Corumbá

Corumbá-MS
banner

Bem-vindo a Corumbá!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Corumbá, informações atualizadas sobre a cidade Corumbá, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Corumbá.

A cidade de Corumbá, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 21/09/1778. A localidade está em uma altitude de 118m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 90.111 habitantes. A área total de Corumbá é de 65.165,8km², e sua densidade demográfica é de 1,38hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Corumbá-MS é 79300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O município de Corumbá tem uma vocação extremamente turística. A cidade se destaca no estado do Mato Grosso do Sul pelo grande número de visitantes que atrai todos os anos.

Corumbá é conhecida como Cidade Branca, uma referência à coloração de seu solo, que é muito rico em calcário. O território de Corumbá é ocupado em grande parte pelo Pantanal e atrai turistas interessados em conhecer mais sobre a fauna e a flora desse importante ecossistema brasileiro, e também os amantes da pesca esportiva.

Corumbá também tem muitas áreas verdes preservadas, como o Parque Marina Gatass, área de lazer que fica próxima à região de fronteira com a Bolívia; e o Parque Zumbi dos Palmares, onde também fica o Aquário Municipal.

Corumbá tem importantes áreas de estudos arqueológicos e espaços de pesquisas sobre a natureza. A região de Corumbá é a porta de entrada para um passeio magnífico pela Estrada Parque do Pantanal, uma área de 120 quilômetros, considerada um zoológico natural.

Durante o trajeto pela estrada, os turistas podem ver várias espécies da fauna da região, como araras, veados e jacarés. Segundo os turistas, o melhor período para visitar a região é entre os meses de maio e setembro, fora da época das chuvas.

Dicas de passeios em Corumbá

Os turistas que visitam Corumbá não podem deixar de conhecer o Museu de História do Pantanal e a Estação Natureza, museu interativo da Fundação “O Boticário”. A região também é rica em atividades culturais, como a Casa do Artesão e a Casa de Massabarro.

Para quem gosta de pescar, os rios e lagos da região apresentam uma grande variedade de peixes, como pintados, pacus e dourados. Além disso, no mês de outubro, a cidade de Corumbá realiza o tradicional Festival Internacional de Pesca do Pantanal.

A região de Corumbá também conta com vários fortes históricos, onde é possível conhecer a história da região e ver peças deixadas na cidade pelos ingleses em 1755, como canhões e construções de pedra calcária.

É possível dizer que Corumbá é um destino perfeito para quem busca natureza, cultura e história. O destino é uma boa opção para viagens em família e para a prática de esportes radicais.

Informações de Corumbá

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota Pantanal Bonito

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Fundada em 1778, para impedir o avanço dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca do ouro, o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, primeira denominação do vilarejo, se transformou no principal entreposto comercial da região.
Foi elevada a Distrito em 1838 e a Município em 1850. Durante a Guerra da Tríplice Aliança foi palco de uma das principais batalhas e a Freguesia de Santa Cruz de Corumbá, nome que passou a ter, foi ocupada e destruída pelas tropas de Solano Lopez, em 1865. Após a guerra tornou-se o terceiro maior porto fluvial da América Latina até 1930. Até a década de 50 os Rios Paraguai, Paraná e da Prata eram o único meio de comunicação da região quando chegou a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), hoje privatizada, desenvolvendo muito o município. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

21 de Setembro

Gentílico:

corumbaense

População:

101.317 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município turístico de fronteira com a República da Bolívia, maior rebanho bovino do Estado, Corumbá ocupa 60% do Pantanal Sul-Matogrossence e é uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul. É um pólo turístico e conhecida como a Capital do Pantanal. Abriga a 2ª maior jazida de ferro manganês do mundo. Seu nome é de origem tupi-guarani e significa lugar distante. Sua padroeira é Nossa Senhora de Corumbá.

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média

Média de 32º C no verão e frio e seco no inverno com média em torno de 21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Campo Grande: BR-262

Localização

Município da Região Pantanais Sul-Matogrossense no Estado do mato Grosso do Sul.

Limites:

Sul: Porto Murtinho, Bahía Negra - Paraguai
Leste: Aquidauana, Miranda, Sonora, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso
Oeste: Puerto Quijarro e Puerto Suárez - Bolívia
Norte: estado de Mato Grosso
Obs.: o município de Ladário fica inserido em Corumbá

Acesso Rodoviário

BR-262

Distâncias:

Da Capital:

426 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais:

Estrada-Parque

Unidade de Conservação onde pode-se desenvolver atividades como observação da natureza (aves, fauna, flora), trekking, bike, cavalgadas. Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), com grande diversidade de fauna e flora. Oferece grande potencial para atividades ecoturísticas. Pode ser visitado o ano todo. É uma planície alagada com vegetação de campos limpos. Vista para a Morraria do Urucum.
Ao longo da estrada possui hotéis e restaurantes.

Gruta Ricardo Franco

Caverna de relevante beleza onde pode-se desenvolver atividades locais como caving, percurso por estrada de terra com mata nativa onde se observa a natureza (aves, fauna, flora). Opções turísticas para todas as épocas do ano. Mata nativa.

Morraria do Urucum e Mina do Urucum
 
Mirante natural em área de recuperação da Mineração Urucum S. A. Visão de 360° do Pantanal, Estrada-parque e de morros adjacentes. Possibilidade de vôo livre.
Atividades de educação ambiental.
Mina fechada com galerias possibilitando interpretação da atividade de extração.

Parque Marina Gatas

É a maior área de lazer da cidade, que está próxima da fronteira da Bolívia. São seis hectares arborizados, com muita sombra e gramado, considerados intocáveis. Descobriu-se ali um importante sítio arqueológico. Construídos em 1991, em pedras calcárias, o Parque é um lugar místico e proporciona uma vista maravilhosa da Baía do Tamengo, um grande lado que se formou entre Puerto Soarez e Corumbá.

Rio Abobral

Atividade de ecoturismo e naúticas
Rio de água turva com balneabilidade.
Grande diversidade de fauna e flora.
Na seca ocorre formação de praia.
Possibiliade de navegação de embarcações de médio e pequeno porte.
Pode ser visitado o ano todo.
 
Rio Miranda

Grande diversidade de fauna e flora. Na seca ocorre formação de praia. Possibilidade de navegação de embarcações de grande, médio e pequeno porte

Rio Paraguai

Navegação turística, pesca profissional, canoagem, observação de natureza (aves, fauna, flora), transporte fluvial de carga.
Características relevantes:
*Acessibilidade, 100% navegável, durante todo o ano
*Viveiro de peixes
*Serve várias comunidades ribeirinhas
*Possibilidade de navegação de embarcações de grande / médio / pequeno portes.
Pode ser visitado o ano todo.
Planície alagada da Bacia do Rio Paraguai e paisagem urbana de Corumbá

Arte, Cultura, Folclore e História

ART ZU - Casa de Escultura

Casa da artesã Izulina Xavier estão expostos seus artesanatos confeccionados em pó de pedra e concreto, cerâmica e entalhes de madeira.
Funciona das 8:00 as 11:00 e das 13:30 as 17:00 hs.

Casa do Artesão

A Casa do Artesão de Corumbá, funciona em prédio histórico na antiga cadeia pública de Corumbá, uma construção do final do século tendo sido presídio de 1905 a 1970. Nele os artesãos pantaneiros expõem suas produções em couro, madeira, cerâmica, tecelagem de salsaparrilha e trabalhos em pintura, bordado e crochê, além do artesanato indígena. Sem falar dos mais deliciosos licores caseiros. As celas foram transformadas em lojas comerciais ou locais de produção. Não existem registros da construção do prédio, apenas de sua primeira restauração (1893). A casa foi fundada em 1975.
Funciona de 2° a 6° das 8:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00 hs, nos sábados das 8:00 as 11:00 hs.

Casa do Massa Barro

É uma entidade criada há XX anos para incentivar a arte em cerâmica. Seus grandes artistas são crianças e adolescentes que recriam a fauna e flora pantaneira com riquezas de detalhes e cores através da argila. Os jovens artesãos foram descobertos em 1991 pelo carnavalesco Joãozinho Trinta, que por duas vezes, levou-os para o Rio de Janeiro, para decorarem as alegorias das escolas de samba Beija-Flor e Viradouro. O artesanato ali produzido é conhecido em toda a Europa. Uma das obras que mais impressiona é a imagem de São Francisco estilizada em cascas de árvores nativas.
Funciona de 2° a 6° das 08:00 as 11:30 e das 13:30 as 17:30 e aos sábados das 08:00 as 11:00 hs.

Forte Coimbra

O Forte foi construído em 1775, para defender o território brasileiro contra invasões espanholas. Foi tombado em 1975, pelo IPHAN, hoje cedia a artilharia de costa do 18° Brigada de Infantaria de Fronteira do Exército Brasileiro. Foi palco, também de batalhas da Guerra do Paraguai, quando segundo as lendas, um milagre de Nossa Senhora do Carmo reverenciada pelo Exército Brasileiro, impediu que o local fosse tomado pelas forças inimigas.

Forte Junqueira 

Foi construído logo após a Guerra do Paraguai numa área privilegiada, de onde se avista o Rio Paraguai e o Pantanal e toda a sua plenitude. Os seus doze canhões de 75 mm, foram fabricados na cidade inglesa ESSEM, pela indústria FRIED KRUPP, por volta de 1872, e nunca foram usados. As paredes do Forte, de calcário, tem meio metro de espessura. Está situado hoje, dentro do Quartel do 17° Batalhão de Caçadores. O nome Junqueira homenageia o Ministro da Guerra da época, José de Oliveira Junqueira. Falecido em 1887.
Funciona das 8:00 as 17:00 hs (inclusive aos sábados e feriados).
Para entrada no Forte é necessário a compra do voucher na Semactur

Igreja  Nossa Senhora da Candelária

Sua construção, em 1885, foi à causa de uma grande polêmica na época. Jungando-se um herói da Guerra do Paraguai, ao sobreviver das torturas e das perseguições impostas pelos paraguaios, o pregador imperial e vigário da vara, Frei Mariano de Bagnaia, mandou erguer a igreja em sua homenagem. O bispado não concordou e o frei teria jogado uma praga na cidade. Diz a lenda que Corumbá não se desenvolveria enquanto não fossem descobertas as sandálias de Mariano, enterradas em local desconhecido. Coincidência ou não, a cidade sofre uma estagnação econômica desde o fim do comércio fluvial. A Igreja foi inaugurada em 1887, com solenidade do ritual romano. Um Brasão da Coroa Portuguesa se destaca em seu altar.
Funciona de 2° a sábado das 7:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:00.

ILA (Instituto Luiz de Albuquerque)

Abriga o museu e duas das maiores Bibliotecas do Estado, a Biblioteca Municipal Loubivar de Mattos e a Biblioteca Estadual Gabriel Vandoni de Barros, com mais de 30 mil volumes cada uma. O Museu conta com animais empalhados, acervo de várias tribos indígenas da região, sessões de artes plásticas e em artesanato de couro e barro, peças arqueológicas e painéis de marcas de ferro de gado usadas nas centenárias fazendas. Objetos pessoais dos primeiros desbravadores do Pantanal e do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que cortou a região com suas linhas telegráficas, que também estão expostas. O prédio do ILA, foi construído em 1922, para abrigar um grupo escolar.
Funciona das 12:00 as 18:00 hs

Porto Geral

O Porto Geral hoje, tornou-se um dos principais pontos turísticos da cidade e recebe embarcações de pescadores e de pequenos comerciantes das colônias pantaneiras. O sossego do lugar, onde o ar puro que vem do Pantanal atenua o forte calor, não condiz com o movimento comercial do passado. O Casario que embeleza a rua Manoel Cavassa, a principal do Porto, é o ponto de referência histórica da cidade. O prédio Wanderley, Baís & Cia., construído em 1876, se destaca pela sua arquitetura e estrutura alto-portante. O piso e a escada de ferro com desenhos exóticos vieram da Inglaterra. Outro casarão de igual valor arquitetônico é a casa Vasquez & Filhos, construído em 1909, pelo arquiteto italiano Martino Santa Lucci em Corumbá, para tornarem-se o point da cidade. Em 1814, foi o 3° maior Porto da América Latina. Desembarcavam transatlânticos com mercadorias para compra e venda da Europa para Europa.

Praça da Independência 

Antigo Zoológico da cidade, apenas outras três praças (duas no Brasil e uma na Alemanha) têm seu estilo de construção. É toda murada em mármore com portões de ferro. O coreto, em forma octogonal, foi importado da Alemanha, de onde também veio o mosaico do calçamento da parte externa. Quatro esculturas se destacam, representando as Quatro Estações do Ano. Foram esculpidas em Pizza, em pedra de mármore de carrara, e doadas por um conde italiano que veio caçar no Pantanal. As plantas nativas da região, como o carandá, a bocaiúva, e o ipê-roxo, integram a diversificada oarborização. Os corumbaenses reverenciam na praça, os heróis da Guerra do Paraguai e da 2° Guerra Mundial. A praça foi inaugurada em 1917.

Praça da Répública

No século passado, a praça foi uma fortificação militar, com capela e residência das 200 almas que habitavam a então Vila de Albuquerque Nova (primeira denominação de Corumbá). Palco da batalha final, da retomada do lugarejo, contra tropas paraguaias, funcionou também como uma freguesia antes de ser construída, em 1924.

Santuário Maria Auxiliadora

No Santuário se encontra uma magnífica escultura em madeira de lei, construída na década de 50 pelo artista plástico Burgos, amigo pessoal de Pablo Picasso, que viveu na cidade de Corumbá e deixou inúmeras obras em madeira e gesso.
Funciona de 2° a 6° das 13:00 as 20:00 hs
Sábados das 07:00 as 12:00 e 18:30 as 20:00 hs
Domingos das 06:30 as 8:00 e 16:30 as 20:30 hs

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUMBÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3234-3400 

Sites: http://www.corumba.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barăo de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (67) 3231-3046

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Corumbá

Estive em Corumbá em 1994, estou com muita vontade de voltar e levar a minha familia para sentir as mesmas emoções que eu senti, abraço a todos desta cidade em expecias a Polícia Militar onde deixei varios amigos.
Por: joão Carlos Sulzbach

CORUMBA E MUITO LINDO EM TODOS OS SENTIDO POR SER UMA CIDADE CHEIA DE EVENTOS E PONTOS TURISCO ;;;
Por: JULIO MUNHOES

SOU MARINES ADOREI AS FOTOS PARABENS CORUBA ESTA BEM VISTA SÃO POUCAS CIDADES QUE TEM ISO . SOU DE SC
Por: MARINES

Sou corumbaense e digo com certeza que as fotos da Logoa de Manso, não faz parte do Estado de Mato Grosso do Sul(MS) e sim do Estado de Mato Grosso (MT), Usina Manso, passa por Cuiabá-MT, indo para Chapada dos Guimarães-MT, que eu conheço também.
Por: Andréa

sou corumbaense maro em manaus o saudades de corumba estou 4 anos fora vou se DEUS kiser ano k vem mostro paratodops os amazonense como o pantanal e bonito bjsss cidade maravilhosa
Por: grazy burgos

Amo Corumbá, tive o privilégio de nascer nessa cidade maravilhosa e hoje vivo atualmente no Paraná, mas sempre que posso retorno para esse lugar que Deus reservou para nós no meio do Pantanal. Amo ser pantaneira e ter o sangue pantaneiro desse povo trabalhador que existe nesse local. Saudades!!!!!!
Por: Simone Ap. Oliveira de Souza

Se possivel todo ano gostaria de passar férias em Corumbá, moro em Campinas SP, mas essa cidade branca é maravilhosa, povo caloroso, cidade realmente gentil, bom para o turismo, afinal essa é a minha terra. Venha conhecer
Por: richard messias medina

la verdad una ciudad muy hermosa princilpalmente el pantanal de veradd muy bella.
Por: grace

conheço. já pesquei no Rio Paraguai, gostei da estrutura da cidade. Quer voltar
Por: Divino S Silva

Corumbá é uma cidade maravilhosa!!!!adorei desde do dia em que cheguei...linda mesmo,vale a pena visitar ou morar!bjos
Por: Neide Maldonado

Acho uma cidade linda eu adoro corumba pq vc convive com a natureza uma cidade muito bonita,moro em maracaju
Por: cintia

sou de ouro preto MG e esteve em corumbá pela 2ª vez trabalho numa empresa chamada enterpel que esta tocando obra de mineração aí em corumbá curto muito esta cidade pena que é muito longe o pantanal é lindo fiquei muito alegre por ter conhecido esta paisagen divina um abraço para todos corumbaenses.
Por: jader rodrigues de azevedo alves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Corumbá
Fundação:
21/09/1778
Altitude:
118m
População:
90.111 habitantes
Área:
65.165,8km²
Densidade Demográfica:
1,38hab/km²
CEP:
79300-000

Envie seu comentário sobre Corumbá