitério localizado na zona urbana próximo ao Rio Miranda. Local onde foram enterrados os Heróis da Retirada da Laguna. Há um campo de grama rasteira em frente, cercado de árvores e vegetação com mata fechada. O cemitério está cercado e existe trilha de concreto que conduz os visitantes aos túmulos. No local existe também um monumento aos Heróis da Retirada da Laguna. Bem próximo ao local, existe a vista do Rio Miranda, conhecido como Passo do Camisão.

O Buraco das Araras

No município de Jardim, em Mato Grosso do Sul, atrai turistas do Brasil e de várias partes do mundo o ano inteiro para contemplar a beleza e a tranqüilidade do lugar, uma gigantesca cratera com aproximadamente 500 metros de diâmetros e 100 metros de profundidade no meio do cerrado.
“Todo dia tem gente querendo fazer o passeio que dura em média uma hora”, conta Rooswelt Sampaio, responsável pelo receptivo aos turistas no Buraco das Araras, que fica na Fazenda Alegria, distante 28 Km de Jardim. Segundo ele, pelo menos 30% dos visitantes são estrangeiros vindos de várias partes do mundo.
A conservação do ambiente natural é conciliada com a visitação da área. Os passeios são feitos com o acompanhamento de monitor em grupos de no máximo dez pessoas por vez em intervalos de 15 minutos, tempo suficiente para as instruções básicas sobre as regras que o visitante deve seguir durante o percurso e no próprio Buraco das Araras, que ganhou esse nome em razão do grande número de araras que habitam o local e fazem verdadeiros espetáculos.
O acesso é pela BR-267, sentido Porto Murtinho. Assim que o visitante chega ao estacionamento do receptivo, a 400 metros do Buraco, já pode vislumbrar todo um cenário de beleza com as características da fauna e da flora do cerrado. Na etapa seguinte, depois de ser devidamente orientado pelo monitor, o turista tem pela frente cerca de 900 metros de caminhada ecológica até chegar aos mirantes com vista privilegiada do Buraco das Araras, ambos especialmente instalados para contemplação e fotografias. “Aqui quem esquece a máquina fotográfica se arrepende”, comentou Rooswelt Sampaio.
A descida de rapel não faz mais parte da programação do passeio desde 2006. Era uma boa alternativa para uma visão panorâmica do interior do buraco e das araras e outras aves que retornam sempre ao final do dia. Atualmente a descida é feita apenas para pesquisa científica. O fim do rapel como atividade turística tem a ver com a preservação do ambiente, considerando que as aves fazem ninho na parede do buraco e a ação de descer e subir sempre trazia perturbação aos animais.

Serviço

No período de reprodução, de maio a dezembro, as araras permanecem durante o dia todo no buraco. De janeiro a abril as araras permanecem no buraco até o meio da tarde, depois saem e só  retornam a partir das 16h30.  É o período em que os filhotes já estão voando. Os horários da manhã são muito bons para se ver araras e outros pássaros.
O acesso a Jardim a partir de Campo Grande pode ser via Aquidauana (280 KM pela BR-262) ou Via Sidrolândia (233 KM pela BR-060). De Jardim ao Buraco das Araras são 28 KM pela BR-267, sentido Porto Murtinho.
Horário de funcionamento: Diariamente, das 7h30 às 17h.

Balneário do Anicésio

Está localizado a aproximadamente 44,3 Km a partir do Centro de Atendimento ao Turista.  O local possui capacidade estimada para 100 pessoas, e recebe visitantes oriundos de diferentes localidades. Sua atratividade principal é o Rio da Prata, ideal para banho e trilhas ecológicas, onde o visitante pode praticar o turismo de lazer e o turismo contemplativo realizado a partir da observação da fauna e da flora.  O empreendimento oferece ao visitante uma estrutura com sanitários, churrasqueiras, estacionamento, e área para camping.

Santuário do Prata

Localizado à 33,1Km a partir do Centro de Atendimento ao Turista, possuindo capacidade para 200 pessoas sendo este propriedade da Sr. Beth Secomandi. O empreendimento recebe turistas oriundos de diferentes localidades e países tendo como atratividade principal o Rio da Prata com ricas cachoeiras e águas cristalinas propícias a banho e passeios ecológicos, onde pratica-se o Turismo Contemplativo e de Lazer. Oferece ao visitante uma estrutura com sanitários, churrasqueiras, estacionamento,  lanchonete, área para camping todas essas atividades proporcionam entretenimento.
Funcionamento: Todos os Dias.

Balneário do Assis

Localizado a aproximadamente 35,6 Km a partir do Centro de Atendimento ao Turista, com capacidade estimada para 200 pessoas, sendo este propriedade da Sra. Henriqueta Rodrigues Scherer. O empreendimento recebe turistas oriundos de diferentes localidades e países tendo como atratividade principal o Rio da Prata onde pratica-se o Turismo de Lazer e o Turismo Contemplativo, local este ideal para banho e para passeios ecológicos. Oferece ao visitante uma estrutura com restaurantes, sanitários, churrasqueiras, estacionamento, área para camping, (pias, churrasqueiras, prateleiras, energia, elétrica) quiosques, e área de lazer com quadra de areia para a prática de esportes,  e a tirolesa para um maior entretenimento. Funcionamento: Todos os dias das 07:00 às 18:30.

Balneário Verano

Localizado a aproximadamente 23,6 Km a partir do centro de atendimento ao Turista, possui capacidade para 3000 pessoas sendo este propriedade do Sr. João Benedito Valim. O empreendimento recebe turistas oriundos de diferentes localidades e países, tendo como  atratividade principal o Rio da Prata local ideal para banhos e passeios ecológicos, onde pratica-se o Turismo Contemplativo pela diversidade da fauna e flora e o Turismo de Lazer pois oferece ao visitante uma estrutura com sanitários, churrasqueiras, estacionamento, restaurante e lanchonete , área para camping ( com 8 barracas, pias, e energia elétrica), e área de lazer com quadra de areia para proporcionar entretenimento.
Funcionamento:  Terça-feira a domingo das 7:00 às 18:00 hrs

Recanto Ecológico Rio da Prata

Situado a aproximadamente 37,8 Km a partir do Centro de Atendimento ao Turista, dispõe de um aquário natural com observação da ictiofauna, tais como: piraputangas, dourados, pintados e outros. O local possui capacidade estimada para 130 pessoas / dia, assim distribuídos por grupos para facilitar a observação da fauna e da flora tomando os devidos cuidados com a proteção do meio ambiente. O visitante irá  desfrutar do passeio ecológico por trilhas e da flutuação, com duração de aproximadamente duas horas. O empreendimento oferece uma estrutura com sanitários, estacionamentos, restaurantes e uma completa loja de souvenirs e redários para descanso aos visitantes.
Para fazer este passeio é necessário entrar em contato com uma Agência de Turismo Local.
Funcionamento: Todos os dias das 07:30 às 15:00 hrs.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM

E-mail:

Telefones: (67) 3209-2500

Sites: http://www.jardim.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Jardim-MS

Telefone: (67) 3251-1327  

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL:

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3251-1465

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (67) 3251-1131

CONSELHO TUTELAR: (67) 3251-1529     

CORREIOS:
(67) 3251-2830

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (67) 3251-1075 

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.cnm.org.br/

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:



 

Comentários de Jardim

JARDIM UM SONHO PARA QUEM GOSTA DE PAZ TRANQUILIDADE UMA BOA NOITADA, UMA OTIMA PESCARIA JARDIM E INDISPENSAVEL, ALEM DE SEUS PONTOS TURISTICOS MUITO LINDO, BONITO E BONITO JARDIM E LINDO POR DEMAIS, CHIQUE NO URTIMO... TI AMU JARDIM MS.....
Por: RONALDO VAZ

Jardim é show de bola...cidade tranquila e com belezas incomparaveis!! Parabens
Por: Patricia

A equipe da A.A.D. Buriti, logo estará visitando a esta linda cidade, no período de 11 a 18 de abril pela Taça Brasil de Clubes. Abraços. Luciano Peixoto Presidente da A.A.D. Buriti
Por: A.A.D. BURITI

eo melhor lugar do mundo quer dize do pais da para fazer tudo que paraiso nosa eu sou louco louquinho ainda bem que eu moro aqui
Por: hugo

Jardim dispensa adjetivos. Mas poderíamos acrescentar alguns: delicado, mimoso, formoso. Jardim é tudode bom. Amei essepasseio.
Por: Ilda Maria Zancanaro

ja morei em jadimminha familla mora ai acho muito bonita a cidade mas chapadao onde eu moro eu adoro nao tem cidade mais linda do ms
Por: roseli

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jardim
Fundação:
1953
Altitude:
259m
População:
21.558 habitantes
Área:
2.207,6km²
Densidade Demográfica:
9,77hab/km²
CEP:
79240-000

Envie seu comentário sobre Jardim