Bodoquena

Bodoquena-MS
banner

Bem-vindo a Bodoquena!

banner

Comece planejando a sua viagem para Bodoquena utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Bodoquena e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Bodoquena.

A cidade de Bodoquena, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 1980. A localidade está em uma altitude de 132m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.270 habitantes. A área total de Bodoquena é de 2.514,3km², e sua densidade demográfica é de 2,89hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bodoquena-MS é 79390-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O município de Bodoquena está localizado no sudoeste de Mato Grosso do Sul, à cerca de 260 quilômetros de distância da capital Campo Grande. A cidade fica próxima dos municípios de Bonito, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho. Sua história teve início em 1950, a partir da criação de uma colônia agrícola, porém, a cidade só passou a existir oficialmente em 1980.

Conhecida pelo ecoturismo, Bodoquena é cercada de belezas naturais. Cachoeiras, rios, grutas, trilhas e balneários dão aos visitantes várias opções de diversão e descanso junto à natureza. Os rios conquistam os turistas com suas águas cristalinas, especialmente o Betione e o Campina, resultado da grande quantidade de calcário presente no local.

Ecoturismo em grutas, trilhas e cachoeiras são os principais atrativos de Bodoquena.

A Gruta do Urubu-Rei, localizada a 15 metros de altura, é famosa pela concentração desta ave e a trilha que, além de íngreme, segue uma corredeira. A gruta possui uma nascente e uma cascata de cerca de 20 metros. A Gruta Califórnia é outro ponto turístico importante, com 20 metros de altura e vista para a reserva indígena Campo dos Índios.

O Córrego Azul, apesar de pequeno em extensão – possui aproximadamente 800 metros, também é procurado por suas águas cristalinas. O córrego é afluente do rio Salobra. Os mais aventureiros podem se arriscar na Trilha Ecológica Boca da Onça. Com nome chamativo, devido a grande concentração desses animais no passado, a trilha tem três quilômetros em meio à mata nativa. Durante o passeio, é possível observar animais silvestres, árvores centenárias e cachoeiras.

As fazendas, sítios e hotéis-fazenda de Bodoquena oferecem várias áreas de lazer, trilhas ecológicas e inúmeras cachoeiras de rara beleza. Os turistas têm à sua disposição completa infraestrutura para aproveitar tudo o que a região tem a oferecer. Como parte da cultura local, as tradicionais festas de São Sebastião, Santos Reis e do Laço Comprido são atrações à parte.

A cidade faz parte da Serra da Bodoquena, composta pelos municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena é a principal atração, com uma grande área contínua de Mata Atlântica, fauna diversificada e rios de águas límpidas.

Informações de Bodoquena

ROTEIROS DO BRASIL

Região de Bonito e Serra da Bodoquena

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A existência da imensa, compacta e centenária floresta,  na  região da Serra do Bodoquena, município de Miranda, levou  o governador do Estado, Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, a implantar na região, uma colônia agrícola, pois as terras eram de  patrimônio do Estado. Os primeiros colonos que se instalaram foram: Chico Mineiro e Alfredo Pedro de Araújo, em 1950. Recebeu o novo povoado e a denominação de Patrimônio do Campão, atual cidade de Bodoquena. 
Foi elevadaa distrito pela Lei nº 2.079, de 14.12.1963 e o município criado pela Lei nº 87 de 13.05.1980. 

Significado do Nome:

Aniversário da Cidade:

13 de Maio

Gentílico:

bodoquenense

População:

7.956 habitantes - censo IBGE/2011

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

 Bodoquena é um paraiso. Fauna flora e suas cachoeiras são deslumbrantes. Mas o que Bodoquena tem de melhor é um povo maravilhoso e pacato, extrewmamente hospitaleiro..

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

28ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela rodovia MS-339

Localização:

Município da Região Sudoeste de Mato Grosso do Sul

Limites:

Bonito, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho.  

Distâncias:

-Campo Grande/MS - 270 Km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Bodoquena é uma das promessas para o ecoturismo no Estado de Mato Grosso do Sul, devido ao seu forte potencial natural. Rios como o Betione e o Campina exibem cursos de águas cristalinas consequência da grande porção de calcário presente nos recursos hídricos. São vários balneários, grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas que formam este complexo turístico. Juntamente com Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico.

Principais Pontos Turísticos:

-Gruta do Urubu-Rei

  -Possui uma trilha íngreme que acompanha uma corredeira. Seu nome se deve a concentração dessas aves. Situada à 15 metros de altura, possui uma nascente e uma cascata de aproximadamente 10 metros na sua fachada frontal

-Gruta Califórnia

  -Localizada na morraria da serra da Bodoquena, tem vista panorâmica do Campo dos Índios, uma reserva indígena. Possui 20 metros de altura.

-Córrego Azul

  -Afluente do Rio Salobra e com uma mata ciliar que margeia o córrego. Possui 800 metros de extensão com águas cristalinas.

-Trilha Ecológica da Boca da Onça

  -Possui esse nome por causa da concentração de onças no passado. Possui uma trilha de 3 km que corta uma mata nativa com várias árvores centenárias e vários animais silvestres. Avista-se 4 cachoeiras.

-Fazenda Indiana

  -Possui pista de pouso para pequenos aviões.

-Hotel-Fazenda Betione

  -Além de áreas de lazer, possui trilhas ecológicas de até 5 km, além de mais de 40 cachoeiras.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Maio

  -Dia 13 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BODOQUENA

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3268-1104

Sites: http://www.bodoquena.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3268-1238

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://br.distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Bodoquena

conheço e acho muito lindo os lugares que visitei por exemplo a chácara da minha irmã é uma propriedade particular porém tem lugares paradisíacos a beira do rio salobra,gostaria que a administração atual da prefeitura desse o valor real a um lugar tão lindo que é bodoquena/ms
Por: DANIELA BOGARIM GONCALVES

a cidade é muito bonita varias cachoeiras belissimas os moradores recebem os turistas muito bem amei conhece_lá
Por: leticia amarante

amoooooooo bodoquena eu morava ai e todo fim de ano eu passo ai minha familia toda mora ai amooooo demais essa cidade linda bjao
Por: vera lucia

Terra abençoada,minha terra natal e inesquecível,em meus pensamentos haverá sempre ótimas e agradáveis recordações dessa terra adorável e hospitaleira.
Por: Adonias Maciel de Souza

esta é uma das mais belas cidaes do estado, sem contar com a boa respectividade dos moradores desta cidade; parabens Bodoquena
Por: ricardo marques

meu avo falo que ai é muito bunito eu queria ver as fotos para ver se é bonitas
Por: diana

é uma cidade simplismente maravilhosa.....sempre q posso é o lugar preferido para os meus passeios virtuais ...espero logo poder conhecer pessoalmente .está no meu proximo roteiro.................
Por: helena

amo bodoquena.e para mi e un orgullo ser bodoquenenci.sempre que posso vo visitar meu pai que vive ai.e obiservado que bodoquena cada dia esta mas grandde e mas bonita esta desenvouvendo muito e super rapido.amo minha terra natal.amo minha bodoquena...
Por: ione werdemberg

Bodoquena é um paraiso, Fauna, Flora e sua cachoeiras são deslumbrantes. Mas o que Bodoquena de de melhor é um povo maravilhoso e pacato extremamente hospitaleiros. itaia gil
Por: itaia gil o bispo

ver DEUS, é conhecer as coisas criadas por ELE. Conheçam Bodoquena.
Por: ricardo laguilhon nosella

nasci em bodoquena;a20anos que moro em sp mas nunca me esqueci da minha terra natal tenho muitos parentes q/moram ai.bjs.ROSA CUNHA
Por: ROSA CUNHA

lugar mais lindo do mundo,só me resta dizer:que saudades de voce Bodoquena.que o SR°prefeito e populaçao cuide bem dessa cidade e regiao,pois é mesmo previlégio ser Bodoquenense.as lembranças estao aqui no meu coraçao...
Por: nice

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bodoquena
Fundação:
1980
Altitude:
132m
População:
7.270 habitantes
Área:
2.514,3km²
Densidade Demográfica:
2,89hab/km²
CEP:
79390-000

Envie seu comentário sobre Bodoquena