Turmalina

Turmalina-MG
banner

Bem-vindo a Turmalina!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Turmalina, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Turmalina.

A cidade de Turmalina, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 718m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.105 habitantes. A área total de Turmalina é de 1.134,0km², e sua densidade demográfica é de 15,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Turmalina-MG é 39660-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Turmalina

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1750, chegam à região onde hoje se localiza o município vários desbravadores, que se fixam no local para a criação de gado e agricultura. Segundo a tradição, por essa época surgem três tropeiros transportando a imagem da Virgem da Piedade e se estabelecem no local, onde, posteriormente, é construída uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Piedade. O arraial que se formou recebeu o nome da santa e, em 1840, o curato é elevado a distrito com o nome de Piedade. Em 1923, passa a denominar-se Turmalina. Emancipa-se em 1948, desmembrando-se de Minas Novas.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

turmalinense

População

18.046 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

No Alto Jequitinhonha, distante cerca de 500 quilômetros de Belo Horizonte, pelas rodovias MG-208 e MG- 367, o município tem na silvicultura do eucalipto, para produção de carvão vegetal a maior força de sua economia toda ela voltada para as atividades agropecuárias.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

21,9º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/Mucuri 

Limites

Leme do Prado
Botumirim
Bocaiúva
Carbonita
Veredinha
Capelinha
Minas Novas

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-135, BR-259, BR-367, MG-308

Distâncias:

Da capital:

521 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Mirante do Cruzeiro

Artesanato em Bordado

Artesanato em Argila

Lapa do Veado

Lago da UHE Irapé (A mais alta hidroelétrica do Brasil)

Atrativos   

Existem vários rios e riachos na região que são belos.

Capela
   
A Lenda da Fundação do Arraial da Piedade  - No principio era apenas o riacho correndo entre samambaias e lírios do brejo. Água tão cristalina e de tão bom-gosto, que os antigos tropeiros que por ali passavam preferiam pernoitar sob a frondosa copa de uma figueira do que ocupar as margens do ribeirão Santo Antônio, precisamente onde ele se encontra com o ribeirão do “Mato Virgem”. Foi na terceira década do século XVIII, entre 1730 e 1735, num outeiro enquistado numa pequena ondulação Planaltina, onde o tropeiro Tomás Correia descansou, para iniciar depois sua viagem com destino à vila de São Pedro das Minas Novas do Fanado.

Senhor Morto

A imagem do Senhor Morto veio de Paris e aportou em Filadélfia (Teófilo Otoni), de lá, foi transportada para o arraial da Piedade nos idos de 1879. Depois a imagem foi conduzida da Chácara da Conceição por procissão solene pela irmandade do santíssimo sacramento local até a capela de Piedade. A imagem do Senhor Morto é de cedro tem 1,70 m, cabelos naturais, olhos de vidro e expressão apática. A peça encontra-se guardada envolta em vidro na atual Matriz da cidade.

Artesanato de cerâmica

Segundo relatos populares, a técnica de trabalhar com a argila teria surgido com a chegada dos alemães e a mistura entre índios, africanos e portugueses. Aos poucos, o artesanato teria tomado forma, deixando para traz sua função utilitária doméstica. Da sensibilidade dos artesãos, foram nascendo várias formas de expressão que, compartilhadas pelas comunidades de Campo Alegre e Buritis, alcançaram um alto nível de beleza e qualidade. A beleza, sensibilidade e riqueza das peças extrapolaram os limites do município, do Estado e do Brasil, conquistando apreciadores de vários países, nas feiras e exposições em que se fazem presentes.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Festival da Canção Popular-FESTUR, realização que se insere a cada ano no calendário artístico da cidade, vem se tornando acontecimento importante na região, atraindo turistas de várias cidades vizinhas. 

 Maio
   
- Galope Show no mês de Maio

 Julho

- Festa do Divino no mês de Julho

 Setembro

- FESTUR Festival da Canção em Turmalina no mês de Setembro

 Outubro


- Festa do Rosário no mês de Outubro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TURMALINA

E-mail:

Telefones: (38) 3527-1257

Sites: http://www.turmalina.mg.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3527-1217

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.indi.mg.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Turmalina

Conheço esta cidade há mais ou menos 15 anos, sempre que posso nas férias visito este local de lindos arboredos e clima ameno.....Isso sem falar na culinária qu é show de bola, moradora de Cubatão conheci Turmalina e me encantei, também sou casada com um turmallinense. O Cruzeiro, não poderia deixarde falar, sua vista é simplesmente deslumbrante, também tem a praça no centro onde realmente acontece todos eventos. Enfim se comentar tudo não tem graça. Visite e se surpreenda...vale a pena!!!!
Por: maria marcione da silva azevedo

eu já fui em turmalina na copra do brasil de futebol eu fui era do time csu de marquito e o time de turmalina era cerrado é uma cidade muito linda
Por: gustavo

os pontos turisticos de turmalina sao lindos bom de curtir , que cidade linda de se viver quero morar nessa cidade maravilhosa adorei
Por: Jessica Natana Sales De aquino

Turmalina é uma cidade magnifica e linda vale apena conhecer essa cidade que é conhecida como a JOIA DO VALE. Linda....
Por: Ricardo CS

amo essa cidade moro e teixeira de freitas ba mas morei ai por um ano e nao esqueco dessa cidade maravilhosa e melhor do que a cidade é o pessoal que nos acolhem de uma forma maravilhosa valeu saudades e um grande abraço
Por: vinicius araujo

Turmalina, cidade simples, pessoas humildes mas de um coração imenso de carinho, amor, fraternidade, simplicidade enfim Turmalina é uma cidade que eu não imaginava que existia, mas para minha alegria existe e faz parte de minha história PARABÈNS A TODOS OS TURMALINENSES
Por: Eleni

GENTE ESSA CIDADE É OTIMA PARA SE MORAR AQUI É BEM TRANQUILO!! EU AMOO MUITO TURMALINA E SE VC Ñ CONHECE DEVIA CONHECER!! LUGAR OTIMO D + VIU ! PODE APOSTAR! UM BEIJO E FICAM COM DEUS!!!
Por: FRAM

nasci em tumalina moro em ribeirao mas meu coraçao e de tumalina te amo turmalina saudades de ti
Por: celia

Turmalina cidade bonita tem lindas e pequenas parece um jardim Turmalina tem ouro e tem gado tem ceu estrelado e riquezas sem fim.... Quantas saudades de tudo e de todos que ai vivem!!!
Por: nilza alves de azevedo castro

Conheci a Cidade de Turmalina, muito simples mas bem aconchegante, vá conhecer a Festa do Divino é linda você naõ vai se arrepender
Por: Eleni

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Turmalina
Fundação:
1948
Altitude:
718m
População:
17.105 habitantes
Área:
1.134,0km²
Densidade Demográfica:
15,08hab/km²
CEP:
39660-000

Envie seu comentário sobre Turmalina