Visconde do Rio Branco

Visconde do Rio Branco-MG
banner

Bem-vindo a Visconde do Rio Branco!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Visconde do Rio Branco, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Visconde do Rio Branco

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Engenho Central, mais tarde Usina Rio Branco, inaugurado em 7 de setembro de 1895, foi pioneiro no ramo açucareiro em Minas Gerais. Com sua experiência na produção de açúcar, este município da Zona da Mata mineira não teve maiores dificuldades para aceitar o desafio imposto pela crise energética mundial. Em 27 de setembro de 1979, com o apoio do PROALCOOI. Inaugurou a Destilaria Mário Bouchardet Júnior. O fundador do município foi o padre Manoel de Jesus Maria, que também fundou Rio Pomba. Entre os anos de 1740 e 1750, os capitães Luís Borges Pinto e Inácio de Andrade tentaram tomar dos índios coroados e coropós as terras próximas à região onde hoje está localizado Rio Pomba. Devido às atrocidades cometidas pelas tropas comandadas pelos dois capitães, o governador da província Luís Diogo Lobo da Silva solicitou a indicação de um sacerdote que conseguisse pacificar os índios, facilitando a colonização da região. Após controlar a situação, o padre ergueu a primeira capela em homenagem a São Manoel, posteriormente transformada em matriz da Freguesia de São Manoel do Pomba. Em 1787, o padre Manoel construiu uma capela em um lugar denominado Presídio dos Índios Puris, que deu origem a um povoado com o nome de São João Batista do Presídio. Em 1839, foi criado o município de São João Batista do Presídio, dando foro de vila à sede. No ano de 1853, a sede da vila foi transferida para o arraial de São Januário de Ubá. Em 1881, restaurou-se o município de São João Batista do Presídio. Um ano depois, a denominação do município foi modificada para Visconde do Rio Branco, elevando-se a vila à categoria de cidade. Em 1941, o nome foi reduzido para Rio Branco, para voltar a ser Visconde do Rio Branco em 1943, durante o Estado Novo.

Significado do Nome

Seu nome homenageia a José Maria da Silva Paranhos, o Visconde de Rio Branco, autor da Lei do Ventre Livre.

Aniversário da Cidade

28 de Setembro

População

37.952 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia local está baseada na agroindústria açucareiro, pecuária leiteira, suinocultura e avicultura.

Clima 

Ameno

Temperatura Média

21,9° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte: BR-040 (Rodovia Juscelino Kubtschek) até Conselheiro Lafaiete, dpeois BR-482 até POrto Firme, BR-356 (Rodovia dos Inconfidentes/ Luiz MArtins Soares) até Viçosa, BR-120 até Coimbra e, finalmente, MG-447 (Rodovia Ataulfo Alves/ Deputado Luiz Soares da Rocha).

Localização

Zona da Mata 

Limites

São Geraldo
Paula Cândido
Divinésia
Ubá
Guidoval
Guiricema

Acesso Rodoviário

BR-040, MG-448, BR-265

Distâncias:

Da Capital:

295 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Rios

Rio Sâo Geraldo
Rio São Clemente
Rio dos Bagres

"Conservatório Estadual de Música “Prof.Theodolindo José Soares”
 
 “Foi fundado pela lei de n° 811, no dia 13 de abril de 1951, tendo sido instalado nesta cidade com a denominação de Conservatório Estadual de Música Prof. Flausino Vale”, aos 13 de abril de 1953.
Mais tarde, através do decreto n° 11.404 de 21 de outubro de 1968, passou a denominar-se Conservatório Estadual de Música “Professor Theodolindo José Soares.”
Instalado em sede própria graças ao empenho dos rio-branquenses: o diretor Batista Caetano de Almeida Neto e o deputado Luiz Soares.
O prédio possui belo estilo arquitetônico, obra sólida, destaca em preservação de fidelidade às suas características.
O conservatório proporciona a oportunidade de desenvolver e aprimorar dotes musicais, ampliando a cultura e a sensibilidade, de modo cativante e harmonioso, oferecendo oportunidade e o prosseguimento de brilhantes carreiras. É um espaço privilegiado para estimular os processos de aprendizagem, criação, registro e difusão de todos os aspectos da cultura musical.
 O conservatório é o orgulho de nosso Município, que através dele deixa de ser tão somente “um ponto de luz no mapa” “tornando-se uma estrela de alta grandeza”.
 
Banda 13 de Maio
 
A Sociedade Musical 13 de Maio foi fundada em 1970, no dia 13 de maio, pelo fundador Felício Rodrigues Silva. A entidade é remanescente da Banda Mirin, tornando-se Sociedade a partir de maio 1974. Atualmente conta com 54 componentes e mantém uma Escola de formação Musical com ensino gratuito e profissionalizante composto por 39 jovens. Atualmente, a direção da banda é do Maestro Tito Viana. Em comemoração ao aniversario da banda, tradicionalmente, os músicos desfilam pela cidade a partir das quatro da manhã em alvorada festiva no dia 13 de maio.
 
Prédio da Prefeitura Municipal
 
O Prédio da Prefeitura Municipal foi inaugurado em 1902 pelo presidente da câmara, Dr. Carlos Peixoto Filho a quem coube a tarefa de terminar a construção do prédio. No inicio, foi instalado ali também o fórum da cidade, que mais tarde mudou-se pra sua sede própria construída ao lado da prefeitura. A sociedade Rio-Branquense sempre se valeu do Salão Nobre da Prefeitura para realizar festas, reuniões importantes e até bailes. Hoje, o prédio é utilizado apenas para reuniões e todo o serviço prestado pela Prefeitura. É um prédio de estilo eclético, comum no principio de século, de inestimável valor histórico e arquitetônico para a cidade.
 
Igreja Matriz São João Batista

Sua construção foi iniciada em 24 de setembro de 1907, e terminada em 1917. A Construção da Obra foi devida ao construtor Vitor Vitarelli (I). Era um trabalho primoroso, com colunas coroadas de   capitéis ricamente trabalhadas em mármore, com paredes ricamente pintadas e um coro com escada de caracol trabalhadas  em madeiras e balaústre. Era considerada uma das mais belas da região entre 1973 a 1979. A igreja sofreu uma reforma sob a direção do padre Raymundo Nonato de Carvalho, que tinha como objetivo a ampliação de seu espaço interno, foram retiradas as colunas laterais da nave central, mudando sua característica,e hoje ela conta com uma arquitetura de 1° mundo.
 
Museu Municipal

O prédio no qual o museu está instalado foi construído na década de 1920 para ser moradia do gerente da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, atual Energisa. Mais tarde o prédio passou para a prefeitura que o cedeu para o funcionamento do Museu Municipal de Visconde do Rio Branco. O museu esta localizado na Rua do Divino no centro da cidade. Ele foi fundado em 26 de setembro de 1992, mas oito anos antes de sua fundação seu acervo já começava a ser captado por Dona Theresinha de Almeida Pinto que guardou em sua casa as peças e os documentos conseguidos com a população. O museu oferece a comunidade uma biblioteca e um rico acervo de fotografias, documentos e numismática. O museu é dedicado, especialmente à preservação de bem representativos da historia local, sendo também uma instituição voltada para a cultura de Minas e do Brasil. O museu conta com uma sala de pesquisa que através dela é possível aos estudantes de todos os níveis, e demais pessoas da comunidade, desenvolver pesquisas. O museu possui inúmeros arquivos e os seus valores históricos são inestimáveis.
 
Escola Municipal Dr. Carlos Soares

Foi solenemente inaugurada no dia 14 de julho de 1915, sendo este o primeiro estabelecimento estadual de ensino primário. Seus fundadores foram Dr. Carlos Soares de Moura, Dr. Raul Soares e Dr. Eugenio de Melo, expressões lídimas da política local daquela época, que se interessavam pela causa do ensino. O estabelecimento oficial recebeu a denominação de grupo escolar Dr.Carlos Soares, em homenagem ao ilustre político. Sua cede foi construída em um terreno doado pela prefeitura Municipal, tendo como construtor o Sr.Vitor Vitarelli, com uma arquitetura invejável. A referida escola recebeu a denominação de escola Municipal Dr. Carlos Soares no dia 21/11/1997 pela lei municipal 377/97, desde então a escola conta com um padrão de excelência no ensino de nossa cidade. Atualmente, a escola possui 431alunos matriculados.
 
Praça 28 de Setembro

Foi inaugurada em 1909, Ela recebeu o nome de parque municipal Carlos Peixoto Filho, em homenagem a um político da época, Carlos Peixoto. ela sofreu várias transformações, hoje ela e chamada de Praça 28 de setembro devido a essa ser a data de sua emancipação política em 1882.
 
Coreto

O antigo coreto foi construído com materiais Franceses,e nos anos de 1940 ele foi demolido. Ele era parecido com o que há hoje na Praça da Liberdade, ele era considerado um monumento riquíssimo de cultura. O coreto que há hoje na praça, também é belíssimo e conta com uma invejável arquitetura está no localizado no centro da praça, exatamente no mesmo lugar que o antigo.
 
Cinema Brasil

A sede do cinema Foi inaugurada em 1915. Já em 1912 inaugurou-se a sociedade do cinema, empresa teatral Rio Branquenses. Mais tarde se tornou propriedade privada,passou a pertencer ao Senhor Agostinho Marques é passou a se chamar Cinema Brasil,Era o que tinha de melhor na cidade, Ir ao cinema era a melhor atração que tinha na cidade, na época. Hoje o prédio do antigo cinema e tombado como patrimônio Histórico  cultural.
 
Estação Ferroviária

Foi construída logo após a inauguração das estradas de ferro em 1981. Servia de escoação das indústrias e de passageiros, pois era o transporte mais utilizado na época. Sua Inauguração contou com a ilustre presença de DON Pedro e a Imperatriz. Surge a partir daí o progresso em nossa cidade. Hoje a sede da estação ferroviária e tombada como patrimônio histórico, é esta sendo utilizada como sede da secretaria municipal de Saúde, mas sua arquitetura não foi modificada obedecendo às normas de conservação de patrimônio histórico.
 
Escola Estadual Dr. Celso Machado

A Escola Estadual Dr. Celso Machado está localizada à Rua Governador Valadares, n°168, Município de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais.
Recebeu este nome em homenagem ao patrono e seu fundador Celso Machado.
A Escola foi criada pelo decreto 9.930 de 12 de abril de 1930, e foi instalada em função do decreto 10.150 de cinco de dezembro de 1931 com a denominação de “Escola Normal Oficial”. Em 1969 Colégio Estadual de Visconde do Rio Branco.
Posteriormente, por força da legislação em vigor, passou a ser denominada Escola Estadual de 1° e 2°grau. Em virtude do decreto 16.991, publicado no Minas Gerais de 19 de fevereiro de 1975, passou a ser denominada Escola Estadual Dr.Celso Machado. A Escola foi por muitos anos, a principal formadora de professores das séries iniciais.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Peão e Boiadeiros

Data: Maio

- Festa de Santo Antônio

Data: 13 de Junho

- Festa de São João Batista

Data: 24 de Junho

- Araiá do Nestor

Data: Junho

- Gincana Sócio Cultural e Esportiva

Data: Agosto

- Festa de Emancipação do Município

Data: 28 de Setembro

- Exposição Agropecuária e Insdustrial

Data: Setembro

- Semana de Arte

Data: Outubro

- Festival de Música Popular

Data: Novembro

- Feira de Ciências

Data: Novembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VISCONDE DO RIO BRANCO

E-mail:

Telefones: (32) 3559-1902

Sites: http://www.viscondedoriobranco.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (32) 3551-2729

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Visconde do Rio Branco

EU JÁ MOREI EM VISCONDE DO RIO BRANCO, É UMA CIDADE MUITO TRANQUILA!!!
Por: ROSE MASRTINS

Eu adoro Rio Branco, e simplesmente amelhor cidade para se viver. Nao a em outro lugar uma praça como a 28 de setembro,e sem duvida o cartaç postal da cidade.
Por: Moises Barbosa de Souza

ja estive nessa linda cidade,pois meu pai nasceu ai,meus tios tbm moran ai,agora moramos aqui em são paulo,gostei muito dai,mas eu estive ai em 1981,deve ser bem diferente agora,abraços a todos.
Por: walter

oi pessoal visitem visconde do rio branco a cidade do frango!!!!rsrrsrrsrsrsrrs
Por: carolina da silva rocha

nasci nessa cidade gosto muito dai daqui uns dia estarei ai para vizitar minha familia e tambem na pscina da luzia rocha abraços para todos
Por: jose bonifacio martins

eu nasci nesta cidade, como não a conheço pessoalmente resolvi conhece-la virtualmente.é muito bonita.
Por: luiz antonio pinto

Olá galera meu nome é Jeferson tenho 25 anos e morrei em Visconde a minha vida toda, recentemente moro em Belo Horizonte, mas jamais esqueço dessa cidade mais do que maravilhosa que amo tanto. Pra quem ainda não teve a oportunidade conhecer vale a pena passar as ferias lá e conhecer o que a cidade pode lhes oferecer emtodos os sentidos e voçes veram como é uma cidade acolhedora e moderna. Abraços
Por: Jeferson Rodrigues Faustino

É aqui que eu amo é aqui que eu quero ficar pois nao a lugar melhor que VISCONDE DO RIO BRANCO...
Por: gabriel padovani de souza

Essa cidade é muito bonita ela tem cachoeira,montanhas de vistas lindas,bairros sussegados isso sem falar dos bairros altos que dar para ver o por do sol que é maravilhoso. Um beijão cidade do meu cora ção...
Por: GABRIEL PADOVAN DE SOUZA

essa cidade é nota 10 adoro visconde do rio branco
Por: tata

gostei em ver nossa cidade no portal ,porem acho q deveria ter mais fotos principalmente da serra da piedade e nosso museu e claro no mais parabens
Por: cesar de souza freitas

Cidade linda onde pssei minha infancia , vivi uma fase cheia de encantamentos e gratas lembranças: o jardim dos namorados , o clube central ,ocinema do Teofilo ,as festas juninas eas amigas:pipiu,bebeu,Dalva..cutu,Terezinha Costa......
Por: Maria do Rosario Ribeiro

essa cidade e muito legal sempro vou para VRB no bairro do barreiro ou o mutirão la no morro
Por: sni picasso

Desejo muito em breve conhercer esta linda e encantadora cidade.
Por: IVONEDEALMEIDA

moro de saudades ,desse lugar nasci no guiri, mas meus passeio era em visconde,tenho lembranças boas.moro no rio ,mas minhas raizes estao ai. um dia volto a mora ai , beijos nos meus conterraneos.
Por: maria aparecida de lima

Me identifico muito com esta cidade, sou de Belo Horizonte;porém se pudesse morraria em Rio Branco. Gosto muito do local,das pessoas,é muito bom estar ai!! Vocés estão num dos locais melhores para se viver em Minas Gerais. Abraços Maurilio Antonio Belo Horizonte-MG 31-88355772
Por: MAURILIO

qero ir um dia pr ai deve ser muito legal
Por: welliton

Passei parte da minha juventude em , Visconde do Rio Branco . Tenho boas recordações sobre as festas , shows, mas moro em BH . Adoro essa cidade !
Por: Milton José

MARCOS PAULO LOPES DE OLIVEIRA VISCONDE DO RIO BRANCO MINAS GERAS MUTO OPRCADO TUDO ADORE MUITO DESEJA BOA SORTE
Por: MARCOS PAULO LOPES DE OLIVEIRA

Sou do RJ e Passei a minha infancia neste local pois a familia da minha mãe mora aí vrb. adorava as férias correr pelas ruas que nem eram paviemntadas e os rios, as festas de rua lá no coreto???? sinto saudades. depois de 20 anos visitei a familia e esta tudo muito diferente preciso retornar ....amo demais esta cidade.
Por: Lídia Lima

Sem dúvida a hospitalidade do povo riobranquense. Tem também a agitação da praça no centro da cidade, principalmente aos domingos.
Por: Carlos Antonio de Miranda

Nasci em VRB, me mudei para o Rio de Janeiro em 1982, onde moro até sempre que posso volto a essa pacata e agradável cidade. Não me esqueço da exposição agropecuária que acontece no mês de setembro, inclusive esse é o mês de aniversário da cidade. Lógico que volto também para rever minha familia e amigos.
Por: Carlos Antonio de Miranda

cidade ke nasci foi em corregos das pedras hoje moro a 55anos em sp no abc pauluista meu ex marido mora ai .
Por: anadil

eu moro em visconde do rio branco mas estou mudando para outra cidade ,mas meu coração ja esta apertado por que vou sentir muitas saudades deste lugar que me acolheu com tanto carinho durante 4 anos fui muito feliz parabens a todos que fazem desta cidade um lugar melhor pra se viver .......
Por: carina

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Visconde do Rio Branco

Envie seu comentário sobre Visconde do Rio Branco

banner