Vespasiano

Vespasiano-MG
banner

Bem-vindo a Vespasiano!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Vespasiano, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Vespasiano.

A cidade de Vespasiano, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 693m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 65.441 habitantes. A área total de Vespasiano é de 70,3km², e sua densidade demográfica é de 930,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Vespasiano-MG é 33200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Vespasiano, um pedaço de historia e tranquilidade há poucos quilômetros de Belo Horizonte

Minas Gerais é um dos estados brasileiros que mais se destaca por sua intensa beleza natural, seu clima agradável e seu povo cativante. A cidade de Vespasiano não foge à regra e se consolida como um dos cantinhos mais aconchegantes deste estado tão maravilhoso. Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, a pouco menos de 15 km do Aeroporto Internacional de Confins, tem suas raízes ligada ao crescimento da capital.

Suas origens se remetem ao nome de mais importante senhora da região, D. Mariana da Costa, que segundo afirmam os historiadores, foi uma das principais facilitadoras da migração para a região e a formação consequente do município. Esta senhora era dona de quase todas as terras da região e incentivou centenas de famílias a migrarem para o município para trabalhar na lavoura. Com o tempo, ela foi doando a estas famílias porções de terra, o que fez surgir o Arraial do Capão.

Esta cidade abriga a Cidade do Galo, o prestigiado centro de treinamento da equipe do clube de futebol Atlético Mineiro. Fora o ar, que traz em si muita historia, a cidade tem muitas opções de roteiros turísticos.

O museu da casa de cultura de Vespasiano é parada obrigatória, um prédio construído na década de 1920, traz em seu interior grande acervo do centro de pesquisas. Outra parada obrigatória é o Palácio de Artes Nair Fonseca Lisboa, que possui em seu interior a escola capital Carambola, onde vários cursos de música, artes, teatro e muitos outros são ministrados a comunidade. Há também salas de exibição de teatro com exposições de Oscar Raimundo Machado e José Aguiar Ponto Coelho.

A Praça JK tem um charme só seu, por isso, não pode faltar no roteiro, sobretudo dos casais, ela dispõe de linhas arquitetônicas modernas, fonte luminosa, relógio de sol, além disso, ela é super arborizada, sendo um dos pontos mais badalados de integração social.

A gastronomia da região também é sensacional, com muitos pratos típicos de dar água na boca, os restaurantes da região fornecem ótimo atendimento a preços bastante justos.

Informações de Vespasiano

ROTEIROS DO BRASIL

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Por volta de 1842, instalavam-se no local os primeiros fazendeiros, que se dedicavam ao cultivo de milho, feijão e cana e à criação de gado, iniciando a formação do Arraial do Capão. Com o avanço da antiga estrada de ferro Central do Brasil é inaugurada a primeira estação do povoado, que passa a chamar-se Vespasiano, em homenagem ao diretor da ferrovia, Major Vespasiano de Alburquerque e Silva. Recebendo levas de imigrantes, e devido ao incentivo da fazendeira Mariana Joaquina da Costa à vinda de novos moradores, o povoado expande-se, conquistando sua emancipação política em 1948. Além de uma biblioteca com mais de cinco mil volumes o município ainda oferece mais seis outras em escolas. Situado na Região Metalúrgica e integrante da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade vem tendo seu progresso mais acentuado na indústria já com um distrito industrial em fase de franca expansão. É via de acesso obrigatório para o Norte e Nordeste do Estado, a meio caminho de Lagoa Santa, e a três quilômetros da Gruta do Dr. Lund. É cortado pela Via Expressa Norte, que leva ao Aeroporto internacional de Confins.

SIGNIFICADO DO NOME:

Em homenagem ao diretor da ferrovia, Major Vespasiano de Alburquerque e Silva.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

27 de Dezembro

GENTÍLICO:

vespasianense

População

104.612 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É famosa por sediar a Cidade do Galo, centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro. Banhada pelos Rios Córrego Sujo e Córrego Carrancas e Bacia do Rio São Francisco torna a cidade mais atraente e um clima mais agradável.  Confira e venha se divertir!

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

21,1º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovias: MG-020, MG-010, MG-424

LOCALIZAÇÃO:

Central 

Limites

Lagoa Santa
Confins
São José da Lapa
Ribeirão das Neves
Belo Horizonte
Santa Luzia
Pedro Leopoldo 

Acesso Rodoviário

MG-020, MG-010, MG-424

Distâncias:
-Belo Horizonte/MG - 27,5 km

-Águas de Lindóia/SP - 513 km

-Aracaju/SE - 1.564 km

-Brasília/DF - 722 km

-Campinas/SP - 605 km

-Confins/MG- 14,6 km

-Cotia/SP - 634 km

-Cuiabá/MT - 1.598 km

-Curitiba/PR - 1.007 km

-Fortaleza/CE - 2.342 km

-Foz do Iguaçu/PR - 1.502 km

-Guarujá/SP - 692 km

-Guarulhos/SP - 598 km

-Itu/SP - 645 km

-Lagoa Santa/MG - 11,5 km

-Maceió/AL - 1.822 km

-Manaus/AM - 3.902 km

-Mangaratiba/RJ - 540 km

-Mata de São João/BA - 1.361 km

-Mogi das Cruzes/SP - 659 km

-Natal/RN - 2.326 km

-Porto Alegre/RS - 1.733 km

-Porto Feliz/SP - 678 km

-Porto Seguro/BA - 948 km

-Praia do Forte/BA - 1.404 km

-Recife/PE - 2.048 km

-Ribeirão Preto/SP - 539 km

-Rio de Janeiro/RJ - 471 km

-Salvador/BA - 1.371 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 971 km

-Santos/SP - 675 km

-São José da Lapa/MG - 5,1 km

-São Paulo/SP- 609 km

-Sete Lagoas/MG - 52,6 km

-Sorocaba/SP - 689 km

-Teresópolis/RJ - 422 km

-Viamão/RS - 1.724 km

-Vitória/ES - 537 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 -Casa da Cultura de Vespasiano - Museu

    -Prédio construído em 1927, possui um grande acervo de centro de pesquisas, com um Museu Histórico Dona Mariana da Costa e um Museu do Folclore "Saul Martins"
Rua: Francisco Lima, - Centro

 -Palácio das Artes Nair Fonseca Lisboa

   -Possui a Escola Capitão Carambola onde oferece cursos na área de Música, Cerâmica, Criatividade, Desenho, Teatro, Pintura e outros. O teatro também possui as salas de exposições Oscar Raimundo Machado e José Aguiar Pinto Coelho, e o auditório de teatro Valtério Araújo Valle que acomoda 219 pessoas.
Rua: Francisco Lima, s/nº - Centro

 -Praça JK (Quarterão Fechado JK)

    -Linhas Arquitetônicas modernas, coreto, fonte luminosa, relógio de sol e bem arborizada, é usada para manifestações populares e artísticas, cumprindo seu papel de integração social Localização: Centro

  -Praça Renato Barbosa Fonseca

    -Construída com base na história local, lembrando as velhas seretas e encontros sociais da classe estudantil. Localização: Centro

 -Praça Santana

   -Área pequena, tendo ao centro uma capela e uma gruta de concreto. Ao fundo a imagem de São Cristovão, é uma das praças mais antigas do município Localização: Centro

-CAM-Clube Atlético Mineiro

  -O Atlético é um dos clubes mais estruturados do futebol brasileiro. De seu patrimônio, fazem parte a Cidade do Galo, Shopping Diamond Mall, Sede Administrativa de Lourdes, Vila Olímpica, Labareda e Lojas do Galo. O centro de treinamento do Atlético é referência mundial. Em Maio de 2010, foi eleito o melhor CT do BrasiCom uma área de 250 mil m², é "Uma Verdadeira Cidade". A Cidade do Galo possui quatro campos de tamanho oficial, hotel de 1ª linha para concentração, com 20 suítes, sala de jogos, restaurante, auditório, deck de madeira panorâmico e cozinha semi-industrial, moderna sala de fisiologia, departamento médico e odontológico, vestiários, academia completa com equipamentos de última geração, piscina aquecida, tanque de gelo, caixa de areia e lavanderia. Em 2010, entre outras benfeitorias, o Atlético instalou, no Campo Um, a grama utilizada nos melhores estádios do mundo, e inaugurou um avançado Centro de Fisiologia do Esporte. O Atlético fica no seguinte endereço:Rodovia MG-424 - Km 21 - Bairro Jardim da Glória - Vespasiano (MG) - CEP: 33200-000.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Vespasiano destaca-se pelas suas manifestações folclóricas, como o tradicional Boi-da-Mata, e possui o Museu do Folclore Saul Martins, dos mais completos do gênero no país.

-Dezembro

  -Dia 27 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VESPASIANO

A Argentina estreia na Copa do Mundo Fifa 2014 em 15 de junho, contra a Bósnia, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) - See more at: http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae2014/Entre-j%C3%A1-em-campo/Sele%C3%A7%C3%A3o-Argentina-escolhe-Minas-como-sua-sede-durante-a-Copa-2014#.UtZpxydaZoEo
A Argentina estreia na Copa do Mundo Fifa 2014 em 15 de junho, contra a Bósnia, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) - See more at: http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae2014/Entre-j%C3%A1-em-campo/Sele%C3%A7%C3%A3o-Argentina-escolhe-Minas-como-sua-sede-durante-a-Copa-2014#.UtZpxydaZoEA Argentina estréia na Copa do Mundo FIFA 2014 em 15 de Junho, contra a Bósnia, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro/RJ.hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:PREFEITURA MUNICIPAL DE VESPASIANO

E-mail:

Telefones: (31) 3621-3268

Sites: http://www.vespasiano.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: Cartó[email protected]

Telefones: (31) 3621-1616 / 3806

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.indi.mg.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.citybrazil.com.br

-http://www.panoramio.com

-http://www.mg.superesportes.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Vespasiano

quando estive ai na primeira ves nao gostei mas com o tempo fui indo mais vezes e aprendi gosta e uma cidade tranquila boa pra ferias decanssar sou do rio muito agito entao sempre que da estou ai na casa dos meus amigos vçs tao de parabens tratam agente muito bem nota 10
Por: sonia regina lacerda

è uma cidade que esta mudando pra melhor da ultima vez que a visitei percebi muitas coisas diferentes Muito Bom Anderson josé São Paulo-SP
Por: Anderson José da Silva

cidade hospitalera com uma cultura bem mineira comidas tipicas bons restaurantes como vila rural
Por: luiz wagner

vespasiano é uma cidade linda, rica na cultura, havendo shows, teatros dentre várias outras programações muitissimo interessantes e que são grátis. Eu já fui e me apaixonei!
Por: karen carvalho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vespasiano
Fundação:
1948
Altitude:
693m
População:
65.441 habitantes
Área:
70,3km²
Densidade Demográfica:
930,88hab/km²
CEP:
33200-000

Envie seu comentário sobre Vespasiano