Varjão de Minas

Varjão de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Varjão de Minas!

banner

As melhores pousadas em Varjão de Minas podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Varjão de Minas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 900m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.278 habitantes. A área total de Varjão de Minas é de 654,8km², e sua densidade demográfica é de 5,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Varjão de Minas-MG é 38794-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Varjão de Minas

Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos do Interior

Circuito Turístico Campos Vertentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 “... O sertão se inicia aqui”. Assim escreveu o grande Guimarães Rosa em referência a Oliveira. Foi devido a uma estratégica localização é que surgiu o povoado que viria dar origem à cidade. Essa povoação na época colonial se encontrava entre a Vila de São João Del Rei, sede da extensa Comarca do Rio das Mortes, e o sertão do Alto Paranaíba, caminho para as minas de Goiás.
Hoje, Oliveira tem uma localização ainda mais privilegiada, quase às margens da BR 381- Fernão Dias, e fácil ligação com outras importantes rodovias.
A primeiras notícias oficiais que se tem da antiga localidade remontam à metade do século XVIII, quando, em 1754, Domingos Viera da Mota recebeu uma sesmaria em “Paragem do Campo Grande e Picada de Goiás”.
Vale aqui a explicação sobre essas duas denominações. O Dicionário Histórico Geográfico de Minas Gerais esclarece: “A Picada de Goiás era a designação escolhida para todas as sesmarias situadas nas vizinhanças daquele caminho desde São João Del Rei até Paracatu; da mesma forma, Campo Grande era expressão designativa de toda vasta região que ia de São João Del Rei até Goiás, ou melhor, até o Alto Paranaíba.”
Em 1758, a sesmaria de Domingos Vieira foi arrematada por André Diniz Linhares. No documento de diplomação, já há uma referência a Capela de Nossa Senhora de Oliveira. Poucos anos depois, têm-se referências sobre vários moradores que obtiveram sesmarias como: Josefa Maria de Sá, em 1765; Dr. João Antônio da Silva Leão, 1768; Antônio Ribeiro de Morais Castro, 1768; e Antônio Martins, em 1771.
Devido ao movimento de tropeiros e viajantes que iam e viam pelos sertões das Gerais, o povoado  ganhou novos moradores e novas casas, surgiram vendas e capelas. No dia 16 de março de 1839, a freguesia foi elevada a Vila de Nossa Senhora da Oliveira, e pela lei provincial Nº 1102, de 19 de setembro de 1861, a Vila foi elevada à Cidade com o nome de Oliveira.
A devoção a Nossa Senhora da Oliveira sempre foi muito popular em Portugal. Prova disso são as inúmeras paróquias a ela dedicadas nesse país. Em Minas Gerais, a devoção a Senhora da Oliveira chegou com os aventureiros que afluíam para a Capitania das Minas em busca do ouro e acabou dando nomes a algumas localidades como: o Arraial de Nossa Senhora da Oliveira do Piranga, Capela de Nossa Senhora da Oliveira de Borda do Campo, Capela de Nossa Senhora da Oliveira na freguesia do Sumidouro. Em Portugal, Nossa Senhora da Oliveira era invocada como padroeira dos oficiais confeiteiros, carpinteiros de carruagem e de carros em geral e dos picheleiros.
A economia municipal está centrada na agropecuária, nas pequenas indústrias, na prestação de serviços, no serviço público, em educação e comunicação. Na zona rural, a pecuária leiteira e a monocultura do café continuam predominando. A extração de granito também movimenta a economia da cidade.
A cidade orgulha-se de ser o berço de um dos maiores cientistas brasileiros, Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas, descobridor da doença que leva o seu sobrenome. Ela também faz questão de cultivar suas tradições religiosas e culturais. A Festa de Nossa Senhora do Rosário é considerada uma das mais autênticas de Minas Gerais. È o único local que possui o quartel general das guardas de congo de Minas Gerais.  As celebrações em homenagem à padroeira, à Semana Santa e ao mês de Maria também são realizadas com toda fé. Quando o assunto é manifestação popular, o ótimo carnaval agita toda a região com seus blocos e escolas de samba.
Construções religiosas e civis do século XVIII, XIX e XX compõem o significativo patrimônio histórico da cidade, que vem sendo preservado e tem valorizado todas as fases da história e cultura oliveirense.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

22 de Janeiro

Gentílico

varjonense

População

6.065 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade acolhedora e simpáitica. Confira!

Clima

Tropical

Temperatura Média

23,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste de Minas

Limites

São Gonçalo do Abaeté, Presidente Olegário, Patos de Minas.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

399 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARJÃO DE MINAS

E-mail:

Telefones: (38) 3567-5004

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Varjão de Minas

estava a 20 kilomentro da cidade mas teve que volta que pena.
Por: ronaldo alves ribeiro

otimo localidade fasio de chegar estrada boa gostaria de vir foto da mesma por favor.
Por: ronaldo alves ribeiro

VARJÃO E SIMPLISMENTE UMA CIDADE MARAVILHOSA EU SOU DE LA MAIS ESTOU MORANDO NO DF HA 3 ANOS MAIS VOU LA SEMPRE QUEM FOR LA VAI GOSTAR MUITO TEM MUITAS BELEZAS POR LA PRINCIPALMENTE O POVO MINEIRO QUE SÃO OS MELHORES VAI E CONFIRA
Por: Rafael

eu nao moro no Varjao mas sou de lá.moro em Rondonopolis mT,amo de paixão esta cidade maravilhosa,tenho muito parente lá,e por isso a saudade é demais.
Por: evani maria teixeira proenca

ja vivi quando era bem menor mas e minha terra amo isto ai cuida bem da p mim amo vcs
Por: helia melo

nasci em Patos de Minas, mas fui criada aqui tenho 16 anos sempre gostei daqui pois essa cadade apesar de ser pequena é muito calma aqui temos opçoes, varios restaurantes hoteis pra quem quer ter férias camas esse é o lugar certo mais pra quem quer agitaçao aqui também tem opçao temos varias cachoeiras lindas!!!
Por: mineirinha original

o lugar em so o ouro dia falta agua e de noite falta luz muito bom essa cidade e porisso que eu volto sempre ai agua das boas que bebe dessa agua sempre volta
Por: paulodias

Cidade de pessoas hospitaleiras,boa para relachar das cidadades grandes. Eaproveitem muito a cachoeira,pois é um otimo lugar. SAUDADES DE FAMILIARES ABRAÇOS......
Por: Rosana augusta

e uma cidade muito acolhedora e muito bonita o prefeito esta de parabens
Por: robson batista dos santos

varjao tem um povo hospitaleiro e acolhedor, e dizen que quem bebe da agua de varjao nao vai embora nunca mais
Por: marilia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Varjão de Minas
Fundação:
1997
Altitude:
900m
População:
3.278 habitantes
Área:
654,8km²
Densidade Demográfica:
5,01hab/km²
CEP:
38794-000

Envie seu comentário sobre Varjão de Minas

banner