Timóteo

Timóteo-MG
banner

Bem-vindo a Timóteo!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Timóteo e muitas outras opções de hospedagem na cidade Timóteo. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Timóteo.

A cidade de Timóteo, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 333m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 70.325 habitantes. A área total de Timóteo é de 145,6km², e sua densidade demográfica é de 483,00hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Timóteo-MG é 35180-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Timóteo

Roteiros do Brasil

Região Turística Encanto Verde

Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas

 

 hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

João e Manuel Lino de Sá iniciaram o povoamento da região onde hoje se encontra Timóteo: terras que o antigo proprietário, Francisco de Santa Maria, havia denominado São Francisco de Santa Maria, e que os novos donos chamaram de São Francisco do Alegre.
Outras famílias vieram se estabelecer no local, formando um arraial, pertecente ao município de São Domingos do Prata.
Por volta de 1915, o mascate Manoel Timóteo montou no lugarejo a Tendinha do Timóteo, onde se reuniam os trabalhadores das fazendas vizinhas.
Em 1932, o arraial de São Sebastião do Alegre, já então conhecido por Timóteo, foi elevado a distrito e, em 1938, passou a fazer parte do município de Antônio Dias, sendo, em 1948, incorporado ao município de Coronel Fabriciano.
Com a fundação da Cia. Aços Especiais Itabira - ACESITA, em 1944, a região recebeu grande impulso e, em 1962, Timóteo foi elevado a município.
Sua maior atração natural é o Parque Estadual do Rio Doce, com vegetação da Mata Atlântica, 42 lagoas e várias espécies da fauna brasileira.

Significado do Nome

A denominação atual é uma homenagem ao caixeiro-viajante.

Aniversário da Cidade

29 de Março

Gentílico

timotense

População

81.119 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Povo acolhedor, onde oferece muita tranquilidade para quem quer fugir do grande agito da cidade grande!

Clima

Tropical úmido de savana, megatérmico

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Rio Doce

Limites

Norte; Ipatinga e Coronel Fabriciano; Oeste: Antônio Dias; Sudoeste: Jaguaraçu; Sul: Marliéria; Leste: Caratinga e Bom Jesus do Galho.

Acesso Rodoviário

 


 

Distâncias:

Da Capital:

 

198 km

Outras


 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Parque Estadual do Rio Doce

Estação Ferroviária

E. F. Vitória a Minas (n/d-2005) 
MÁRIO CARVALHO
Município de Timoteo, MG
EFVM - km    MG-3133
Inauguração: n/d
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: Sem maiores dados sobre a estação de Mário Carvalho, nome de um antigo engenheiro da Cia. Vale do Rio Doce, estação ativa até hoje. A partir dessa estação, no sentido Vitória, a estrada passa a acompanhar o rio Doce, após a foz do rio Piracicaba.

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

 Abril

29 - Aniversário da Cidade.
 
 Janeiro

 

Festa do Padroeiro - São Sebastião. 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMÓTEO

 

E-mail:

 

Telefones: (31) 3847-4715

 

Sites: http://www.timoteo.mg.gov.br/

 

SUB-PREFEITURA:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

1º TABELIONATO DE NOTAS:

 

E-mail: [email protected]

 

Telefones: (31) 3849-1317

 

Sites: http://www.tabelionatodetimoteo.com.br

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

 

HOSPITAIS:

 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

 

DELEGACIA DE POLÍCIA:

 

OUTROS:

 

E-mails e telefones:

 

Sites: http://pt.wikipedia.org/

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Timóteo

Essa cidade é d++++++++++++++++ apesar do calor .mas da pra viver super ben nessa cidade porque o povo é acolhedor e bem legais.
Por: lidiane cristina alves

gostei...é a cidade do mineirinho...e gosto dele também.
Por: Elaine

Eu amo timoteo demais,minha cidade meu coração.Breve estarei de volta.me aguarde cidade amada
Por: Kariny

Linda cidade, onde oferece sussego e muita tranquilidade. Tipica cidade do interior onde concentra um rico polo industrial com muitas oportunidade.. Timóteo é tudo de bom...
Por: Adirley Soares

minha cidade minha vida nasci cresci e me criei .amo de paixao e agradeço a DEUS por vc existir.
Por: silvia

Amo Timóteo. Resido aqui faz quase 40 anos. Foi nesta cidade que estudei, trabalhei e construí minha família, portanto eu a acho linda, maravilhosa e nunca quero mudar de cidade. Parabéns Timóteo. Você é meu orgulho.
Por: maura de oliveira campos

Eu,tive a oportunidade de conviver nesta cidade dos meus sete anos aos dezoito anos,cada vez que visito minha familia que residem nos Bairros:Sta Maria,Quitandinha,Ana Moura e Recanto Verde. Fico encantado com arquitetura apricada neste Municipio.Na ultima visita a Timoteo levei um amigo de Conceiçao da Barra-ES, q ficou encatado com as igrejas catolica e com toda cidade.
Por: Geraldo Nonato da Silva

Cidade maravilhosa, lindo lugar....., Deus conserve e abençoe.
Por: Edneia Lopes

Temos comentado neste post lagoa Don helvecio(lagoa turismo ou lagoa do bispo)que recebeu este nome por causa do Bispo don helvecio,pico da ana moura,cachoeira da jacuba,recanto das palmeiras,lagoa tiririca que fica proximo a localidade.sao pontos turisticos otimos.tambem para quem aprecia uma boa pescaria ten varias lagoas,contendo varias lagoas como lagoa da barra ,lagoa jacare,lagoa da almersega lagoa turismo,lagoa aguape etc..
Por: claudio

Conheço a cidade, adoro esse lugar praticamente toda família paterna mora em Timóteo. Realmente é muito bom o local, mas tenho muita vontade de conhecer alguns pontos turísticos, pois qdo vou até aí tenho pouco tempo para passear, só mesmo na casa de familiares.
Por: Gicelli Alves dos Santos

Timóteo, cidade hospitaleira com ampla rede de hotéis, restaurantes, clubes, cachoeiras . lagoas e pontos turisticos como picos e altas montanhas com bela vista e paisagem exuberante..venha confira e divulgue.
Por: Adair Eller Gonçalves

a cidade omde emcomtrei a paz e o amor de minha limda celia minha professorinha do ana moura adorei a cidade dela timoteo umparaiso
Por: gildo nascimento

Cidade onde moro, e, da qual muito me orgulho!!!!!
Por: Iris Félix

Timóteo cidade dos sonhos, cidade limpa de pessoas maravilhosas, gostaria muito de receber fotos da Igreja Matris, da praça emfim eu amo essa cidade,quem ainda não conhece está perdendo uma grande oportunidade.
Por: Neide O.Veríssimo

eu mora en timoteo e gosto muito da minha cidade......
Por: bruna

Nasci,morei à vinte anos em Timóteo ,conheço,e sempre estou visitando,porque e a cidade que amo muito,e todos meus famíliares,amigos vivem nessa cidade maravilhosa.
Por: Elisângela De Souza Gonçalves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Timóteo
Fundação:
1962
Altitude:
333m
População:
70.325 habitantes
Área:
145,6km²
Densidade Demográfica:
483,00hab/km²
CEP:
35180-000

Envie seu comentário sobre Timóteo

banner