Serra da Canastra

Serra da Canastra-MG
banner

Bem-vindo a Serra da Canastra!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Serra da Canastra, informações atualizadas sobre a cidade Serra da Canastra, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Serra da Canastra.


Quem é aventureiro de verdade não pode negar que um dos destinos brasileiros que mais fazem os olhinhos brilharem é a Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais.

São lagos, grutas, trilhas e estradas de terra que prometem te chacoalhar de um lado para o outro. Do outro lado, fauna e flora se reúnem e proporcionam paisagens únicas da natureza. Outros ingredientes que não podem faltar quando a receita envolve a Serra da Canastra é o destaque de que a nascente do Rio São Francisco está lá, assim como a Cachoeira Casca D’Anta, que pode ser acessada por meio de uma trilha com duração de três dias saindo de Delfinópolis.

O Parque Nacional da Serra da Canastra é onde estão localizados cada um desses diferenciais, lembrando que ele está dividido em duas diferentes partes. A parte mais alta do parque conta com três portas de entrada: a de São João Batista, São Roque de Minas e de Sacramento. Já a parte baixa conta com uma só forma de acesso, em São José do Barreiro.

A verdadeira “capital” da Serra da Canastra é São Roque de Minas, já que essa está mais próxima de grande parte dos atrativos e há apenas sete quilômetros da principal portaria da Serra. Além disso, a disponibilidade de serviços, restaurantes, pousadas e outros também é maior nesse local.

Por mais que o destaque de infraestrutura vá para São Roque de Minas, se for visitar a Serra da Canastra, não deixe de dar pelo menos uma passadinha no distrito São José do Barreiro. O lado que está mais próximo de lá é o mesmo da cachoeira Casca D’Anta, que certamente você não deixará de conhecer.

A Cachoeira Casca D’Anta é a primeira e também mais alta cachoeira de todo o Rio São Francisco, o que torna totalmente compreensível o fato da queda d’água reunir milhares de turistas todos os anos, do Brasil e do exterior: são 186 m de altura! Dessa forma, a nascente do Rio fica na região mais alta da cachoeira e a localização conta também com uma estátua do santo que deu nome ao ambiente.

Informações de Serra da Canastra

Roteiros do Brasil

Região Turística Belezes do Cerrado

Circuito Turístico da Canastra

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

Em 1501 a Serra da Canastra já estava sendo desbravada pelo italiano Américo Vespúcio. Ao encontrar um rio cristalina batizou-o de São Francisco em homenagem ao dia do Santo.O Parque foi criado em 1972 visando proteger as inúmeras nascentes de rios que há na Canastra, entre eles o Rio São Francisco.

Significado do Nome

A origem do nome vem da semelhança da Serra com o que os antigos habitantes chamavam de canastra, no caso uma espécie de baú.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População:


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico. Situado no divisor de águas entre as bacias do rio Paraná e São Francisco, possui 715 quilômetros quadrados onde predomina a vegetação e a fauna do cerrado brasileiro.

Clima 

Ameno

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Para quem sai de São Paulo, o melhor caminho é pela SP-340, via Mococa. Chegando em Mococa siga até Passos e de lá até Delfinópolis. Para quem sai do Rio do Janeiro a melhor opção é seguir pela BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) até a altura de Jacareí. De lá siga pela SP-065 até Campinas. Em Campinas pegue a BR-340 até Mococa. A partir desse trecho o caminho é o mesmo de quem sai de São Paulo.

Partindo de Belo Horizonte, pegue a BR-050 em direção a Ribeirão Preto, e chegando lá, pegue a MG-050 até São Roque de Minas, onde fica a principal entrada para o parque.

Localização

Localizada no sudeste de Minas Gerais

Limites

Sacramento, Tapira , Bambuí , Piumhi, Delfinópolis e Vargem Bonita 

Acesso Rodoviário

MG-50, SP-340

 

Distâncias:

Da Capital:

310 km

Outras:

São Paulo - SP - 630 km

Rio de Janeiro - RJ 754 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

A Serra da Canastra conta com enormes e deliciosas cachoeiras. O Parque torna-se mais encantador quando no caminho para uma das inúmeras cachoeiras da região se encontra um tamanduá, lobo-guará, tucano, veado campeiro ou uma seriema, animais que habitam a Serra. Para conhecer bem o Parque deve-se pegar a estrada principal. São, aproximadamente, 80 km de estrada de terra, que passa pelas principais atrações da Canastra. Para entrar no Parque é necessário pagar um taxa. Suas principais atrações estão nos pequenos filetes de água que formam o Rio São Francisco, na Cachoeira Casca D´Anta, no Município de São Roque de Minas, e a nascente do Rio Araguari.  O período de Abril a Outubro é o melhor para visitar o parque, pois as chuvas nessa época do ano são menos freqüentes na região.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Casca d Anta

Essa queda tem cerca de 180 m de altura e forma um lago de, aproximadamente, 30 m quadrados. A cachoeira pode ser vista de cima ou de baixo. Quem quiser avistá-la do alto deve seguir 35 km de estrada pelo Parque e depois andar cerca de vinte minutos por uma trilha. Já quem preferir vê-la de baixo deve pegar uma trilha de cerca de duas horas até Vargem Bonita.

Nascente do Rio São Francisco

Quem vai à Serra da Canastra tem que conhecer a nascente de um dos rios mais importantes do Brasil, o São Francisco. O Velho Chico abastece cinco estados brasileiros. Na nascente se encontra uma estátua de São Francisco. O acesso se dá pela estrada principal do Parque.

Cachoeira dos Rolinhos

Essa caminhada de apenas quinze minutos leva à uma queda d água formada pelo rio Ribeirão da Mata. Uma das grandes atrações é o gavião Caracará que de vez em quando aparece nos arredores. Para chegar à Cachoeira dos Rolinhos deve-se seguir, aproximadamente, 30 km pela estrada principal.

Fazenda do Capão Forro

Nessa fazenda encontram-se uma série de cachoeiras, com piscinas naturais próprias para um banho refrescante. A Fazenda do Capão Forro encontra-se no km 2 da estrada para São Roque de Minas.

Curral de Pedras

Para quem gosta de história, esse passeio reúne ruínas de antigas fazendas da região. Para chegar lá, basta percorrer 11,5 km pela estrada principal.

Paredão da Serra da Canastra

É de extrema beleza, seja com o sol do amanhecer dourando sua parede de pedra, no entardecer gerando paisagens inesquecíveis ou à noite quando seu desenho interrompe a luz das estrelas mostrando assim seu contorno negro contra o céu estrelado. O rio São Francisco percorre seu contorno, oferecendo praias de rio onde o paredão está sempre presente e imponente. É uma experiência incrível banhar-se nas águas do Velho Chico e testemunhar a beleza das grandes obras da mãe Natureza. 

Atividades Noturnas

Em São Roque de Minas existem alguns barzinhos e um restaurante que costuma ter algumas apresentações de dança ou cantores. A verdadeira atração, entretanto, fica por conta do céu estrelado e limpo da Serra da Canastra.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE DE MINAS - DISTRITO DE SERRA DA CANASTRA

E-mail:

Telefones: (37) 3433-1228

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (37) 3433-1197

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bemtevibrasil.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serra da Canastra

não conheso ainda mas adoraria conhecer é meu sonho.....
Por: mary

NÃO TEM COMO SE FALAR DETA DADIVA DE DEUS.É SÓ VENDO,VISITANDO OU FICANDO POR ALGUNS DIAS.ORGULHO DE NASCIDO NESTA REGIÃO.
Por: BELCHIOR OLIVEIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra da Canastra

Envie seu comentário sobre Serra da Canastra