Serranos

Serranos-MG
banner

Bem-vindo a Serranos!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Serranos, informações atualizadas sobre a cidade Serranos, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Serranos.

A cidade de Serranos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 1.031m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.178 habitantes. A área total de Serranos é de 213,0km², e sua densidade demográfica é de 10,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serranos-MG é 37452-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serranos

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Montanhas Mágicas

da Mantiqueira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Mineiros foram seus primeiros povoadores, que formaram o primitivo arraial. A primeira capelinha foi construída às expensas de Antônio de Oliveira, filho de Domingos de Oliveira no Ano de 1725. Era dedicada ao Menino Deus e a Nossa Senhora do Bom Sucesso. Ao bispado do Rio de Janeiro pediu Antônio de Oliveira licença para funcionamento da capela. O despacho determinava que o suplicante se entendesse com o vigário da Vara de Taubaté. A esse vigário foi, então, pedida licença para que Frei Francisco de Santa Rosa pudesse celebrar missa na dita capela, depois de benzê-la. Conforme termo existente no arquivo da paróquia, Frei Francisco de Santa Rosa benzeu a referida capela a 29 de Julho de 1725. O local era bastante povoado e assim foi construída uma nova capela.
Em 27 de Setembro de 1750, por alvará régio esta nova capela foi contemplada como curada.
Em 27 de Fevereiro de 1753, Dom Frei Manuel da Cruz concedia provisão para se construir nova capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso das Serranos, a terceira portanto. Entre outras visitas canônicas feitas à capela de Serranos, vale mencionar a realizada em 1765, pelo visitador Dr. Francisco Ribeiro da Silva, que registrou tê-la achado suficientemente asseada pelo zelo do Reverendo Capelão Lourenço José de Almeida e seus aplicados, que se faz distinta de todas. Os aplicados pediram o Breve de Pio VI, de 11 de Janeiro de 1781, concedendo indulgência plenária aos que visitarem a igreja no dia da festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
O arraial de Bom Sucesso dos Serranos foi elevado a freguesia a 3 de Abril de 1840.
Na divisão administrativa de 1911, já figura com o nome de Serranos.
Em 12 de Dezembro de 1953, foi criado o município, com elevação à categoria de cidade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

serranense

População

1.996 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sem dúvida a cidade de Serranos é uma excelente opção para descanso. Confira!

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona Sul do Estado de Minas Gerais

Limites

Aiuruoca, Andrelândia, Minduri, São Vicente de Minas, Seritinga.

Acesso Rodoviário

Belo Horizonte - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Santos Dumont e Ewbank da Câmara. Entrar à direita na BR 267, passando por Orvalho, Lima Duarte, Olaria, Bom Jardim de Minas, Liberdade e Carvalhos. Entrar à direita, percorrendo 6 km até chegar em Serranos.

Distâncias:

Da Capital:

215 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Biblioteca Municipal

Biblioteca pública municipal de Serranos, freqüentada por estudantes e a comunidade em geral.
 
Cachoeira Cachoeirinha

Cachoeirinha, fica a 15 km do centro da cidade e é de fácil acesso. Saindo de Serranos sentido São Vicente aproximadamente 10 km, entrar à esquerda, seguir mais 4 km e entrar à esquerda de novo. Seguir sentido fazenda Cachoeiras cerca de 2 km.
 
Cachoeira da Maria Joana

Localizada no rio Aiuruoca, estrada de fácil acesso à 5 km do centro da cidade, no sentido Andrelândia. Pegar estrada sentido Andrelândia por 5 Km entrar à esquerda para a fazenda do Sr. José Onório Ramos. Rio Aiuruoca.
 
Cachoeira Santa Fé

A cachoeira fica a 16 km no sentido Andrelândia, estrada de fácil acesso.
 
Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso

Construída em 1725, dedicada ao menino deus e a Nossa Senhora do Bom Sucesso.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

08 -  Nsa. Sra. do Bom Sucesso.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUICIPAL DE SERRANOS

E-mail:

Telefones: (35) 3322-1211

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3322-1296

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serranos

serranos e uma cidade muito bonita calma bom para tirar ferias e tipo roca para descansar legal ne;
Por: marlene silva

LUGAR BÃO TAÍ, QUEM BEBE AGUA EM SERRANOS JA MAIS ESQUECE
Por: ANDERSON ( REDUZINO)

Este lugar está guardado no meu coração.Uma cidade maravilhosa,entre serras. Nesta cidade conheci a maravilha da minha vida, que hoje não está mais comigo. Deus a levou. Abraços para este povo maravilhoso de Serranos.
Por: Roberto de Lima Oliveira

eu sou o hugo tenho 11anos e ja morei em serranos uma otima cidade visitem voces vão adorar
Por: HUGO

É uma cidadesinha bucólica, com a igreja ao alto, vista de vários pontos. Meus primos ainda moram lá, que saudade... `Próximo a Seritinga, com lindas fazendas . Seu povo gosta de festas, banhos de rio, cavalgadas. Maravilhosa.
Por: Lea Macedo

A Cidade de Serranos cercada por grandes serras é o melhor clima do Estado de Minas, propcio para o turismo rural com o seu povo acolhedor e hospitaleiro. Oferece um locais belissimo para repousar . Francisca Marques
Por: Francisca Imaculada Marques

Nossa só de falar de serranos,ja começo a chorar, não nasci la,não morei la,mais um pouco da história de minha familia esta lá,minha mãe nasceu la, e tenho parentes tb.Adoro esta cidade, calma,tranquila, queria muito estar la,mais como não posso ir sempre, restam so as lembraças desta cidade maravilhosa
Por: Tatiana arantes

Fiz questão de comentar sobre SERRANOS, pq está cidade fez parte da minha infância, sou carioca e conheci Serranos quando divia ter uns 8 anos, desde então não paramos mais de visitar serranos e ficavamos hospedados na casa do então Falecido Tio Zéze e Tia Doralice, hj eu já com 35 anos pai de um filho de 10 anos, faço questão de ir até Serranos com ele, pois Serranos vai marcar a infância dele tmb com seus encantos naturais e pelas pessoas que por lá vivem, que são demais.
Por: João Roberto

morei ai em 1974 estou com 46 anos e jamais esqueci eta cidade,da igreja,das ruas pequenas,ainda vou caminhar nesas ruas e relebrar minha infancia.
Por: edson

Sou natural de Serranos, de onde tenho muitas saudades, tenho irmão (família Custódio) e outros parentes que sempre que posso vou visitá-los. Amo esta terra. Breve vou te rever terrinha querida!!!!!!!!.
Por: Maria José de Oliveira Silvério de Souza

sou natural de seringa e moro em são gonçalo do sapucai amo essas cidades sai dai quando criança gostaria de saber mais sobre a escrita do casarão deixada pelos portugueses abraço até mais
Por: Roselene

Minha cidade é linda demais,aki tem varios pontos turisticos...novo rancho macota,etc...AMO...
Por: luana tamara

Cidade da minha infancia . Minha mãe e meu irmão nasceram ai. A minha mãe nasceu no casarão que hoje pertence ao senhor Sebastião Ribeiro.Nas idas a Serranos sempre iamos visita-lo e rever a casa onde na pedra em frente esta escrito o nome do meu bisavô portugues.Qualquer dia passarei a historia deles . um abraços aos serranenses nenê.
Por: Maria Aparecida de Oliveira Cortez

Gostaria de dar os parabéns para o Marcos do Rancho Macota, o melhor lugar para se passar um final de semana.Moro em são vicente de Minas.
Por: kalu

Conheço sim,já fui fazer trabalho evangelistico e gostei muito,povo hospitaleiro,amigo,acolhedor,se Deus quizer dia 14/10 estaremos ai de novo,Igreja congregacional de Quatis.
Por: fran

Tenho de Serranos as melhores lembranças de minha infância...jamais vou me esquecer que foi nesta pequena cidade que aprendi a ler e escrever, saí de Serranos a 20 anos e nunca mais retornei, mas guardo cada detalhe dessa cidade, da praça, do parquinho que era todo feito de madeira onde eu adora brincar com minhas amigas...um dia eu ainda volto a essa cidade, e quero dar um abraço apertado na Tia Conceição, minha primeira professora...
Por: edcleia

Estive em Serranos por volta de 1989 quando fizemos uma viagem de moto, e Serranos estava no roteiro. Pretendo voltar, infelizmente não me lembro do nome da senhora dona de uma pousada q fica bem no alto da cidade, próxima a igreja, com uma vista privilegiada, era esta senhora e um senhor já idoso mas muito carinhoso e simpático tbém, foi onde nos hospedamos e fomos muito bem acolhidos, realmente por falta de oportunidade de retornar pra Serranos não pude agradecer devidamente esta senhora por todo o tratamento e simpatia q nos proporcionou, sua imagem ainda está em nossos corações. Muito Obrigado!
Por: Alexandre

Minha inesquecível terra natal. Saudades de minha infância, familiares que partiram desta vida. Um dia voltarei.
Por: Maria José Oliveira Silvério de Souza

Estive nessa maravilhosa cidade dia 7 de dezembro de 2008 e nunca mais me esqueci Eu adorei cada lugarzinho de Serranos e espero poder voltar ai mais vezes Cidade linda e muito acolhedora de pessoas de bom coraçao Amo Serranos!!!
Por: Joana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serranos
Fundação:
1953
Altitude:
1.031m
População:
2.178 habitantes
Área:
213,0km²
Densidade Demográfica:
10,23hab/km²
CEP:
37452-000

Envie seu comentário sobre Serranos

banner