Setubinha

Setubinha-MG
banner

Bem-vindo a Setubinha!

banner

As melhores pousadas em Setubinha podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Setubinha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 731m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.116 habitantes. A área total de Setubinha é de 185,0km², e sua densidade demográfica é de 43,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Setubinha-MG é 39688-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Setubinha

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Setubinha implantado em 1997, já pertenceu a outros municípios, mas foi na condição de Distrito de Malacacheta, que se emancipou, através do Plebiscito realizado em 22/10/95 e da Lei de Criação nº 12.030, de 21/12/95, sancionada em 22/12/95.
Ainda que  grande parte dos documentos referentes ao município, tenha se perdido em duas enchentes do Rio Araçuaí, muito se conservou de sua história, que é mais antiga do que a história de Malacacheta.
Por volta de 1830, a região foi visitada por um português, cobrador de impostos e Guarda-mor do Império, chamado Jerônimo. Este, a caminho de Teófilo Otoni, seguindo a trilha aberta por Benedito Otoni (com o objetivo de descobrir afluentes  do Rio Mucuri que o levassem ao mar – na Bahia)  passando por Setubinha – na época Sesmaria de uma família originária da cidade portuguesa de Setúbal – resolveu instalar-se definitivamente no local.
As terras visitadas foram doadas em sesmaria a uma outra família portuguesa, de nome Batista de Miranda, que nelas construiu as primeiras casas, por volta de 1840.
Em 1841, a povoação conhecida como Santo Antônio do Setubinha, já servia de referência para Cassimiro Gomes Leal. Por ela passaram, em 1847 e 1852, as expedições de Teófilo Benedito Otoni rumo ao Vale do Mucuri.
Novas famílias, algumas de tradição mineira como a Paula Dias, que descende de Alvarenga Peixoto, foram chegando e trazendo o progresso para a povoação, que se tornou Paróquia e foi elevada à categoria de Distrito de Minas Novas.

Gentílico

Setubinhense  

Significado do Nome

O principal rio desta sesmaria recebeu o nome de Setúbal em homenagem à cidade natal dos portugueses. Parte dela, que foi doada para outra família, tinha sua área territorial banhada por um afluente do rio Setúbal, que por ser de menor porte, recebeu o nome de Setubinha, originando-se, assim, o nome  atual do município: Setubinha.

Aniversário da Cidade

22 de Dezembro 

População

10.855 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Localidade humilde, simples de um povo hospitaleiro.

Clima 

Ameno

Temperatura Média

21,9º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/Mucuri

Limites

Novo Cruzeiro
Minas Novas
Angelândia
Malacacheta
Ladainha

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-116, MG-217

Distâncias:

Da Capital:

580 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SETUBINHA

E-mail:

Telefones: (33) 3514-9213

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3514-9057

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Setubinha

eu amo setubinha eu recido aqui em são paulo.eu estou com muito orgulho dessa cidade por esta dessenvolvendo.só que apesar de tudo isso deveria haver mais emprego.eu agora estou acompanhando setubinha pela internet. beijos! vania... são paulo
Por: evania lima martins

olá pessoal jah visitei essa cidade tenho familiares que moram lá e confesso é um lugar super interessante com pessoas acolhedoras que te acomodam na residencia quandu necessario um lugar onde se pode respirar sossegada onde tem calmaria um lugar magnifico adoro lá sempre que posso minhas ferias são lá
Por: alexandra lemes

eu moro em setubinha 16 anos,e por isso eu conheco setubinha muito bem...eduardo santos
Por: eduardo

ola.eu sou de setubinha e amo esta cidade,mesmo ela sendo tao pobre.setubinha hoje e conciderada a cidade com o idh mais baixo do brasil.mas a vantagem e q aqui as pessoas vivem em paz e sossego.sou setubinhesse com muito orgulho.
Por: simone oliveira

Minha mãe, Aurora Paulino Maciel, filha de Josefina da Costa Alecrim e Gabriel Paulino, nasceu e viveu muitos anos em Setubinha, comprou até uma casa na rua principal, mas infelizmente ela não chegou a morar em Setubinha. Ela ainda tem familiares que vivem na cidade. Meu tio Joaquim mora em Malacacheta. Passamos muitas férias em Setubinha mas a muitos anos não vou lá. É um lugar muito lindo e sossegado, comparado ao Rio de Janeiro. Abraços, Fátima
Por: Maria de Fátima Paulino Maciel

MEU NOME E ALISSON SOU NATURALIZADO DE MALACACHETA MAS MOREI EM ETUBINHA TE MEUS15 ANOS AGORA MORO EM SAO JOAO EVANGELISTA MAIS SETUBINHA PRA MIM CONTINUA SENDO AMINHA CIDADE QUE EU TANTO GOSTO DE ADMIRO PORQUE SO QUEM VIVE LA E VAI EMBORA SABE O QUE E FICAR LONGE DE LA ESSA CIDADE E TUDO DE BOM
Por: ALISSON

Olá pessoal, minha família é desta terra, tenho primos, tias e tios que ainda residem ai, tenho muita curiosidade de visitar kem sabe ainda este ano, saudades de todos ai, principalmente do José Maria Pinto filho de Serafim Pinto da Cunha.
Por: Renata Nascimento Ciriaco

Sou filho desta cidade, moro em sao paulo ha 40 anos meus pais RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS E ROSA DE PAULA SANTOS tenho vários tios ai, e primos, por ezempli minha tia FIINHA, meu pri VICENTE MARTINS, jameis voltei ai, e gostaria muito de receber um arquivo de fotos da cidade tenho muita saudade abraço a todos rui
Por: rui geraldo de paula santos

Sou natural de Setubinha, filha de Otávio andrade Cãmara e dona Dininha.Me orgulho muito da cidade onde nasci, é um chão sagrado e que nunca sai do coração de seus filhos, mesmo que eles vivam em outras terras e que estejam longe daí por força de circunstância. As lembranças da minha infãncia em Setubinha me acompanham e vão me acompanhar para sempre. Que saudade.. Ao povo de Setubinha e aos meus parentes e amigos, desejo um feliz Natal e um 2011 repleto de alegria, com votos de que o poder público faça realmente alguma coisa por este povo sofrido e guerreiro e especialmente tire a cidade da lista negra do analfabetismo.
Por: etelvina câmara

CONHEÇO E AMO SETUBINHA CIDADE LINDA DE GENTE HOSPITALEIRA...... CRESCENDO CADA DIA MAIS.
Por: marilene

minha cidADE QUERIDA TE AMO SET UBINHAONDE NASCI VOU MORRER MINHA TERRA NATAL VAI UM ALO PRA TODOS MEUS AMIGOS DE SETUBINHA E REGIAO PARA MINHAS AMIGAS IRMAOS TIAS TUIOS AVOS PARA O PREFEITO JOAO DE TEO E PARA MINHA GRANDE AMIGA CECILIA
Por: nataly

Naci nesse lugar aonde eu agradesso a Deus por tá vivo e são e ter Essa liberdade de ver esta cidade prosperando juntoas autoridade , Naci em 1944 filho de sebastião moreira gomes e de Maria lopes de sousa, conheço a famlia do eis sr, hacido e familia, sai dai em 1960, um grnda abraço aus setubençe.
Por: Ernesto lopes gomes

SETUBINHA, minha cidade natal, minha familia mora la. essa pequena cidade senpre estara guardada em meu coracao!!! sz sz sz sz SETUBINHA EU TE AMOOO!
Por: priscila rodrigues

Sou filha de Setubinhese muito apaixonado por essa cidade, pois lugar maravilhoso de se viver.Tenho varios parente por lá! Gosto muito de ir passar ferias em Setubinha...
Por: Beatriz Peixoto de Paula

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Setubinha
Fundação:
1997
Altitude:
731m
População:
8.116 habitantes
Área:
185,0km²
Densidade Demográfica:
43,87hab/km²
CEP:
39688-000

Envie seu comentário sobre Setubinha