Serro

Serro-MG
banner

Bem-vindo a Serro!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Serro, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Serro. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Serro para programar a sua viagem.

A cidade de Serro, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1714. A localidade está em uma altitude de 781m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.014 habitantes. A área total de Serro é de 1.244,1km², e sua densidade demográfica é de 16,89hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serro-MG é 39150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serro

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico dos Diamantes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

É uma região de mineração, e por este motivo foi explorada por várias expedições, desde 1702, assim sendo não se tem com precisão quem realmente foi o fundador deste município. A paróquia de Serro foi fundada em 1703 pelo Cônego Trindade. Em 29 de janeiro de 1714, o arraial primitivo de Lavras Velhas do Serro, foi elevada a vila com a denominação de Vila do Príncipe. Em 17 de fevereiro 1720, a comarca do Serro foi criada e demarcada e em 6 de março de 1838 foi elevada à categoria de cidade com o nome de Serro.
Serro é considerada uma das mais belas e pitorescas cidades mineiras. Sua arquitetura tipicamente colonial chama atenção de estudiosos e leigos. Possui um belo acervo histórico/cultural, desde edificações, até museus e curiosidades populares ( festas, comidas típicas...).

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de Janeiro

Gentílico

serrano

População

20.833 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Local paradisíaco com um povo acolhedor, cidade cercada por cachoeiras onde a tranquilidade impera. Vale à pena conhecer!

Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Diamantina, Couto de Magalhães de Minas, Rio Vermelho, Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Sabinópolis, Presidente Kubitschek e Datas.   

Acesso Rodoviário

Belo Horizonte - BR 040 sentido Brasília, chegando em Paraopeba. Após 28 Km, virar à direita na BR135 em direção a Curvelo. Entrar na BR 259 sentido Inimutaba, passando por Ribeirão, Gouveia, Datas, Trinta Réis, Presidente Kubistchek até chegar em Serro.

Ou - MG 10 sentido Lagoa Santa, passando por Almeida, Cardeal Mota, Conceição do Mato Dentro, São Sebastião do Bom Sucesso até chegar em Serro.

Distâncias:

Da Capital:

326 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Bica do Vigário

Localizada na sede do município é uma bica construída em estrutura de pedra sabão e calçamento em pé-de-moleque, onde aflora de dentro das pedras uma água límpida que dizem ser afrodisíaca.

Cachoeira Carioca

Localizada próximo a sede do município, aproximadamente a uma distância de 26 km, com acesso caminho para carro.
 
Cachoeira Cascatinha

Localizada na Várzea do Rio do Peixe, a cachoeira fica a 6 Km da Sede do Município. Detalhamento do acesso mais utilizado : Saindo da Pça. João Pinheiro, seguir rua Fernando Vasconcelos, rua Sinval Lins, Rua N. Sa. de Fátima, BR 259 até chegar na Várzea, virar à direita na bar do Sr. Heitor, seguir mais 1 km e virar à direita novamente e andar à pé uns 50 metros. Chega-se até ela por estrada de asfalto até bem próximo do local, via Diamantina/Serro. Apresenta baixo volume de água, com a presença de quatro pequenas quedas d’água e a formação de uma pequena praia de areia. A água é transparente e fria. A paisagem circundante apresenta árvores de pequeno porte e gramíneas.
 
Cachoeira de São Gonçalo

Localizada no Centro do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras. Para ter acesso à cachoeira, partindo da rua do Rosário, basta seguir até a ponte e virar à esquerda indo até ao final da rua. A cachoeira apresenta uma queda de aproximadamente 10 metros de altura e pequeno volume de água, que desce por um paredão de pedras. Sua água é transparente.
 
Cachoeira do Moinho

Arredores da Fazenda do St. Constantino Ribeiro , no distrito de Milho Verde.
Distância do Distrito : 2 km
Nos arredores de Milho Verde, conta com duas quedas d’água de aproximadamente 15 metros de altura, com águas límpidas e frias. Na cachoeira existe um poço de aproximadamente 30 metros de comprimento por 4 metros de largura, oferecendo possibilidade de banho.
 
Cachoeira do Moinho de Esteira

Localizada na BR 259, na altura do Km 430, antigo Moinho de Esteira - Serro
Distância da Sede do Município : 20 km
Meios de acessos ao atrativo : Rodoviário - estrada asfaltada.
Detalhamento do acesso mais utilizado : Saindo da Praça João Pinheiro, seguir rua Fernando Vasconcelos, rua Sinval Lins, rua N. Senhora de Fátima e BR 259 até a altura do Hm 430.
Histórico
Localizada na BR 259 Km 430, a cachoeira tem aproximadamente 200 metros de corredeira, passando por um túnel por debaixo do asfalto, dividindo-se em duas. Apresenta volume de água satisfatório, com poços de até 4 metros de largura, possui 3 pequenas queda. Após o asfalto há dois poços com possibilidade de banhos, onde a água é limpa e fria. É perto da nascente do Rio Jequitinhonha.
 
Cachoeira do Pacu

Localizada no lugarejo Chamado Pacu, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, a 2 Km do distrito. A Cachoeira do Pacu possui, aproximadamente, 7 metros de altura. Com pouco volume de água, apresenta águas cristalinas. No local não há possibilidade de banho, o que acontece só ao longo do rio.
 
Cachoeira Grota Seca

Localizada nos arredores da Fazenda Grota Seca, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, a Cachoeira Grota Seca apresenta um grande volume de água de cor turva, por causa do garimpo na área. Possui 30 quedas d’água que formam poços com possibilidade de banho, apesar das muitas pedras escorregadias existentes no local.
 
Cachoeira Malheiros

Localizada na Fazenda Malheiros ou Pedra Redonda, a cachoeira fica localizada a 10 Km da Sede do Município. Detalhamento do acesso mais utilizado: Saindo da Praça João Pinheiro, seguir rua Fernando Vasconcelos, rua Sinval Lins, Rua Augusto Clementino e estrada MG10 - Serro/ Conceição do Mato Dentro até a fazenda do Dr. Francisco, virar à direita até chegar na 1º parte da cachoeira. A cachoeira é de aproximadamente 5 metros de altura, sendo utilizada como tobogã. Forma dois poços com grande volume de água. A água é limpa e fria, saindo dentro de algumas pedras ou rochas. No local há possibilidade de banho.
 
Calçada de Pedra

Está localizada entre Milho Verde e Três Barras. Calçada toda feita de pedras pelos escravos, por onde passavam os tropeiros. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO

E-mail:

Telefones: (38 ) 3541-1368

Sites: http://www.serro.tur.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3541-1368 / 1464

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3541-2775

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.estradareal.org.br   

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serro

Conheco minha mãe é dessa cidade maravilhosa todo ano vamos vissitar nossos parentes e participar da festa do rosario amo essa cidade e linda
Por: Tatiana

EU SOU DO SERRO MAS MORO AQUI EU AMO ESTA LINDA CIDADE MINHA FAMILIA AINDA MORA AI GOSTO DAS FESTAS QUE SAO TUDO DE BOM EXP CARNAVAL E FESTA DO ROSARIO TAMBEM GOSTO DA FESTA DO CAVALO BEIJOS A TODOS
Por: FATIMA

ola meu nome e fatima nasci e fui criada nesta linda cidade fiz grandes amizades depois mudei para bh mas quando semple vou ai nas mellores festas um abraços para os professores do ginasio EEMEL e todos voces
Por: m de Fatima

Conheço minha mae e da cidade, e uma cidade maravilhosa tods os anos vou passear ai .conheço a festa do rosario e tb tive a oportunidade de conhecer tb o distrito chamado via deputado augusto clementino. a Capelinha e participar do jubileu nossa senhora das dores e lindo amo essa cidade.
Por: TAtiana

Olá , eu tinha ouvido falar dessa cidade há muito tempo. qdo eu estava estudando em Sao Joao Evangelista.tive a oportunidade de conhdecer mas nao tinha grana.Mas qdo eu resolvi me casar nao tive dúvidas de onde eu passaria ma minha lua de mel, minha esposa ficou meio desconfiada , mas foi paixão a primeira vista.a pousada do sr Morais lá em Mlho Verde é maravilhosa pretendemops voltar lá assim q o Marco Áurelio nascer um abraço a todos ai !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: nilton césar

o serro e uma cidade maravilhosa eu sei pq moro nele
Por: victor

cidade maravilhosa pasei minhas ferias la foi uma belesa
Por: luciano

cidade maravilhosa sou encantado com ela se pudesse estaria todo ano nesta belissima cidade
Por: mauricio luciano ferreira

gosto muito de serro uma cidade liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda
Por: viviane

eu gosto muito do serro porque tenho uma ligação materno minha mãe nasceu no serro e também squando eu fui no serro eu tinha 11 quando eu valtei parecia que estava com 11anos mais tina33 anos foi encrivel para mim amo bastante essa terra bjus
Por: carlapacheco da rocha pinto

Sim conheço a cidade do Serro. Estudei lá por 2 anos no colegio. Adorava a cidade e até hoje sinto saudades daquele tempo. Quero retornar para um passeio pelas ruas e escadarias e matar as saudades.
Por: Cláudia

A CIDADE DO SERRO,ALÉM DE SEU PESO HISTÓRICO, É UM LOCAL BASTANTE ACONCHEGANTE E COM ARRAIAIS LINDOS, COMO O DE PEDRA REDONDA (A 8 KMDO CENTRO DO SERRO) ONDE SE LOCALIZADA UMA GIGANTESCA PEDRA COM O FORMATO DA ARCA DE NOÉ VIRADA PARA BAIXO, FANTÁSTICO!!! E POUCO CONHECIDO ESSE MESMO ARRAIL ABRIGA AINDA A MARAVILHOSA CACHOEIRA DE MALHEIROS, OUTRA PRECIOSIDADE DA REGIÃO, VALE CONFERIR!!!
Por: IDENIL E.DOS SANTOS

Para mim esta cidade representa minha infancia. Um lugar maravilhoso onde ainda tenho amigos,familiares e conhecidos. Todo ano vou a festa do Rosario. Amo esta terra e escrevi um livro sobre ela que sera lançado em fevereiro de 2010. Beijos a todos os serranos.
Por: Margareth Helena da Silva Leite

Serro é sem dúvida uma das cidades mais lindas! Torço para que o Turismo se desenvolva mais na cidade e o mais importante: contribua para o desenvolvimento da comunidade local. E a festa do Queijo e principalmente a Festa do Rosário já são ícones que tem contribuido para divulgar a localidade. Gente, aproveitem v para visitar a cidade de 02 a 04/07, eu tó indo com um grupinho (especial) pra lá quem quiser ir é so ligar: 9407-9991! Vale a onhecer o Serro nesta época!!!!
Por: Ataiza Garcia

Esta cidade é maravilhosa,estive ai em 2006 no aniversário de Serro,tinha as feirinhas as boates barracas,muito bom só não lembro que mês que foi, estou querendo volta em Serro porque foi muito bom vocês estão de parabéns.um abraço.
Por: DARLAN ALVES DE SOUZA

adoro o serro os meus familiares pricipalmente os rios que sao tudo de bom
Por: eder

eu sou dessa cidade linda,mas moro aqui em bh,mas todo ano vou pelos menos umas duas vezes la as festas soa otimas,as cachoeiras principalmente a do malheiros e linda,quando tinha 14anos trabalhei um tempo la naquela fazenda do malheiros o pessoal la e nota10,dia 5 de março estou indo com meu marido pro carnaval mais gostoso que e o de serro. tenho saudade de quando estudava no ginasio e la no joaquim salles,amo essa cidade que e show de bola.
Por: angela da silva

eu sou dessa cidade linda,mas moro aqui em bh,mas todo ano vou pelos menos umas duas vezes la as festas soa otimas,as cachoeiras principalmente a do malheiros e linda,quando tinha 14anos trabalhei um tempo la naquela fazenda do malheiros o pessoal la e nota10,dia 5 de março estou indo com meu marido pro carnaval mais gostoso que e o de serro. tenho saudade de quando estudava no ginasio e la no joaquim salles,amo essa cidade que e show de bola.
Por: angela da silva

Lugar melhor que SERRO está para existir, eu amo SERRO. Amo a roça de SERRO chamada PEDRA REDONDA.
Por: Marciléia Martins de Jesus

moro em belo horizonte e sei das belezas de serro adoro participar da tradicional festa do rosario, festa do cavalo e outros eventos que deveriam fortalecer a imagem de serro.
Por: cristina gonçalves

Aqui em serro começa o fim de seu estresse, cachoeiras, lagos, serras, etc é tudo de bom.Eu adooooooro o serro.
Por: Cristiano

sou suspeita,de falar alguma coisa.pois fui nascida e criada em serro,hoje moro em bh. as festas do serro sem restriçoes,soa maravilhosas....................................................
Por: mary

Sim conheço o Serro, ja morei nesta Cidade belíssima de localidades fantásticas de uma cultura popular fora de série e principalmente de um povo rural batalhador pelos seus direitos. AMO Serro, volto para lá na minha aposentadoria!
Por: Audrey Patricia Henriques Pinto

eu amo o serro afinal morei la 15 anos da minha vida,hoje estou em bh mas sempre q posso visito meus pais q moram la
Por: CLAUDINEIA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serro
Fundação:
1714
Altitude:
781m
População:
21.014 habitantes
Área:
1.244,1km²
Densidade Demográfica:
16,89hab/km²
CEP:
39150-000

Envie seu comentário sobre Serro