Belmonte

Belmonte-BA
banner

Bem-vindo a Belmonte!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Belmonte, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Belmonte. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Belmonte para programar a sua viagem.

A cidade de Belmonte, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1764. A localidade está em uma altitude de 8m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.404 habitantes. A área total de Belmonte é de 2.016,8km², e sua densidade demográfica é de 9,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Belmonte-BA é 45800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Belmonte

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Situada em uma planície entre o Rio Jequitinhonha e o oceano Atlântico, Belmonte foi assim batizada em alusão à cidade natal do navegante Pedro Álvares Cabral. O imponente rio passeia por entre mangues e extensos coqueirais até o encontro com o mar. As praias desertas, reduto da tranqüilidade, completam a singela paisagem.
Em época de cheias, o Jequitinhonha carrega argila para suas margens, tornando os solos avermelhados. Assim, adquirem uma umidade propícia à abundância de crustáceos que, não à toa, rende, à cidade, o apelido de “capital do guaiamum”. Alguns casarões coloniais testemunham os bons tempos do cultivo do cacau, no final do século XIX. No centro da cidade, chama a atenção um imponente farol. Encomendado em 1892 à mesma empresa que construiu a Torre Eiffel, o farol de Belmonte justifica a atual localização inusitada por conta de um recuo natural de 1.500m das águas do mar.
A suposição histórica leva a crer que os primeiros “sinais de terra” avistados pela esquadra de Cabral tenham partido do rio Jequitinhonha, muito mais caudaloso há 500 anos atrás. As espécies de Mata Atlântica - ervas flutuantes, troncos de árvores e raízes -, arrastadas pela força de suas águas, boiavam ao sabor das correntes marinhas.  

Significado do Nome

Assim batizada em alusão à cidade natal do navegante Pedro Álvares Cabral

Aniversário da Cidade:

23 de Maio 

Gentílico:

belmontense

População:

21.838 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS: 

Uma cidade cheia de mistérios, tradições, culturas, paisagens, lugares exóticos, gente interessante, praias paradisiacas e outras coisas inexploradas por mim e por você. Descubra Belmonte-Bahia!

Clima:

Úmido  

Temperatura Média:

26º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

- Sair de Porto Seguro e seguir pela BR-367 na direção norte até a cidade de Santa Cruz Cabrália. Em Cabrália, atravessar de balsa o rio João de Tiba até o atracadouro de Santo André. A partir daí, seguir pela BA-001 até Belmonte.

- Outra opção é sair de Salvador e seguir pela BR-101 em direção ao sul do estado, até o entroncamento com a BA-275 que leva à localidade.

Localização:

Região sul da Bahia   

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

BR-101  

Distâncias:

Da Capital:

688 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Dotada de infra-estrutura de apoio ao turista, Belmonte é conhecida como a “capital do guaiamum”, porque as cheias do Jequitinhonha carregam argila para os solos avermelhados das margens do rio, que adquirem a umidade propícia à abundância desses crustáceos de coloração azul.

Principais Pontos Turísticos:

Rio Jequitinhonha

Navegável em toda a sua extensão, o Rio Jequitinhonha circunda fazendas de cacau e de gado, e plantações de coco e banana rodeadas de espécimes remanescentes da Mata Atlântica. Ao longo do seu leito, as ilhas fluviais de Inguaíra, França, Coroa Grande e a Ilha do Meio, já na foz, tendo à cidade de Belmonte à margem direita, completam a bela paisagem. O Rio é muito procurado para a pesca do robalo e da carapeba. 

Rio Passuí 

Elo de ligação entre os rios Jequitinhonha (em Belmonte) e Pardo (em Canavieiras), o Rio Passuí é margeado por manguezal, coqueirais, fazendas de cacau e Mata Atlântica, desenhando um visual paradisíaco. Pico para a prática da pesca esportiva do robalo e camping selvagem, em especial na Barra do Peso. Aproveite para visitar o apiário e o criatório de jacarés no sito de Barra Nova.

Rio Preto

Sinuoso ao longo do seu curso, a presença marcante de sucuris nas baixadas do Rio Preto lhe rendeu o apelido de Sucuruiuba. Suas águas desembocam na vila de Mogiquiçaba, o melhor trecho para relaxar e banhar-se. O Rio oferece pescado em abundância: robalo, piau e tainha, além de ostras.  

Praia da Barra

Bastante completa, esta praia cercada de mata nativa e coqueiros inclui, em seu roteiro, pesca de molinete, prática de surf e uma agradável visita às suas barracas de praia. 

Praia de Belmonte

Considerada a mais movimentada da localidade, esta praia é palco de uma grande folia durante o verão, recebendo alguns trios-elétricos em sua orla. Com ondas um pouco revoltas, é bastante procurada pelos amantes do surf. No seu limite norte está a foz do Rio Jequitinhonha e, ao sul, um vasto tapete de areias desertas.

Praia de Mugiguiçaba

Dona de uma grande biodiversidade, a praia vem despertando grande atenção de ecologistas para sua preservação. Um rio de mesmo nome oferece, em suas águas límpidas e calmas, uma boa opção para banho. Apresenta boa infra-estrutura, com barracas, pousadas e área para camping.

Praia do Mangue Alto

Com cenários variados, apresentando áreas de restinga, mangues, brejos e coqueirais, esta bela praia oferece boas possibilidades de lazer. Banho, caminhadas e surf podem ser praticados, mas o destaque local fica por conta da pesca de bons peixes com molinete, incluindo a cavala, o robalo e a carapeba.

Praia do Rio Preto

Praia semideserta, marcada por um vasto coqueiral e muitos sítios particulares ao seu redor. Desprovida de infra-estrutura, ainda é muito pouco freqüentada.

Biblioteca Municipal Sosígenes Costa

Um vasto acervo da poesia nacional é um deleite para os apreciadores das rimas e versos. 

Vila de Mogiquiçaba

As belezas naturais estão evidenciadas na Vila de Mogiquiçaba. Da linguagem indígena pouso do rio das cobras, essa antiga vila de pescadores é um dos litorais mais abundantes em peixes e mariscos da região; perfeito para a pesca de arremesso. O extenso manguezal contrasta com a exuberante Mata Atlântica em um cenário de rara beleza. No local, um mirante contempla o visitante com uma vista panorâmica. O artesanato é outro ponto forte, destacando-se a fabricação de coberturas e vassouras de piaçava. 

Sobrado com mirante de três andares

Construído em 1897, com o brasão da Coroa Portuguesa, de onde se descortina uma vista privilegiada da cidade, abraçando o Rio Jequitinhonha e as fazendas de cacau.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

- Cabeçorras - os festejos carnavalescos guardam uma peculiaridade; as chamadas cabeçorras. Trata-se de foliões que saem às ruas durante o dia, trajando máscaras coloridas e empunhando um chicote. A novidade chama a atenção da criançada, que costuma sair atrás do mascarado aos gritos de cabeçorra, ladrão de ovo! e expressões do tipo. O folião se faz de desentendido até juntar o máximo de crianças em sua perseguição. É aí que ele vira-se para a molecada e fingi perseguí-las para chicoteá-las, causando grande alarido e animação. De fato, as Cabeçorras são uma grande brincadeira, remontando aos carnavais do passado, onde as populares “caretas” eram a grande atração. 

- Mandus - Com uma peneira sobre a cabeça e um cabo de vassoura coberto por lençol branco atravessado nas costas, o grupo de foliões percorre as ruas de Belmonte, durante as celebrações carnavalescas, provocando enorme alvoroço, especialmente sobre a criançada, assustada com o aspecto fantasmagórico dos fanfarrões. A indumentária alarga os ombros por conta da vassoura e, graças ao lençol colocado por cima e cobrindo os rostos, transforma os fantasiados em verdadeiras assombrações, que saem às ruas brincando com os passantes e animando o Carnaval. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELMONTE

E-mail: be[email protected]

Telefones: (73) 3287-2840

Sites: http://www.belmontebahia.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Gontijo

Telefone: (71) 3450-4488

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS:E-mail:

Telefones: (73) 3287-2162

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (73) 3287-2467

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.bahia.com.br

www.popa.com.br

www.tudoemporto.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Belmonte

belmonte é cidade mais encantadora que ja se vio me orgulho de ter nascido nessa cidade linda e fantástica.
Por: Neide Reis

Adoro Belmonte, apesar de não ser Belmontense, mas pasei órimas fériaa, sou de Itapebí, mas meu pai Carlos José Guimarães, irmão de D.Carminia, casda com Gilberto \melo, criaram Ramiro, meu irmão, daí o meu vínculo com Belmonte. Soo radicada em \belo \horizonte-MG desde adolescente, mas sempre vou visitar Belmonte, festa do Carmo e etc. Saudades, saudades.... Maria Angélica Guimarães Lacerda
Por: maria angelica Guimarães Lacerda

oi bom dia tudo bem sou es morador dai de belmnte gosto dessa terra to voltando pode esperar.
Por: jonathas bomfim dos santos

tenho meus famíliares residindo aí em belmonte... adoro essa cidade....
Por: marcio mota costa

não há distancia que me faça esquecer como é maravilhoso ter nascido em Belmonte,o coração está cheio de saudades! Prof. Nelia pina te amo - minha amada madrinha saudades !
Por: cristina castro

eu kero coheser belmonte poke euma cidade linda vou para ir
Por: catia cilene de araujo

omehor da ir e ai praias aicomidas ea paizagem todos sao lindos mas tem ke jera emprego para ke as pessoas sobre vivem
Por: catia cilene de araujo

porke belmonte eacidade mais linda ke ja vim nuca fui air mas vou para mora estou xegando no sabado
Por: catia cilene de araujo

os dois melhores anos da mha vida morei e trabalhei em belmonte d 2004 a 2006 ja mais serão esquecidos obrigado a todos moradores d belmonte. um dia se deus quizer retornarei p/ rever amigos. parabéns aos nativos daí voçeis moram no paraizo. um grande abraço a todos
Por: edmundo

só de Belmonte adoro minha cidade voaua passarminhas ferias ai com fé em DEUS vou comer guaimum e moceca de peixe e Maria Borges.
Por: ANTONIO ALVES VITORIO

Belmonte é o melhor lugar do mundo venha conhesser voce jamais vai esqueçer
Por: LEONARDO MARINHO

Sou de Belmonte e estou fora a mais de 24 anos, mas logo estarei visitando Belmonte com frequencia pois amo essa cidade maravilhosa e os meus grandes amigos especialmente da Biela. Abraços a tds.
Por: Renny

Nasci em Belmonte e vivi nesta maravilhosa cidade até aos 16 anos. Tempo bom.Praia,futebol,namoradas,festas etc Há 42 anos moro em Resende Rj e há 13 que não vou a Belmonte,estou com muitas saudades.
Por: D.Henrique do Carmo

nasci e cresci em belmonte.hj moro fora,mas sou apaixonada por essa linda cidade.tranquila e de natureza exuberante...se o brasil tem coração,com certeza é belmonte!teu filho se orgulha desta terra,és um belo pedacinho do brasil!!!!!!!!
Por: adriana telma

belmonte é um pedaço de mim e jamais esquecerei sempre visito quando posso quando deus permite...tenho saudades
Por: vivaldo

O que tem de bom, é um lugar bucólico, pequeno, gente muito legal. Praia maravilhosa, pode-se andar de canoa pelo Rio Jequitinhonha até a boca da Barra. Visitar fazendas de cacau, apreciar o nascimento das tartarugas á noite , curtir a praçinha local á noite, e a sorveteria. Alkém de apreciar a fauna local como pássaros exóticos, papagaios, periquitos, jibóias, etc. è LIndo.
Por: Silvia L. Pereira

Conheco Belmonte nasci ai e os 8 anos fui para Canavieiras e aos 13 p o Rj agora SP, voltei algumas vezes ai minha Belmonte é LINDA, tenho um irmão Joào Diogo e sobrinhos Claudio e Gil e filhotes ,vejo meu irmão no satis, eu sou do tempo da lagoa da costa e aeroporto rsrs que não tem mais BELMONTE e toda Linda belas praias e as comidas (bar do Diogo)
Por: zenith diogo da silva

Mto linda a cidade de Belmonte.Amo Belmonte,sou belmontense.
Por: Vania Santos

Belmonte e um estado da bahia maravilho para conhecer e tambem para quem e filho de belmonte passar ferias como eu apesar t muito tempo sem ir nessa çidade maravilho
Por: jeovane

eu nunca fui em belmonte mas tenho vontade de ir porque meus amigos ja foram w acharam o maximo
Por: maristela

muita saudade desta terra maravilhosa. moro em lauro de freitas mas meu coraçao acelera quando ouço falar de belmonte. conhecer esta cidade e saber viver.
Por: ana vicentina rezende

Visitei Belmonte nas minhas férias ano passado e foram maravilhosas e quero voltar novamente esse ano e mais vezes. Eu e minha esposa Carla e minha filha Anna e sogra Jacy nos diverdimos muito , comemos aquele pastel de banana real e e de aratu da tia Bijuca .Participamos da festa de São vicente e visitamos as cidades vizinhas.
Por: Marco Antonio Inacio Alves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Belmonte
Fundação:
1764
Altitude:
8m
População:
18.404 habitantes
Área:
2.016,8km²
Densidade Demográfica:
9,13hab/km²
CEP:
45800-000

Envie seu comentário sobre Belmonte